sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O que é uma fraude? Parte I


                                    
Fraude é qualquer ato ardiloso, mentira praticada com o intuito de ludibriar a lei e manipular pessoas para adquirir dinheiro, fama, poder e outros privilégios do sistema corrupto deste mundo. A fraude é uma obra de satanás praticada por aqueles que se apresentam com grandes projetos para enganar. Satanás tentou enganar Jesus:
“...Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se prostrado me adorares...” (Mateus 4: 1 a 11).
Fraude é abuso de poder, violação de confiança, uso de autoridade para lograr (iludir), alguém. 

“ ...Ele é a antiga serpente chamada diabo ou satanás, que engana o mundo todo...(Apocalipse 12: 9).
                             
Fraudar é se aproveitar de alguma situação para receber um beneficio na base da desonestidade. O homem fraudulento é um manipulador. 
A fraude conhecida como roubo de identidade aumenta cada vez mais no Brasil, segundo as últimas notícias uma pessoa é vitima de tentativa de fraude a cada 15 segundos. 

O verdadeiro cristão não abre mão da verdade, e nem aprova a desonestidade em transações de negócios maquinadas na mente dos perversos, por isso, Deus nos concede o Espírito de temor e nos faz conhecer a sabedoria que vem do alto.
                                
“Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensina a sabedoria (Salmos 51: 6).

Somente o Espírito Santo pode ensinar o caminho em que a pessoa deve andar, e quem tem temor de Deus aprende andar na verdade através da palavra.

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósito do coração” (Hebreus 3: 12).

Através da palavra, Deus nos concede o Seu Espírito de podere nos dá sabedoria e entendimento, nos trás conselho e fortaleza,  conhecimento e temor do SENHOR. 
Mas para receber os sete Espírito de Deus e tomar posse da maior riqueza que faz o homem nascer de novo e ser honrado na terra, é preciso ser humilde de espírito.

“O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade antecede a honra” (Provérbios 15: 33).
Ou seja, o temor é o próprio Espírito Santo em nós, mas como o homem não pode tocar na glória de Deus a humildade tem que vir antes da honra. 

Porque os fraudulentos dificilmente são punidos pela justiça dos homens?
É muito difícil conseguir provas de que o ato é de fato com a intenção de tirar vantagem e enganar as pessoas. Visto que as vítimas muitas vezes na sua ignorância espiritual são beneficiadas de alguma forma, acabam se calando diante da manipulação, pois são inexperientes na palavra da justiça e nem sabem o que é fraude ou, corrupção.
Quando a vítima tem coragem de denunciar uma fraude ou um crime de corrupção, ela acaba sofrendo ameaças, e ainda corre o risco de enfrentar um processo, pois os perversos são conhecidos como ditadores pela forma como exercem seu poder, eles não respeitam a liberdade de expressão.
Falar a verdade é ter a coragem de denunciar as obras das trevas, e quando o povo cristão faz sua parte, Deus se levanta para construir uma nação mais justa.
Por isso está escrito: Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que Ele escolheu para a sua herança” (Salmos 33: 12).
Se o cristão não fala a verdade, o perverso cerca o povo oprimido, e a justiça é torcida. Os perversos sabem como praticar as obras das trevas, eles acham brechas na lei, e a maioria deles tem aliados poderosos, desembargadores, delegados, políticos, advogados, juízes, líderes religiosos, e outros que estão diretamente ligados com o crime organizado e corrupto, de modo que fica quase que impossível processá-los e condená-los pela justiça dos homens.
Basta ver o que está acontecendo no Brasil!
O Brasil viu o coronelismo nascer em São Paulo e Minas Gerais no período republicano (1898-1930), viu a política do café com leite (São Paulo, maior produtor e exportador de café do país, e Minas Gerais, maior produtor de leite e derivados). Os políticos destes estados faziam acordos para perpetuarem-se no poder central, e quem mandava era os coronéis (ricos fazendeiros), havia revezamento de presidente no poder. E foram muitos os presidentes Paulistas e Mineiros.
Você sabe o que é voto de cabresto?
Sabia que os locais de votação eram conhecidos como currais eleitorais, e que os coronéis mandavam capangas para as regiões com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos?
Hoje acontece a mesma coisa. Porém, houve evolução dos meios de comunicação, há mais liberdade de expressão e as notícias correm na Internet, e quem têm coragem de denunciar faz a sua parte. Se a denúncia for séria e verdadeira, Deus faz justiça!
Exemplo: Segundo as notícias, nas eleições de 2012, funcionários da prefeitura (Curitiba -PR) foram coagidos a fazer campanha (assediados a trabalhar como segurador de bandeira e panfletagem) do candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSD). As notícias prejudicaram sua campanha eleitoral ao ponto de não conseguir chegar ao segundo turno, e certamente o abuso de poder foi uma das razões de Luciano Ducci perder a eleição.
Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá...” (Gálatas 6: 7).

Jesus viu a perversidade das cidades, e indignado disse: “...Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida!... E você, Cafarnaum, será levada até o céu? Não, você descerá até o inferno! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sidos realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje. Mas Eu lhe afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma do que para você”  (Mateus 11: 20 a 24).

Nenhuma nação será livre e bem-sucedido em tudo que fizer se não investir pesado na prática da justiça e no conhecimento da verdade. A verdade liberta, levanta a bandeira da justiça, e faz a pessoa amadurecer espiritualmente.
Faze-me justiça, ó Deus, e defende a minha causa contra a nação infiel; livra-me do homem fraudulento e injusto (Salmos 43: 1).

O que comete fraude tem lábia para dominar a vitima, ele ganha confiança e vende uma imagem de homem justo e honesto, e o povo espiritualmente inexperiente aprova o engano por falta de conhecimento.
“O inexperiente dá credito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos” (Provérbios 14: 15).
O cristão espiritual atenta para a palavra de Deus, e fala a verdade. 
Mas as palavras do homem natural depõem contra o seu próprio nome, e nada absolutamente, está oculto aos olhos de Deus. 
                                 

No monte das oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.
E Ele lhes respondeu: “Vede que ninguém vos engane” (Mateus 24: 3, 4).

Eu Sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância(João  10: 9, 10).

“Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12: 10). 

“O temor do Senhor é o princípio do saber , mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1:  7).

“Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!”  (Apocalipse 3: 22).