terça-feira, 31 de janeiro de 2012
O NOVO CORAÇÃO.
Parte 01
Quando Deus fala do coração, entre outras coisas, está falando de pensamento, sentimento e vontade.
O homem conhece as coisas mais pela razão, a mulher mais pelo coração. Porém, ambos já nascem com a capacidade própria de conhecer pelo espírito a distinção que há entre o mal e o bem. Portanto, quando se deseja fazer a vontade de Deus, tanto um como o outro podem escolher a vida, e optar por andar pelo caminho do bem, e praticar a justiça.
Raabe é um exemplo, ela era prostituta, mas tinha conhecimento da situação do povo de Israel e decidiu fazer o bem e praticar o que é justo. Ler Josué 2: 1 a 24.
O estudo fala sobre o novo coração, mas primeiro vou deixar uma mensagem às mulheres.
Jesus é o caminho que nos leva para o reino de Deus, a verdade que nos liberta da medíocridade religiosa e o pão que nos dá VIDA. Ele é o Autor e Consumador da fé. Portanto, a pessoa que realmente deseja nascer de novo tem que crer no evangelho do Senhor Jesus como está escrito.
“Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7: 38).
É no coração espiritual que se guarda a palavra de Deus, e dele jorra as fontes da vida.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4: 23).
O coração da mulher espiritual tem razão quando segue o caminho da vida (Jesus). A mulher é abençoada quando teme a Deus e não ouve outra voz que não esteja de acordo com a verdade da palavra viva. A verdade liberta e não nos deixa perder a razão.
Até 1930 a mulher não votava, hoje ela vota e é eleita presidente. Mesmo assim, por não conhecer a verdade, ou, por conhecer e não obedecer, a maioria daquelas que se dizem cristã ainda não experimentaram o que é de fato, ser verdadeiramente livre.
“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8: 32).
Como homem aqui na terra, Jesus trabalhou para salvar um povo oprimido que por não conhecer a verdade, gemia de doenças do coração: sentimentos, emoções, opressão, medo, aflição, duvidas e insegurança. Tudo isso criava problemas espirituais, fazia as mulheres sofrer na vida sentimental, e perder o equilíbrio emocional, Jesus queria cuidar da vida espiritual delas e levá-las ao novo nascimento.
Respondeu-lhe Jesus: “Eu sou o caminho a verdade e a vida...” (João 14: 6)
Jesus não estava preocupado com os problemas que afetava a inteligência humana, nem tentou fazer papel de psicólogo para tratar da vida sentimental das pessoas. Jesus queria defender a causa dos oprimidos e aliviar o sofrimento de todos. E para fazer isso, Ele não desenvolveu uma teoria voltada para tratar do intelecto da velha criatura, Jesus não queria saber se aquele povo era humanamente inteligente, não perdeu tempo falando de ciências humanas, nem ficou analisando algo que o Pai não falou. Jesus não queria saber se no meio daquela multidão que o seguia tinha alguém que se destacava por ser mais instruído e criativo, capaz de tomar decisão ou solucionar algum problema, muitos já estavam cansados e sobrecarregados, tinham perdido a esperança, não tinham mais fé, e essa falta de fé atingiu até mesmo os próprios discípolos. Mas Jesus persistiu e apresentou as suas credenciais operando grandes milagres para renovar a fé daquele povo oprimido.
"Pois as credencias do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos" (II Coríntios 12: 12).
E foi agindo essa fé que Jesus e seus discípolos conseguiram destruir a sabedoria dos religiosos e aniquilar a inteligência dos hipócritas.
Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos." (I Coríntios 1: 19).
Tudo o que Jesus fez foi com intenção de levar as pessoas ao novo nascimento. Ele disse: “Não se surpreenda pelo fato de Eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo ” (João 3: 7).
Nascer de novo é a única solução para o coração sensível das mulheres desamparadas que vivem dentro da própria casa em regime de escravidão.
Quando a palavra de Deus fala da mulher repudiada significa que ela foi rejeitada, oprimida, traída e abandonada. Os maridos que oprimiam suas esposas, eram religiosos que apresentavam oferta no altar, praticavam uma fé contaminada com a aprovação dos sacerdotes, mas não com a aprovação de Deus, como vemos no livro de Malaquias: "O Senhor iliminará das tendas de Jacó o homem que fizer tal, seja quem for, e o que apresenta ofertas ao Senhor dos Exércitos.
Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que Ele já não olha para oferta, nem aceita com prazer da vossa mão" (Malaquias 2: 12, 13).
Deus se preocupa com as mulheres desamparadas e de espírito abatido.
“Porque o Senhor te chamou como mulher desamparada e de espírito abatido; como mulher da mocidade, que fora repudiada, diz o teu Deus.” (Isaias 54: 6).
Deus odeia o pecado de a pessoa querer a separação por motivos banais e injustificáveis.
“...Porque o Senhor Deus de Israel, diz que odeia o repúdio, e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o Senhor dos Exércitos; portanto, cuidai de vos mesmos e não sejais infiéis.” (Malaquias 2: 16).
Os homens daquela época tinham o direito de ter sete (7) mulheres, e as esposas que não tinham temor de Deus, sofriam humilhação, opressão e miséria. Quando o marido caia à espada entre os valentes que pereciam na guerra, sete mulheres que dependiam do marido para viver, ficavam desamparadas.
Isaias percebeu que algumas mulheres estavam decididas acabar com a situação de opróbrio.
“Sete mulheres, naquele dia, lançarão mão de um homem, dizendo: Nós mesmas do nosso próprio pão nos sustentaremos e do que é nosso nos vestiremos; tão somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio” (Isaías 4: 1).
Então como fazer com que essa palavra se cumpra de acordo com a vontade de Deus em nossa vida espiritual?
As mulheres que desejam fazer a vontade de Deus devem lançar mão do ensino religioso que contém mentira, opressão e engano, elas devem se lançar aos pés do Senhor Jesus, e se humilhar dizendo: Nós mesmas do nosso próprio pão nos sustentaremos e do que é nosso nos vestiremos, tão somente queremos ser chamadas pelo teu nome (Jesus), tira o nosso opróbrio.
Do nosso próprio pão nos sustentaremos, disseram elas.
O pão é a palavra de Deus. Isso significa que devemos rejeitar o ensino religioso e buscar a palavra da verdade no evangelho do Senhor Jesus, nele está todo o conhecimento e entendimento da verdade.
"E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento."
"Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanace em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira e não é falsa, permanecei nele, como também ela vós ensinou" (I João 2: 20, 27).
Do que é nosso nos vestiremos.
As vestes representam o coração LIMPO. A palavra de Deus limpa o coração e purifica a alma.
“Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (João 15: 3).
A mulher que teme a Deus cuida do coração e da alma, ela se preocupa em adorar a Deus em Espírito e em verdade. As mulheres espirituais têm a mente de Cristo.
“Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, VESTIDURAS BRANCAS para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas” ( Apocalipse 3: 18).
A mulher que aprende com seus erros se tornar uma pessoa melhor e mais capaz. Porém, jamais será abençoada se não tiver temor de Deus. É impossível receber o Espírito de sabedoria Divina, antes de receber o Espírito de temor.
“O temor de Deus é o princípio da sabedoria...” (Provérbios 9: 10).
“ Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme a Deus, essa será louvada.” (Provérbios 31: 30).
Jesus disse: “Pelos seus frutos os conhecereis...” (Mateus 7: 16).
É fácil conhecer a mulher de Deus, pois ela imita Jesus, e decide não dar valor à vida terrena. O Espírito de sabedoria divina a faz pensar nas coisas lá de cima onde Jesus Cristo vive. Ela tem o Espírito de temor e busca em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça. E não se preocupa com as coisas materiais, pois crê que as mesmas lhe serão acrescentada.
“...Quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações” ( Provérbios 31: 25).
“ Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida,[...] nem pelo vosso corpo, quanto o que haveis de vestir [...]. E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considera como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu (Jesus), contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda sua glória, se vestiu como qualquer deles...” (Mateus 6: 25 a 34).
Para cuidar do coração é preciso lançar mão do ensino religioso que aplicam doutrinas que vem da inteligência humana. Deus conhece a nossa vida espiritual pela situação que se encontra o nosso coração. Primeiro o Espírito Santo sonda o coração, depois ele avalia se a mente é ou não do Espirito.
“... E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito...” (Romanos 8: 27).
Jesus quer construir seu altar na vida daqueles que são limpos de mãos e puros de coração. Estes obterão a benção de acordo com a vontade de Deus.
“ Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha vós e abrir a porta entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo” (Apocalipse 3: 20).
Se o coração está sujo, devemos seguir o exemplo de Davi que foi humilde para se arrepender de todo o coração, embora ele tenha sofrido as conseqüências do pecado, pediu perdão e foi abençoado pela graça e misericórdia de Deus. Ler Salmo 51: 1 a 19).
Se não arrepender-se do pecado e não limpar o coração Jesus dirá: Nunca te conheci.
“Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Aparta-vos de mim, os que praticais a iniqüidade” (Mateus 7: 23).
Marta é um exemplo de quem estava perto de Jesus fisicamente, mas o coração não era totalmente de Deus, ela queria agradar Jesus, mas não sabia servir com inteireza de coração. O mundo está cheio de mulheres religiosas que vivem ansiosas e aflitas dentro da própria casa, estão envolvidas com muitas coisas que não edificavam a vida espiritual. Por isso, há necessidade de ouvir os ensinamentos de Jesus para entender das coisas do Espírito de Deus.
Maria, porém, escolheu a boa parte e se entregou totalmente a Jesus, ela nasceu de novo. Ler sobre Marta e Maria em Lucas 10: 38 a 42.
A mulher religiosa é como a figueira viçosa com lindas folhas. Apenas folhas não interessa para Deus, além das folhas Ele quer ver os frutos. A mulher pode ter um corpo formoso, ser educada, correta em tudo, submissa ao marido, excelente dona de casa, mãe amorosa e no modo de vestir, impecável, perfeita aos olhos do mundo! Porém, se não produz frutos do Espírito e nem atrai os olhos de Deus, serão reduzidas a nada.
"...É Ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juizes da terra" (Isaías 40: 23).
Assim também Jesus reduziu a nada a bela figueira cheia de folhas.
“...Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos.
...E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz. (Marcos 11: 13, 14, 20).
"Mal foram plantados e semeados, mal se arraigou na terra o seu tronco, já secam, quando um sopro passa por eles, e uma tempestade os leva como palha" (Isaías 40: 24).
Deus encoraja as mulheres que desejam abrir mão do ensino religioso, e garante que se elas tomarem uma decisão corajosa, e usarem a fé (crendo em Jesus como diz a Escritura) não serão envergonhadas.
“... Não temais, porque não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação [...]. Porque o teu Criador é o teu Marido; o Senhor dos exércitos é o seu nome;...” (Isaías 54: 4, 5).
Deus quer perdoar todos os pecados e limpar o coração por meio da palavra, Ele está semeando a verdade, mas se a semente cai no pedregulho da incredulidade (coração sujo), a palavra se perde.
"...Falai ao coração de Jerusalém, [...] que a sua iniquidade está perdoada e que já recebeu em dobro das mãos do Senhor por todos os seus pecados" (Isaías 40: 2).
Essa é a mensagem de Deus para as mulheres que desejam nascer de novo e fazer a diferença no campo espiritual.
É só nascer de novo e tomar posse!
"...De ti farei uma grande nação, e te engrandecerei o nome. SÊ TU UMA BENÇÃO!"(Gênesis 12: 2).
Agora, vamos seguir com o estudo sobre “O novo coração”.
Para os filhos que têm um coração de pedra (duro insensível, enganoso e corrupto), Deus diz:
“... Tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne;...” ( Ezequiel 11: 19, 20).
Coração de pedra é sinônimo de dureza, de insensibilidade, que não se compadece do sofrimento do outro; é um coração sem vida, violento, sem amor divino, sem graça e sem misericórdia (cheio de pecado).
Assim é o soberbo de coração insensível, o lobo vestido de ovelha que forja mentiras para escandalizar a obra de Deus.
‘Baixem sobre mim as tuas misericórdias, para que eu viva; pois na tua lei está o meu prazer. “Envergonhados sejam os soberbos por me haverem oprimido injustamente;...” (Salmos 119: 77, 78 ).
Como que Deus pode usar um servo com um coração insensível e cheio de pecado do velho homem?
E quem pode conhecer esse velho coração?
“ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? (Jeremias 17: 9).
Não adianta ignorar o coração nem fugir da responsabilidade de limpa-lo e torná-lo puro. Se há liberdade para o Espírito Santo entrar, Ele entra e cuida da nossa vida espiritual, ou seja, o Espírito de Deus examina e avalia o nosso coração.
A mente do Espírito tem a mesma voz de comando que ordenou a posição espiritual de Jesus, tem os mesmos atos e sentimentos que é segundo o coração de Deus, a mesma sensibilidade a mesma boa índole e as mesmas qualidades morais de Jesus.
Deus tem nas mãos a mente do novo homem, mas ele também quer o coração. Portanto, não devemos afastá -lo de Deus.
"...Maldito o homem que confia no homem [...] e aparta o seu coração de Deus!" ( Jeremias 17:5).
A palavra da verdade lava, limpa e purifica o coração. Se a velha criatura não morrer, certamente o coração de pedra se inclinará para fazer a vontade do diabo, isso resultará em humilhação, vazio, dor da opressão e fracasso na vida espiritual. O Novo homem que tem temor de Deus, jamais sofrerá a dor da perda da salvação. Jesus provou que é possível para o homem suportar todas as tentações, e não há obstáculo nem diversidade que impeça o poder da fé que está no coração puro da nova criatura. Se deixar Deus edificar a vida espiritual, a pessoa consegue remover uma montanha de problemas, ela conta com aquilo que Deus prometeu e recebe a benção.
"... Aos seus amados Ele o dá enquanto dormem"(Salmos 127: 2).
“Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço.” (Salmos 119: 165).
Uma alma aflita, oprimida e angustiada (velho coração de pedra) tem dificuldade para ouvir a verdade, nele mora o engano e todo pecado que luta desesperadamente contra os ensinamentos do Senhor Jesus.
“Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes afasta-vos deles” (Romanos 16: 17).
Ou seja, afastai-vos daqueles que pregam falsa doutrina que não está de acordo com os ensinamentos do Senhor Jesus.
“Pois onde há inveja e sentimento faccioso, ai há confusão e toda espécie de coisas ruins” (Tiago 3: 16).
Com esse coração enganoso, violento e invejoso alguém acaso pode adquirir sabedoria e inteligência que vem lá do alto?
Não. Porque se o coração está sujo, ele pode até adquirir ferramentas para colocar em ação a inteligência humana, mas a sua sabedoria terrena o leva pecar contra Deus.
A Sabedoria do coração enganoso é terrena, animal e diabólica.
" Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante as obras praticadas com a humildade [...]. A sabedoria, porém, lá do alto é, antes de tudo pura..."(Tiago 3: 13 a 18).
Essa é a sabedoria da nova criatura! Ela tem a mente de Cristo, e adquire inteligência que a faz apta para instruir de acordo com a vontade de Deus, a sabedoria divina é mansa, humilde, espiritualmente pura, pacifica, amável, compreensiva, cheio de misericórdia e de bons frutos. O novo homem conhece as coisas do Espírito de Deus, sabe discernir as coisas espirituais, porque obedece ao mandamento de guardar os ensinamentos do Senhor Jesus de todo o coração.
“Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo o coração cumprirei” (Salmo 119: 34).
A mente do Espírito induz o coração a guardar a palavra de Deus.
“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti [...]. Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim” (Salmo 119: 11, 112).
“...Nós, porém, temos a mente de Cristo” (I Coríntios 2: 16).
A palavra de Deus não pode ser guardada na mente humana, porque o intelecto humano (velho homem) é por natureza violento e promove a guerra.
Deus viu que era continuamente mau todo o desígnio do coração do homem.
“A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência.” (Gênesis 6: 11).
Quando a palavra de Deus é gravada no coração puro o homem promove a paz.
“Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz” (Tiago 3: 18).
“Portanto, ó amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por Ele em paz, sem mácula e inculpáveis...” (II Pedro 3: 14).
Ninguém pode envergonhar um coração inculpável.
“Seja o meu coração irrepreensível [...], para que eu não seja envergonhado” (Salmos 119: 80)
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá Deus...” (Hebreus 12: 14 a 17).
A santificação vem pela verdade da palavra e pela graça de Deus. Mas é preciso buscá-la com diligência, e guardá-la no coração limpo.
“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.
De todo o coração te busquei [...]; para não pecar contra ti [...]. Imploro de todo o coração a tua graça;...” (Salmo 119: 9, 10, 11, 58).
"Ah! Se meu povo me escutasse [...] Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo..."(Salmo 81: 13 a 16).
Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar...”
(Isaías 48: 18, 19).
“ Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração....” ( Colossenses 3: 15).
A fé e o amor do verdadeiro cristão estão isento das emoções e sentimentos do velho coração de pedra. Porém, a nova criatura também tem sentimento e emoção, sente dor, chora, sofre, fica triste, mas é feliz. A diferença está no coração puro que ama com o amor Divino e odeia as obras das trevas.
“ Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento;...” (Filipenses 3: 15).
O novo homem está sempre contente e satisfeito com Deus, ele se alimenta da verdade e faz o bem. O Pai está pronto para satisfazer todos os desejos do seu coração. Ler Salmos 37: 3, 4.
“ Os teus testemunhos são a minha herança permanente; são alegria do meu coração” (Salmos 119: 111).
O cristão só tem uma única escolha e um único caminho a seguir que é Jesus. O coração puro (nova criatura) que segue os ensinamentos de Jesus não faz escolhas erradas. Toda escolha errada dá errado, porque uma decisão errada não está de acordo com a vontade de Deus. E se não é da vontade de Deus, ESQUEÇA!
O cristão tem que tomar muito cuidado com os ensinamentos errados e confusos que vem da inteligência humana e da fé contaminada e cega que nasce da sabedoria terrena.
“Não vos amedronteis,[...] antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração...” (I Pedro 3: 15).
Quanto à velha criatura que tinha um coração de pedra, não haverá mais lembrança. Pois o velho homem pertence às coisas passadas.
“Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.” (Isaías 65: 17).
"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12: 10).
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino " (Provérbios 1: 7)
"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" (Apocalipse 3: 22).
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
A MEDIOCRIDADE RELIGIOSA parte 02
"Como se escureceu o ouro! Como se mudou o ouro refinado! Como estão espalhadas as pedras do santuário pelas esquinas de todas as ruas!..." (Lamentações 4: 1, 2).
Quando se trata de pessoas medíocres até mesmo aqueles que representam o ouro mais puro e refinado (ouro de ofir) podem desmoronar de suas fortalezas e perder o brilho. O ouro representa os filhos que deviam estar na presença de Deus.“Como escureceu o ouro!” Ou seja, como saíram da presença de Deus! Aproximaram-se das trevas e perdeu-se o brilho. A vida espiritual do povo de Deus não brilha mais. Isto é, como mudou o semblante deles, como perdeu o brilho do Espírito Santo!
"Como estão espalhadas as pedras do santuário [...] ” Ou seja, como se afastou tanta gente da Igreja! Estes, juntamente com seus lideres religiosos não eram Templo do Espírito Santo. Não conseguiram abandonar tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e injustiça, muitos acabaram se perdendo como se perde uma criança que necessitava de cuidados espirituais, para que pusesse crescer no Reino de Deus e dar frutos saudáveis. Muitos inocentes se perderam por ter se alimentado de mentiras e enganos misturado com verdades da Palavra. Para muitos ainda há esperança, eles têm uma última oportunidade, podem descobrir a verdade que liberta e ser verdadeiramente livres do engano. Como está escrito:
Cheguem perto dele, a pedra viva que os seres humanos rejeitaram como inútil, mas que Deus escolheu como de grande valor. Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual (o Templo do Espírito Santo) onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite (sacrifícios de louvor e adoração ao verdadeiro Deus) . Pois as Escrituras dizem: "Eu escolhi uma pedra de muito valor [...] Quem crer nela não ficará desiludido."Essa Pedra (Jesus Cristo) é de muito valor para vocês, os que creem [...] (I Pedro 2: 47).
Cheguem perto dele, a pedra viva que os seres humanos rejeitaram como inútil, mas que Deus escolheu como de grande valor. Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual (o Templo do Espírito Santo) onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite (sacrifícios de louvor e adoração ao verdadeiro Deus) . Pois as Escrituras dizem: "Eu escolhi uma pedra de muito valor [...] Quem crer nela não ficará desiludido."Essa Pedra (Jesus Cristo) é de muito valor para vocês, os que creem [...] (I Pedro 2: 47).
"Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, Porque falou o Senhor: Criei filhos, e os engrandeci, mas eles se rebelaram contra mim." (Isaías 1: 2).
Jesus prometeu enviar o Consolador (Espirito Santo) para abençoar os filhos com o novo nascimento, enquanto estão na fé que atua pelo amor de Deus serão testemunho vivo das grandezas do Reino dos céus, mas quando há divisão, satanás consegue atingir a mente e o coração deles, então há competição, falta de amor uns para com os outros, e o povo se espalha como ovelha sem pastor. "Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá" (Mateus 12: 25). "...Sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína (Mateus 7: 27).
A Igreja deve ser edificada com prudência. Por isso, Paulo diz: "...lancei o fundamento (alicerce) como sábio (prudente) construtor; e outro está construindo sobre ele. Porém, cada um veja como edifica. Porque ninguém pode colocar outro fundamento (alicerce) além do que já está posto, que é Jesus Cristo..." (I Coríntios 3: 10 a 17).
Os filhos de Deus também representam o trigo.
O Reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente (filhos) no seu campo (mundo); mas enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele (diabo) semeou o joio no meio do trigo e retirou-se [...] Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arrancamos o joio? Não! Replicou Jesus, para que, ao separar o joio, não arranquemos também com ele o trigo. Deixai-os crescer junto até a colheita, e, no tempo da colheita, direis os ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo recolhei-o no meu celeiro (Mateus 13:24 -30).
Quando chega o tempo da colheita os que ensinam a verdade da Palavra de Deus não podem dormir, porque quando há negligência vem o inimigo (diabo) e rouba o trigo (filhos).
"...mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele [...]" (Mateus 13: 25).
Então o trigo se perdeu?
Não. Porque o próprio Deus vivo mandou os seus anjos separar os feixes de trigo.
Se os mensageiros dormem, Deus tem um segundo plano: Ele mesmo colhe os feixes de trigo. Como está escrito: [...] porei termo (fim) no seu pastoreio, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de pasto [...] eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o Senhor Deus. A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer,[...]" (Ezequiel 34: 10, 15, 16).
Os filhos que foram resgatados pelo próprio Deus vivo se regozijam e repousam na boa terra! "Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça." (Mateus 13: 43). Ou seja, os que ouvem e praticam a Palavra da verdade estarão alegres, e se regozijarão em comunhão íntima e pessoal com o Pai.
O que está acontecendo na igreja hoje, aconteceu também com a Igreja em Sardes. Ler Apocalipse. 3: 1. Então os servos que não cuidaram do trigo, que se omitiram no cumprimento de um ato que lhe incumbia, mostram pelos frutos que estão espiritualmente mortos: "Tem nome de que vivem mas estão mortos". Porém, com eles ainda resta umas poucas pessoas (um pequeno feixe de trigo), os que permaneceram na verdade com o coração limpo, são dignos de ser chamados de "filhos de Deus". "[...]Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas" (Apocalipse. 3: 4).
É importante entender que restou poucas pessoas que estavam de coração puro, não cresceu o número de convertidos porque o próprio anjo daquela Igreja vivia de aparência, estava espiritualmente morto. "...Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estas morto" (Apocalipse. 3: 1).
O ministério de Paulo fez a diferença. A Igreja caminhava no temor de Deus, e, no conforto do Espirito Santo, crescia em número, e nela estava a glória do Rei Jesus! Confira Atos 9: 31. A Palavra diz que na falta do povo está a ruína do ministério do filho de Deus."Na multidão do povo, está a glória do rei (Jesus), mas na falta do povo, a ruína do príncipe"(Provérbios 14: 28).
Foi exatamente o que aconteceu com o ministério do anjo da Igreja em Sardes, a igreja estava em ruínas, só restou umas poucas pessoas. A boa semente não pode se perder, tem que se multiplicar e produzir cada vez mais frutos, isto é, o joio não pode destruir o trigo. Jesus disse que o joio deve ser colhido e amarrado para ser queimado.
"...O campo é o mundo; a boa semente são os filhos do Reino; o joio os filhos do maligno; o inimigo que semeou é o diabo;..." (Mateus 13: 38, 39).
O joio representa os filhos do diabo, ou seja, os inimigos de Deus. Por isso, Deus diz: "...te constituí por atalaia..." O atalaia vigiava (não dormia) e quando o inimigo aparecia com intensão de destruir os filhos de Deus ele tocava a trombeta para "avisar" o povo. "...tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca (da boca de Deus) e lhes dará aviso da minha parte" (Ezequiel 33: 7).
Mas se o atalaia dormir e não tocar a trombeta na hora exata para avisar que os inimigos estão chegando?
O aviso (toque da trombeta) têm que ser na hora de Deus. Se o atalaia dorme, e acorda querendo fazer alguma coisa, acontece com ele o que aconteceu com as virgem néscias que eram Ignorantes, não sabiam que precisavam de uma reserva, colocaram azeite nas lâmpadas e ficaram satisfeitas e despreocupadas. A palavra de Deus diz que elas foram todas tomadas de sono e adormeceram. Além das lâmpadas cheias de azeite elas deveriam levar uma reserva nas vasilhas a exemplo do que fizeram as virgens sábias. Jesus fala da parábola das dez virgens em Mateus 25: 1 a 12.
Os homens de Deus se alegraram e ficaram satisfeitos em obedecer o que Jesus mandou fazer. "...deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. Também os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos [...]." Não foi assim com os homens que ainda não eram batizados com o Espírito Santo, eles se alegraram com coisas pequenas, que se não for feito com Espírito de temor não agrada a Deus. Então regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submeteram pelo teu nome!" Ao invés de se alegrarem pelo fato dos demônios se submeterem a eles, deveriam se alegrar por ter seus nomes escrito no livro da vida. Mas eles manifestaram alegria e se divertiram com aquilo que para eles era novidade (expulsar demônios), alguns certamente se gloriavam no trabalho que fizeram e davam gargalhadas porque os demônios se submetiam ao nome de Jesus, estavam satisfeitos, porque sabiam que haviam recebido autoridade para fazer a obra. Aqui fica uma lição para os jovens que desejam fazer a obra de Deus, precisam aprender que, em todas as coisas, devem ser criteriosos (ajuizados e ponderados).
"Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito" (Tito 2: 7, 8).
Quando aqueles homens que expulsaram demônios não se comportaram de maneira adequada, Jesus não achou graça nenhuma na atitude medíocre deles, e falou sério fazendo entender que o motivo de ficar alegre deveria estar no fato de saber que o nome deles se achava escrito no livro da vida. "...não obstante, alegrai-vos não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus." (Lucas 9: 1; - 10: 1 a 20). O simples fato de expulsar demônios não quer dizer que estamos agradando a Deus. "Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! [...] então lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. apartai-vos de mim, os que praticam a iniquidade "(Mateus 7: 22, 23). Como homem aqui na terra, Jesus nos deu exemplo. "Porque Eu vos dei exemplo, para que, como Eu fiz, façais vós também (João 13:15; ler também I Coríntios 11:1 e Filipenses 2:15).
Paulo disse: "Os presbíteros que lideram bem a Igreja são dignos de dupla honra, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino." (I Timóteo 5: 17). Deve haver seriedade na obra de ensinar a Palavra de Deus, o bom caráter é indispensável na vida de quem ensina, o ensino da Palavra edifica a igreja, na qual não pode faltar calor humano (amizade, amor divino e sinceridade entre os filhos de Deus).
Podemos observar que nos evangelhos não está escrito: Jesus ficou muito alegre e sorriu. Ou, Jesus se divertiu com determinada situação entre os discípulos e deu gargalhadas junto à multidão. Mas, está escrito: "Jesus chorou." Jesus levava a sério a obra de Deus. Quando chegou em Jerusalém e viu a situação do povo, Jesus chorou, e disse: "...Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está oculto aos teus olhos" (Lucas 19: 41, 42; - João 11: 35).Paulo se alegrava, mas era por saber que seus seguidores estavam seguindo o exemplo de Cristo, tornaram-se filhos do Reino de Deus. Ele disse: "Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exaltamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós (os filhos do Reino de Deus)? Sim, vós (imitadores nossos e do Senhor Jesus) sois realmente a nossa glória! (I Tessalonicenses 2: 19, 20).
Enquanto os líderes religiosos medíocres se alegram nas conquistas e no sucesso financeiro, sua própria vida espiritual fica estagnada, e no fim seu povo colherá destruição, sua própria vida espiritual não sobe nem desce, não está quente nem fria. Mas os vencedores fazem a diferença, isso, deixa os medíocres furiosos, o seu furor e inveja contra os verdadeiros cristãos contamina cada vez mais o seu coração, assim, os tolos seguem sem o conhecimento da Palavra de Deus, e são guiados pelo velho coração enganador, não conseguem o que tanto desejaram, porque a ganância de querer obter o que o mundo possui, deixa a pessoa espiritualmente cega. Mas um dia a máscara cai, deixando transparecer o rancor no aspecto do seu rosto, e as palavras que vem da sua mente contaminada mostram a tristeza e rebeldia contra o próprio Deus. "O aspecto do seu rosto testifica contra eles; [...]. Ai de sua alma! Porque fazem mal a si mesmos" (Isaías 3: 9).
Satanás tentou dificultar o trabalho de Paulo, os demônios queriam impedir o crescimento do Reino Deus na terra. "Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, satanás nos barrou no caminho ( I Tessalonicenses 2: 18).
Satanás tenta impedir as pessoas de ler e ouvir o que Deus tem a dizer, quer que as pessoas continuem com o coração enganoso e corrupto (sujo), quer barrar as fontes que vem de um coração puro, os demônios usam as pessoas perversas que não tem entendimento da palavra viva para confundir, elas colocam obstáculos, causam confusão e tentam obstruir o conhecimento e entendimento da palavra viva, satanás faz oposição contra a verdade que é Jesus, ele sabe que a palavra de Deus limpa o nosso coração de toda imundícia, o alvo do diabo é o nosso coração, por isso há necessidade de limpa-lo, deixa-lo puro (separado e bem guardado) pronto para receber a Palavra de Deus.
"Vós já estais limpos (coração puro) pela palavra que vos tenho falado" (João 15: 3).
Quando a pessoa limpa o coração de toda imundícia, satanás fica furioso.
"Irou-se o dragão (diabo) contra a mulher (Igreja) e foi fazer guerra (acusação e difamação) aos demais filhos (irmãos, também de outras Igrejas), os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus;[...]" (Apocalipse.12: 17).
Esteja satisfeito com Deus. Não tente se vingar dos incrédulos, não múrmure nem reclame de nada, não se revolte contra os cristãos de outras igrejas nem se rebele contra os irmãos, Deus os ama. Deus sabe o que está fazendo!
"Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos que praticam a iniquidade. Pois eles como capim logo secarão, como relva verde logo murcharão, em breve definharão. Confie no Senhor e faça o bem;[...] alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e Ele atenderá (satisfará) aos desejos do seu coração [...] não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal [...], pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança [...]. Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz..." (Salmo 37: 1 a 40).
Não é errado querer vencer todas as batalhas para conquistar a terra por herança. Condenável é a forma medíocre de querer vencer. Um exemplo de "forma medíocre de vencer" está na guerra por audiência. E quem alimenta o caráter medíocre dessa batalha é a própria audiência. A televisão é um recurso deste mundo, herança dos filhos, instrumento material para ajudar conquistar o maior número possível de almas para o Reino dos céus, Deus entregou nas mãos do homem para suprir a necessidade (espiritual) do povo oprimido que anda gemendo à procura da Palavra de Deus. "Todo o seu povo anda gemendo e à procura de pão;..."(Lamentações 1: 11; - 2: 12).
Não é errado querer vencer todas as batalhas para conquistar a terra por herança. Condenável é a forma medíocre de querer vencer. Um exemplo de "forma medíocre de vencer" está na guerra por audiência. E quem alimenta o caráter medíocre dessa batalha é a própria audiência. A televisão é um recurso deste mundo, herança dos filhos, instrumento material para ajudar conquistar o maior número possível de almas para o Reino dos céus, Deus entregou nas mãos do homem para suprir a necessidade (espiritual) do povo oprimido que anda gemendo à procura da Palavra de Deus. "Todo o seu povo anda gemendo e à procura de pão;..."(Lamentações 1: 11; - 2: 12).
"Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão (espiritual), e o vosso suor, naquilo que não satisfaz (a vida espiritual)?... (Isaías 55: 2). "... Correrão por toda a parte, procurando a palavra de Deus, e não a acharão” (Amós 8: 11, 12). Enquanto isso, a audiência também corre para alcançar o primeiro lugar, e cresce (em horário nobre) exibindo programações inúteis que espremem sangue inocente, louvam a desgraça, gera lucro à custa das intensas brigas e divórcios de casais. Tudo isso exalta a imoralidade, afronta ao Deus vivo e rouba o tempo da boa leitura, são programações que interferem na educação dos filhos e segue destruindo lares e o conceito de família.
Quando houver luta da carne contra o Espírito e o velho coração nos condenar, devemos saber com absoluta certeza que somos da verdade, porque os que são da verdade não aprovam as obras das trevas; assim, tranquilizaremos o novo coração e a nossa consciência fica em paz com Deus. A televisão tornou-se uma prostituta. Ai daquele que tolerar as obras infrutíferas dessa meretriz descarada. Fazer sociedade com as obras das trevas, ou, tentar servir dois senhores é pecado.
"Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, [...] porque é nascido de Deus. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça, não procede de Deus, tão pouco quem não ama seu irmão [...] ora, se alguém tiver recursos deste mundo, e vendo seu irmão padecer necessidade (espiritual), e não se compadecer dele, (fechar-lhe o coração), como pode permanecer nele o amor de Deus?..." (I João 3: 9, 10, 17).
A palavra de Deus diz que o belo império que se revestiu de poder (violência, dinheiro e riqueza), desceu ao Egito e deitou-se com os filhos de Faraó.
"A quem sobrepujas tu em beleza? Desce e deita-te com os incircuncisos (faz aliança com incrédulos e mantém comunhão com as trevas). [...] Ali, está [...], os seus reis e todos os seus príncipes, que, apesar do seu poder (no que se refere às finanças), foram postos com os que foram transpassados à espada; estes (tolos) jazem (se ajuntaram) com os incircuncisos e com os que descem à cova. Ali, estão [...], todos eles, [...], envergonhados com o terror causado pelo seu poder; [...] e levam a sua vergonha com os que descem à cova (Ezequiel 32: 19, 29, 30).
O que se conclui?
Programações que exalta a imoralidade, trás alguma vantagem para o Reino de Deus?
Não. De forma nenhuma, pois já tem demonstrado por suas obras e pelos frutos que em todos os seus caminhos há injustiça, mediocridade, maldade e destruição. Essa obstinação maligna que alimenta um caráter medíocre é uma obra semelhante ao pecado da idolatria e culto a ídolos e os astarotes "Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarote, e servi a Ele só [...]..." (I Samuel 7: 3).
Programações que exalta a imoralidade, trás alguma vantagem para o Reino de Deus?
Não. De forma nenhuma, pois já tem demonstrado por suas obras e pelos frutos que em todos os seus caminhos há injustiça, mediocridade, maldade e destruição. Essa obstinação maligna que alimenta um caráter medíocre é uma obra semelhante ao pecado da idolatria e culto a ídolos e os astarotes "Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarote, e servi a Ele só [...]..." (I Samuel 7: 3).
Servi a Ele só. E Deus os libertará das mãos dos inimigos.
“Até quando vocês vão oscilar para um lado e para outro? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se baal é Deus, sigam-no" (I Reis 18: 21).
Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10).
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino " (Provérbios 1: 7) (Provérbios 1: 7).
Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas! (Apocalipse 3: 22).
Assinar:
Postagens (Atom)