PARTE
03, de 12
“... A Palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração, isto é, a Palavra da fé que estamos proclamando: ...” (Romanos 10: 8, 9).
Para
os que amam a Palavra e conhecem a mensagem não é difícil fazer a vontade de Deus, pois os
ensinamentos de Jesus Cristo são fáceis de entender para colocá-los em prática.
“...os mandamentos estão aqui com vocês; vocês os guardam no coração e podem recitá-los e por isso devem cumpri-los.
Hoje estou deixando que
vocês escolham entre o bem e o mal, entre a vida e a morte... Eu lhes dou a
oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a benção e a maldição.
Escolham a vida,..” (Deuteronômio 30: 11,14,19).
A mesma Palavra anunciada para “criar” o mundo e tudo o que nele há, foi pronunciada por Deus para “salvar” a humanidade.
A Palavra de Deus tem poder para conduzir às pessoas ao caminho da vida eterna, ela mostra a verdade e aponta o pecado dos filhos rebeldes para que se arrependam, dando-lhes a oportunidade de escolher a vida; mas as palavras inúteis dos falsos profetas servem para condenar inocentes, provocar aborto espiritual, oprimir os fracos na fé e gerar morte eterna.
“Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, cada pessoa vai prestar contas de toda a palavra inútil que falou. Porque as suas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado” (Mateus 12: 36, 37).
A palavra de Deus anunciada por Jeremias serviu para mostrar a transgressão do povo de Judá, ela condenou os culpados, e deu esperança de salvação aos que se arrependeram e confiaram na Palavra do SENHOR.
“O SENHOR Deus disse: “Povo de Judá, o seu pecado está escrito como ferro pontuado; está gravado com uma ponta de diamante no seu coração e no canto dos seus altares...
O SENHOR Deus diz:
“Amaldiçoarei aquele que se afasta de Mim, que confia nos outros, que confia na
força de fracos seres humanos...
“Mas Eu abençoarei aquele
que confia em Mim, aquele que tem fé em Mim, o SENHOR...” (Jeremias 17: 1, 5,
7).
Deus examina os pensamentos e coloca à prova os corações, Ele trata as pessoas conforme a sua maneira de viver, de acordo com o fruto que ela produz, ou a obra que faz por amor a Deus e ao próximo.
“..., e então todas as Igrejas saberão que Eu Sou aquele que conhece os pensamentos e os desejos de todos. Eu pagarei a cada um de vocês de acordo com que tiver feito” (Apocalipse 2: 23).
Todos os que buscam de todo o coração a ajuda do SENHOR por meio da Palavra terão entendimento através do Espírito Santo. A mensagem anunciada de acordo com a vontade de Deus produz fruto para a salvação. Mas é necessário OUVIR A PALAVRA, entender e praticar os ensinamentos de Cristo antes de anunciar e ensinar o povo. Quando o filho nascido do Espírito prega o amor à Palavra e coloca em prática, o povo quer aprender mais, as pessoas insistem que ele volte falar do assunto que trata das coisas do Reino de Deus.
“Quando Paulo e Barnabé estavam saindo da reunião, as pessoas pediram com insistência que eles voltassem no sábado seguinte a fim de falarem sobre o mesmo assunto... No sábado seguinte quase todos os moradores da cidade foram ouvir a palavra do SENHOR ...” (Atos 13: 42 a 52).
A
Palavra tem poder para fazer com que povos de todas as nações do mundo recebam
a benção do Reino de Deus, nela está o Espírito que dá capacidade para crer, e com
essa graça as pessoas podem tomar posse da vida eterna.
“Essa boa noticia que vocês receberam está trazendo muitas bênçãos e vai se espalhando pelo mundo inteiro. E foi isso mesmo que aconteceu com vocês, desde o dia em que pela primeira vez ouviram falar a respeito da graça de Deus e a conhecerem de verdade” (Colossenses 1: 5, 6).
Paulo OUVIU os ensinamentos de Jesus e PRATICOU o que aprendeu, por isso deixou um grande exemplo de vida para todos os que receberam e creram na Palavra.
“O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo o coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas foi por esse mesmo motivo que Deus teve misericórdia de mim, para que Cristo Jesus pudesse mostrar toda a Sua paciência comigo. E isso fica como exemplo para todos os que, no futuro, vão crer nele e receber a vida eterna” (I Timóteo 1: 15, 16).
“Sigam
o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo” (I Coríntios 11: 1).
Deus revela a verdade e a Sua Palavra age com poder para derrubar o império religioso opressor o qual esmaga a cana quebrada. Jesus pôs o Seu Espírito sobre os filhos de Deus; estes escolhidos levarão a mensagem de Deus com toda dedicação e farão a Sua vontade. Não se cansarão nem desanimarão de anunciar a Palavra até que todos aceitem os ensinamentos do Evangelho para serem salvos.
“Ó Pai, SENHOR do céu e da terra, Eu te agradeço por ter mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos! Sim, ó Pai, Tu tiveste prazer em fazer isso” (Mateus 11: 25).
O próprio Jesus enviou o Consolador e abriu os olhos dos que estavam espiritualmente cegos, e os seus escolhidos seguem felizes semeando o conhecimento da Sua Palavra, acendendo a luz da verdade e da justiça na vida dos que estão espiritualmente nas trevas.
“Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos vêem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouvirão” (Mateus 13: 16, 17).
Quem crer na Palavra do Evangelho, acreditar na ressurreição dos mortos e confessar que Jesus Cristo é o único SENHOR e Salvador, e continuar na presença do Pai, jamais ficará decepcionado, e não terá seu nome escrito no pó, nem será envergonhado diante de seus inimigos.
Se você disser com sua boca: “Jesus é o SENHOR” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Quem crer Nele não ficará desiludido. Isso vale para todos,... Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que pedem a ajuda do SENHOR serão salvos.” (Romanos 10: 9 a 13).
As pessoas vivem desiludidas porque têm buscado ajuda do ser humano, ou de uma liderança deformada, servem a religiosidade, assim permanecem espiritualmente fracas e não se convertem de verdade. A Igreja muitas vezes deixa de falar a verdade e não pode salvar a alma dessas pessoas, não vê o estado espiritual delas, nem clama para que sejam cheias de conhecimento da vontade de Deus para viver como o SENHOR quer.
“Por esse motivo, desde o dia em que ficamos sabendo de tudo isso, nunca paramos de orar em favor de vocês. Pedindo a Deus que encha vocês com o conhecimento da Sua vontade e com toda a sabedoria e compreensão que o Espírito de Deus dá” (Colossenses 1: 9).
Orar não é apenas exigir que Deus faça alguma coisa que não é da Sua vontade, mas é ter relacionamento íntimo e pessoal com Ele. Quando a pessoa ora segundo a vontade do Pai e tira tempo para ouvir a Sua Palavra, Ele responde e manda uma mensagem poderosa.
“Não é a minha Palavra como fogo”, pergunta o SENHOR, “e, como martelo que despedaça a rocha?
“Portanto”, declara o SENHOR, “estou contra os profetas que roubam uns dos outros as minhas palavras ... e eles não trazem beneficio algum a este povo” declara o SENHOR” (Jeremias 23: 29 a 32).
Elias orou e pediu uma resposta dos céus, Deus respondeu com fogo, e o povo gritou: O SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus! Ler I Reis 18: 36 a 39.
Deus pode dar para os seus
filhos porção dobrada do Seu Espírito: duas vezes mais poder do que os profetas
do passado receberam.
ELIAS
Elias foi um forte defensor do verdadeiro Deus em Israel, ele serviu o único SENHOR que deve ser servido e adorado com reverencia, coragem e temor. Elias profetizou durante o reinado do rei Acabe. O livro dos reis começa falar do profeta quando ele já está grande. A sua historia é contada a partir do capítulo 17 de I Reis. Elias surgiu em um período critico, Israel estava sendo governado por reis maus, corruptos e idólatras. Onri, pai de Acabe, fez o que era mau aos olhos do SENHOR: “...Onri, porém, fez o que o SENHOR reprova e pecou mais do que todos os que reinaram antes dele" (I Reis 16: 25). Quando Onre morreu, em seu lugar reinou seu filho Acabe, este fez pior do que todos os reis que lhe antecederam. Acabe se casou com Jezabel, essa mulher trouxe força política, benefícios comerciais, opressão e divisão religiosa. Foi um período marcado por abuso de poder, crimes, extrema miséria, corrupção e apostasia. Um exemplo foi o que ela fez com Nabote quando este não concordou em vender o terreno com a plantação de uvas a seu marido Acabe. Depois que ela mandou matar Nabote, Elias profetizou contra a família de Acabe, falou o que Deus mandou dizer, e a profecia se cumpriu após a morte de Acabe, a desgraça caiu sobre a família conforme Elias havia profetizado. Jezabel é morta, e as cabeças dos setenta príncipes filhos de Acabe foram colocadas em cestos e lançadas nos portões da cidade de Jezabel, também morreram todos os parentes de acabe e todas as autoridades do seu governo, amigos íntimos e sacerdotes. Não escapou nenhum deles. Tudo isso provou que a palavra do SENHOR não volta atrás, aquilo que prometeu por meio do seu servo Elias aconteceu (I Reis 21: 1 a 29; e, II Reis 9: 30 a 37; e, 10: 7 a 11).
Em meio ao crime moral,
social e espiritual, Deus pôde contar com a coragem de Elias para ser Seu
porta-voz, e ele obedeceu mesmo colocando a sua vida em risco. A Palavra
mostra que Deus é fiel para suprir todas as necessidades de Seu povo, e
ensina a lição de um verdadeiro profeta. O ministério de Elias foi marcado por
profecias que se cumpriram, grandes milagres, desafios e muitas experiências
com Deus. Ele teve os cuidados de Deus de varias formas, entre elas, através de
uma viúva estrangeira que não tinha ninguém que tomasse conta dela, da qual nada
se podia esperar, esta vivia em Sarepta, perto de Sidom, um território
considerado de baal. Aquela viúva alimentou Elias, por meio da fé de Elias e
daquela viúva Deus mostrou que cuida dos mais pobres entre os pobres. Para
alimentar os que perecem de fome, Deus conta com a fé pura de líderes que são
responsáveis pelo povo. Os líderes de Israel mataram os profetas de Deus, e a
fome reinava naquela terra:
“...,havia muitas viúvas em
Israel no tempo do profeta Elias,...Porém Deus não enviou Elias a nenhuma das
viúvas que viviam em Israel,...” (Mateus 4: 25, 26).
A
mensagem sobre a vida de Elias serve para desperta os cristãos que temem a Deus
e desejam usar a Palavra para ajudar salvar os filhos que ainda não se
arrependeram, e que estes possam pedir perdão a Deus para entrar com seus pais
e irmãos no Reino dos céus. O próprio SENHOR Jesus fará com que os pais e filhos
façam as pazes para que ele venha e todos sejam levados para a sua glória junto
com os salvos.
“...,
para vocês que me temem, a minha salvação brilhará como o sol, trazendo vida
nos seus raios...” (Malaquias 4: 2).
Elias ficou conhecido como o maior de todos os profetas. Porém, no monte da transfiguração Deus deixa claro que seu Filho Jesus é MAIOR. Elias e Moisés representavam a Lei e os profetas, entretanto uma voz que veio do céu disse: “Este é o meu Filho querido, que me dá alegria. Escutem o que Ele diz! (Mateus 17 :1 a 5).
Essa mensagem mostra claramente que a Lei e os profetas
devem dar lugar ao mandamento de Jesus. Cristo é a Verdade e ele mesmo selou a
nova aliança com sangue, a qual é revelada por meio da Sua Palavra. Com o poder
da Palavra é possível confrontar os falsos profetas. Elias desafiou os profetas
de baal no monte Carmelo, e propôs um teste para provar quem servia o Deus
verdadeiro, ou que Deus deve ser seguido. Inicialmente os falsos profetas
invocaram a baal, porém em vão. Enquanto
insistiram em orar a baal, Elias zomba deles. Chega a vez de Elias, ele
restaura o altar, coloca mais água, e ora uma única vez ao verdadeiro Deus, e o
Todo-Poderoso envia fogo do céu para consumir tudo que havia no altar. Os
profetas de Jezabel morreram, e ao ser informada da morte de seus profetas,
Jezabel faz um voto de matar Elias. Ele foge de medo, ora e pede para morrer.
Deus sustenta Elias e mostra que este não tem mais trabalho a fazer como
profeta, e que ele não é o único adorador do verdadeiro Deus de Israel, ainda
havia 7.000 que não se curvaram a baal. Elias profetiza a morte de Acabe, e anuncia
o mesmo fim para Jezabel,e a profecia se cumpre.
A Palavra de Deus é fogo consumidor. Sua mensagem é como
uma marreta que quebra grandes pedras.
ELISEU
Eliseu substituiu o profeta Elias, ler II Reis 2: 9 a 13. Eliseu foi líder dos filhos dos profetas no reino de Israel, por cerca de cinqüenta anos, desde o inicio ele sabia das coisas terríveis que o rei da Síria iria fazer contra o povo de Israel, seu ministério começou a partir do inicio do reinado de homens que cometeram iniquidades, rei que seguiram os maus caminhos de Acabe. Ler II Reis 8: 12 a18.
O
profeta Eliseu não deixou nada escrito, mas os seus feitos estão registrados
nos dois livros dos reis. Do lugar do seu nascimento, da sua linhagem, e da sua
idade e quando foi convocado para o serviço de Deus nada sabemos. Mas temos informações
suficiente para saber que Eliseu era de
uma família temente a Deus e trabalhava na fazenda de seu pai, Safate. Elias
encontrou o jovem Eliseu lavrando com doze juntas de bois. Elias passou por ele
e lançou o seu manto. Era um gesto simbólico, e Eliseu entendeu o plano de
Deus. Sua submissão foi imediata: correu após Elias. Sem discutir condições,
pedindo apenas oportunidade para despedir-se se seus pais, o que Elias lhe
concedeu.
Eliseu foi chamado, mas ainda não estava preparado, era
necessário tempo para a aprendizagem e durante sete ou oito anos Eliseu foi
assistente de Elias, prazo que houve silêncio entre os dois nas crônicas
bíblicas.
O relacionamento de Eliseu com Elias era de servo fiel, humilde e submisso, fato que convenceu Jeosafá a ir procurá-lo para resolver um problema sério. Ler II Reis 3: 11,12.
O relacionamento de Eliseu com Elias era de servo fiel, humilde e submisso, fato que convenceu Jeosafá a ir procurá-lo para resolver um problema sério. Ler II Reis 3: 11,12.
Há também uma referencia a ele no Novo Testamento. Jesus falou a respeito de Eliseu para confrontar a maldade dos líderes de Israel, os quais mataram os verdadeiros profetas, eles viviam na sinagoga, mas entre eles havia pessoas enfermas e muitos leprosos, nenhum deles foram curados, no entanto, Eliseu teve parte na cura de Naamã. Ler Lucas 4: 27, 28.
A mensagem sobre o chamado de Eliseu pode ensinar a Igreja
não desprezar o discipulado, como se fosse algo desnecessário, um período de
aprendizagem para os que são chamados para o trabalho do SENHOR pode evitar que
aconteça problemas de relacionamento no corpo de Cristo que é a Igreja. O ensino
é de extrema importância para o obreiro ser aprovado, que deseja saber como se
tornar um servo humilde e submisso a Deus, respeitar superiores que têm a honra
que Elias tinha, e anunciar a palavra de Deus sem ter do que se envergonhar.
Quando Elias perguntou a Eliseu o que ele gostaria de receber dele, a resposta
foi imediata, disse que desejava que Elias lhe concedesse porção dobrada do seu
Espírito. A herança de Elias seria de ordem espiritual. Elias fez oito
milagres, Eliseu fez o dobro, dezessete. Jesus também deseja que sua Igreja colha
o dobro dos frutos que ele colheu quando andou aqui na terra, e faça o dobro
das obras que Ele fez.
Eliseu viu Elias ser levado ao céu num redemoinho.
Um dia todos verão a Igreja de Cristo subir ao encontro do
noivo, Jesus Cristo.
Jesus virá para buscar a Sua Igreja, todos os que guardaram a Sua Palavra serão protegidos debaixo das asas de Deus no dia do juízo final.
“Venho em breve! retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa” ( Apocalipse 3: 11).
Jesus virá para buscar a Sua Igreja, todos os que guardaram a Sua Palavra serão protegidos debaixo das asas de Deus no dia do juízo final.
“Venho em breve! retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa” ( Apocalipse 3: 11).
“Aquele
que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve!...”
(Apocalipse 22: 20, 21).
Os
sábios que são humildes para ouvir gravam a Palavra na mente e escrevem os ensinamentos de Jesus na tabua do coração, estes com Espírito de temor entenderão os
propósitos de Deus.
“Muitos serão purificados,
embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum
deles entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12: 10).
“O temor do Senhor é o
princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios
1: 7).
“Quem tem ouvido ouça o que
o Espírito diz às Igrejas!” (Apocalipse 3: 22).