Mas onde pode ser achada a sabedoria?
E onde está o lugar do entendimento?
Os seres humanos não conhecem o valor da sabedoria e não a encontram neste mundo...
Ela não pode ser comprada com ouro, nem trocada por prata....
De onde vem então a sabedoria?...
Só Deus conhece o caminho; só Ele sabe onde está a sabedoria porque a Sua vista alcança os lugares mais distantes do mundo; Ele vê tudo o que acontece aqui na terra...”(Jó 28: 12, 13,15, 23, 24).
“Os seres humanos não conhecem o valor da sabedoria e não a encontram neste mundo”
Deus não só indica o caminho, mas mostra o Caminho a seguir, e deseja que seus servos e servas, filhos e filhas procurem manter intimidade com a Verdade para adquirir sabedoria que vem do céu, e com entendimento tenham o poder de decisão para escolher a Vida, e pregar a Palavra de acordo com a Sua vontade.
...;escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus dando ouvidos à Sua voz e apegando-te a Ele; pois disso depende a tua vida e a tua longevidade;...”(Deuteronômio 30: 19, 20).
“Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”
O valor da sabedoria é que ela dá vida aos filhos de geração em geração, ela é a preciosa herança dos santos do SENHOR.
A sabedoria é melhor do que o dinheiro. A vantagem da sabedoria é que ela conserva a vida da gente”(Eclesiastes 7: 12).
A Sabedoria Divina habita na casa dos mansos e humildes de coração, os discípulos eram cristãos simples e analfabetos, mesmo sem ter instrução deste mundo, se tornaram sábios, porque eram companheiros e amigos de Jesus.
A Sabedoria anda no Caminho da justiça e segue de mãos dada com a fé que atua pelo amor, mansidão, misericórdia e bondade. Ela é a Palavra de Deus que liberta a pessoa da aparência enganosa e do fingimento, dela se colhe o fruto produzido pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor do Reino de Deus, essa sabedoria vem do céu.
“A sabedoria que vem do céu é antes pura; e é também pacifica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento”(Tiago 3: 17).
A palavra de Deus em Tiago 3:17 mostra uma luz no fim do túnel, e por meio dela é possível entender porque os seres humanos não encontram a sabedoria neste mundo.
“...Eis que o temor do SENHOR é a sabedoria, e o apertar-se do mal é o entendimento” (Jó 28: 28).
Deus concede a sabedoria que vem do alto com um único propósito que é capacitar espiritualmente Seus filhos, para que o Espírito Santo possa transformar vidas e salvar o maior número de almas por meio da pregação da Palavra (Evangelização). O que crê e anuncia a palavra de Deus é um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do Evangelho.
A edificação na vida do cristão e o seu crescimento espiritual depende do interesse pela leitura das Sagradas Escrituras, o filho de Deus que experimenta o fruto do Espirito Santo, e busca os melhores dons é diligente e bem sucedido em tudo.
“...Aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. (I Timóteo 4: 13).
Buscai no livro do SENHOR e lede...(Isaías 34: 6).
“...procurai, com zelo, os melhores dons” (I Coríntios 12: 31).
“Procure apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro (trabalhador, ou pregador do Evangelho) que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Timóteo 2: 15).
O pregador aprovado tem sede e fome da palavra de Deus, e se alimenta dela de dia e de noite. Ler Salmos 1: 2. A Palavra de Deus está cheia de unção, verdade, sabedoria e vida.
Nenhuma mensagem será uma benção para os ouvintes se há falta de Unção, Verdade e Sabedoria, sem a atuação do Espírito Santo toda a pregação será inútil. A pregação deve produzir frutos, primeiro na vida da pessoa que prega o Evangelho, e após se alimentar da Palavra deve considerar os efeitos da sua pregação na vida dos ouvintes em termos de salvação e edificação espiritual (novo nascimento). O pregador da palavra é um evangelista que leva as boas novas de salvação aos perdidos que vivem sem Cristo; ele também deve combater o o engano e as mentiras da religiosidade, e seguir o exemplo do Bom Pastor, trazendo o conforto do Consolador aos que estão aflitos e angustiados, aliviar o fardo dos oprimidos e exalar o bom perfume de Cristo onde falta conhecimento do verdadeiro Evangelho e necessidade de alivio espiritual.
Pregar a palavra é uma obrigação de todo aquele que crê no Evangelho, e a Palavra deve ser anunciada a todos.
“Pois é o meu dever pregar a todos, tanto aos civilizados (gregos) como aos não civilizados (bárbaros), tanto aos instruídos (sábios aos seus próprios olhos), como aos sem instrução (ignorantes e analfabetos). É por isso que eu quero anunciar o evangelho também a vocês que moram em Roma” (Romanos 2: 14, 15).
É com unção e verdade e com um Espírito de Sabedoria que vem do céu que encontramos a capacidade para sermos porta-vozes da Palavra. Se falamos em o nome do SENHOR Jesus, precisamos estar em comunhão íntima e pessoal com Ele por meio das Sagradas Escrituras. O que anuncia as boas novas fala corajosamente sem se preocupar com o que vai dizer, porque a Verdade permanece nele, sua mensagem transmite aquilo que está gravado na sua mente e em seu coração, e o poder da Palavra de Deus faz com que haja uma transformação que gera salvação, e o milagre do Novo Nascimento acontece na vida dos ouvintes. A verdade, unção e sabedoria é o resultado da oração e do conhecimento da Palavra, Deus fala com sua Igreja por meio da Bíblia Sagrada, e o fruto da fé aparece na vida daqueles que pregam e colocam em prática o Evangelho de Cristo.
A Sabedoria que vem do céu, a verdade e a unção do Espírito Santo é o próprio Deus agindo na Igreja com autoridade de Rei para derrotar o opressor e acusador dos verdadeiros cristãos.
“...Agora chegou a salvação de Deus! Agora Deus mostrou o seu poder como Rei! Agora o Messias que Ele escolheu mostrou a sua autoridade! Pois o acusador dos nossos irmãos (lúcifer), que estava diante de Deus para acusá-los dia e noite, foi jogado fora do céu...Portanto, ó céu e todos vocês que vivem nele, alegrem-se!....” (Apocalipse 12: 10, 11).
Ou seja, pois satanás não pode mais acusar vocês que nasceram de novo, porque todos vocês que vivem o que Jesus ensinou, foram justificados pela fé no seu sacrifício e ressurreição, e se vocês pregam a Palavra de Deus com verdade, alegrem-se!
Deus fala através da Palavra escrita, a Bíblia, que precisa ser anunciada em forma de pregação.
“...E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?...Como está escrito:“Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!...” (Romanos 10: 14 a 17).
A Sabedoria que produz “frutos para o Reino de Deus”, e a sabedoria que produz “frutos para o reino deste mundo”
Não poderíamos falar de sabedoria sem antes falar do exemplo perfeito daquele que é a própria Sabedoria, Jesus Cristo. Porque a boca do SENHOR Jesus proclama somente a verdade; Ele odeia a mentira. Tudo o que Ele afirmou é verdadeiro; os seus lábios abominam o que é enganoso ou falso. Ele é a Sabedoria; e seus ensinamentos são tesouros preciosos, tudo o que o homem deseja não se pode comparar a Palavra que sai da boca de Deus.
Ou seja, não clama porventura o SENHOR Jesus, por meio do Evangelho, e o Espírito Santo não faz ouvir a Sua voz por meio da Palavra, a Bíblia?
Nenhum religioso hipócrita é capaz de prevalecer contra um pregador que é nascido de novo e abençoado por Deus, ninguém pode resistir as palavras daquele que prega com fé, autoridade, poder e sabedoria.
Estevão, era um homem muito abençoado por Deus e cheio de poder do Espírito Santo, ele fazia grandes maravilhas e milagres entre o povo. Mas ficaram contra ele alguns membros da Sinagoga. Esses homens que eram judeus começaram a discutir com Estevão. Mas o Espírito de Deus dava tanta sabedoria a Estevão que ele fez a diferença e prevaleceu contra todas as acusações. Ler Atos dos Apóstolos 6: 8, 9, 10.
“..Mas eu pergunto: Eles não a ouviram? É claro que sim: “A sua voz ressoou por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo”(Romanos 10: 18).
Ouviram, mas não quiseram entender, o tempo todo Jesus Cristo está com as mãos estendidas a um povo desobediente e rebelde, por isso, serão envergonhados e terão ciumes de um povo que não tem entendimento. Ou seja, Israel terá ciumes dos povos de outras nações.
Os Judeus que deviam ser exemplo de verdadeiros filhos de Deus, arranjaram alguns homens para dizerem mentiras contra Estevão, mas a glória de Deus resplandecia no rosto de Estevão.
“Todos os que estavam sentados na sala de Conselho Superior olhavam firmemente para Estevão e viram que o rosto dele parecia o rosto de um anjo” (Atos 6: 15).
Após ouvir os seus acusadores, Estevão cheio de autoridade, e sabedoria respondeu com uma pregação Poderosa, Deus estava dando a última oportunidade para os religiosos, judeus hipócritas, e Jesus, acompanhava tudo o que estava acontecendo lá do céu, Ele ouvia a pregação de Estevão ao lado do Pai.
Estevão respondeu: “Irmãos e pais, ouçam-me!...” (Atos 7: 1 a 60).
Deus tem dado autoridade, unção e sabedoria para servos e servas, filhos e filhas, e outros que são consagrados ao ministério da Palavra, e a verdade está sendo pregada, muitos desprezam a última oportunidade, mas o Espírito Santo continua falando até mesmo para os filhos que não têm juízo.
“A vós outros, ó homens, clamo; e a Minha voz se dirige aos filhos dos homens” (Provérbios 8: 4; veja também Atos 6: 4; Efésios 4: 11).
A sabedoria humana fará sucesso no mesmo período que a Sabedoria Divina produzirá muitos frutos, porém, a sabedoria deste século, e o êxito dos poderosos (religiosos) desta época se reduzirá a nada, ou seja, não passará de geração em geração. Porque eles não armazenarão riquezas no Reino dos céus.
Quem ama a Palavra e procura a Sabedoria de Deus acha vida, e o tesouro que Deus tem para oferecer vale mais do que o ouro fino e é melhor do que a prata mais pura.
“Tenho riquezas e honras, prosperidade e justiça.” (provérbios 8: 18)
A riqueza, honra, prosperidade e justiça está no poder da Palavra viva, mas chegará um dia em que todos os que rejeitaram a Verdade perecerão de fome e sede da Palavra, e tudo terminará em amargura.
“Está chegando o dia em que mandarei fome pelo país inteiro. Todos ficarão com fome, mas não por falta de comida, e com sede, mas não por falta de água. Todos terão fome e sede de ouvir a mensagem de Deus, o SENHOR” (Amós 8: 11).
Jesus e o Pai, a Sabedoria e o Espirito Santo estão dizendo coisas de extrema importância para os moradores da terra.
Deus nos ensinou por meio do SENHOR Jesus, Ele venceu a morte e antes de subir aos céus, prometeu enviar o Consolador, o Espirito Santo, que nos convence do pecado e nos ensina todas as coisas que Deus quer nos revelar por meio da Sua Palavra.
Desde o princípio Jesus já desfrutava da presença gloriosa do Pai.
“....e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo” (João 17: 5).
Antes que houvesse seres humanos na terra o Espirito Santo já se movia sobre as águas.
“...,e o Espirito de Deus se movia por cima das águas” (Gênesis 1: 1, 2).
A Sabedoria também estava junto do Criador antes do começo da terra, desde a eternidade ela foi estabelecida, Deus usou o poder da Sabedoria no inicio da Sua obra para outorgar autoridade ao homem, e seus filhos deviam obedecer para desempenhar uma grande missão na terra.
“O SENHOR me possuía no início da Sua obra, antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra...” (Provérbios 8: 22 , 23).
O Espirito de Sabedoria que vem do céu permanecerá, e produzirá fruto para o Reino de Deus.
Deus concede o Espírito de sabedoria por meio da Sua Palavra e por imposição de mãos de quem tem autoridade, nesse caso o servo escolhido é consagrado por aquele que tem o Espirito de Deus para anunciar a Palavra.
“Moisés havia escolhido Josué, filho de Num, para ficar em seu lugar. Ele impôs as mãos sobre a cabeça de Josué, que assim ficou cheio do espírito de sabedoria;...”( Deuteronômio 34: 9).
Paulo também tinha a autoridade do Espirito Santo para impor as mãos sobre os escolhidos de Deus para que pregassem o Evangelho. Ele perguntou para alguns cristãos:
“Quando Vocês creram, vocês receberam o Espirito Santo?
Eles responderam: “Nós nem mesmo sabíamos que existe o Espírito Santo...
Aí Paulo pôs as mãos sobre eles. Então começaram afalar em línguas estranhas e anunciar também a mensagem de Deus”(Atos 19: 1 a 7).
Quando pregava a palavra de Deus, Paulo não usava linguagem persuasiva de sabedoria humana, mas sua pregação demonstrava o poder do Espírito Santo.
“...Sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o SENHOR da glória;...”(I Coríntios 2: 8, 9).
O mundo está cheio de religiosos que por falta de temor de Deus ignoram o que está escrito na Bíblia a respeito da Sabedoria, os preguiçosos são espiritualmente ignorantes, não têm entendimento da Palavra porque não querem aprender, desprezam a Sabedoria de Deus, e se acham sábios aos seus próprios olhos, e por não praticar a verdade a respeito do comportamento exemplar de Jesus Cristo, cometem erros graves, ainda se justificam ao defender doutrinas de homens, e não reconhecem que estão se afastando cada vez mais da presença de Deus.
“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezaram a sabedoria e não querem aprender” (Provérbios 1: 7).
Deus disse aos seres humanos:
“Para ser sábio, é preciso temer o SENHOR; para ter compreensão, é necessário afastar-se do mal” (Jó 28: 28).
Os saduceus estavam errados por não conhecer a Palavra, eles não acreditavam nos ensinamentos de Jesus, nem no poder de Deus, por falta de conhecimento da verdade, faziam muitas perguntas.
“Jesus respondeu: “Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus!...” (Mateus 22: 29).
Com sabedoria o povo pode adquirir entendimento da Palavra de Deus, e aqueles que recebem o poder da Palavra rejeitam as mentiras que faz os corruptos permanecer por muito tempo no poder, mas existe um povo que vive no engano, erram por não conhecer a verdade, e nem o poder de Deus. Temos liberdade para não apoiar um governo idólatra constituído por pessoas que pregam a favor e do aborto, que apoiam o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e outras obras das trevas. O Brasil, por exemplo, vive uma democracia, mas não tira proveito dela, para chegar no poder muitos que se dizem cristãos fazem aliança com iníquos. Temos o direito de decidir, opinar, escolher e confrontar os conceitos que não estão de acordo com os princípios bíblicos. Não se trata de escolher aqueles que terão o poder de mudar, porque estamos vivendo um tempo em que nenhum governo humano é espiritualmente capaz de transformar a vida do povo que vive na escravidão. Homem tem dominado homem para prejudicar uns aos outros, e o povo sofre por falta de conhecimento da verdade.
“...há tempo em que um homem tem domínio sobre outro homem, para arruiná-lo” (Eclesiastes 8: 9).
Estamos tratando de escolher alguém que tenha capacidade espiritual para governar segundo os princípios bíblicos, que tenham idéias para fazer expandir o Reino dos céus, e que seus projetos sejam executados com Sabedoria que vem de Deus, somente Jesus Cristo, a Estrela da Manhã, pode derrubar do trono os poderosos que desejam se perpetuar no poder. Mas essa Estrela só será concedida aos que conseguirem a vitória sem se ajuntar com os perversos para fazer aliança com eles.
“Não se ajunte aos descrentes para trabalhar com eles, pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas? Como pode Cristo e o diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente tem em comum?...(II Coríntios 6: 14 a 16).
Jesus só vai habitar no coração daqueles que continuarem a fazer até o fim a Sua vontade.
“Aos que conseguirem a vitória e continuarem a fazer até o fim a minha vontade Eu darei a mesma autoridade que recebi do meu Pai: autoridade sobre as nações para governá-las com uma barra de ferro e quebrá-las em pedaços como se fossem potes de barro. Eu lhes darei a Estrela da Manhã”(Apocalipse 2: 26, 27, 28).
Enquanto o povo de Deus se calar, os religiosos que dizem ser cristãos, continuarão fazendo alianças com iníquos, e quando os injustos se assentam no trono a corrupção toma conta do país e o povo perece.
Uma aliança feita entre bons e maus não prosperará por muito tempo.
“Você não sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus? Não se enganem,.... ( I Coríntios 6: 9 a 11).
A falsidade e a hipocrisia não produz frutos duradouros, os sábios deste mundo apenas imitam os que pregam o verdadeiro Evangelho, a sabedoria deles é humana, não tem valor, e Deus conhece os pensamentos deles.
“O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são pensamentos vãos”( Salmos 94: 11; ler também I Coríntios 3: 19, 20).
O Filho de Deus veio para destruir o trono dos poderosos, devemos pregar o Evangelho e ensinar que é possível derrubar o império das trevas, pois Jesus disse que não ficará uma pedra em cima da outra, tudo se tornará pó! Ler Mateus 24: 2.
O trono de satanás cairá por terra! Deus vai envergonhar os que desejam se manter no poder com intenção de oprimir ainda mais os que têm falta de conhecimento da verdade. A Igreja precisa pregar o Evangelho para libertar um povo espiritualmente escravo da religião. Os que não conseguem governar segundo os princípios bíblicos devem ser confrontados pelo poder da fé que vem através da Palavra, por meio de jejum, oração, santificação e unção do Espírito Santo, e por meio do voto que também é uma arma contra os perversos, que sejam todos derrubados do poder para que outros possam assumir o lugares deles.
Até quando os religiosos e políticos corruptos com mascara de ovelhas, vão continuar se fazendo de ministros de justiça para manipular o povo segundo interesses escusos da elite perversa?
Até quando eles vão criar seus currais eleitorais para conseguir o que desejam sem ter uma causa justa para defender?
Até quando o Brasil vai pregar essa democracia mentirosa que amordaça o povo que não têm conhecimento da verdade?
Até quando esse povo vai ser guiado como se fosse um animal de carga?
Até quando os poderosos deste mundo vão pressionar psicologicamente um povo que erra por não conhecer as Sagradas Escrituras e o poder de Deus?
Até quando?! Até quando essa gente vai influenciar e chantagear emocionalmente as pessoas fazendo a maioria acreditar no engano ou mentira?
O povo sofre por falta de conhecimento (falta de Sabedoria, justiça amor, honestidade e verdade), ler Oseias 4: 6, ou seja, muitos cristãos imaturos que ainda se alimentam do leitinho espiritual estão sendo envenenados por acreditar no engano ou mentira daqueles que apoiam os iníquos, os quais saíram para vencer, mas por não ter sabedoria que vem do céu não conseguem esmagar seus inimigos, e no desespero, quando já estão em aflição e angustia (esmagados), associam-se com o trono da iniquidade, mas a glória deles será transformada em desgraça.
“Pode, acaso, associar-se contigo o trono da iniquidade, o qual forja o mal, tendo uma lei por pretexto? Ajuntam-se contra a vida do justo e condenam, o sangue inocente”(Salmos 94: 20, 21).
Ou seja, multiplica-se o exército de homens maus e injustos, mas Deus vai mudar a honra deles em vergonha!
“Quanto mais estes se multiplicaram, tanto mais contra mim pecaram; eu mudarei a sua honra em vergonha”(Oseias 4: 7).
Mas ainda resta uma esperança para todos, Deus ainda vai derrubar do trono os poderosos para salvar uma multidão de outras ovelhas, pequeninos sinceros que são espiritualmente ignorantes e imaturos.
“No passado Deus não levou em conta essa ignorância; Mas agora Ele manda que todas as pessoas, em todos os lugares, se arrependam dos seus pecados. Pois Ele marcou o dia que vai julgar o mundo com justiça, por meio de um Homem que escolheu. E deu prova disso a todos quando ressuscitou dentre os mortos esse Homem”(Atos 17: 30, 31).
Jesus deixou a glória que tinha junto do Pai, e como Filho de Deus se tornou grande na terra, porque Deus fez grandes coisas, agiu com o braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos, derrubou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes.
“Ele será um grande Homem e será chamado Filho do Altíssimo;...
...porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim. O Seu nome é Santo, e Ele mostrará a Sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações...” (Lucas 1: 32, 49, 50).
O menino Jesus crescia e se fortalecia; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus. Ler Lucas 2: 40, e com essa sabedoria Ele glorificou o Pai na terra, consumando a obra que lhe foi confiado para fazer, e a graça de Deus estava sobre Ele.
“Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer;...” (João 17: 4).
Ao lado do Filho, e com a ação do Espírito Santo, Deus criou o homem perfeito, e o homem foi feito à imagem e semelhança Deles, com inteligência, capacidade, entendimento e sabedoria.
Também disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;...”(Gênesis 1: 26).
O homem foi feito para ser um verdadeiro adorador, e como filho sábio, devia obedecer e adorar a Deus em Espírito e em verdade, mas o homem foi tolo, ele quebrou o antigo pacto feito com Deus, e desobedeceu os mandamentos da nova aliança, e ainda hoje, na sua ignorância espiritual, acha que Deus precisa ser servido por mãos humanas.
“Sendo, pois geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem” (Atos 17: 29).
O homem pecou e se corrompeu, então Deus decide destruir a terra, e com ela foi destruído o jardim do Éden, a vida pereceu juntamente com o homem que Deus havia criado.
“A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava cheia de pecado; porque todas as pessoas haviam corrompido o seu caminho na terra...” (Gênesis 6: 11, 12).
Hoje, a corrupção se repete com a mesma força que sucedeu no princípio, os homens estão corrompendo os seus caminhos, as cidades se encheram de violência, e o acusador dos verdadeiros cristãos já está firmando aliança com os religiosos da terra.
Haverá um grande confronto entre religiosos perversos e os verdadeiros filhos de Deus.
“...Será um tempo de grandes dificuldades, como nunca aconteceu desde que as nações existem...” (Daniel 12: 1).
A Sabedoria é Cristo produzindo fruto do Espirito na vida do cristão, ela é o dom que permite discernir qual o único Caminho a seguir, o qual tem o poder e autoridade para tirar o fardo pesado, curar as feridas, aliviar a dor e julgar a causa do povo oprimido, necessitado e injustiçado, e salvar todo aquele que for achado escrito no Livro da Vida. A Sabedoria Divina leva a pessoa fazer a escolha certa e tomar a melhor atitude a favor do povo que vive angustiado, com ela está o discernimento, humildade, e o Espírito de temor para agir de acordo com a vontade de Deus.
Os frutos da sabedoria deste mundo (humana): orgulho, inveja, amargura, egoismo, ostentação, jactância, e toda mentira contra a verdade (confusão).
“Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoismo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. Essa especie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica”(Tiago 3: 13 a 15).
Com a sabedoria humana o homem perverso pode imitar as obras dos justos para enganar, e com essa sabedoria do mundo ele influencia para o mal os que não nasceram de novo, esse ensinamento enganoso leva os próprios cristãos fazer o que é errado, e com ajuda do povo que não conhece a verdade o homem natural se torna forte, capaz de preparar um grande exército, fabricar armas poderosas, edificar palácios e ficar famoso no mundo dos negócios, tudo isso lhe proporciona fama e privilégios do reino deste mundo.
As obras da sabedoria terrena, e a ingratidão do povo acendem o furor da ira do SENHOR Deus.
“Assim, com as suas ações, o provocaram a ira;...
Acendeu-se, por isso, a ira do SENHOR contra o seu povo, e Ele abominou a Sua própria herança...” (Salmos 106: 29, 40).
O SENHOR Deus diz: “Povo de Israel, vocês querem pecar? Pois vão ao santuário de Betel e de Gilgal e ali pequem a vontade!...
Apresentem os pães da oferta de gratidão a Deus e depois saiam para contar a todo o mundo que fizeram ofertas de livre vontade. E como vocês gostam de fazer isso!...”(Amós 4: 4, 5).
Ou seja, se vocês não querem fazer a vontade de Deus, façam tudo do jeito que vocês sabem muito bem fazer, tenham o cuidado de praticar os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros, e depois saiam se exaltando para todo mundo, digam que vocês são o único povo vencedor. E como vocês gostam de se vangloriar!
Povo de Israel, escute esta canção triste que Eu canto a respeito de você: “Israel bela e pura como uma virgem, caiu e nunca mais se levantará! Está caída na sua própria terra, e ninguém a ajuda a se levantar!...” (Amós 5: 1, 2).
O que sucedeu com o povo de Israel, está acontecendo hoje com muitos que se dizem cristãos, por falta de temor de Deus e honestidade se entregaram à corrupção, seus negócios receberam os benefícios de investimentos que é abominável aos olhos de Deus, estes rejeitam a repreensão, e o testemunho de Jesus Cristo, não aceitam o amor da verdade para serem salvos, quando estiverem cantando antecipadamente o hino da vitória contra seus inimigos, repentinamente serão totalmente derrotados e destruídos.
“...Haverá gritos de dor em todas as cidades,...
Ai dos que desejam que venha o Dia do SENHOR! (Dia de batalha contra os inimigos!) Para que vocês querem esse dia? (dia de vingança?) pois será um dia de escuridão (dia de derrota) e não de luz (e não de vitória). Será como um homem que foge de um leão e dá de cara com um urso;...
Não será, pois, o Dia do SENHOR trevas e não luz? Não será completa escuridão sem nenhuma claridade? (Amós 5: 18 a 20).
Ou seja, para que vocês desejam esse dia de vitória? Ainda que vocês vençam a batalha e tentem impedir a ação dos inimigos, eles os perseguirão com a fúria de um leão, e vocês fugirão, e darão de cara com outro exército forte como um urso, e todos prevalecerão contra vocês, não será um dia de vitória para vocês, pelo contrario, será um dia de conquista para os inimigos. Porque é que vocês querem o Dia do SENHOR?
Para aqueles que não fizeram a vontade de Deus, e decidiram fazer aliança com idólatras o Dia do SENHOR será tempo de cegueira espiritual e tristeza, dia de escuridão total.
O SENHOR diz a Seu povo: “Olhem as nações em volta de vocês e fiquem admirados e assustados. Pois o que vou fazer agora é uma coisas que vocês não acreditam, mesmo que alguém contasse.
Estou atiçando os babilônios (inimigos), aquele povo cruel e violento, sempre pronto a marchar (fazer guerra) pelo mundo inteiro, a fim de conquistar a terra dos outros...
Os soldados babilônios zombam dos reis e caçoam dos governadores. Eles riem das fortalezas (Israel e Jerusalém); levantam uma rampa de ataque e as conquistam. Depois vão em frente como o vento que passa, eles não adoram outro deus senão a sua própria força” ( Habacuque 1: 5 a 11).
Habacuque não acredita que o próprio Deus vai atiçar os inimigos contra Israel.
“...Mas como podes tolerar esses traidores, essa gente má?...
Será que os babilônios nunca deixarão de lutar e, sem dó nem piedade, continuarão a matar os povos?” (Habacuque 1: 13, 17).
Os religiosos continuarão a matar espiritualmente os povos para conquistar as coisas inúteis do reino deste mundo.
De fato, a riqueza engana, e as pessoas orgulhosas nunca têm sossego. A ganância não tem fim...” (Habacuque 2: 5).
O profeta se posta no alto da torre de vigia e fica esperando ansiosamente a resposta de Deus. Ainda que demore, ela vem. Deus é Justiça mas também é Amor, Ele não mudou a sua natureza, o mal não prevalecerá. Deus não se aliou aos iníquos. No final, haverá diferença entre o justo e o perverso, somente os que servem a Deus em Espírito com humildade e verdade e foram fiéis a Ele viverão, Deus destruirá os gananciosos que tomam o que pertence aos outros; que se valem de fins egoístas para justificar os meios mais cruéis, que chegam ao poder escorando-se nas costas dos outros; que destroem e desumanizam; que adoram ídolos moldados por mãos humanas. A vida de todas essas pessoas está perdida, pouco importando a sua nacionalidade. Embora o furor da ira de Deus fizesse a terra tremer, Habacuque podia confiar em Deus, ele vê o caráter inevitável e a fúria do juízo, ele via o povo de Israel perdendo tudo o que era bom na vida, mas mesmo assim Habacuque 3: 17, diz que ele podia confiar em Deus, e se alegrar no SENHOR. (Referencia: Manual Bíblico SBB, segunda Edição revisada).
O Pai, o Filho e o Espirito Santo já estavam planejando uma adoração verdadeira em Espirito (Novo Nascimento) e em Verdade (Evangelho da Nova aliança).
Quando andou aqui na terra como Filho do Homem, Jesus praticava a justiça, honestidade, compaixão, santidade e bondade. Ele não mentiu, nem praticou fraude, nunca aceitou fazer investimento sujo (pilantragens), nem aplicou golpes em ninguém, o Filho amado de Deus não apostou em brigas, contendas e escândalos para vencer inimigos, Jesus não tinha um comportamento enganador ou ganancioso, nem desejou fazer justiça própria contra seus adversários. O Filho de Deus falava a verdade, porque ele é a Verdade, não omitia nem dissimulava, Ele não usava de esperteza, nem fazia alianças com os perversos para levar vantagem em tudo. Ou seja, os seguidores de Jesus têm mudança de caráter, vivem para honrar e glorificar o nome de Jesus e são vencedores por serem fiéis a Deus.
Jesus odeia as mesmas coisas que o Pai odeia, Ele também detesta a injustiça e as festas religiosas.
O SENHOR diz ao seu povo:
“Eu odeio, Eu detesto as suas festas religiosas; não tolero as suas reuniões solenes...
Parem com o barulho das suas canções religiosas; não quero mais ouvir a música da arpa (louvores). Em vez disso, quero que haja justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr...(Amós 5: 21 a 24).
Quando a Igreja ganha almas com justiça, honestidade, temor de Deus e louvores daqueles que adoram a Deus em Espírito e em verdade, há festa no céu, e grande alegria na terra. Mas ai dos iníquos!
O SENHOR, o Deus Todo Poderoso, fala através da Sua Palavra. Ele estava falando com o povo de Israel, e continua falando com sua Igreja hoje no Brasil e em todos os países do mundo.
“Ai dos que têm uma vida boa em Jerusalém! Ai de vocês que vivem sossegados em Samaria, vocês que são autoridades deste grande país de Israel, vocês a quem o povo vai pedir ajuda!...
Vocês não querem acreditar que o dia do castigo (julgamento final) esteja perto, mas o que vocês estão fazendo vai apressar a chegada de um tempo de violência. Ai de vocês que gostam de banquetes, em que deitam em sofás luxuosos e comem carne de ovelhas e de bezerros gordos! Vocês fazem músicas como fez Davi e gostam de cantá-las com acompanhamento de arpas. Bebem vinho com taças enormes, usam perfumes caros, mas não se importam com a desgraça do país...” (Amós 6: 1 a 6).
“...mas não se importam com a desgraça do país...”
Deus está repreendendo severamente os líderes do povo que fazem aliança com iníquos, os quais não se importam com a idolatria dos poderosos da terra, colocam confiança em homens e investem em pessoas gananciosas, e o segredo do sucesso dessa gente desgraça famílias inteiras, mas o que importa para o mundo é o negócio lucrativo que depende de xingamentos, discussão, palavrões, infidelidade conjugal e separações de casais, assim como houve divisão na casa de Davi, promiscuidade e brigas no seu palácio, e prosseguiu com montões de idolatria na casa de seu filho, haverá hoje, confusão espiritual na vida daqueles que não fazem a vontade de Deus, e entre seus filhos se espalharão os escândalos produzidos por eles mesmos. Em Romanos 16: 17, 18, Paulo diz: “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, que vão contra o ensinamento (verdadeiro Evangelho) que aprendeste; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso SENHOR, mas a si mesmos; e, com suaves palavras e bajulação, eles enganam o coração dos incautos (pessoas simples e sem conhecimento da verdade).”
Jesus não fez parte do reino dos grandalhões desonestos, os quais têm o coração satisfeito por ter conseguido o que desejam por meio de alianças com inimigos de Deus, estes promovem seus feitos, e gostam de ouvir o que é agradável, e as suas obras extraordinárias serão por um tempo exaltadas na presença das maiores autoridades da terra. Foi o que aconteceu com o rei Uzias, nos dias que buscou o SENHOR Uzias prosperou, Deus o ajudava, ele edificou cidades, venceu batalhas contra os inimigos, sua fama se espalhou até a entrada do Egito, se tornou em extremo forte, e edificou torres em Jerusalém e as fortificou, debaixo das suas ordens, havia um exército de soldados valentes, e todos estavam prontos para a guerra; eles marchavam para a batalha em grupos organizados (unidos na mesma fé) estavam à disposição do rei nas suas lutas contra os inimigos. A fama de Uzias se espalhou por toda a terra, e ele se tornou um homem renomado, e seu sucesso divulgou-se até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou extremamente forte.
Mas, havendo-se fortificado, exaltou-se o seu coração, e sua alma se encheu de orgulho, e essa foi a sua desgraça, e começou a transgredir contra o SENHOR, seu Deus.
O grande sacerdote Azarias e mais oitenta sacerdotes corajosos enfrentaram o rei dizendo: pois o senhor pecou contra Deus, e por isso Ele não vai abençoa-lo. Ao ouvir isso, Uzias ficou furioso com os sacerdotes, e no momento que ficou furioso, uma doença contagiosa da pele (lepra) apareceu em sua testa, e ele mesmo tratou de sair do templo de pressa, pois o SENHOR Deus o havia castigado, e por ter ficado impuro Uzias morava numa casa separada, e ficou proibido de entrar no templo. Ler II Cronicas 26: 8 a 21.
A lepra feriu o rei, e os sacerdotes tiveram a coragem de agir para expulsá-lo do templo, mas se o rei fosse justo, e a lepra tivesse atingindo os sacerdotes injustos, o que eles fariam com o rei?
Certamente ficariam furiosos e o matariam, não foi exatamente isso que os judeus (espiritualmente leprosos) fizeram com o SENHOR Jesus?
Eles rejeitam o nome de Jesus, e por não reconhecer que “Jesus Cristo é o SENHOR” do Templo (SENHOR do corpo, da alma e do espirito) a lepra atinge o altar (coração), ou seja, quando o nome de Jesus é rejeitado, as portas se abrem para a religiosidade, e as autoridades governamentais que fazem parte do reino injusto são bem recebidos e tratados com banquetes e suaves palavras e bajulação.
A lepra espiritual representa a imundícia do pecado, uma praga que não contagia somente a carne, mas também a alma e o espirito. Ler sobre as leis acerca da lepra Levítico 13: 1 a 59.
O preço da purificação para a salvação está em Jesus Cristo, mas é necessário que cada pessoa tome a decisão de santificar a sua vida, lavar as suas vestes espirituais de modo que elas sejam alvejadas no precioso sangue.
“...:São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro...pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono as apascentará e os guiará para as fontes da água da vida...”(Apocalipse 7: 14, 17).
O anjo da Igreja de Laodiceia estava sendo envergonhado porque não tinha investido na Palavra do Evangelho de Cristo (ouro refinado pelo fogo) para enriquecer a vida espiritual, nem o coração, alma e espirito estavam lavados no sangue do Cordeiro (vestiduras brancas) ele também não tinha sabedoria que vem do alto ou visão das coisas espirituais (colírio para ungir os olhos, a fim de que veja). Jesus aconselha que ele compre.
“Aconselho-te que de mim compres...” (Apocalipse 3: 18).
A lepra espiritual contamina o coração, e a sua mancha declara que a pessoa orgulhosa faz parte da imundícia do sistema deste mundo, e este mal se torna uma praga contagiante.
“Guarda-te da praga da lepra e tem diligente cuidado de fazer segundo tudo o que te ensinaram os sacerdotes levíticos; como lhe tenho ordenado; terá cuidado de o fazer” (Deuteronômio 24: 8).
Ou seja, a pessoa deve examinar cuidadosamente as Sagradas letras da Palavra de Deus, porque são elas que podem torná-la sábia para fazer tudo segundo o que Jesus Cristo ensinou; e são as Sagradas Escrituras que dão testemunho de Jesus, como o Espírito Santo nos ensina através da Palavra, devemos ter o cuidado de fazer.
A Igreja precisa chegar mais perto de Jesus Cristo para aprender fazer a vontade de Deus.
“Quando Jesus viu as multidões, subiu um monte e sentou-se. Os discípulos chegaram perto dele e Ele começou a ensiná-los...” (Mateus 5: 1, 2).
Aqueles que estão espiritualmente leprosos hoje, se afastam cada vez mais da Palavra de Deus, estes serão identificados pelos frutos, e as suas próprias obras condenam o seu estado espiritual.
Você deseja viver sem ser contagiado pela lepra espiritual?
Se você deseja, santifique a sua vida espiritual na verdade e no temor de Deus, e mantenha-se separado do pecado, fique perto do SENHOR Jesus, e seja cheio do Espírito Santo.
“Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o SENHOR; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei o vosso Pai, e vos series para mim filhos e filhas, diz o SENHOR Todo Poderoso.
Tendo, pois amados, tais promessas, purifiquemos-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” (II Coríntios 6: 17, 18).
Ou seja, abandonem a religiosidade, e não sejam dominados pelas doutrinas e preceitos de homens, não deixem a mentira dominar vocês, examinem cuidadosamente as Sagradas Escrituras e sejam obedientes a Deus.
“Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes. Pelo contrario, sejam santos, em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo...”
(I Pedro 1: 14 a 16).
O homem espiritualmente sábio conhece a Deus, e não busca a glória deste mundo, nem pede vingança contra os seus inimigos, mas ora por eles, e usa sua sabedoria e seus recursos para julgar a causa dos pobres e oprimidos, os quais têm livre acesso a presença do Pai.
O verdadeiro cristão deve dar bom exemplo e perseverar na presença de Deus até o fim. Muitos começaram bem, foram exaltados por fazer obras extraordinárias em favor dos injustiçados, mas não permaneceram na presença de Deus.
No principio Salomão fez a vontade de Deus, e foi exaltado por julgar a causa de duas mulheres, embora prostitutas, tinham livre acesso ao palácio do rei.
Após ouvir a sentença, as autoridades de Israel tiveram profundo respeito ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça. Salomão foi temente a Deus no inicio do seu reinado, não buscava justiça própria, nem precisava se vingar de seus inimigos, havia paz por todos os lados, e a sua reputação foi honrada por ter julgado a causa de pessoas pobres e injustiçadas.
A sabedoria humana tem seu valor por um tempo
Com a sabedoria terrena o homem pode construir um lar e se a cabeça da casa tem juízo e é prudente e disciplinado em tudo que fizer certamente seus filhos se tornarão pessoas respeitadas neste mundo, esse lar pode se afirmar com ajuda de uma mãe amorosa que se comporta com honestidade diante da sociedade corrupta e perversa. A casa onde a cabeça tem sabedoria e entendimento humano pode ser cheia de coisas bonitas e de valor extraordinário.
Os seres humanos não conhecem o valor da sabedoria e não a encontram neste mundo...
Ela não pode ser comprada com ouro, nem trocada por prata....
De onde vem então a sabedoria?...
Só Deus conhece o caminho; só Ele sabe onde está a sabedoria porque a Sua vista alcança os lugares mais distantes do mundo; Ele vê tudo o que acontece aqui na terra...”(Jó 28: 12, 13,15, 23, 24).
“Os seres humanos não conhecem o valor da sabedoria e não a encontram neste mundo”
Deus não só indica o caminho, mas mostra o Caminho a seguir, e deseja que seus servos e servas, filhos e filhas procurem manter intimidade com a Verdade para adquirir sabedoria que vem do céu, e com entendimento tenham o poder de decisão para escolher a Vida, e pregar a Palavra de acordo com a Sua vontade.
...;escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus dando ouvidos à Sua voz e apegando-te a Ele; pois disso depende a tua vida e a tua longevidade;...”(Deuteronômio 30: 19, 20).
“Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”
O valor da sabedoria é que ela dá vida aos filhos de geração em geração, ela é a preciosa herança dos santos do SENHOR.
A sabedoria é melhor do que o dinheiro. A vantagem da sabedoria é que ela conserva a vida da gente”(Eclesiastes 7: 12).
A Sabedoria Divina habita na casa dos mansos e humildes de coração, os discípulos eram cristãos simples e analfabetos, mesmo sem ter instrução deste mundo, se tornaram sábios, porque eram companheiros e amigos de Jesus.
“Os membros do Conselho Superior ficaram admirados com a coragem de Pedro e de João, pois sabiam que eram homens simples e sem instrução. E reconheceram que eles tinham sido companheiros de Jesus” (Atos dos Apóstolos 4: 13).
A Sabedoria anda no Caminho da justiça e segue de mãos dada com a fé que atua pelo amor, mansidão, misericórdia e bondade. Ela é a Palavra de Deus que liberta a pessoa da aparência enganosa e do fingimento, dela se colhe o fruto produzido pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor do Reino de Deus, essa sabedoria vem do céu.
“A sabedoria que vem do céu é antes pura; e é também pacifica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento”(Tiago 3: 17).
A palavra de Deus em Tiago 3:17 mostra uma luz no fim do túnel, e por meio dela é possível entender porque os seres humanos não encontram a sabedoria neste mundo.
“...Eis que o temor do SENHOR é a sabedoria, e o apertar-se do mal é o entendimento” (Jó 28: 28).
Deus concede a sabedoria que vem do alto com um único propósito que é capacitar espiritualmente Seus filhos, para que o Espírito Santo possa transformar vidas e salvar o maior número de almas por meio da pregação da Palavra (Evangelização). O que crê e anuncia a palavra de Deus é um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do Evangelho.
A edificação na vida do cristão e o seu crescimento espiritual depende do interesse pela leitura das Sagradas Escrituras, o filho de Deus que experimenta o fruto do Espirito Santo, e busca os melhores dons é diligente e bem sucedido em tudo.
“...Aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. (I Timóteo 4: 13).
Buscai no livro do SENHOR e lede...(Isaías 34: 6).
“...procurai, com zelo, os melhores dons” (I Coríntios 12: 31).
“Procure apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro (trabalhador, ou pregador do Evangelho) que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Timóteo 2: 15).
O pregador aprovado tem sede e fome da palavra de Deus, e se alimenta dela de dia e de noite. Ler Salmos 1: 2. A Palavra de Deus está cheia de unção, verdade, sabedoria e vida.
Nenhuma mensagem será uma benção para os ouvintes se há falta de Unção, Verdade e Sabedoria, sem a atuação do Espírito Santo toda a pregação será inútil. A pregação deve produzir frutos, primeiro na vida da pessoa que prega o Evangelho, e após se alimentar da Palavra deve considerar os efeitos da sua pregação na vida dos ouvintes em termos de salvação e edificação espiritual (novo nascimento). O pregador da palavra é um evangelista que leva as boas novas de salvação aos perdidos que vivem sem Cristo; ele também deve combater o o engano e as mentiras da religiosidade, e seguir o exemplo do Bom Pastor, trazendo o conforto do Consolador aos que estão aflitos e angustiados, aliviar o fardo dos oprimidos e exalar o bom perfume de Cristo onde falta conhecimento do verdadeiro Evangelho e necessidade de alivio espiritual.
Pregar a palavra é uma obrigação de todo aquele que crê no Evangelho, e a Palavra deve ser anunciada a todos.
“Pois é o meu dever pregar a todos, tanto aos civilizados (gregos) como aos não civilizados (bárbaros), tanto aos instruídos (sábios aos seus próprios olhos), como aos sem instrução (ignorantes e analfabetos). É por isso que eu quero anunciar o evangelho também a vocês que moram em Roma” (Romanos 2: 14, 15).
É com unção e verdade e com um Espírito de Sabedoria que vem do céu que encontramos a capacidade para sermos porta-vozes da Palavra. Se falamos em o nome do SENHOR Jesus, precisamos estar em comunhão íntima e pessoal com Ele por meio das Sagradas Escrituras. O que anuncia as boas novas fala corajosamente sem se preocupar com o que vai dizer, porque a Verdade permanece nele, sua mensagem transmite aquilo que está gravado na sua mente e em seu coração, e o poder da Palavra de Deus faz com que haja uma transformação que gera salvação, e o milagre do Novo Nascimento acontece na vida dos ouvintes. A verdade, unção e sabedoria é o resultado da oração e do conhecimento da Palavra, Deus fala com sua Igreja por meio da Bíblia Sagrada, e o fruto da fé aparece na vida daqueles que pregam e colocam em prática o Evangelho de Cristo.
A Sabedoria que vem do céu, a verdade e a unção do Espírito Santo é o próprio Deus agindo na Igreja com autoridade de Rei para derrotar o opressor e acusador dos verdadeiros cristãos.
“...Agora chegou a salvação de Deus! Agora Deus mostrou o seu poder como Rei! Agora o Messias que Ele escolheu mostrou a sua autoridade! Pois o acusador dos nossos irmãos (lúcifer), que estava diante de Deus para acusá-los dia e noite, foi jogado fora do céu...Portanto, ó céu e todos vocês que vivem nele, alegrem-se!....” (Apocalipse 12: 10, 11).
Ou seja, pois satanás não pode mais acusar vocês que nasceram de novo, porque todos vocês que vivem o que Jesus ensinou, foram justificados pela fé no seu sacrifício e ressurreição, e se vocês pregam a Palavra de Deus com verdade, alegrem-se!
Deus fala através da Palavra escrita, a Bíblia, que precisa ser anunciada em forma de pregação.
“...E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?...Como está escrito:“Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!...” (Romanos 10: 14 a 17).
A Sabedoria que produz “frutos para o Reino de Deus”, e a sabedoria que produz “frutos para o reino deste mundo”
Não poderíamos falar de sabedoria sem antes falar do exemplo perfeito daquele que é a própria Sabedoria, Jesus Cristo. Porque a boca do SENHOR Jesus proclama somente a verdade; Ele odeia a mentira. Tudo o que Ele afirmou é verdadeiro; os seus lábios abominam o que é enganoso ou falso. Ele é a Sabedoria; e seus ensinamentos são tesouros preciosos, tudo o que o homem deseja não se pode comparar a Palavra que sai da boca de Deus.
Ele está clamando em alta voz:
“Escutem! A Sabedoria está gritando; e o Entendimento está chamando em voz alta” (Provérbios 8: 1).Ou seja, não clama porventura o SENHOR Jesus, por meio do Evangelho, e o Espírito Santo não faz ouvir a Sua voz por meio da Palavra, a Bíblia?
Nenhum religioso hipócrita é capaz de prevalecer contra um pregador que é nascido de novo e abençoado por Deus, ninguém pode resistir as palavras daquele que prega com fé, autoridade, poder e sabedoria.
Estevão, era um homem muito abençoado por Deus e cheio de poder do Espírito Santo, ele fazia grandes maravilhas e milagres entre o povo. Mas ficaram contra ele alguns membros da Sinagoga. Esses homens que eram judeus começaram a discutir com Estevão. Mas o Espírito de Deus dava tanta sabedoria a Estevão que ele fez a diferença e prevaleceu contra todas as acusações. Ler Atos dos Apóstolos 6: 8, 9, 10.
“..Mas eu pergunto: Eles não a ouviram? É claro que sim: “A sua voz ressoou por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo”(Romanos 10: 18).
Ouviram, mas não quiseram entender, o tempo todo Jesus Cristo está com as mãos estendidas a um povo desobediente e rebelde, por isso, serão envergonhados e terão ciumes de um povo que não tem entendimento. Ou seja, Israel terá ciumes dos povos de outras nações.
Os Judeus que deviam ser exemplo de verdadeiros filhos de Deus, arranjaram alguns homens para dizerem mentiras contra Estevão, mas a glória de Deus resplandecia no rosto de Estevão.
“Todos os que estavam sentados na sala de Conselho Superior olhavam firmemente para Estevão e viram que o rosto dele parecia o rosto de um anjo” (Atos 6: 15).
Após ouvir os seus acusadores, Estevão cheio de autoridade, e sabedoria respondeu com uma pregação Poderosa, Deus estava dando a última oportunidade para os religiosos, judeus hipócritas, e Jesus, acompanhava tudo o que estava acontecendo lá do céu, Ele ouvia a pregação de Estevão ao lado do Pai.
Estevão respondeu: “Irmãos e pais, ouçam-me!...” (Atos 7: 1 a 60).
Deus tem dado autoridade, unção e sabedoria para servos e servas, filhos e filhas, e outros que são consagrados ao ministério da Palavra, e a verdade está sendo pregada, muitos desprezam a última oportunidade, mas o Espírito Santo continua falando até mesmo para os filhos que não têm juízo.
“A vós outros, ó homens, clamo; e a Minha voz se dirige aos filhos dos homens” (Provérbios 8: 4; veja também Atos 6: 4; Efésios 4: 11).
A sabedoria humana fará sucesso no mesmo período que a Sabedoria Divina produzirá muitos frutos, porém, a sabedoria deste século, e o êxito dos poderosos (religiosos) desta época se reduzirá a nada, ou seja, não passará de geração em geração. Porque eles não armazenarão riquezas no Reino dos céus.
Quem ama a Palavra e procura a Sabedoria de Deus acha vida, e o tesouro que Deus tem para oferecer vale mais do que o ouro fino e é melhor do que a prata mais pura.
“Tenho riquezas e honras, prosperidade e justiça.” (provérbios 8: 18)
A riqueza, honra, prosperidade e justiça está no poder da Palavra viva, mas chegará um dia em que todos os que rejeitaram a Verdade perecerão de fome e sede da Palavra, e tudo terminará em amargura.
“Está chegando o dia em que mandarei fome pelo país inteiro. Todos ficarão com fome, mas não por falta de comida, e com sede, mas não por falta de água. Todos terão fome e sede de ouvir a mensagem de Deus, o SENHOR” (Amós 8: 11).
Jesus e o Pai, a Sabedoria e o Espirito Santo estão dizendo coisas de extrema importância para os moradores da terra.
Deus nos ensinou por meio do SENHOR Jesus, Ele venceu a morte e antes de subir aos céus, prometeu enviar o Consolador, o Espirito Santo, que nos convence do pecado e nos ensina todas as coisas que Deus quer nos revelar por meio da Sua Palavra.
Desde o princípio Jesus já desfrutava da presença gloriosa do Pai.
“....e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo” (João 17: 5).
Antes que houvesse seres humanos na terra o Espirito Santo já se movia sobre as águas.
“...,e o Espirito de Deus se movia por cima das águas” (Gênesis 1: 1, 2).
A Sabedoria também estava junto do Criador antes do começo da terra, desde a eternidade ela foi estabelecida, Deus usou o poder da Sabedoria no inicio da Sua obra para outorgar autoridade ao homem, e seus filhos deviam obedecer para desempenhar uma grande missão na terra.
“O SENHOR me possuía no início da Sua obra, antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra...” (Provérbios 8: 22 , 23).
O Espirito de Sabedoria que vem do céu permanecerá, e produzirá fruto para o Reino de Deus.
Deus concede o Espírito de sabedoria por meio da Sua Palavra e por imposição de mãos de quem tem autoridade, nesse caso o servo escolhido é consagrado por aquele que tem o Espirito de Deus para anunciar a Palavra.
“Moisés havia escolhido Josué, filho de Num, para ficar em seu lugar. Ele impôs as mãos sobre a cabeça de Josué, que assim ficou cheio do espírito de sabedoria;...”( Deuteronômio 34: 9).
Paulo também tinha a autoridade do Espirito Santo para impor as mãos sobre os escolhidos de Deus para que pregassem o Evangelho. Ele perguntou para alguns cristãos:
“Quando Vocês creram, vocês receberam o Espirito Santo?
Eles responderam: “Nós nem mesmo sabíamos que existe o Espírito Santo...
Aí Paulo pôs as mãos sobre eles. Então começaram afalar em línguas estranhas e anunciar também a mensagem de Deus”(Atos 19: 1 a 7).
Quando pregava a palavra de Deus, Paulo não usava linguagem persuasiva de sabedoria humana, mas sua pregação demonstrava o poder do Espírito Santo.
“...Sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o SENHOR da glória;...”(I Coríntios 2: 8, 9).
O mundo está cheio de religiosos que por falta de temor de Deus ignoram o que está escrito na Bíblia a respeito da Sabedoria, os preguiçosos são espiritualmente ignorantes, não têm entendimento da Palavra porque não querem aprender, desprezam a Sabedoria de Deus, e se acham sábios aos seus próprios olhos, e por não praticar a verdade a respeito do comportamento exemplar de Jesus Cristo, cometem erros graves, ainda se justificam ao defender doutrinas de homens, e não reconhecem que estão se afastando cada vez mais da presença de Deus.
“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezaram a sabedoria e não querem aprender” (Provérbios 1: 7).
Deus disse aos seres humanos:
“Para ser sábio, é preciso temer o SENHOR; para ter compreensão, é necessário afastar-se do mal” (Jó 28: 28).
Os saduceus estavam errados por não conhecer a Palavra, eles não acreditavam nos ensinamentos de Jesus, nem no poder de Deus, por falta de conhecimento da verdade, faziam muitas perguntas.
“Jesus respondeu: “Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus!...” (Mateus 22: 29).
Com sabedoria o povo pode adquirir entendimento da Palavra de Deus, e aqueles que recebem o poder da Palavra rejeitam as mentiras que faz os corruptos permanecer por muito tempo no poder, mas existe um povo que vive no engano, erram por não conhecer a verdade, e nem o poder de Deus. Temos liberdade para não apoiar um governo idólatra constituído por pessoas que pregam a favor e do aborto, que apoiam o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e outras obras das trevas. O Brasil, por exemplo, vive uma democracia, mas não tira proveito dela, para chegar no poder muitos que se dizem cristãos fazem aliança com iníquos. Temos o direito de decidir, opinar, escolher e confrontar os conceitos que não estão de acordo com os princípios bíblicos. Não se trata de escolher aqueles que terão o poder de mudar, porque estamos vivendo um tempo em que nenhum governo humano é espiritualmente capaz de transformar a vida do povo que vive na escravidão. Homem tem dominado homem para prejudicar uns aos outros, e o povo sofre por falta de conhecimento da verdade.
“...há tempo em que um homem tem domínio sobre outro homem, para arruiná-lo” (Eclesiastes 8: 9).
Estamos tratando de escolher alguém que tenha capacidade espiritual para governar segundo os princípios bíblicos, que tenham idéias para fazer expandir o Reino dos céus, e que seus projetos sejam executados com Sabedoria que vem de Deus, somente Jesus Cristo, a Estrela da Manhã, pode derrubar do trono os poderosos que desejam se perpetuar no poder. Mas essa Estrela só será concedida aos que conseguirem a vitória sem se ajuntar com os perversos para fazer aliança com eles.
“Não se ajunte aos descrentes para trabalhar com eles, pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas? Como pode Cristo e o diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente tem em comum?...(II Coríntios 6: 14 a 16).
Jesus só vai habitar no coração daqueles que continuarem a fazer até o fim a Sua vontade.
“Aos que conseguirem a vitória e continuarem a fazer até o fim a minha vontade Eu darei a mesma autoridade que recebi do meu Pai: autoridade sobre as nações para governá-las com uma barra de ferro e quebrá-las em pedaços como se fossem potes de barro. Eu lhes darei a Estrela da Manhã”(Apocalipse 2: 26, 27, 28).
Enquanto o povo de Deus se calar, os religiosos que dizem ser cristãos, continuarão fazendo alianças com iníquos, e quando os injustos se assentam no trono a corrupção toma conta do país e o povo perece.
Uma aliança feita entre bons e maus não prosperará por muito tempo.
“Você não sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus? Não se enganem,.... ( I Coríntios 6: 9 a 11).
A falsidade e a hipocrisia não produz frutos duradouros, os sábios deste mundo apenas imitam os que pregam o verdadeiro Evangelho, a sabedoria deles é humana, não tem valor, e Deus conhece os pensamentos deles.
“O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são pensamentos vãos”( Salmos 94: 11; ler também I Coríntios 3: 19, 20).
O Filho de Deus veio para destruir o trono dos poderosos, devemos pregar o Evangelho e ensinar que é possível derrubar o império das trevas, pois Jesus disse que não ficará uma pedra em cima da outra, tudo se tornará pó! Ler Mateus 24: 2.
O trono de satanás cairá por terra! Deus vai envergonhar os que desejam se manter no poder com intenção de oprimir ainda mais os que têm falta de conhecimento da verdade. A Igreja precisa pregar o Evangelho para libertar um povo espiritualmente escravo da religião. Os que não conseguem governar segundo os princípios bíblicos devem ser confrontados pelo poder da fé que vem através da Palavra, por meio de jejum, oração, santificação e unção do Espírito Santo, e por meio do voto que também é uma arma contra os perversos, que sejam todos derrubados do poder para que outros possam assumir o lugares deles.
Até quando os religiosos e políticos corruptos com mascara de ovelhas, vão continuar se fazendo de ministros de justiça para manipular o povo segundo interesses escusos da elite perversa?
Até quando eles vão criar seus currais eleitorais para conseguir o que desejam sem ter uma causa justa para defender?
Até quando o Brasil vai pregar essa democracia mentirosa que amordaça o povo que não têm conhecimento da verdade?
Até quando esse povo vai ser guiado como se fosse um animal de carga?
Até quando os poderosos deste mundo vão pressionar psicologicamente um povo que erra por não conhecer as Sagradas Escrituras e o poder de Deus?
Até quando?! Até quando essa gente vai influenciar e chantagear emocionalmente as pessoas fazendo a maioria acreditar no engano ou mentira?
O povo sofre por falta de conhecimento (falta de Sabedoria, justiça amor, honestidade e verdade), ler Oseias 4: 6, ou seja, muitos cristãos imaturos que ainda se alimentam do leitinho espiritual estão sendo envenenados por acreditar no engano ou mentira daqueles que apoiam os iníquos, os quais saíram para vencer, mas por não ter sabedoria que vem do céu não conseguem esmagar seus inimigos, e no desespero, quando já estão em aflição e angustia (esmagados), associam-se com o trono da iniquidade, mas a glória deles será transformada em desgraça.
“Pode, acaso, associar-se contigo o trono da iniquidade, o qual forja o mal, tendo uma lei por pretexto? Ajuntam-se contra a vida do justo e condenam, o sangue inocente”(Salmos 94: 20, 21).
Ou seja, multiplica-se o exército de homens maus e injustos, mas Deus vai mudar a honra deles em vergonha!
“Quanto mais estes se multiplicaram, tanto mais contra mim pecaram; eu mudarei a sua honra em vergonha”(Oseias 4: 7).
Mas ainda resta uma esperança para todos, Deus ainda vai derrubar do trono os poderosos para salvar uma multidão de outras ovelhas, pequeninos sinceros que são espiritualmente ignorantes e imaturos.
“No passado Deus não levou em conta essa ignorância; Mas agora Ele manda que todas as pessoas, em todos os lugares, se arrependam dos seus pecados. Pois Ele marcou o dia que vai julgar o mundo com justiça, por meio de um Homem que escolheu. E deu prova disso a todos quando ressuscitou dentre os mortos esse Homem”(Atos 17: 30, 31).
Jesus deixou a glória que tinha junto do Pai, e como Filho de Deus se tornou grande na terra, porque Deus fez grandes coisas, agiu com o braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos, derrubou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes.
“Ele será um grande Homem e será chamado Filho do Altíssimo;...
...porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim. O Seu nome é Santo, e Ele mostrará a Sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações...” (Lucas 1: 32, 49, 50).
O menino Jesus crescia e se fortalecia; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus. Ler Lucas 2: 40, e com essa sabedoria Ele glorificou o Pai na terra, consumando a obra que lhe foi confiado para fazer, e a graça de Deus estava sobre Ele.
“Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer;...” (João 17: 4).
Ao lado do Filho, e com a ação do Espírito Santo, Deus criou o homem perfeito, e o homem foi feito à imagem e semelhança Deles, com inteligência, capacidade, entendimento e sabedoria.
Também disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;...”(Gênesis 1: 26).
O homem foi feito para ser um verdadeiro adorador, e como filho sábio, devia obedecer e adorar a Deus em Espírito e em verdade, mas o homem foi tolo, ele quebrou o antigo pacto feito com Deus, e desobedeceu os mandamentos da nova aliança, e ainda hoje, na sua ignorância espiritual, acha que Deus precisa ser servido por mãos humanas.
“Sendo, pois geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem” (Atos 17: 29).
O homem pecou e se corrompeu, então Deus decide destruir a terra, e com ela foi destruído o jardim do Éden, a vida pereceu juntamente com o homem que Deus havia criado.
“A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava cheia de pecado; porque todas as pessoas haviam corrompido o seu caminho na terra...” (Gênesis 6: 11, 12).
Hoje, a corrupção se repete com a mesma força que sucedeu no princípio, os homens estão corrompendo os seus caminhos, as cidades se encheram de violência, e o acusador dos verdadeiros cristãos já está firmando aliança com os religiosos da terra.
Haverá um grande confronto entre religiosos perversos e os verdadeiros filhos de Deus.
“...Será um tempo de grandes dificuldades, como nunca aconteceu desde que as nações existem...” (Daniel 12: 1).
A Sabedoria é Cristo produzindo fruto do Espirito na vida do cristão, ela é o dom que permite discernir qual o único Caminho a seguir, o qual tem o poder e autoridade para tirar o fardo pesado, curar as feridas, aliviar a dor e julgar a causa do povo oprimido, necessitado e injustiçado, e salvar todo aquele que for achado escrito no Livro da Vida. A Sabedoria Divina leva a pessoa fazer a escolha certa e tomar a melhor atitude a favor do povo que vive angustiado, com ela está o discernimento, humildade, e o Espírito de temor para agir de acordo com a vontade de Deus.
Os frutos da sabedoria deste mundo (humana): orgulho, inveja, amargura, egoismo, ostentação, jactância, e toda mentira contra a verdade (confusão).
“Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoismo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. Essa especie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica”(Tiago 3: 13 a 15).
Com a sabedoria humana o homem perverso pode imitar as obras dos justos para enganar, e com essa sabedoria do mundo ele influencia para o mal os que não nasceram de novo, esse ensinamento enganoso leva os próprios cristãos fazer o que é errado, e com ajuda do povo que não conhece a verdade o homem natural se torna forte, capaz de preparar um grande exército, fabricar armas poderosas, edificar palácios e ficar famoso no mundo dos negócios, tudo isso lhe proporciona fama e privilégios do reino deste mundo.
As obras da sabedoria terrena, e a ingratidão do povo acendem o furor da ira do SENHOR Deus.
“Assim, com as suas ações, o provocaram a ira;...
Acendeu-se, por isso, a ira do SENHOR contra o seu povo, e Ele abominou a Sua própria herança...” (Salmos 106: 29, 40).
O SENHOR Deus diz: “Povo de Israel, vocês querem pecar? Pois vão ao santuário de Betel e de Gilgal e ali pequem a vontade!...
Apresentem os pães da oferta de gratidão a Deus e depois saiam para contar a todo o mundo que fizeram ofertas de livre vontade. E como vocês gostam de fazer isso!...”(Amós 4: 4, 5).
Ou seja, se vocês não querem fazer a vontade de Deus, façam tudo do jeito que vocês sabem muito bem fazer, tenham o cuidado de praticar os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros, e depois saiam se exaltando para todo mundo, digam que vocês são o único povo vencedor. E como vocês gostam de se vangloriar!
Povo de Israel, escute esta canção triste que Eu canto a respeito de você: “Israel bela e pura como uma virgem, caiu e nunca mais se levantará! Está caída na sua própria terra, e ninguém a ajuda a se levantar!...” (Amós 5: 1, 2).
O que sucedeu com o povo de Israel, está acontecendo hoje com muitos que se dizem cristãos, por falta de temor de Deus e honestidade se entregaram à corrupção, seus negócios receberam os benefícios de investimentos que é abominável aos olhos de Deus, estes rejeitam a repreensão, e o testemunho de Jesus Cristo, não aceitam o amor da verdade para serem salvos, quando estiverem cantando antecipadamente o hino da vitória contra seus inimigos, repentinamente serão totalmente derrotados e destruídos.
“...Haverá gritos de dor em todas as cidades,...
Ai dos que desejam que venha o Dia do SENHOR! (Dia de batalha contra os inimigos!) Para que vocês querem esse dia? (dia de vingança?) pois será um dia de escuridão (dia de derrota) e não de luz (e não de vitória). Será como um homem que foge de um leão e dá de cara com um urso;...
Não será, pois, o Dia do SENHOR trevas e não luz? Não será completa escuridão sem nenhuma claridade? (Amós 5: 18 a 20).
Ou seja, para que vocês desejam esse dia de vitória? Ainda que vocês vençam a batalha e tentem impedir a ação dos inimigos, eles os perseguirão com a fúria de um leão, e vocês fugirão, e darão de cara com outro exército forte como um urso, e todos prevalecerão contra vocês, não será um dia de vitória para vocês, pelo contrario, será um dia de conquista para os inimigos. Porque é que vocês querem o Dia do SENHOR?
Para aqueles que não fizeram a vontade de Deus, e decidiram fazer aliança com idólatras o Dia do SENHOR será tempo de cegueira espiritual e tristeza, dia de escuridão total.
O SENHOR diz a Seu povo: “Olhem as nações em volta de vocês e fiquem admirados e assustados. Pois o que vou fazer agora é uma coisas que vocês não acreditam, mesmo que alguém contasse.
Estou atiçando os babilônios (inimigos), aquele povo cruel e violento, sempre pronto a marchar (fazer guerra) pelo mundo inteiro, a fim de conquistar a terra dos outros...
Os soldados babilônios zombam dos reis e caçoam dos governadores. Eles riem das fortalezas (Israel e Jerusalém); levantam uma rampa de ataque e as conquistam. Depois vão em frente como o vento que passa, eles não adoram outro deus senão a sua própria força” ( Habacuque 1: 5 a 11).
Habacuque não acredita que o próprio Deus vai atiçar os inimigos contra Israel.
“...Mas como podes tolerar esses traidores, essa gente má?...
Será que os babilônios nunca deixarão de lutar e, sem dó nem piedade, continuarão a matar os povos?” (Habacuque 1: 13, 17).
Os religiosos continuarão a matar espiritualmente os povos para conquistar as coisas inúteis do reino deste mundo.
De fato, a riqueza engana, e as pessoas orgulhosas nunca têm sossego. A ganância não tem fim...” (Habacuque 2: 5).
O profeta se posta no alto da torre de vigia e fica esperando ansiosamente a resposta de Deus. Ainda que demore, ela vem. Deus é Justiça mas também é Amor, Ele não mudou a sua natureza, o mal não prevalecerá. Deus não se aliou aos iníquos. No final, haverá diferença entre o justo e o perverso, somente os que servem a Deus em Espírito com humildade e verdade e foram fiéis a Ele viverão, Deus destruirá os gananciosos que tomam o que pertence aos outros; que se valem de fins egoístas para justificar os meios mais cruéis, que chegam ao poder escorando-se nas costas dos outros; que destroem e desumanizam; que adoram ídolos moldados por mãos humanas. A vida de todas essas pessoas está perdida, pouco importando a sua nacionalidade. Embora o furor da ira de Deus fizesse a terra tremer, Habacuque podia confiar em Deus, ele vê o caráter inevitável e a fúria do juízo, ele via o povo de Israel perdendo tudo o que era bom na vida, mas mesmo assim Habacuque 3: 17, diz que ele podia confiar em Deus, e se alegrar no SENHOR. (Referencia: Manual Bíblico SBB, segunda Edição revisada).
O Pai, o Filho e o Espirito Santo já estavam planejando uma adoração verdadeira em Espirito (Novo Nascimento) e em Verdade (Evangelho da Nova aliança).
Quando andou aqui na terra como Filho do Homem, Jesus praticava a justiça, honestidade, compaixão, santidade e bondade. Ele não mentiu, nem praticou fraude, nunca aceitou fazer investimento sujo (pilantragens), nem aplicou golpes em ninguém, o Filho amado de Deus não apostou em brigas, contendas e escândalos para vencer inimigos, Jesus não tinha um comportamento enganador ou ganancioso, nem desejou fazer justiça própria contra seus adversários. O Filho de Deus falava a verdade, porque ele é a Verdade, não omitia nem dissimulava, Ele não usava de esperteza, nem fazia alianças com os perversos para levar vantagem em tudo. Ou seja, os seguidores de Jesus têm mudança de caráter, vivem para honrar e glorificar o nome de Jesus e são vencedores por serem fiéis a Deus.
Jesus odeia as mesmas coisas que o Pai odeia, Ele também detesta a injustiça e as festas religiosas.
O SENHOR diz ao seu povo:
“Eu odeio, Eu detesto as suas festas religiosas; não tolero as suas reuniões solenes...
Parem com o barulho das suas canções religiosas; não quero mais ouvir a música da arpa (louvores). Em vez disso, quero que haja justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr...(Amós 5: 21 a 24).
Quando a Igreja ganha almas com justiça, honestidade, temor de Deus e louvores daqueles que adoram a Deus em Espírito e em verdade, há festa no céu, e grande alegria na terra. Mas ai dos iníquos!
O SENHOR, o Deus Todo Poderoso, fala através da Sua Palavra. Ele estava falando com o povo de Israel, e continua falando com sua Igreja hoje no Brasil e em todos os países do mundo.
“Ai dos que têm uma vida boa em Jerusalém! Ai de vocês que vivem sossegados em Samaria, vocês que são autoridades deste grande país de Israel, vocês a quem o povo vai pedir ajuda!...
Vocês não querem acreditar que o dia do castigo (julgamento final) esteja perto, mas o que vocês estão fazendo vai apressar a chegada de um tempo de violência. Ai de vocês que gostam de banquetes, em que deitam em sofás luxuosos e comem carne de ovelhas e de bezerros gordos! Vocês fazem músicas como fez Davi e gostam de cantá-las com acompanhamento de arpas. Bebem vinho com taças enormes, usam perfumes caros, mas não se importam com a desgraça do país...” (Amós 6: 1 a 6).
“...mas não se importam com a desgraça do país...”
Deus está repreendendo severamente os líderes do povo que fazem aliança com iníquos, os quais não se importam com a idolatria dos poderosos da terra, colocam confiança em homens e investem em pessoas gananciosas, e o segredo do sucesso dessa gente desgraça famílias inteiras, mas o que importa para o mundo é o negócio lucrativo que depende de xingamentos, discussão, palavrões, infidelidade conjugal e separações de casais, assim como houve divisão na casa de Davi, promiscuidade e brigas no seu palácio, e prosseguiu com montões de idolatria na casa de seu filho, haverá hoje, confusão espiritual na vida daqueles que não fazem a vontade de Deus, e entre seus filhos se espalharão os escândalos produzidos por eles mesmos. Em Romanos 16: 17, 18, Paulo diz: “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, que vão contra o ensinamento (verdadeiro Evangelho) que aprendeste; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso SENHOR, mas a si mesmos; e, com suaves palavras e bajulação, eles enganam o coração dos incautos (pessoas simples e sem conhecimento da verdade).”
Jesus não fez parte do reino dos grandalhões desonestos, os quais têm o coração satisfeito por ter conseguido o que desejam por meio de alianças com inimigos de Deus, estes promovem seus feitos, e gostam de ouvir o que é agradável, e as suas obras extraordinárias serão por um tempo exaltadas na presença das maiores autoridades da terra. Foi o que aconteceu com o rei Uzias, nos dias que buscou o SENHOR Uzias prosperou, Deus o ajudava, ele edificou cidades, venceu batalhas contra os inimigos, sua fama se espalhou até a entrada do Egito, se tornou em extremo forte, e edificou torres em Jerusalém e as fortificou, debaixo das suas ordens, havia um exército de soldados valentes, e todos estavam prontos para a guerra; eles marchavam para a batalha em grupos organizados (unidos na mesma fé) estavam à disposição do rei nas suas lutas contra os inimigos. A fama de Uzias se espalhou por toda a terra, e ele se tornou um homem renomado, e seu sucesso divulgou-se até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou extremamente forte.
Mas, havendo-se fortificado, exaltou-se o seu coração, e sua alma se encheu de orgulho, e essa foi a sua desgraça, e começou a transgredir contra o SENHOR, seu Deus.
O grande sacerdote Azarias e mais oitenta sacerdotes corajosos enfrentaram o rei dizendo: pois o senhor pecou contra Deus, e por isso Ele não vai abençoa-lo. Ao ouvir isso, Uzias ficou furioso com os sacerdotes, e no momento que ficou furioso, uma doença contagiosa da pele (lepra) apareceu em sua testa, e ele mesmo tratou de sair do templo de pressa, pois o SENHOR Deus o havia castigado, e por ter ficado impuro Uzias morava numa casa separada, e ficou proibido de entrar no templo. Ler II Cronicas 26: 8 a 21.
A lepra feriu o rei, e os sacerdotes tiveram a coragem de agir para expulsá-lo do templo, mas se o rei fosse justo, e a lepra tivesse atingindo os sacerdotes injustos, o que eles fariam com o rei?
Certamente ficariam furiosos e o matariam, não foi exatamente isso que os judeus (espiritualmente leprosos) fizeram com o SENHOR Jesus?
Eles rejeitam o nome de Jesus, e por não reconhecer que “Jesus Cristo é o SENHOR” do Templo (SENHOR do corpo, da alma e do espirito) a lepra atinge o altar (coração), ou seja, quando o nome de Jesus é rejeitado, as portas se abrem para a religiosidade, e as autoridades governamentais que fazem parte do reino injusto são bem recebidos e tratados com banquetes e suaves palavras e bajulação.
A lepra espiritual representa a imundícia do pecado, uma praga que não contagia somente a carne, mas também a alma e o espirito. Ler sobre as leis acerca da lepra Levítico 13: 1 a 59.
O preço da purificação para a salvação está em Jesus Cristo, mas é necessário que cada pessoa tome a decisão de santificar a sua vida, lavar as suas vestes espirituais de modo que elas sejam alvejadas no precioso sangue.
“...:São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro...pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono as apascentará e os guiará para as fontes da água da vida...”(Apocalipse 7: 14, 17).
O anjo da Igreja de Laodiceia estava sendo envergonhado porque não tinha investido na Palavra do Evangelho de Cristo (ouro refinado pelo fogo) para enriquecer a vida espiritual, nem o coração, alma e espirito estavam lavados no sangue do Cordeiro (vestiduras brancas) ele também não tinha sabedoria que vem do alto ou visão das coisas espirituais (colírio para ungir os olhos, a fim de que veja). Jesus aconselha que ele compre.
“Aconselho-te que de mim compres...” (Apocalipse 3: 18).
A lepra espiritual contamina o coração, e a sua mancha declara que a pessoa orgulhosa faz parte da imundícia do sistema deste mundo, e este mal se torna uma praga contagiante.
“Guarda-te da praga da lepra e tem diligente cuidado de fazer segundo tudo o que te ensinaram os sacerdotes levíticos; como lhe tenho ordenado; terá cuidado de o fazer” (Deuteronômio 24: 8).
Ou seja, a pessoa deve examinar cuidadosamente as Sagradas letras da Palavra de Deus, porque são elas que podem torná-la sábia para fazer tudo segundo o que Jesus Cristo ensinou; e são as Sagradas Escrituras que dão testemunho de Jesus, como o Espírito Santo nos ensina através da Palavra, devemos ter o cuidado de fazer.
A Igreja precisa chegar mais perto de Jesus Cristo para aprender fazer a vontade de Deus.
“Quando Jesus viu as multidões, subiu um monte e sentou-se. Os discípulos chegaram perto dele e Ele começou a ensiná-los...” (Mateus 5: 1, 2).
Aqueles que estão espiritualmente leprosos hoje, se afastam cada vez mais da Palavra de Deus, estes serão identificados pelos frutos, e as suas próprias obras condenam o seu estado espiritual.
Você deseja viver sem ser contagiado pela lepra espiritual?
Se você deseja, santifique a sua vida espiritual na verdade e no temor de Deus, e mantenha-se separado do pecado, fique perto do SENHOR Jesus, e seja cheio do Espírito Santo.
“Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o SENHOR; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei o vosso Pai, e vos series para mim filhos e filhas, diz o SENHOR Todo Poderoso.
Tendo, pois amados, tais promessas, purifiquemos-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” (II Coríntios 6: 17, 18).
Ou seja, abandonem a religiosidade, e não sejam dominados pelas doutrinas e preceitos de homens, não deixem a mentira dominar vocês, examinem cuidadosamente as Sagradas Escrituras e sejam obedientes a Deus.
“Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes. Pelo contrario, sejam santos, em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo...”
(I Pedro 1: 14 a 16).
O homem espiritualmente sábio conhece a Deus, e não busca a glória deste mundo, nem pede vingança contra os seus inimigos, mas ora por eles, e usa sua sabedoria e seus recursos para julgar a causa dos pobres e oprimidos, os quais têm livre acesso a presença do Pai.
O verdadeiro cristão deve dar bom exemplo e perseverar na presença de Deus até o fim. Muitos começaram bem, foram exaltados por fazer obras extraordinárias em favor dos injustiçados, mas não permaneceram na presença de Deus.
No principio Salomão fez a vontade de Deus, e foi exaltado por julgar a causa de duas mulheres, embora prostitutas, tinham livre acesso ao palácio do rei.
Após ouvir a sentença, as autoridades de Israel tiveram profundo respeito ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça. Salomão foi temente a Deus no inicio do seu reinado, não buscava justiça própria, nem precisava se vingar de seus inimigos, havia paz por todos os lados, e a sua reputação foi honrada por ter julgado a causa de pessoas pobres e injustiçadas.
Então, vieram duas prostitutas ao rei e se puseram perante ele para que julgasse uma causa de vida ou morte. Ler I Reis 3: 16 a 28.
“...Todo Israel ouviu a sentença que o rei havia proferido; e todos tiveram profundo respeito ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça”(I Reis 3: 28).
“...Todo Israel ouviu a sentença que o rei havia proferido; e todos tiveram profundo respeito ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça”(I Reis 3: 28).
A sabedoria humana tem seu valor por um tempo
Com a sabedoria terrena o homem pode construir um lar e se a cabeça da casa tem juízo e é prudente e disciplinado em tudo que fizer certamente seus filhos se tornarão pessoas respeitadas neste mundo, esse lar pode se afirmar com ajuda de uma mãe amorosa que se comporta com honestidade diante da sociedade corrupta e perversa. A casa onde a cabeça tem sabedoria e entendimento humano pode ser cheia de coisas bonitas e de valor extraordinário.
Exemplo:
A sabedoria terrena animal e diabólica produz resultados para aqueles que amam as coisas do reino deste mundo, atitudes erradas produzem alianças mundanas, e provocam opressão, acepção de pessoas, correria atrás das bençãos materiais, divisão e confusão.
Exemplo:
A sabedoria terrena, gananciosa e diabólica que fortaleceu o braço dos construtores da torre de Babel. Essa torre parecia ser uma obra extraordinária, mas no fim seu grande e sábio projeto começou desmoronar-se, as idéias brilhantes daqueles que desejavam implantar um reino na terra, acabou em fracasso e destruição.
Deus olhou lá de cima e não gostou do que viu, eles estavam tão unidos, mas isto não iria dar certo, o proposito não estava de acordo com a vontade de Deus. Nem toda união (mesma fé) é benção.
“Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificaram; e o SENHOR disse: Eis que o povo é um (estão unidos na mesma fé), e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem do outro...
Ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície da terra”(Gênesis 11: 5 a 9).
Hoje nós temos visto isto acontecer na vida daqueles que mergulham na religiosidade, eles resolveram fazer barulho, e estão trabalhando com suas próprias mãos para provocar a fama religiosa, mas entraram em confusão. Infelizmente vivemos este tempo, os poderosos fazem guerra entre eles, e todo mundo quer ser o primeiro, o maior, o mais rico e mais vitorioso, todos querem roubar a glória do SENHOR Jesus, buscam prestigio nas mídias, e não deixam a vontade de Deus prevalecer em suas vidas.
Esse espirito competitivo entrou no meio dos discípulos, e se não fosse os ensinamentos de Jesus, satanás poderia ter destruído o ministério deles.
“Naquela hora, aproximou-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?” (Mateus 18:1; e Marcos 9: 34).
Com a Sabedoria de Deus o homem se torna servo e aprende usar o conhecimento espiritual, e aquele que segue o exemplo de Jesus, pode ser considerado uma pessoas sábia, mas, os que rejeitam o verdadeiro Evangelho, mostram que não estão espiritualmente habilitados para ter um relacionamento saudável com o povo pobre e oprimido. Os tolos não olham para o ministério de Jesus, nem se comunicam com os miseráveis da terra, ainda não entenderam que os filhos, embora angustiados e aflitos, devem ter liberdade para entrar no Reino de Deus, e desfrutar da presença do SENHOR e Salvador: crianças, os enfermos, os leprosos, os cegos, surdos e mudos, os aleijados, as prostitutas, e outras mulheres que viviam oprimidas, todos tinham livre acesso a Ele, essa sabedoria é cheia de bondade, justiça, mansidão, compaixão e misericórdia, e não causa opressão.
A sabedoria espiritual produz riquezas que só pode ser armazenadas no Reino dos céus, e o resultado reflete no ministério do bom pastor e na vida espiritual do povo de Deus.
Qual é o caminho que você está seguindo?
O caminho da sabedoria terrena, ou, da Sabedoria que vem do alto?
Tiago diz que se conhece o homem inteligente pela mansidão da sua sabedoria e pelas suas obras.
Ou seja, suas obras exaltam os ensinamentos de Jesus, e imita o verdadeiro Evangelho o qual ensina que o homem deve ser manso e humilde de espirito. Ler Mateus 11: 29.
O homem carnal zomba da sabedoria de Deus, mas nas suas dificuldades (quando o terror chegar à sua casa), Deus rirá da sabedoria dele, Jesus voltará como Rei dos reis e virá sem misericórdia para levar com Ele os que deram valor à Sabedoria Divina.
O rei da Assíria era um homem que não valorizava a Sabedoria Divina, se gloriava na sua própria sabedoria quando conquistava as nações.
A sabedoria fala através da exortação, aquele que rejeita a repreensão andará nas trevas (caminho da morte eterna).
“Porque o mandamento é lampada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida”(Provérbios 6: 23).
Você deseja ter vida, e um lugar no meio dos que buscam a sabedoria que vem do alto?
Se deseja tirar proveito da sabedoria de Deus, atenda a repreensão.
“Os ouvidos que atendem à repreensão salutar no meio dos sábios tem a sua morada (Provérbios 15: 31).
Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato...” (Eclesiastes 7: 5).
A sabedoria deste mundo habita na casa dos poderosos, teólogos ateístas, filósofos e mestres religiosos, inimigos que zombam de Jesus e dos cristãos.
Com a sabedoria humana a mãe alimenta seu bebê com o leite
materno, e quando ele cresce a mãe lhe oferece alimentos saudáveis. Essa
sabedoria é fruto do amor da mãe que tem um coração humanamente bondoso e sábio.
Existe mensagens espirituais anunciadas pela sabedoria humana, mas
elas duram pouco tempo; existe o conhecimento histórico da Bíblia que todas as religiões do mundo podem conhecer, embora esse conhecimento também
tenha seu valor, produzirá uma mensagem que não poderá vivificar a vida espiritual, e acabará como as flores do campo, pois nas mensagens daqueles que
não nasceram de novo não há poder para fortalecer a vida espiritual, e o que é fraco e imortal (velha criatura) não permanece para sempre, mas quando o homem se despir da sabedoria
humana e se vestir da Sabedoria Divina, então tudo o que é imperfeito
desaparecerá, e a verdade se tornará cada vez mais forte e permanecerá eternamente.
A sabedoria terrena animal e diabólica produz resultados para aqueles que amam as coisas do reino deste mundo, atitudes erradas produzem alianças mundanas, e provocam opressão, acepção de pessoas, correria atrás das bençãos materiais, divisão e confusão.
Exemplo:
A sabedoria terrena, gananciosa e diabólica que fortaleceu o braço dos construtores da torre de Babel. Essa torre parecia ser uma obra extraordinária, mas no fim seu grande e sábio projeto começou desmoronar-se, as idéias brilhantes daqueles que desejavam implantar um reino na terra, acabou em fracasso e destruição.
Deus olhou lá de cima e não gostou do que viu, eles estavam tão unidos, mas isto não iria dar certo, o proposito não estava de acordo com a vontade de Deus. Nem toda união (mesma fé) é benção.
“Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificaram; e o SENHOR disse: Eis que o povo é um (estão unidos na mesma fé), e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem do outro...
Ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície da terra”(Gênesis 11: 5 a 9).
Hoje nós temos visto isto acontecer na vida daqueles que mergulham na religiosidade, eles resolveram fazer barulho, e estão trabalhando com suas próprias mãos para provocar a fama religiosa, mas entraram em confusão. Infelizmente vivemos este tempo, os poderosos fazem guerra entre eles, e todo mundo quer ser o primeiro, o maior, o mais rico e mais vitorioso, todos querem roubar a glória do SENHOR Jesus, buscam prestigio nas mídias, e não deixam a vontade de Deus prevalecer em suas vidas.
Esse espirito competitivo entrou no meio dos discípulos, e se não fosse os ensinamentos de Jesus, satanás poderia ter destruído o ministério deles.
“Naquela hora, aproximou-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?” (Mateus 18:1; e Marcos 9: 34).
Com a Sabedoria de Deus o homem se torna servo e aprende usar o conhecimento espiritual, e aquele que segue o exemplo de Jesus, pode ser considerado uma pessoas sábia, mas, os que rejeitam o verdadeiro Evangelho, mostram que não estão espiritualmente habilitados para ter um relacionamento saudável com o povo pobre e oprimido. Os tolos não olham para o ministério de Jesus, nem se comunicam com os miseráveis da terra, ainda não entenderam que os filhos, embora angustiados e aflitos, devem ter liberdade para entrar no Reino de Deus, e desfrutar da presença do SENHOR e Salvador: crianças, os enfermos, os leprosos, os cegos, surdos e mudos, os aleijados, as prostitutas, e outras mulheres que viviam oprimidas, todos tinham livre acesso a Ele, essa sabedoria é cheia de bondade, justiça, mansidão, compaixão e misericórdia, e não causa opressão.
A sabedoria espiritual produz riquezas que só pode ser armazenadas no Reino dos céus, e o resultado reflete no ministério do bom pastor e na vida espiritual do povo de Deus.
Qual é o caminho que você está seguindo?
O caminho da sabedoria terrena, ou, da Sabedoria que vem do alto?
Tiago diz que se conhece o homem inteligente pela mansidão da sua sabedoria e pelas suas obras.
Ou seja, suas obras exaltam os ensinamentos de Jesus, e imita o verdadeiro Evangelho o qual ensina que o homem deve ser manso e humilde de espirito. Ler Mateus 11: 29.
O homem carnal zomba da sabedoria de Deus, mas nas suas dificuldades (quando o terror chegar à sua casa), Deus rirá da sabedoria dele, Jesus voltará como Rei dos reis e virá sem misericórdia para levar com Ele os que deram valor à Sabedoria Divina.
“Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até
quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão? Escutem
quando Eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a Minha sabedoria
com vocês. Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram
atenção. Vocês rejeitaram todos os Meus conselhos e não quiseram que Eu os
corrigisse. Assim, quando estiverem em dificuldades, Eu rirei; e, quando o
terror chegar, Eu caçoarei de vocês...
Então vocês me chamarão. Mas Eu, a Sabedoria (Jesus), não
responderei. Vão procurar por toda a parte, porém não me encontrarão. “Vocês
não quiseram a Sabedoria e sempre se recusaram temer a Deus, o SENHOR...” (Provérbios 1: 22 a 33).
O
mundo já está em pânico em meio às transformações, e aqueles que não se
importam em buscar a Sabedoria Divina, podem até brilhar no reino deste mundo por um tempo, mas no final não terão nenhuma condição espiritual de ser
bem-sucedidos em tudo o que fizerem. Ou seja, não conseguirão armazenar riquezas no Reino de Deus, e o brilho magico e enfeitiçante que está na pompa e glamour do mundo se apagará.
“Os sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo,
brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará” (Daniel 12: 3).
O brilho está no poder da Palavra de Deus, e na Sabedoria para anunciá-la como Jesus anunciou.
O rei da Assíria era um homem que não valorizava a Sabedoria Divina, se gloriava na sua própria sabedoria quando conquistava as nações.
O SENHOR Disse:
“Ai do rei da Assíria!... Eu estou mandando que ele ataque um povo pagão,...
Mas o rei da assíria quer mais do que isso; ele tem os seus
próprios planos. Só pensa em conquistar muitas nações e destruí-las
completamente...”
Quando o SENHOR terminar tudo o que está planejando fazer no monte
Sião em Jerusalém, então ele vai castigar o rei da Assíria, aquele homem
orgulhoso e vaidoso. Pois o rei diz: “Fiz tudo isso com minha própria força e
com a minha sabedoria, pois sou inteligente.” (Isaías 10: 5, 6, 7, 12,
13).
A sabedoria Divina resplandece como luz em nossos corações, e essa
luz nos trás o conhecimento da glória de Deus.
Os que acertam em crer nas Escrituras Sagradas dizem: “Eu cri e por isso falei.” Pois assim nós, que temos a mesma fé em Deus, também falamos porque cremos”(II Coríntios 4: 13).
Os que acertam em crer nas Escrituras Sagradas dizem: “Eu cri e por isso falei.” Pois assim nós, que temos a mesma fé em Deus, também falamos porque cremos”(II Coríntios 4: 13).
A sabedoria fala através da exortação, aquele que rejeita a repreensão andará nas trevas (caminho da morte eterna).
“Porque o mandamento é lampada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida”(Provérbios 6: 23).
Você deseja ter vida, e um lugar no meio dos que buscam a sabedoria que vem do alto?
Se deseja tirar proveito da sabedoria de Deus, atenda a repreensão.
“Os ouvidos que atendem à repreensão salutar no meio dos sábios tem a sua morada (Provérbios 15: 31).
Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato...” (Eclesiastes 7: 5).
A sabedoria deste mundo habita na casa dos poderosos, teólogos ateístas, filósofos e mestres religiosos, inimigos que zombam de Jesus e dos cristãos.
Exemplo:
O filósofo e escritor Voltaire
Figura importante do mundo
Iluminista, produziu setenta (70) obras em quase todas as formas literárias.
Por dizer o que pensava foi preso duas vezes.
Será que pelo fato dele ser preso duas vezes e sofrer por ter a ideia de fazer a obra que tanto desejava, poderia falar com orgulho que era um homem privilegiado e amado de Deus?
Não. Porque o filho amado é preso por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus, e não por ser rico e abastado e ter grande influência entre os poderosos da terra.
Voltaire foi perseguido e preso duas vezes, porque fez parceria com os iníquos (empresários, políticos e outras autoridades religiosas), do reino deste mundo, muitos iníquos são presos por fazer aliança com pessoas desonestas e perversas, e quando esse pacto selado com aperto de mão é quebrado, há divisão e escândalos, e as obras que lhe proporcionam fama na mídia provoca a ira no coração de homens invejosos, e eles mesmos declaram guerra para destruir uns aos outros, conforme o costume deles.
“Aí os profetas oraram mais alto e começaram a se cortar com facas e punhais, conforme o costume deles, até que o sangue começou a correr...”(I Reis 18: 28).
Nem todo aquele que sofre nas mãos dos inimigos é honrado por Deus, a glória de Deus está na vida daqueles que sofrem por causa do nome de Jesus.
Homens honrados como o apóstolo Paulo, por exemplo, sofreram horrores por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus, ou seja, foram perseguidos por falar a verdade em o nome de Jesus, eles enfrentaram a morte, mas não fizeram aliança com os iníquos, nem deixaram de pregar o verdadeiro Evangelho.
Voltaire foi perseguido e preso duas vezes, porque fez parceria com os iníquos (empresários, políticos e outras autoridades religiosas), do reino deste mundo, muitos iníquos são presos por fazer aliança com pessoas desonestas e perversas, e quando esse pacto selado com aperto de mão é quebrado, há divisão e escândalos, e as obras que lhe proporcionam fama na mídia provoca a ira no coração de homens invejosos, e eles mesmos declaram guerra para destruir uns aos outros, conforme o costume deles.
“Aí os profetas oraram mais alto e começaram a se cortar com facas e punhais, conforme o costume deles, até que o sangue começou a correr...”(I Reis 18: 28).
Nem todo aquele que sofre nas mãos dos inimigos é honrado por Deus, a glória de Deus está na vida daqueles que sofrem por causa do nome de Jesus.
Homens honrados como o apóstolo Paulo, por exemplo, sofreram horrores por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus, ou seja, foram perseguidos por falar a verdade em o nome de Jesus, eles enfrentaram a morte, mas não fizeram aliança com os iníquos, nem deixaram de pregar o verdadeiro Evangelho.
Voltaire era influente,
seus livros foram lidos por toda a Europa e vários monarcas pediam seus
conselhos, mas ele rejeitava o Evangelho de Jesus Cristo.
Voltaire era um ateu,
rejeitou Jesus (não acreditava no amor de Deus pela humanidade), suas obras
reverenciavam o seu deus chamado “O arquiteto do universo.”
Assim como ele, muitos que valorizam a sabedoria terrena zombam de Jesus, e até hoje perseguem os cristãos, e por não buscar a sabedoria que vem do alto continuarão perseguindo os verdadeiros adoradores durante toda as suas vidas.
As últimas palavras de
Voltaire revelam um final terrível.
Apesar de sua inteligência e idéias brilhantes, e sua grande sabedoria não conseguiu se livrar do terrível tormento na hora da
morte.
Sua enfermeira disse: “Por
todo o dinheiro da Europa eu não desejaria reviver aquela noite. Ele gritou por
perdão a noite toda.”
(Voltaire Nasceu na cidade de Paris, em 21 de novembro de 1694 e morreu, na mesma cidade, em 30 de novembro de 1778.)
(Voltaire Nasceu na cidade de Paris, em 21 de novembro de 1694 e morreu, na mesma cidade, em 30 de novembro de 1778.)
“Quando vocês virem Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no
Reino de Deus e vocês estiverem do lado de fora, então haverá choro e ranger de
dentes de desespero” (Lucas 13: 28).
Quase todos os sábios deste mundo foram ateus, homens inteligentes
e líderes respeitados pelo povo e por autoridades governamentais.
Exemplo: Charles Darwin.
Ele era um homem influente,
alcançou a glória do mundo e foi muito elogiado diante dos homens ao convencer
a comunidade científica da ocorrência da evolução. Darwin recebeu as honras que
tanto desejava, mas também foi muito perseguido. Ele não foi perseguido por causa do nome de Jesus, nem por pregar o verdadeiro evangelho, sofreu perseguição porque entrou em competição com os poderosos deste mundo, e provocou inveja no coração dos iníquos os quais não eram diferente dele. Todos eram seguidores do
anticristo, e questionavam a existência de Deus, rejeitaram o verdadeiro evangelho. Charles Darwin estudou Medicina, e,
depois Teologia, conquistou fama como escritor. Ele ficou muito doente,
sofreu com muitos males físicos, psicológicos e espirituais, e assim permaneceu
durante o curso de sua vida, seus pensamentos eram obsessivos e suas noites
maldormidas eram de aflições e grande angustia.
Deus concederá sabedoria que vem do alto (Divina) para aqueles que vão investir na pregação
do verdadeiro Evangelho e Ele mesmo fará expandir os ensinamentos de Jesus para o mundo
inteiro, e quem governa é Jesus, e o Seu poder como Rei crescerá na terra e as
bases do seu governo serão justiça e o direito, desde o começo e para sempre.
“Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de
paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês
aumente pelo poder do Espírito Santo” (Romanos 15: 13).
Que a voz daqueles que anunciam o evangelho de Jesus seja
espalhada pelo mundo inteiro; e suas palavras alcancem a terra toda!
“...Pois a terra ficará cheia do conhecimento da glória do SENHOR
assim como as águas enchem o mar” (Isaías 11: 9; ler
também Habacuque 2: 14).
Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e em verdade,
e o Espírito da glória de Deus está na Palavra Viva.
A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus, então que essa fé
fortaleça ainda mais os filhos de Deus, e que a Salvação seja
pregada no mundo inteiro!
“Louvem para sempre o Seu nome glorioso, e que a Sua glória encha
o mundo inteiro! Amém! Amém!” (Salmos
72: 19).
Quanto mais pessoas tiverem conhecimento da glória de Deus, mais
satanás ficará furioso, então muitos religiosos, teólogos modernos, filósofos
ateus, e falsos cristãos aparecerão e enganarão muita gente.
“A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará;
mas quem ficar firme até o fim será salvo. E a boa notícia sobre o Reino de Deus
será anunciada no mundo inteiro como testemunho para toda a humanidade. Então
virá o fim” (Mateus 24: 12, 13, 14).
O homem aprende com sua própria sabedoria cada vez mais, adquire
mais conhecimento e a ciência se multiplicará, e nesses últimos tempos ele desenvolveu
mais técnicas, do que em todo tempo passado desde a fundação da primeira
cidade, construída por Caim filho de Adão. O homem natural se multiplicou e
começou evoluir e a sabedoria cresceu com ele, e a partir do século XX, quando surgiu o avião o homem se
orgulhou da sua inteligência, e se engrandeceu. E a terra se encheu ainda mais
do conhecimento, chegou o rádio, veio o telefone, a televisão e outros
equipamentos eletrônicos.
O que podemos dizer do
avanço da tecnologia escrita?
A sabedoria humana será
capaz de produzir destruição em massa. Os avanços humanos são tão espantosos
que o homem ganancioso destruirá tudo o que ele mesmo descobriu e construiu.
“Eu vi tudo isso quando pensei nas coisas que acontecem neste
mundo. Houve um tempo em que alguns tinham o poder, e outros sofriam, dominados
por eles” (Eclesiastes 8: 9).
O homem natural não consegue controlar nem a sua própria vida, mas
ele quer dominar o mundo para o seu próprio prejuízo.
“Ó SENHOR Deus, eu sei que o ser humano não é dono do seu futuro;
ninguém pode controlar o que acontece na sua vida” (Jeremias 10: 23).
“Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os
perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios
entenderão” (Daniel
12: 10).
“O temor do Senhor é o princípio do saber , mas os loucos
desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1: 7).
“Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!” (Apocalipse
3: 22).