terça-feira, 24 de janeiro de 2017

JOVENS APAIXONADOS TROPEÇAM NA ARMADILHA DE SATANÁS E TORNAM-SE FILHOS SEM JUÍZO

Parte 01

Homens e mulheres foram chamados para representar a Igreja de Cristo, santa, pura, linda e perfeita, mas alguns quando ainda eram jovens se desviaram da verdade, esqueceram do seu Criador e não foram escolhidos.

"Lembre-se do seu Criador enquanto você ainda é jovem,..." (Eclesiastes 12: 1).

Os jovens deviam saber que a culpa de uma infidelidade no casamento não é somente contra o corpo físico, pois o pecado da pessoa infiel não é apenas sexual, também é espiritual.
Alguns são capazes de preservar a virgindade e manter o corpo saudável e perfeito, mas a beleza admirável é usada como meio de enriquecer e receber honras e glórias do mundo. Os que andam no caminho da vida se não vigiar, podem se perder, desviar da verdade e pegar um atalho sem volta. Nesse atalho os jovens cometem injustiça contra a vida, e toda injustiça tem grandes consequências. Foi o caso do pecado da antiga Jerusalém (reinado de Davi e Salomão).

"Em todas as nações falaram da sua beleza perfeita porque fui Eu que a fiz assim tão linda... Mas você se aproveitou da sua beleza e da sua fama para dormir com qualquer um que passa... Durante a sua vida miserável de prostituta, nem uma vez lembrou da sua juventude,..." (Ezequiel 16: 14, 15, 22).

Ou seja, Jerusalém deixou de amar e adorar ao seu Criador para fazer aliança com o sistema corrupto deste mundo, ela correu atrás de seus grandes ídolos, foi em busca de apoio de seus amantes. A prostituta é paga, mas Jerusalém era diferente, ela ofereceu dinheiro fácil aos comerciantes ou empresários que tomaram parte na sua imoralidade, seus amantes receberam muitos presentes, ao invés de receber, ela pagava para alcançar o poder, seu objetivo era ter aceitação e aplausos dos reis do Egito, Assíria, Babilônia e outras nações inimigas de Deus.

"Ai de você! Sim! Ai de você!... Você arrastou sua beleza pela lama e se ofereceu a todos os que passavam e se afundou cada vez mais na prostituição e na adoração de ídolos. Você convidou os egípcios,...Não satisfeita com isso, você correu atrás dos assírios,...depois você serviu de prostituta para os babilônios, aquela nação de comerciantes,... Você é como uma mulher que, em vez de amar o seu marido, comete adultério com estranhos..." (Ezequiel 16: 23 - 34).

Jesus Cristo é a fonte de toda a riqueza, mas se a pessoa não cuida da vida espiritual segundo o exemplo de Cristo, mesmo sendo materialmente rica, se torna pobre, impura, cega e nua aos olhos de Deus. Jovens que se entregam às paixões desenfreadas não se santificam na verdade, perdem o juízo e cometem loucuras, quando chegam na fase adulta não querem assumir responsabilidades nem se comprometem com o trabalho honesto, tornam-se amantes do mundo, fazem alianças com pessoas que amam o dinheiro fácil, sonham em conquistar o poder, quererem ficar ricos e receber aplausos, alcançam o que desejam e sem perceber se desviam do caminho da vida eterna.  

"....Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição. Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimento" (I Timóteo 6: 9,10).

Deus toma conta e sempre vai proteger o casamento quando o cônjuge cuida do Templo do Espírito Santo com amor, temor, zelo e respeito, Deus quer ser adorado e glorificado na vida do casal que santifica a vida para servir o SENHOR Jesus unidos como se fossem uma só pessoa.  

"Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá... Não deem ao diabo oportunidade para tentar vocês" (Efésios 4: 3, 27).

Os cônjuges cristãos devem ser exemplo para os que não nasceram de novo, completamente dedicados a Deus, verdadeiros adoradores que adoram o Pai em Espírito e em verdade.

"Que cada um saiba viver com a sua esposa de um modo que agrade a Deus, com todo o respeito e não com paixões sexuais baixas, como fazem os incrédulos, que não conhecem a Deus...Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a Ele...procurem viver em paz, tratem dos seus próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho, como já dissemos antes. Assim, aqueles que não são cristãos os respeitarão, e vocês não precisarão viver  às custas de ninguém" (I Tessalonicenses 4: 4, 5, 7, 11,12).

O apostolo Paulo vivia do seu próprio trabalho e os que não eram cristãos o respeitavam por isso. Mas os fariseus hipócritas e outras autoridades de Israel, segundo Isaías 56:10, viviam despreocupados, estavam sempre deitados dormindo. Na época de Jesus, as autoridades tentavam ganhar a vida com facilidade, e ganhavam muito dinheiro fazendo negócios ilícitos dentro do templo (Mateus 21:12,13).  Estes tratavam a profissão de Paulo como algo insignificante. Deus, por intermédio de Isaías, condenou os líderes de Israel chamando-os de "preguiçosos". Mas Paulo tinha moral para aconselhar e dar exemplo às autoridades. Quando se encontrou com os bispos da Igreja de Éfeso, deu-lhes aviso que Deus podia ajudá-los a progredir espiritualmente e também dar-lhe bençãos sem medida que Ele mesmo preparou para o seu povo, porém, estes não deviam cobiçar a riqueza dos poderosos deste mundo. Pelo contrario, deviam dar aos necessitados, porque é mais feliz quem dá do quem recebe. 
Enquanto esteve com eles, Paulo não parou de ensinar, quando partiu, entregou a vida e o ministério daqueles homens aos cuidados de Deus, e falou do seu próprio exemplo:
"...E agora eu os entrego aos cuidados de Deus e da palavra da sua graça. Pois Ele pode ajudá-los a progredir espiritualmente e pode dar-lhes bençãos que guarda para todo o seu povo. Não cobicei nem a prata nem o ouro, nem a roupa de ninguém. Pelo contrario, vocês sabem que eu trabalhei com minhas próprias mãos e consegui tudo o que eu e meus companheiros de trabalho precisávamos. Em tudo tenho mostrado a vocês que trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados... " (Atos 20: 32 - 35).

Paulo trabalhava anunciando o evangelho, mas não vivia do evangelho, embora tivesse esse direito, preferia trabalhar para suprir suas necessidades e sustentar seus companheiros de trabalho. 

"Vocês sabem muito bem que devem seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vocês sem trabalhar. Não temos recebido nada de ninguém, sem pagar; na verdade trabalhamos e nos cansamos...É claro que temos o direito de receber sustento; mas não temos pedido nada a fim de que vocês seguissem o nosso exemplo" (I I Tessalonicenses 3: 7- 9).

Paulo tinha uma profissão, com suas próprias mãos fazia tendas. Quando foi visitar Áquila e sua esposa Priscila, acabou ficando ali para trabalhar com eles.

"...,porque a profissão de Paulo e a deles era a mesma, isto é, fazer barracas" (Atos 18: 3).
"Temos nos cansado de trabalhar para nos sustentar..." (I Coríntios 4:12).

Antes de se casar, namorados ou noivos, precisam se entregar a Cristo para ser totalmente regenerados, e ter uma mente completamente renovada. Os que nascem de novo aprendem por meio da Palavra fazer a vontade de Deus, estes não vivem no pecado, pelo contrario, fazem o que é certo e se tornam imitadores de Cristo. 

"Meus filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que faz o que é correto é correto, assim como Cristo é correto. Quem continua pecando pertence ao diabo...Quem é filho de Deus não continua pecando porque a vida que Deus dá permanece nessa pessoa. E ela não pode continuar pecando porque Deus é o seu Pai..." (I João 3: 7 a 10).

Para nascer de novo é preciso abandonar os hábitos da velha natureza.

"Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. É preciso que o coração e a mente de vocês seja completamente renovados" (Efésios 4: 22, 23).

Se a jovem esposa não aprende obedecer aos mandamentos do SENHOR Jesus, por falta de conhecimento perecerá; se ela não nascer de novo não conseguirá respeitar a autoridade do marido.

"Esposa, obedeça ao marido, como você obedece ao SENHOR" (Efésios 5: 22). 

Jovem, como você tem obedecido ao SENHOR Jesus?

"Portanto, assim como a Igreja é obediente a Cristo, assim também a esposa deve obedecer em tudo ao seu marido" (Efésios 5: 24).

É claro que o Espírito Santo não está falando de uma obediência cega e opressora, mas de submissão voluntária, com espírito alegre, fruto do Espírito Santo. A esposa obedece ao marido que a ama como Cristo amou a Igreja, os dois devem respeitar um ao outro com amor e temor de Deus. Se o marido a ama como Cristo amou a Igreja, o próprio Deus o honrará e seus filhos serão abençoados como a Sua Palavra diz, caso contrario, ainda que a esposa obedeça as ordens cegamente, o marido opressor será desmerecido e envergonhado pelo próprio Deus. 

"Marido, ame sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu sua vida por ela" (Efésios 5: 25).

Dar a vida pela esposa é cuidar com zelo e dedicação, providenciar não somente o alimento que perece, mas também o que permanece para a vida eterna. A esposa se torna espiritualmente pura quando o marido a purifica com a Palavra de Deus, ele faz isso para trazer para perto de si uma esposa espiritualmente bela, pura e perfeita, sem mancha de pecado. O marido que se empenha em fazer o seu papel de cabeça ou líder da casa, apresenta a sua esposa e toda a sua família a Deus, ou seja, seus filhos serão luz diante de Deus e dos homens. 

"Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua Palavra. E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja com toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito...
Há uma verdade imensa revelada nessa passagem das Escrituras, e eu entendo que ela está falando a respeito Cristo e da Igreja. Mas também está falando a respeito de vocês: Cada marido deve amar sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido" (Efésios 5: 26, 27, 32, 33).

Se não houver obediência voluntária a palavra de Deus e comprometimento como Cristo se comprometeu por amor a sua Igreja, a casa começa cair. Se o marido não ama a sua esposa de verdade, como Cristo amou, e estes não vivem unidos servindo um ao outro com coração puro, sincero e honesto como Deus ensina na Sua Palavra, a aliança é quebrada. 
A falta de amor, respeito e tratamento justo é uma infidelidade tão destrutiva quanto à infidelidade sexual. 
A infidelidade espiritual acontece quando o marido ou esposa não valorizam a benção de fazer tudo junto como se fosse um só corpo, um só espírito e uma só alma. A mulher é  “auxiliadora do seu marido”, para auxiliar seu esposo ela precisa primeiro, fazer a vontade de Deus.

"A boa esposa é orgulho do marido, mas a esposa que traz vergonha ao marido é como câncer nos ossos dele...Os maus serão destruídos e não deixarão descendentes, mas a família do homem correto permanecerá" (Provérbios 12: 4, 7).

O homem que deseja ser honrado por Deus, precisa ter entendimento espiritual e humildade para praticar as coisas que Deus ensina, caso contrario ele será envergonhado e desprezado.

"Quem tem compreensão recebe elogios, mas quem tem coração perverso é desprezado" (Provérbios 12: 8).  

A mesma coisa acontece com a mulher, se ela quer ser como pedras preciosas, precisa ter juízo: buscar a sabedoria que vem do alto, compreender e praticar a Palavra de Deus.

"A mulher sábia constrói o seu lar,  mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos" (Provérbios 14: 1).

A mulher sábia cuida da sua vida espiritual com temor de Deus. Ela se alimenta da Palavra, auxilia seu marido de acordo com a verdade do Evangelho, prepara o alimento da sua família e coloca os serviços domésticos aos cuidados da secretária do lar, ou divide o trabalho com seu marido e filhos. Mesmo assim, para ganhar o seu próprio dinheiro e dar conta de tudo na casa, a mulher precisa ser espiritualmente forte; ela nunca tem preguiça de cuidar da sua família, se for preciso trabalha até tarde da noite e se levanta de madrugada.

“Ela se levanta de madrugada para preparar comida para a família e para dar ordem às empregadas... É esforçada, forte e trabalhadora. Conhece o valor de tudo o que faz e trabalha até tarde da noite” (Provérbios 31: 15).

O homem espiritual também conhece o valor de tudo o que faz, ele é esforçado e trabalhador, ainda que humanamente seja fraco, mas pela fé na Palavra de Deus ele pode dizer confiantemente: "EU posso todas as coisas naquele que me fortalece!"  
Até os mais fracos dos lavradores foram chamados por Deus para se apresentar não apenas como homens que viviam sossegadamente, mas deveriam transformar suas ferramentes que usavam na terra ou no campo (enxadas e foices) em espadas e lanças, precisavam despertar e se aprontar para vencer seus inimigos (problemas que causam miséria e destruição espiritual).

"Forjai espadas de vossas enxadas, lanças de vossas foices, diga o fraco: Eu sou forte! (Joel 3:10).

Forjai espadas de vossas enxadas. 
O que significa "forjar"? 
Forjar uma enxada significa modelar ou moldar o ferro em uma temperatura muitíssimo elevada, transformá-la em uma outra ferramenta de trabalho, inventar, dar origem a alguma coisa nova, criar algo a partir do nada. Quem dá sabedoria para criar algo novo é o Espírito Santo.

Exemplo de criar uma coisa nova para sair da miséria espiritual: Existe pobres e necessitados que dormem muito por viver desanimados, se sentem fracos, vendo seus filhos passando fome, mas ao invés de ficar dormindo o dia inteiro, eles podem se levantar e procurar na cozinha uma panela velha, pois com a ajuda do Espírito Santo o homem é capaz de transformar uma simples panela numa poderosa ferramenta para iniciar um negócio abençoado, algo que no princípio pode parecer insignificante, mas se for abençoado por Deus, se tornará algo grande para honra e glória do SENHOR Jesus. 

                       Brigadeiro no Pote. Vale presentear, vale como lembrancinha de festa!Resultado de imagem para bolos decorados no vidro

lllllformigas.



Sa
lva
Os jovens preguiçosos que gostam de dormir podem aprender com as formigas.

"Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas Elas não tem líder, nem chefe, nem governador, mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar?
Então o preguiçoso diz:"Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços, e descansar mais um pouco". Mas enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado" (Provérbios 6: 6 -11).

"Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas..."

Assim todos ficarão sabendo que o Deus do SENHOR Jesus Cristo é o Deus dos verdadeiros cristãos.

"Então Jesus disse a eles: "O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho"  (João 5:17).

Deus tem coisas maravilhosas para realizar na vida de seus filhos que fazem a Sua vontade.

"Quando fizestes coisas maravilhosas que nem esperávamos, tu descestes do céu, e as montanhas tremeram diante de ti. Nunca ninguém viu ou ouviu falar de um outro deus além de ti, de um deus que faz coisas assim em favor dos que confiam nele. Tu aceitas os que fazem com prazer o que é direito, os que lembram de viver de acordo com a tua vontade... " (Isaías 64: 3 - 5).

"Transformem os seus arados em espadas e das suas foices façam lanças. Que até os fracos digam que são fortes!... Deus diz ao seu povo: "Assim vocês vão ficar sabendo que EU SOU o SENHOR, o Deus de vocês..." (Joel 3: 10,17).

A pessoa espiritual será recompensada, ainda que a promessa pareça demorar a chegar, a Palavra se cumprirá sem falta; mas é preciso fazer a vontade de Deus, se levantar da acomodação e agir, feito isso é só esperar pacientemente porque Deus é fiel. Se a mulher alimenta a sua própria casa com o pão que não perece e ainda guarda a semente para semear na terra do coração de outras pessoas necessitadas, certamente seus filhos vão colher o fruto da Palavra que ela espalhou.  

"Você será recompensado pelas coisas boas que disser e receberá de volta aquilo que fizer"(Provérbios 12:14).

 A mulher de Deus trabalha para ajudar os outros herdar a vida eterna, esta encontrará paz e felicidade. 

"Ajuda os pobres e os necessitados" (Provérbios 31: 20).

O trabalho da mulher sábia serve de exemplo para o homem que vive buscando o seu interesse próprio e preocupado com coisas inúteis, se for humilde para ouvir, pode aprender ajudar os outros. Quando a pessoa se empenha para fazer o bem, torna-se mais amável e exala o perfume de Cristo diante de Deus e dos homens. 

"As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram. Quem é direito serve de guia para o seu companheiro, porém os maus se perdem pelo caminho... Por mais que o preguiçoso deseje alguma coisa, ele não conseguirá, mas a pessoa esforçada conseguirá o que deseja"  (Provérbios 12: 25, 26; - 13: 4).). 

Quem rejeita a correção comete os mesmos crimes dos filhos de Israel, os quais profanaram o Templo de Deus, casando com mulheres ingênuas, imaturas, religiosas e idólatras, e, ao cometer traição (adultério) e prostituição espiritual, abandonaram o caminho da justiça de Deus, cobriram o altar de gemidos, choro e muitas lagrimas de injustiça.

“... Existe outra coisa que vocês fazem: gemem e choram, cobrindo de lagrimas o altar de Deus..., E cada um de vocês pergunta: “Por quê?  É porque Deus sabe que você tem sido infiel a sua esposa, a mulher com quem casou quando era moço. Ela era sua companheira, mas você quebrou a promessa que fez na presença de Deus de que seria fiel a ela... Pois o SENHOR Todo-Poderoso diz: “Eu odeio o divórcio, eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto tenham cuidado, e que ninguém seja infiel a sua mulher” (Malaquias 2: 12-16).

Os jovens sábios afastam-se daqueles que não têm juízo nem interesse pela Palavra de Deus. 

"Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada para ensinar" ( Provérbios 14: 7).

Gente orgulhosa e vazia do Espírito Santo não tem nada para ensinar porque fazem aquilo que Deus abomina. Praticando o que Deus detesta terão que suportar a vergonha e aguentar grande humilhação. 

"...Sodoma e as suas filhas eram orgulhosas porque tinham muita comida e viviam no conforto, sem fazer nada; porém não cuidavam dos necessitados. Elas foram orgulhosas e fizeram as coisas que Eu detesto, por isso Eu a destruí como você sabe muito bem..." (Ezequiel 16: 49 - 52).

Ou seja, os jovens orgulhosos perdem tempo tentando manter a beleza exterior, mas não cuidam da vida espiritual, vivem se preocupando com luxo e ostentação, e se esquecem de buscar a Deus para entrar no Seu Reino enquanto há tempo.

"Lembre-se do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venha os dias maus.... Então os seus braços, que sempre o defenderam começarão a tremer, e as suas pernas, que agora são fortes, ficarão fracas. Os seus dentes cairão...A sua vista ficará tão fraca, que você não poderá mais ver as coisas claramente. Você ficará surdo... e até caminhar será perigoso... De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados..." (Eclesiastes 12:1-13).

Infidelidade conjugal não é somente um pecado praticado por maridos ou esposas que se entregam as relações sexuais ilícitas, ou seja, que cometem adultério. A fidelidade está incluída em toda a Palavra que o cônjuge deve cumprir no casamento para que a aliança com Deus não seja quebrada.
Muitos maridos ou esposas são fieis por não terem ralações sexuais fora do casamento, mas não sabem que estão praticando adultério espiritual. Alguns não conseguem ver nem entender que por rejeitar os avisos de Deus, estão manchando o leito do casal de lagrimas de injustiça, praticam a traição que fere a alma de suas vitimas, não conservam a fidelidade psicológica, espiritual e moral. 

A infidelidade entra na casa como raposinhas que sem perceber destroem toda a plantação enquanto ela ainda está em flor, ou seja, quando os filhos são crianças, ou ainda nem nasceram, as raposinhas entram para destruir a vida espiritual do casal e de toda a sua família.

"Peguem as raposas, apanhem as raposinhas, antes que elas estraguem a nossa plantação de uvas que está em flor" (Cantares 2:15).

O fruto do Espírito de Deus produz vida no casamento, Ele direciona a vida do cônjuge, e abençoa a família. 

"Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei " (Gálata 5: 22, 23). 

Quando há traição espiritual, falta temor de Deus, ausência de alegria, paz, mansidão, bondade e paciência, carência de amor e respeito, a porta fica aberta para satanás entrar na casa com seus demônios e fazer o marido ou a esposa cometer injustiças, os espíritos malignos trazem solidão, dores emocionais ou psicológicas dolorosas e destrutivas. Ainda que o marido tente explicar seu erro, se arrependa e peça desculpas, ainda que haja perdão para a salvação, a injustiça não pode ser justificada como prática legal, porque não existe motivos para destruir o corpo que é Templo do Espírito, e nem razão para desobedecer a Palavra de Deus. A infidelidade espiritual é um comportamento injusto que provoca destruição de relacionamentos, abre um grande e profundo ferimento na alma, feridas difíceis de serem cicatrizadas, e quem comete esse pecado, ainda que seja salvo, sofre as conseqüências de seus atos, como foi o caso de Davi, Salomão e outros, que foram perdoados por Deus, mas pagaram um alto preço da má conduta ou ação condenável que praticaram contra sua própria casa.
Maridos infiéis e cruéis trocaram a sua própria honra e dignidade ao sacrificar a união conjugal. Quando abandonaram o primeiro amor trocaram a paz e a felicidade da família para obter fama, poder, glória e riquezas, se venderam para conquistar o que desejam, negaram a fé em Cristo, lançaram por terra a verdade do evangelho, e a comunhão com o Espírito Santo. O homem cruel pratica tudo isso por prazer pelas coisas desta vida terrena. Nem sabe ele que são os da sua própria casa que sofrem por causa dos seus pecados. A cegueira espiritual não o deixa enxergar a vergonha da sua família.
A jovem antes de noivar ou de se casar deve namorar o tempo suficiente para saber se não está pensando em se casar com um lobo vestido de cordeiro, homem que diz ter fé em Cristo, mas é tirano e cruel, tem fé em si mesmo, sua inteligência é intelectual e humana, o máximo que ele pode fazer é conquistar o que seu coração corrupto e orgulhoso deseja. 

Quantas jovens que dizem ser cristãs, frequentam a igreja segunda, quarta, sexta e domingo, mas perdem tempo com projetos inúteis, deixam de ter comunhão íntima e pessoal com Deus por meio da Sua Palavra? 
Estas na cegueira espiritual investem tempo em coisas de nenhum valor, conhecem bem os preceitos e regras de homens religiosos, e com obediência cega fazem tudo o que a religiosidade manda fazer, mas não entendem nada da vontade de Deus, procuram buscar ajuda com gritos de revolta, mas Deus não responde porque são despreocupadas com a verdade, se tornam orgulhosas, vaidosas, injustas e espiritualmente acomodadas. Algumas nem bem começam o namoro e já pensam em se casar, estão apenas se conhecendo e já ficaram perdidos de paixão, começam falar de casamento, mas o que move o coração enganador é a paixão desenfreada e o desejo de fazer sexo, estes são movidos pela ansiedade de sair de casa, querem experimentar uma vida nova, fugir dos confrontos familiares. Embora o Espírito Santo mostre de todas as formas que não é da vontade de Deus aquela união, e avise mostrando o comportamento e hábitos daquele homem ou mulher, que ao invés de lhe trazer paz e felicidade, têm trazido dúvidas, insegurança e opressão, por ter um espírito doentio e um coração que não nasceu de novo a pessoa não consegue ouvir a verdade, o Espírito Santo está falando mas o pecado sufoca o relacionamento com Deus. Por um lado, o Espírito Santo confirma: Jovem, esse casamento não é da vontade de Deus; termine logo esse namoro. Do outro lado, satanás tenta enganar dando-lhe uma falsa convicção: vai enfrente, não dê ouvidos aos conselhos que você tem recebido, porque esse casamento é da vontade de Deus. Acredita em mim. Tudo vai dar certo, tenha certeza, use a sua fé inteligente, você é uma pessoa esperta, intelectual, expressa vigor é eficiente no que faz, não vai terminar esse namoro. Se a pessoa não tem o Espírito Santo, dá ouvidos a satanás, e se casa sem saber a vontade de Deus.
Quando a jovem está movida pela fé humana e cega pela paixão desenfreada acredita nas palavras de satanás, cai na armadilha da paixão o que faz acreditar que ela está no caminho certo, e se casa. É lamentável, mas outras jovens seguem o seu mau exemplo, mesmo depois de muito tempo, ainda continuam acreditando nas mentiras do diabo. E o resultado de tudo isso? Casamentos fracassados, famílias destruídas, vergonha e humilhação. Mesmo assim não conseguem entender que deixaram de dar ouvidos a voz do Espírito Santo, e nem fizeram a vontade de Deus.
Quando falta visão espiritual, satanás consegue gerar na pessoa uma ansiedade e entusiasmo tão destruidor que a pessoa fica completamente perdida na escuridão, não ouve ninguém, nem  busca resposta de Deus por meio da Sua Palavra, ainda que os sábios tentem lhe abrir os olhos espirituais, para tirar da sua mente o plano diabólico de se casar com a pessoa que lhe vai fazer sofrer o resto da vida, ela não consegue perceber que está sendo movida por uma falsa fé e pelo medo de ficar solteira para sempre. Algumas jovens
por não dar ouvidos aos conselhos de Deus decidem se desviar da Igreja, ficam pulando de uma denominação para outra em busca de paz e felicidade, mesmo sem a direção do Espírito Santo, muitos se casaram e se tornaram grandes líderes religiosos chegaram  no topo da fama, e nesse lugar alto suas esposas perceberam que no seu casamento só existe opressão, angustia, tristeza, choro e ranger de dentes, magoas, irritação, opressão, e o que é pior, para que a história vergonhosa do casal não seja contada pelos inimigos, eles são obrigados a revelar tudo com detalhes. Assim trabalha o Espírito Santo para esmagar o orgulho daqueles que por falta de temor quebraram a aliança firmada no altar no ato do casamento. A fé que NÃO atua pelo amor acaba. A inteligência humana é destruída. Mas eles querem manter as aparências, e o casamento fracassado tem que continuar,  precisam ficar firmes até que a morte os separe. Estes tornaram-se hipócritas e vivem na mentira enganando e sendo enganados, seguem em frente percorrendo os seus próprios caminhos, continuam virando as costas para os avisos de Deus. Experimentam a queda espiritual, perdem tudo, e repentinamente vem uma grande destruição, alguns perderam o ministério, deixaram o altar e enfrentaram tempos de ruínas extremamente dolorosas, sofreram injustiças, e provaram o fruto amargo da loucura, viram seus líderes religiosos fazer alianças como o sistema deste mundo tornando-se companheiros de ladrões, estes cometeram os mesmos erros condenáveis do rei Nabucodonosor, o qual ao passear no terraço do seu palácio disse:

“Como é grande a cidade de Babilônia! Com o meu grande poder, eu a construí para ser a capital do meu reino, a fim de mostrar a todos a minha glória” (Daniel 4: 28, 29).

Nesse reino não há glória nem honra aos olhos de Deus, as famílias vivem desestruturadas, os casais sofrem conflitos interiores, satanás conseguiu dominar os pensamentos das pessoas deixando a mente perturbada, algumas mulheres sofrem com complexos de inferioridade, se sentem incapazes, se olham no espelho e não conseguem ver nenhuma beleza, se fecham e se anulam, transformam-se em pessoas tímidas, medrosas, que vivem caladas e reprimidas com medo de enfrentar o diabo e falar a verdade quando é necessário. Ou seja, não conseguem desenvolver o espírito de liderança que Deus prometeu aos filhos que são cheios do Espírito Santo, deixaram de anunciar com ousadia e coragem a Palavra, por serem negligentes, vivem na escravidão com a vida cheia de traumas, estão morrendo espiritualmente sem ter ninguém que possa levantar a mão para lhe ajudar, pois não buscaram a Deus por meio do sacrifício de Jesus Cristo, lutaram com a força do braço e confiaram no sacrifico imperfeito de fracos seres humanos.

O SENHOR Deus diz: "Eu amaldiçoarei aquele que se afasta de mim, que confia nos outros, que confia em fracos seres humanos....Mas abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o SENHOR..."( Jeremias 17: 5 - 8).



Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10).


"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria  e o ensino" (Provérbios 1: 7).



Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas (Apocalipse 3:6).