Essa era a situação de Sansão. Ele foi separado para fazer a vontade de Deus, como homem de Deus deveria ter uma conduta exemplar diante do povo de Israel, mas se entregou ao pecado e perdeu sua força. Sansão saiu da presença de Deus e foi extremamente envergonhado diante dos inimigos.
"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas 6: 7).
Quando Deus se afasta da pessoa, além dela perder a visão espiritual, ela também perde a paciência, não resiste o diabo, e começa fazer coisas lastimáveis.
"Importunando-o ela todos os dias com suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar" (Juízes 16:16).
O homem perturbado sem direção espiritual, pode cometer o erro de pecar contra o Espirito Santo, e a blasfêmia contra o próprio Deus não tem perdão para sempre, visto que é réu do pecado eterno. Ler Marcos 3: 29.
"O Senhor mandará sobre ti a maldição, a confusão e a ameaça em tudo quanto empreenderes, até que sejas destruído e repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, com que me abandonaste" (Deuteronômio 28: 20).
O desespero causado pelo fracasso espiritual, pode enlouquecer aquele que aparentemente vive tranqüilo em sua casa, e os frutos aparecem no modo de agir.
"...e te enlouquecerás, pelo que vires com os teus olhos." (Deuteronômio 28: 34).
Foi o que aconteceu com o rei Nabucodonosor:
"Eu, Nabucodonosor, estava tranqüilo em minha casa e feliz no meu palácio. [...] e, quando estava no meu leito, os pensamentos e as visões da minha cabeça me turbaram" (Daniel 4: 4, 5).
Sabendo que isso poderia acontecer, Paulo exorta Tito, que era verdadeiro filho, segundo a fé, para que ele constituísse servos de Deus, alguém que fosse irrepreensível.
"...Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível [...] amigo do bem, sóbrio, justo piedoso, que tenha domínio de si..." (Tito 1: 7, 8).
O que é pecado contra o Espírito Santo?
A atitude dos invejosos que contestaram a cura que o Senhor Jesus operou na vida de um endemoniado cego e mudo, é um exemplo, eles pecaram contra o Espirito Santo, e diziam que Jesus estava possesso de um espírito imundo: " ...Isto, porque diziam: Está possesso de um espírito imundo" (Marcos 3: 30).
A inveja, o egoismo, o orgulho egocêntrico, a arrogância e a auto- suficiência endureceu o coração ao ponto de não mais perceberem o poder de Deus que se manifestava na vida do povo oprimido, jamais seriam perdoados enquanto continuassem atribuindo a satanás os milagres que era uma obra do Espírito Santo. E essas obras maravilhosas tinha como objetivo levar a multidão ao arrependimento e a salvação. O poder de Deus se manifestava e os fariseus rangiam os dentes de inveja ao ver o trabalho do Senhor Jesus, mas é necessário os milagres para que se manifestem as obras do Pai.
Disse Jesus: "É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar [...]. Por isso, alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus,..." (João 9: 3, 4, 16).
Não se arrependeram, foram longe de mais, acusaram Jesus e pecaram contra o Espirito Santo.
"...ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios..." (Mateus 12: 22 a 32).
Ficou bem claro que os fariseus atribuíram a satanás a obra do Espírito Santo. Eles semearam a duvida e causaram divisão, muitos do povo acreditaram na palavra do diabo e acabaram distorcendo a palavra de Deus.
"...Diziam: Como pode um homem pecador fazer tamanho sinais? E houve dissensão entre eles" (João 9: 16).
Hoje, não é diferente, muitos servos que ainda desejam ser bem sucedidos no trabalho de ganhar o maior número de almas, estão na mesma situação de Sansão, e cometem os mesmos erros dos religiosos medíocres da época de Jesus, não sabem ainda que o Espírito de Deus já se retirou da vida espiritual deles, estão arruinados, com os seus movimentos limitados, não tem mais a presença de Deus.
O horror invade o coração de quem não quer se arrepender.
"O que incobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia" (Provérbios 28:13).
Se um homem rejeita a palavra da verdade e pensa pela cabeça de outra pessoa que perdeu a unção do Espirito Santo, sua alma e seu espírito se torna medíocre. E quando se soma um grande número de pessoas que vão atrás do ensinamento que provém da inteligência humana, forma-se uma religião de medíocres.
"...Alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios..." ( I Timóteo 4: 1).
"Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos devoradores, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vos mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles" (Atos 20: 29, 30).
Por isso, há tanta gente oprimida que vive na dúvida, são como ovelhas que não tem pastor, estão enfermas e fracas, abandonaram a Igreja, perderam a paz e passaram a fazer coisas que envergonha o nome do Senhor Jesus, desviaram do caminho, mas pela misericórdia, muitos estão sendo resgatados pela mão do próprio Deus vivo.
“...Farei com elas aliança de paz e acabarei com as bestas-feras da terra;...” (Ezequiel 34: 15, 16, 25).
O que significa “viver na apostasia”?
Significa que o servo após conhecer o evangelho, ser iluminado com a palavra viva, batizado nas águas, participado do Espírito Santo e dos ensinamentos do Senhor Jesus, abandonou a fé e o seu primeiro amor; não permaneceu na verdade, quebrou a aliança com Deus, deixou de ser membro do corpo de Cristo, perdeu a visão das coisas espirituais e a autoridade, distorceu o evangelho de Jesus, afastou-se do caminho para viver na perversidade, se afundou na mediocridade religiosa, e se tornou mercenário, fugiu com a lã, deixou o lobo atacar as ovelhas, sujou as mãos de sangue inocente, mudou de tática e atrasou a divulgação do evangelho, oprimiu o povo de Deus para obter lucro próprio e impediu o crescimento espiritual da Igreja. Porém, jamais conseguirá mentir e enganar para sempre!
"Teus filhos e tuas filhas serão dados a outro povo; os teus olhos o verão e desfalecerão de saudades todo o dia; porém a tua mão nada poderá fazer [...]. Ficareis poucos em número, vós que éreis como estrelas dos céus em multidão, porque não destes ouvidos à voz do Senhor, vosso Deus" (Deuteronômio 28: 32, 62).
Os que apostataram da fé, estão com a consciência espiritualmente cauterizada, por isso, semearam escândalos, fizeram acordo com satanás para falar mentira, se atolaram na promiscuidade e deixaram de investir no evangelho para investir na placa, acrescentaram doutrina religiosa por interesse, deixaram de manter uma comunhão intima e pessoal com Deus para competir e aproveitar (curtir) os prazeres gananciosos da carne, ficaram cegos, os olhos do coração não brilham mais com a verdade,
buscaram a própria glória, enlouqueceram e ficaram perturbados.
"O Senhor te ferirá com loucura, com cegueira e com pertubação de espírito" (Deuteronômio 28: 28).
"...Ai dos que decretam leis injustas dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo...!" (Isaías 10: 1, 2).
A violência vem dos perversos. Habacuque clama por socorro contra os violentos. Ver Habacuque 1: 2, 3 .
"Sobre a cabeça do justo habita a benção, mas na boca do perverso mora a violência" (Provérbios 10: 6, 11).
"O homem violento seduz o seu companheiro e guia-o por um caminho que não é bom" (Provérbios 16: 29).
"Felez aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus!" (Salmos 1: 1).
Os que não confiam em Deus agem erradamente por isso haverá guerra contra eles.
"...Porquanto confiaste no rei da Síria e não confiaste no Senhor, teu Deus [...]; nisto procedeste loucamente; por isso desde agora, haverá guerra contra ti..." ( II Crônicas 16: 7, 9).
Quando a terra estava cheia de violência, qual foi a ação de Deus? Destruir aquela sociedade violenta e corrupta. Ver Gênesis 6: 11, 17.
"Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. [...]; começarei e o cumprirei. Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia..." ( I Samuel 3: 11 a 14).
Os servos que têm a responsabilidade de ensinar (edificar a Igreja) não podem abandonar a palavra de Deus para se preocupar com coisas de menos valor.
"Não é razoável que nós abandonássemos a palavra de Deus para servir às mesas" (Atos 6: 2).
Ou seja, não é de bom senso ou, não é justo que, aqueles que Deus escolheu para serem luz, para fazerem brilhar a palavra diante da multidão de almas, por negligência abandonarem a verdade, para cuidar das necessidades e negócios desta vida terrena.
"Andaram errantes pelo deserto, [...] famintos (da palavra de Deus) e sedentos, desfalecia neles a alma. Então nas suas angústias clamaram ao Senhor, e Ele os livrou da suas tribulações [...]. Os que se assentaram nas trevas e nas sombras da morte, presos em aflição e em ferros, por se terem rebelado contra a palavra de Deus e haverem desprezado o conselho do Altíssimo, de modo que lhes abateu com trabalho o coração, caíram, e não houve quem os socorresse [...] e chegaram às portas da morte [...]. Os que, tomando navios, descem aos mares, os que fazem tráfico (negócio lucrativo) na imensidão das águas, esses vêem as obras de Deus e as suas maravilhas nas profundezas do abismo. Pois Ele falou e provocou um vendaval que elevou as ondas do mar. Subiram até aos céus, e desceram até aos abismos; diante de tal perigo, no meio destas angústias, desfaleceu-lhes a alma. Andaram, e cambalearam tontos como bêbados, perderam a coragem. Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor Deus, e Ele os livrou das suas tribulações [...] que eles deem graças ao Senhor, por sua bondade, seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos filhos dos homens! [...] Quem é sábio atende para essas coisas e considere a misericórdia de Deus" (Salmo 107: 4 a 43).
"Mas assim diz o Senhor: Sim, prisioneiros serão arrancados das mãos de guerreiros, e despojo será retomado dos violentos; porque EU contenderei com os que contendem contigo e salvarei os filhos, EU os salvarei. Farei seus opressores comerem sua própria carne; ficarão bêbados com seu próprio sangue, como com vinho novo. Todo homem saberá que EU SOU o Senhor, o teu Salvador e o teu Redentor, o Poderoso de Jacó" (Isaías 49: 25 , 26).
"Vejam! Defenderei a causa de vocês e os vingarei; [...] Ainda que juntos rujam como leões e rosnem como filhotes de leão, estando eles excitados, preparar-lhes-ei um banquete, embriagá-los-ei para que se regozijem (fiquem bem alegres) e, então, durmam o sono eterno e jamais acordem, diz o Senhor Deus" (Jeremias 51: 36 a 39).
“Eu os salvarei!”
De acordo com pesquisas dos últimos 50 anos feitas pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) que mostram dados sobre a religião no Brasil, muitos religiosos têm deixado a BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA, para fazer parte da multidão dos evangélicos.
"...Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos;..." (Apocalipse 18: 4).
Há também aquelas que se encontram em declínio acelerado, houve negligência, e perderam as dracmas dentro da própria casa. Esse índice pode ser justificado através da falta de cuidado que os servos têm mostrado para com as ovelhas do Senhor Jesus.
"Ou qual é a mulher (Igreja) que, tendo dez dracmas (alma), se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la?..." (Lucas 15: 8 a 10).
Ao invés de correr atrás de riquezas é melhor se preocupar em conhecer o estado que se encontra as ovelhas.
"Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos, porque as riquezas não duram para sempre..." ( Provérbios 27: 23, 24).
“Eu o Senhor, esquadrinho o coração, EU provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações” (Jeremias 17:10).
Os que não abandonaram os ensinamentos do Senhor Jesus, que apascentaram o rebanho de ovelhas com maior cuidado, conseguiram crescer no campo espiritual. Os vencedores jamais serão envergonhados, eles terão autoridade do Espírito Santo, estarão bem alimentados da palavra de Deus, por isso, guardarão até ao fim as obras do Senhor Jesus, e de nenhum modo sofrerão o dano da segunda morte!
Davi abençoava o povo em o nome do Senhor, e se preocupava em alimentar a multidão. O povo ficava bem alimentado não somente com pão e carne, mas também com a palavra de Deus e o louvor que fortalecia a vida espiritual e exaltava o Senhor, Deus de Israel.
"...E repartiu a todos em Israel, tanto os homens como mulheres, a cada um, um bolo e pão, um bom pedaço de carne e passas.
Designou dentre os levitas os que haviam de ministrar diante da arca do Senhor, e celebrar, e louvar, e exaltar, o Senhor, Deus de Israel..." (I Crônicas 16: 3, 4).
Jesus nos prometeu enviar o Espírito Santo, e nos aconselhou, dizendo: "...Pedi, e dar-se-vos-à; buscai e achareis..." (Mateus 7: 7 a 11).
"...Alegre-se o coração dos que buscam o Senhor. Buscai o Senhor e o seu poder, buscai perpetuamente a sua presença"(I Crônicas 16: 10, 11).
Alguns discípulos não eram como Davi que tinha um coração segundo o coração de Deus.
Os discípulos disseram a Jesus: "...Despede, pois, as multidões [...] Jesus, porém, lhes disse:.. Não precisam retirar-se; daí -lhes, vós mesmos, de comer..." (Mateus 14: 15 a 21).
"Venham todos vocês, animais do campo; todos vocês, animais da floresta, todas as feras dos bosques, venham comer!..." (Isaías 56: 9).
Disse Jesus: "Eu sou o bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas" (João 10: 11).
"...Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa..." (João 4: 35, 36).
O campo é o mundo. Nos somos os ceifeiros. A semente é a palavra. Portanto, vamos anunciar a palavra de Deus para o mundo inteiro!
"...Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que despedaça a rocha?" (Jeremias 23: 29).
A palavra de Deus é poderosa para fazer os ceifeiros produzir frutos de justiça.
“O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna;..." (João 4: 36).
"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12: 10).
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino " (Provérbios 1: 7)
"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" (Apocalipse 3: 22).