segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O QUE É TER SENSO DE JUSTIÇA?

Parte 01

Senso de justiça é uma virtude moral de quem pratica a justiça Divina. É modelo de equidade, padrão de santidade, compaixão e rica misericórdia. Ter senso de Justiça é ter sabedoria que vem do alto para entender que a vida está em Cristo, quem compreende isso interpreta de modo correto a vontade de Deus, obedece a Sua Palavra e fica firme na liberdade da Nova aliança.

"Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres..." (Gálatas 5: 1). 

Tem senso de justiça quem é justificado pela fé por meio da graça, este tem discernimento de Espirito e produz  fruto de um verdadeiro cristão o qual é humilde e vive na dependência do Espírito Santo. Os que têm senso de justiça não se deixam enganar, eles conhecem pelos frutos quem são os inimigos de Deus, embora estes sejam tratados com bondade, Deus retribui a cada um segundo a Sua justiça.
Deus é longânimo e aguarda pacientemente o arrependimento tanto de seus inimigos, criaturas incrédulas, idólatras e perversas, quanto de seu povo, filhos rebeldes que sofrem por serem teimosos. Os inimigos de Deus podem viver até quatro gerações escravizando os filhos rebeldes e maltratando os que são teimosos, mas quando os inimigos não se arrependem e se tornam tão maus ao ponto de merecer ser destruídos, Deus agirá com justiça e todos verão a sua ira se ascender para exterminá-los completamente. Foi o que aconteceu com os filisteus, amorreus, saduceus, fariseus e outros inimigos dos filhos de Israel.

"Depois de quatro gerações, os seus descendentes voltarão para cá; pois eu não expulsei os amorreus até que eles se tornassem tão maus, que mereçam ser castigados" (Gênesis 15:16).

João Batista não poupou seus inimigos, quando eles vieram para ser batizados sem se arrepender de seus pecados.

"Quando João viu que muitos fariseus e saduceus vinham para serem batizados por ele, disse: "Ninhada de cobras venenosas! Quem disse que vocês escaparão do terrível castigo que Deus vai mandar?..." (Mateus 3: 7, 8).

Ninguém conseguirá aplacar o furor da ira de Deus sem antes se arrepender. Ele salva os humildes e humilha os orgulhosos.

"Pelo que me retribuiu o SENHOR conforme a minha justiça, conforme a pureza das minhas mãos perante os seus olhos. Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero; com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável. Porque tu livrarás o povo aflito e abaterás os olhos altivos" (Salmo 18: 24 - 27).

Ter senso de justiça é saber que na terra não há nem um (ser humano) justo que entenda a Palavra para buscar a Deus de acordo com a verdade, e que não existe nem um (homem natural) capaz de fazer o bem para conduzir a humanidade à salvação.
Como está escrito: "Não há um justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só" (Romanos 3: 10 -12).
Porém, tudo pode ser diferente quando a pessoa decide sepultar a antiga vida e nasce de novo.
"Portanto, em o nome do SENHOR Jesus eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor e a mente deles está na escuridão. Eles não tem parte na vida que Deus dá... Portanto abandonem a velha natureza de vocês,... É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra a vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a Ele" (Efésios 4: 17- 24).

A pessoa que nasceu de novo tem a mente de Cristo, e por isso deve proceder como Ele ensina.

"Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como Ele... Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o SENHOR Jesus. Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertence à escuridão. Pelo contrario, tragam todas essas coisas para a luz" (Efésios 5: 1, 10, 11).

O povo querido são os filhos amados de Deus, pessoas que Ele escolheu para viver separadamente. Os idólatras vivem na religiosidade deste mundo. Estes são inimigos dos ensinamentos do Evangelho, por isso, sofrerão a dor do furor da ira de Deus, até que se arrependam.

“...O SENHOR entregará estes povos nas suas mãos...Não façam nenhum acordo de paz com eles, nem tenham pena deles. Não casem com essa gente, nem vocês, nem seus filhos, ou suas filhas, pois estes povos farão com que os seus filhos rejeitem a Deus e adorem outros deuses. Ai o SENHOR ficará irado com vocês e os destruirá de uma vez” (Deuteronômio 7: 2 - 4).
Que comunhão pode haver entre a luz a as trevas?
“Saiam do meio dos pagãos e separe-se deles... e Eu então serei o Pai de vocês, e vocês serão meus filhos e minhas filhas” (II Coríntios 6: 17).

O líder do povo que nasceu de novo,  se faz servo de todos; este não usa a autoridade como os senhores dos povos pagãos que mandam fazer o que desejam por interesse próprio.
"...Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles e mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrario, quem quiser ser importante, que sirva os outros,..." (Mateus 20: 25, 26; leia também Marcos 10: 42 - 45).
O marido que nasceu de novo, embora tenha autoridade para assumir o papel de cabeça ou líder da casa, entende que sua vida precisa ser dominada pelo amor, assim como Cristo amou a Sua Igreja, ele deve aprender a ser atencioso, e saber servir a sua esposa e filhos com humildade, educação e paciência.
"Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes suportando uns aos outros com amor. Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá...sejam bons e atenciosos uns para com os outros. e perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês." (Efésios 4: 2, 3).

A esposa que é dirigida pelo Espírito Santo tem senso de Justiça e mantém um relacionamento íntimo e pessoal com Deus, procura exercer o seu papel de auxiliadora com sabedoria, mesmo tendo marido incrédulo age com ousadia e coragem, permanecer aos pés de Cristo, embora sofra perseguição jamais lançará por terra a verdade, sabe que é livre para usar o poder da Palavra de Deus, exerce autoridade de mãe, ensina, educa, repreende seus filhos de acordo com a Palavra e mostra firmeza na fé que atua pelo amor, esta leva a rica mensagem do Evangelho aos necessitados e livra as pessoas do perigo: age rápido para corrigir erros caso seu marido seja perverso e injusto, assume responsabilidade pelo que acontece em sua casa, entra em ação para evitar que o pecado da injustiça cause desgraça de toda a sua família. Foi o caso de Abigailmesmo tendo um marido cruel ela entrou em ação para não deixar Davi cometer um crime de morte e vingança contra a sua casa.
Abigail tinha senso de justiça, por isso não teve medo de ir ao encontro de Davi.   
"...Louvado seja o SENHOR, o Deus de Israel, que mandou você hoje para me encontrar! Graças ao que você fez hoje e ao seu juízo, eu deixei de cometer um crime de morte e fui impedido de me vingar por mim mesmo" (I Samuel 25: 32).

 Débora e Jael: 
O povo de Israel estava sendo maltratado sem dó nem piedade por um homem tirano chamado Sisera, este tinha um grande exército, naquele tempo o povo havia pecado e não se arrependeu, por isso Deus permitiu que os inimigos os atacassem, então houve clamor por justiça e pedido de socorro, e não havia em Israel nenhum homem corajoso para enfrentar os inimigos. Débora mantinha um relacionamento íntimo e pessoal com Deus e ouvia atentamente a Sua Palavra, exercendo o papel de  juíza, ela julgava a causa do povo com justiça. Agiu com firmeza quando mandou chamar Baraque para lutar contra Sisera, o comandante cruel do exercito de Jabim. 

"Então Baraque disse  a Débora: "Só irei se você for comigo. Se você não for, eu também não irei. Ela respondeu: "Está bem! Eu vou com você. Mas você não ficará com as honras da vitória, pois o SENHOR Deus entregará Sisera nas mãos de uma mulher... 
...vá agora porque é hoje que o SENHOR lhe dará a vitória sobre Sisera. O SENHOR está com você!...
...Quando Baraque chegou perseguindo Sisera, Jael saiu para encontrá-lo e disse: "Venha cá e eu lhe mostro o homem que você está procurando. Então Baraque foi com ela e encontrou Sisera no chão, morto,..." (Juízes 4: 1 - 23).

Assim como Débora, Jael também foi uma mulher decidida, agiu com ousadia e coragem e viu a luz do inimigo de Deus se apagar até que este caiu morto aos seus pés.
"A mais feliz das mulheres é Jael, a mulher de Heber, o queneu, ela é a mais feliz das mulheres que vivem em barracas... Assim, ó SENHOR Deus, morram todos os teus inimigos, porém os teus amigos brilhem como a forte luz do sol nascente! E houve paz no país durante quarenta anos" (Juízes 5: 24, 31).

Os pecadores que não se arrependeram do mau que praticaram não têm futuro.
Sendo assim, por que ficar revoltado contra seus inimigos, por que ficar contente com o fracasso deles? 
"...; eles são como uma luz que está se apagando" (Provérbios 24: 20).
Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona" (Provérbios 28:13).

Ester
Ester era judia, uma moça bonita e formosa que se tornou rainha de um rei perverso, beberrão e opressor, ela ocupou o lugar da rainha Vasti (Ester 2: 4 -20).
O rei não sabia que Ester era judia, depois de ouvir a queixa de Hamã, ele assinou um decreto permitindo que todos os judeus fossem mortos. Ler Ester 3: 5 -11.
Embora casada com um homem perverso, Ester agiu para livrar os judeus das mãos dos inimigos, pediu para os judeus jejuar e orar por ela, estes deviam deixar de comer e beber durante três dias.
"...Durante três dias não comam nem bebam nada, nem de dia nem de noite. Eu e minhas empregadas também jejuaremos. Depois irei falar com o rei, mesmo sendo contra a lei; e, se eu tiver de morrer por causa disso, eu morrerei" (Ester 4: 15-17).
Essas e outras mulheres foram exemplo de comportamento, comprometimento, prudência e sabedoria que vem do alto, praticaram a justiça ao cuidar do povo oprimido, motivaram a vida das pessoas, receberam autoridade e não se calaram, tiveram coragem de agir sem temer os inimigos, assim conseguiram vencer e salvaram vidas para honra e glória de Deus. 

Jesus Cristo também não se calou nem poupou os fariseus e outros religiosos hipócritas quando estes defendiam a lei com o coração sujo, cheios de mentiras e pecados.

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados" (Mateus 23: 27, 28). 

O que Jesus disse com ousadia e coragem, significa tratar a Igreja de Deus com justiça.
Portanto, como Escrituras Sagradas dizem: "Quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o SENHOR Jesus faz" (I Coríntios 1: 31). 
Ninguém elogie a si mesmo; se houver elogios, que venham dos outros. Todos querem ser tratados com justiça, e clamam aos céus por justiça. Mas será que os que representam a Igreja de Deus estão praticando a integridade?

"Será que vocês, autoridades, dão sentenças justas? Será que julgam com justiça as pessoas?
Não. Vocês só pensam em fazer o mal e cometem crimes de violência no país" (Salmo 58: 1, 2).

Se não há nem um só que entenda a Palavra, que busque a Deus e que faça o bem, então é preciso nascer de novo. Isso é possível se a pessoa crer na Palavra de Deus e aceitar Jesus Cristo como seu único SENHOR e Salvador.
Há recompensa para os filhos nascidos do Espírito quando Deus julgar o mundo.

"E as pessoas dirão:"De fato, os bons são recompensados. Realmente existe um Deus que julga o mundo" (Salmo 58: 11).
Os bons são recompensados. Portanto, todo o cristão deve praticar a bondade até mesmo para salvar o seu inimigo. Deus não tem prazer na morte do perverso. 
Se o seu inimigo tiver com fome ou com sede é justo deixar ele morrer por falta um prato de comida ou um copo de água?
"Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se tiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha, e o SENHOR Deus recompensará você" (Provérbios 25: 21, 22). Deus não julga as pessoas, mas Ele condena o pecado que elas praticam e penaliza com justiça aqueles que não têm misericórdia dos outros. A falta de compaixão agrava os problemas da humanidade.
"Procure salvar quem está sendo arrastado para a morte. Você pode dizer que o problema não é seu, mas Deus conhece o seu coração e sabe os seus motivos. Ele pagará de acordo como que cada um fizer" (Provérbios 24: 11, 12).

Três passos rumo à prática da justiça e a volta ao primeiro amor:

Primeiro passo: reconhecer que é necessário se arrepender e pedir perdão.

"Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado...o que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com tua sabedoria. Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo;..." (Salmo 51: 2, 6, 7). 

Segundo passo: Entender que é preciso Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça.

"Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça..." (Mateus 6: 33).

Os verdadeiros cristãos devem viver corretamente e jamais dar motivo para os religiosos e outros incrédulos falarem mal daquilo que deve ser feito para engrandecer o Reino de Deus.
"Não deem motivo para os outros falarem mal daquilo que vocês acham bom. Pois o Reino de Deus não é comida ou bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá. E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos. Por isso procurem sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudem a fortalecer uns aos outros na fé" (Romanos 14: 16-19).

Terceiro passomergulhar na Palavra (água da vida) para entender a vontade de Deus e se santificar por meio dos ensinamentos de Cristo: ser limpo de todo o pecado da injustiça.
A santidade de Deus se revela na sua misericórdia para perdoar e salvar os filhos rebeldes e teimosos, e até mesmo seus inimigos religiosos e incrédulos. Mas é preciso que estes peçam perdão e se arrependam, sejam purificados de todo o pecado.
A Santidade separa a velha criatura cheia de pecado daquele que nasceu de novo.  
Os que mergulham na Palavra (água da vida) aprendem fazer o bem e mostram o amor de Deus na ajuda que podem dar aos outros.
"Deus não é injusto. Ele não esquece o trabalho que vocês fizeram nem o amor que lhe mostraram na ajuda que deram e ainda estão dando aos seus irmãos na fé" (Hebreus 6: 10).

Quando ouviu algumas pessoas dizer que vários galileus faziam sacrifícios a Deus, e que estes haviam sido mortos pelas mãos de Pilatos, Jesus disse: "Vocês pensam que, se aqueles galileus foram mortos desse jeito, isso quer dizer que eles pecaram mais do que os outros galileus?...
De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram..." (Lucas 13: 1- 5).
Ou seja, aqueles galileus achavam que ainda precisavam sacrificar para se livrar da culpa do pecado, sacrificavam animais mas não conseguiam se arrepender de todo o coração. O que Jesus está ensinando é que, ter senso de Justiça não significa que uma pessoa nunca tenha cometido pecado, nem que ela seja obrigada a sacrificar, seguir regras sobre regras e mais regras e obedecer cegamente preceitos sobre preceitos e mais preceitos, significa mais do que obedecer e seguir normas, ensinamentos e doutrinas religiosas. Aqueles galileus estavam sacrificando a Deus para se livrar de seus pecados, mas a dedicação deles não estava baseada no verdadeiro conhecimento de Deus, eles tinham zelo por Deus, mas não tinham entendimento da verdade, não compreendiam nada de arrependimento, santificação, misericórdia, justiça e salvação, não buscavam a Deus de acordo com o Evangelho, nem sabiam o valor do sacrifício de Jesus.

"..., pois eles não conhecem a maneira como Deus aceita as pessoas e assim têm procurado conseguir isso da sua própria maneira. Eles rejeitaram o modo de Deus aceitar as pessoas..."  (Romanos 10: 3).

De que modo Deus aceita as pessoas, por meio de sacrifícios e holocaustos?
Não. Deus quer que as pessoas tenham compaixão e misericórdia dos outros, e que conheçam Jesus Cristo com verdadeiro entendimento. Ou seja, Deus não quer uma obediência cega como faziam os israelitas que falavam de um arrependimento fingido, o que faziam revelava a hipocrisia em que viviam, não faziam a vontade de Deus, tinham uma vida de aparência religiosa, mentira e engano, quando oravam diziam: "Venham, voltemos todos para Deus, o SENHOR...ele nos dará novas forças e nos colocará de pé, e nós sempre faremos a sua vontade. Vamos nos dedicar mais e mais ao SENHOR!..."
Então Deus deixou bem claro que o que eles faziam era puro fingimento (Oseias 6:1-3), não reconheciam o erro, estavam espiritualmente cegos, eram rebeldes e teimosos: "...Pois o amor de vocês é tão passageiro como a cerração ao nascer do sol; é como o orvalho que seca logo de manhã" (6: 4), Deus também os fez lembrar o que havia ordenado aos profetas: "Foi por isso que mandei os meus profetas anunciar que eu vou castigar e matar vocês. E o que exijo de vocês é claro como a luz do sol" (6: 5). Deus estava pedindo que eles tivessem misericórdia, conhecimento da Sua Palavra e um amor puro, como Ele é amoroso, bondoso, santo, puro e verdadeiro. 
"...Eu quero que vocês me amem e não me ofereçam sacrifícios; em vez de me trazer ofertas queimadas, eu prefiro que o meu povo me obedeça" (Oseias 6: 6). 

Isso quer dizer que aqueles galileus da mensagem de Jesus em Lucas 13: 1- 5eram espiritualmente cegos, faziam sacrifícios sem conhecimento da verdade e acabaram morrendo nas mãos dos inimigos; e assim será com todos os que procuram fazer as coisas sem conhecimento da verdade. Se rejeitar o modo que Deus aceita as pessoas, e não se arrepender nem aceitar o sacrifício de Jesus como único meio de salvação, todos morrerão em seus pecados e serão destruídos, como cinzas desaparecerão, até que chegue o Dia do Juízo Final para serem lançados no fogo eterno, tanto os que sacrificam no altar quanto aos que não sacrificam, se não buscar o conhecimento de Deus para crer no poder do sacrifício e ressurreição de Cristo, perecerão. 

"Porque, com Cristo, a lei chegou ao fim,..." (Romanos 10: 4). 

Quem crer em Cristo não ficará desiludido. Assim os que creem por meio da Nova Aliança é que são aceitos por Deus.
Alguns reconhecem o erro de ter desprezado o seu glorioso Nome e sentem remorso, querem receber a benção, mas não encontram uma maneira de reverter o que fizeram contra a vida dos outros e nem mudar o que já haviam feito contra a sua própria vida. 
Foi o caso de Esaú:
"como vocês sabem, depois ele quis receber a benção do seu pai. Mas foi rejeitado porque não encontrou um modo de mudar o que  havia feito, embora procurasse fazer isso até mesmo com lágrimas" (Hebreus 12: 17).

Estes podem chorar nas madrugadas prostrados no altar pedindo misericórdia, mas são rejeitados, porque Deus tem encontrado apenas lagrimas de remorso e não de arrependimento, clamam por misericórdia, mas não conseguem ter misericórdia dos outros, e não procuram entender o que Jesus ensinou dizendo:                         
"Ide, porém, e aprendei o que significa misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento" (Mateus 9: 13).

Os que amam fazer holocaustos tropeçam na graça e condenam inocentes que não sacrificam, tornam-se opressores do povo quando deviam praticar a justiça e saber que a bondade é fruto do Espírito Santo. 

Deus quer que as pessoas sejam bondosas e misericordiosas com o seu povo.

"Se vocês soubessem o que as Escrituras Sagradas querem dizer quando afirmam: "Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que ofereçam sacrifícios de animais", vocês não condenariam os que não tem culpa" (Mateus 12: 7).

Deus quer que as pessoas pratiquem a justiça e respeitem os direitos dos outros. Mas os religiosos têm raiva daqueles que anunciam a justiça e não conseguem suportar os verdadeiros cristãos que falam a verdade a respeito de Cristo e do Seu Evangelho.

"Em vez de praticarem a justiça, vocês praticaram a injustiça, que causa amargura, e não respeitam os direitos dos outros...Vocês tem ódio daqueles que defendem a justiça e detestam as testemunhas que falam a verdade;..." (Amós 5: 7,10).

Deus açoita menos que os filhos rebeldes merecem, e ainda tem deixado muitos pecadores com vida.

"Mas, depois de tudo o que aconteceu como castigo pelas nossas maldades e pelas nossas grandes culpas, nós sabemos que tu, ó Deus, nos castigastes menos do que merecemos e nos deixastes com vida" (Esdras 9: 13). 

Assim é confirmado que Deus atende aquele que Ele quer ter misericórdia, e faz tudo de acordo com o seu plano, sem levar em conta o sacrifício que fizeram para obter o que desejam, ou para satisfazer os seus próprios interesses.
O SENHOR Todo-Poderoso diz aos sacerdotes: "Gostaria que um de vocês fechasse as portas do templo. Assim vocês não acenderiam mais fogo inutilmente no meu altar. Eu não estou satisfeito com vocês;..." (Malaquias 1: 10).

O que Deus faz quando não está satisfeito com os líderes que não tem misericórdia do Seu povo? 
Julga com justiça.
"Os céus anunciam que Deus é justo e que Ele mesmo é quem vai julgar" (Salmo 50: 6).
"Eu, o SENHOR Deus, digo o seguinte a vocês, o meu rebanho: "Eu vou julgar cada um de vocês. Vou separar os bons dos maus, as ovelhas dos bodes" (Ezequiel 34: 17).
O julgamento de Deus é sem misericórdia para os que não tiveram misericórdia do Seu povo, quando estes foram influenciados a fazer sacrifícios inúteis.

"Quando Deus julgar, não terá misericórdia das pessoas que não tiveram misericórdia dos outros. Mas as pessoas que tiveram misericórdia dos outros não serão condenadas no Dia do Juízo Final" (Tiago 2: 13).

O julgamento de Deus é contra os maus, guias cegos que conduziram Seu povo no caminho da morte eterna. Por isso Deus alerta primeiro o povo que é enganado, depois fala com as autoridades do povo (sacerdotes, pastores, bispos e outros líderes), estes sabem de cor os preceitos e regras religiosas, e recitam em voz alta a lei da antiga aliança, Deus é testemunha contra aqueles que não procuraram conhecer a Sua vontade. Contudo, não repreendeu o povo rebelde e teimoso por causa dos holocaustos e ofertas, apenas os alertou que estava reprovando a maneira que eles faziam, e deixou bem claro que não precisava dos seus sacrifícios. Deus sabia que a culpa de não fazer a Sua vontade não era somente do povo, mas das autoridades que enganavam o povo.

Deus diz: "Escute meu povo, que eu vou falar; vou ser testemunha contra você,...Não vou repreendê-los por causa dos sacrifícios e das ofertas que vocês sempre me trazem. No entanto, eu não preciso dos touros das suas fazendas nem dos bodes dos seus rebanhos... Se Eu tivesse fome não pediria nada a vocês, pois o mundo é meu e tudo o que nele há" (Salmo 50: 7-12).

A admoestação é contra os maus líderes, autoridades que não aceitam repreensão, os que falam mentiras e estão sempre acusando os verdadeiros filhos de Deus colocando sobre seus ombros fardos pesados da antiga aliança, agindo dessa maneira, que direito eles têm de falar a respeito da aliança de Deus?
Porém, Deus diz aos maus:
"Que direito têm vocês de recitar as minhas leis e de falar a respeito da minha aliança?
Vocês não querem que Eu os corrija e não aceitam as minhas ordens. Vocês ficam amigos de ladrão...e não pensam duas vezes antes de pregar mentiras. Estão sempre acusando os seus irmãos e espalhando calunias a respeito deles...
Porém agora vou mostrar-lhes os seus erros" (Salmo 50: 16 -21).

Ninguém consegue fazer um sacrifício perfeito para herdar a vida eterna, pois a nova vida da pessoa que nasce do Espírito está no perfeito sacrifício de Cristo que derramou seu precioso sangue na cruz. 
A Palavra de Deus dá conselhos e avisos para voltar ao primeiro amor e buscar a santificação para obter a alegria da salvação, pois sem isso ninguém verá o SENHOR Deus.
"Portanto, levantem as suas mãos cansadas e fortaleçam os seus joelhos enfraquecidos. Andem por caminhos aplainados para que o pé aleijado não manque, mas seja curado. Procurem ter a paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao SENHOR, pois sem isso ninguém o verá" (Hebreus 12:12,13).

Os que abandonam a graça de Deus podem até crescer e prosperar nesta vida terrena, mas se tornarão pessoas espiritualmente secas: vazias do Espírito Santo e da revelação da Sua Palavra.

A falta de senso de justiça é uma das causas de destruição familiar.

A Bíblia deixa bem claro que um líder cristão dever ser irrepreensível, não espancador, nem briguento. Então por que muitas mulheres religiosas suportaram e ainda suportam tanta injustiça dentro da própria casa, e são agredidas pelos seus maridos que dizem ser cristãos?
Como estes casais podem falar de unidade, amor, respeito,  justiça, educação e disciplina para os seus filhos?
"Pois aquele que tem a responsabilidade do trabalho de Deus, como bispo, deve ser um homem que não possa ser culpado de nada. Não deve ser orgulhoso, nem ter mau gênio, não deve ser chegado ao vinho, nem violento, nem ganancioso..." (Tito 1: 7).
A Palavra de Deus é bem clara quando trata desse assunto. Então por que algumas mulheres que dizem ser cristãs tornaram-se prisioneiras e aguentam caladas dores vividas dentro de casa durante anos, muitos anos? 
A resposta para estas e outras perguntas está na Palavra. Com está escrito: "Vocês os conhecerão pelo que eles fazem" (Mateus 7: 16). 

Deus odeia o divórcio. Porém, muitos maridos ou esposas não cristãos têm abandonado seus lares, e querem o divórcio, estes deram a oportunidade de suas esposas ou maridos cristãos se tornarem verdadeiramente livres para viver em paz com Deus e seus filhos.

"Se o marido não cristão ou esposa não cristã quiser o divórcio, então que se divorcie. Nesses casos o marido cristão ou esposa cristã está livre para fazer o que quiser, pois Deus chamou vocês para viver em paz" (I Coríntios 7: 15).

Por que esposas que dizem ser cristãs ignoram os ensinamentos Bíblicos e vivem caladas com medo de homens tiranos, por que elas se tornam escravas e não têm coragem de denunciam o inimigo agressor?
Será que aos olhos de Cristo, elas são submissas, bondosas e discretas, prestam uma obediência voluntária, por serem sábias, amorosas, honestas e tementes a Deus? Ou elas são tolas, tímidas, covardes, negligentes, medrosas, orgulhosas e vaidosas como as que vivem de aparência num mundo de hipocrisia?
Alguns maridos não são apenas incrédulos, tornaram-se lobos vestidos de cordeiro. O que faz com que eles tirem a alegria e a paz espiritual da própria casa deles. Estes ficarão do lado de fora e terão a recompensa segundo as suas obras.
"Quando vocês virem Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus e vocês estiverem do lado de fora, então haverá choro e ranger de dentes de desespero" (Lucas 13: 28).
Naquele dia, em vez de alegria haverá choro e clamor por misericórdia, Deus está agindo no meio do Seu povo para fazer justiça. Ele quer que Seu povo pare de fazer barulho insuportável, que deixem de praticar obras abomináveis, andem no caminho da justiça e sejam honestos.
"Parem com o barulho das suas canções religiosas;...em vez disso, quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr" (Amós 5: 23, 24).

Como o povo de Deus pode conhecer o que essa gente religiosa faz, se o engano tem prevalecido e ninguém sabe discernir se a pessoa é justa ou perversa? 

No meio deles não haverá paz nem Espírito de alegria, eles não terão alimento da Palavra.

"Naquele dia, em vez de canções haverá lamentações no palácio... transformarei as suas festas em velórios; vocês vão chorar em vez de cantar...vocês serão como os pais chorando a morte do filho único. e tudo terminará em amargura..." (Amós 8: 3,10,11).

Portanto, quando o engano e a mentira prevalece a Igreja fica cheia de injustiça e lamentações, os cultos ou reuniões parecem velório, e na verdade os pais enterram seus filhos que morrem de fome do alimento espiritual, ali haverá choro por saber que uma multidão se afastou do caminho e não permaneceram na verdade do Evangelho. 
O povo de Deus devem buscar o Espírito Santo, nascer de novo, aprender ler e praticar o que a Palavra de Deus diz. Os filhos precisam ter muito cuidado para não ser enganado, porque os anticristos e falsos profetas se fazem de anjo de luz e ministros de justiça, estes mostram as suas muitas obras terrenas e se gloriam naquilo que fazem neste mundo. 

Uma dica importante: O que eles fizeram e continuam fazendo têm causado escândalos, grandes confrontos e vergonha dentro da própria casa deles. A Igreja atual está vivendo tempos que o próprio Deus exige que seja revelado tudo o que durante muito tempo estava escondido na vida dos hipócritas, e o que eles fazem em oculto é tão imundo que é vergonhoso falar. 

Veja parte da a reportagem abaixo:

Maridos evangélicos que batem em suas esposas

Por Renato Vargens

A Violência doméstica é um grave problema em nossa sociedade, e infelizmente nossas igrejas estão repletas de mulheres que apanham de seus maridos. Não são poucas aquelas que vivem uma vida de horrores, sofrendo as agruras de uma relação despótica, ditatorial e abrutalhada.
Lamentavelmente mesmo em um ambiente no qual a verdade é cultivada como valor fundamental, como é o caso da igreja Evangélica no Brasil, mulheres tem sido violentadas fisicamente por seus maridos. Em uma reportagem extremamente esclarecedora realizada pelo Jornal da Tarde, de São Paulo, chegamos a conclusão que muitas de nossas irmãs em Cristo comem o pão que o diabo amassou nas mãos de seus esposos.
A matéria revelou um número impressionante de mulheres evangélicas na capital paulista que freqüentemente são espancadas pelos maridos (Também evangélicos), uma realidade que passava escondida da maioria dos membros das igrejas, embora seja corriqueira de acordo com os dados colhidos pela Casa de Isabel – uma organização não-governamental (ONG) da zona leste paulistana, que em parceria com a prefeitura e o Estado, oferece assistência psicológica e jurídica a mulheres, crianças e adolescentes vitimas de violência.
Segundo Sônia Regina Maurelli, pesquisadora da área de violência e presidente da Casa de Isabel, a ONG atende a três mil mulheres por mês – dentre elas, a maioria é protestante.
“Posso afirmar que 90% das mulheres que nos procuram são frequentadoras assíduas de igrejas evangélicas”, diz Maurelli, que também é crente. De acordo com Sônia, aquelas que procuram a ONG reclamam que os maridos não correspondem na verdade, ao que é ensinado na igreja. “É como se eles tivessem personalidade dupla: em casa são agressivos e brigões, mas na congregação são santos, alguns têm até cargo de liderança. Conheci um que mantinha um programa de rádio o qual abordava, pasmem, os valores da família, por mais incrível que isso possa parecer”, conta Sônia, a qual vem recebendo cartas e mensagens eletrônicas de pessoas de todo o Brasil que se identificam com o problema.” As maiores queixas são de mulheres que sofrem violência física, ou seja, são espancadas; violência psicológica (agressões verbais) e violência sexual (sexo forçado)”, explica a pesquisadora...
Caro leitor, a violência doméstica afronta a santidade de Deus. Maridos que espancam suas esposas precisam ser denunciados e presos. E digo mais: pastores e líderes evangélicos que encobertam casos como estes, precisam também ser denunciados, levando sobre si as penas da lei.
A violência contra a mulher é uma agressão ao Criador e em hipótese alguma as mulheres devem se sujeitar a qualquer tipo de agressão, denunciando o agressor às autoridades competentes a fim de que o sofrimento imposto pela violência cesse definitivamente em sua casa. Além disso, deve levar suas queixas, lamúrias, angústias e sofrimentos ao justo JUIZ, que com certeza no tempo certo lhes fará justiça.
 http://renatovargens.blogspot.com.br/2012/01/maridos-evangelicos-que-batem-em-suas.html

No tempo certo O Justo Juiz fará  justiça. E já tem feito! Pois as esposas dos próprios agressores receberam a ordem de Deus para falar toda a verdade, tudo será revelado com detalhes, publicamente. E todos saberão que suas mulheres viveram situações amargas, e ainda com suas feridas abertas, dirão o que estava muito bem escondido, elas mesmas nunca pensavam expor a podridão que elas escondiam dentro das suas próprias casas. Mas Deus lhes deu uma ordem: "Coragem! Seja forte e corajosa e fale toda a verdade!
Não há duvidas que no princípio, algumas contestaram, tentaram resistir o Espírito Santo e questionaram:  "Vamos ter que expor a nossa vergonha? Reconhecer nossos erros em público? Contar tudo o que jamais pensamos fazer?  Não vai ser fácil! 
Mas a ordem de Deus tem que ser respeitada, quem seria louco de desobedecer uma ordem do SENHOR, o Todo Poderoso?
Isso traria desgraça e destruição total para toda a sua família.

Foi o que aconteceu com Jeroboão, ele desobedeceu e não se arrependeu dos seus maus caminhos.
"Esse seu pecado trouxe desgraça e destruição total para a sua família" (I Reis 13: 34). A casa de Jeroboão tornou-se palco da sua rebeldia. 

Você sabia que um lar fala?
A casa dos líderes religiosos decadentes se tornará esconderijos de inimigos agressores, mas nada do que eles façam impedirá a ação de Deus contra o pecado, o Espírito Santo revelará toda a verdade.  O povo jamais será enganado para sempre.

Três perguntas importantes, e em seguida as respostas: 

01) O que a Bíblia tem a dizer aos que não praticam a justiça nem a misericórdia de Deus?

R: A Palavra diz que os maus não sabem o que é justiça, eles falam mentiras e estão sempre planejando fazer maldades para prejudicar a causa dos pobres, mesmo quando eles têm razão. Ou seja, quem tem o Espírito Santo jamais dirá que um tirano é uma pessoa de valor, nem que o trapaceiro merece respeito. Quem não tem senso de justiça pode até entender de sacrifício de animais, mas não entende o que significa "justiça e misericórdia". 

“Os maus não sabem o que é justiça, mas os que procuram conhecer a vontade do SENHOR sabem muito bem” (Provérbios 28: 5; leia também Mateus 12: 7).

Quando as autoridades governam com justiça e honestidade o povo adquire sabedoria que vem do alto.
"Então todos poderão ver claramente de novo e de novo ouvirão tudo facilmente; serão ajuizados, entenderão as coisas e poderão falar com clareza e inteligencia. Ninguém dirá que um sem-vergonha é uma pessoa de valor, nem que o malandro merece respeito" (Isaías 32: 3 - 5).

02) Que mensagem bíblica pode esclarecer que Deus condena o pecado das mulheres que vivem despreocupadas, as que deixaram de buscar as coisas espirituais e se deleitaram no prazer deste mundo corrupto? 

R: A mensagem que Isaías levou às mulheres de Jerusalém. A Palavra diz que elas precisam tirar as suas roupas e se vestir de pano de saco.
"...; prestem atenção, mulheres que não se preocupam com nada! Daqui a pouco mais de um ano, vocês ficarão aflitas,...Vocês tem uma vida sem preocupações, mais agora tremam e fiquem aflitas. Tirem as suas roupas e vistam de pano grosseiro" (Isaías 32: 9 -11).

03) O que a Bíblia diz a respeito daquelas que se envolveram em negócios ilícitos e investiram em pessoas que se preocupam com status social e marcas de luxo? 

R: Deus tem algo a dizer para as mulheres que investem milhões para contratar estilistas famosos os quais selecionam seus vestidos feitos com materiais de altíssima qualidade na Alta -Costura, perdem tempo preparando grandes festas para exibir seus looks exclusivos de grife, mas são acomodadas e não investem nas coisas espirituais.
A Palavra diz que elas inventam coisas que não vale nada, idealizam fantasias e investem tempo e dinheiro em coisas inúteis, esbanjam as suas riquezas mas não compram de Deus o ouro puro para que se tornem ricas espiritualmente, abandonaram a Palavra e perderam a coroa da vida.  
"O que vocês inventam vale menos do que palha; o que vocês planejam é tão sem valor como o lixo. O meu sopro, como um fogo, os destruirá... Vocês vão virar cinzas; queimarão como espinhos jogados no fogo..." (Isaías 33: 11,12). 
"Portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos..." (Apocalipse 3: 18).

Deus está de olho nessa gente que se alimenta de egoismo e vaidade, religiosos que têm o coração cheio de orgulho e uma mente perturbada, seus planos não tem nada haver com a simplicidade dos pensamentos e ensinamentos de Jesus Cristo.
"Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? Porque gastam o seu salário com coisas que não matam a fome?...Escute-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova:...
Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois Ele tem compaixão e perdoa completamente" (Isaías 55: 2, 3, 7).  
Estes tornaram-se perversos porque investiram em projetos que tem como tema palavras difíceis, entre eles estão os que tentaram ficar de fora por causa do fardo pesado, mas foram influenciados a buscar o poder de "Superman" para vencer suas limitações humanas, nesse engano muitos acreditaram que poderiam se tornar pessoas inteligentes e vencer com o poder de "Super-Herói", estes falam de Deus, mas não entendem a verdade do Evangelho, são racionalistas como os intelectuais que após sair dos seminários, se tornaram ateus, ou seja, estudaram tanto a história da bíblia que se perderam na escuridão da corrente filosófica e não são capazes de perceber o engano de satanás, demostraram fraqueza em varias situações, decepcionaram seus seguidores, falaram coisas que o povo necessitado não entende, essa gente orgulhosa trabalha para receber glória do mundo, fazem planos com intenção de fazer crescer os seus próprios negócios ilícitos. 
Mas ainda há esperança para os verdadeiros cristãos. 
Pois o SENHOR é Juiz, é Ele quem governa seu povo; o SENHOR é o Deus vivo,  Ele enviou seu Filho amado o qual morreu para salvar a humanidade, Jesus Cristo é Rei. Os verdadeiros cristãos que, embora sejam príncipes e princesas se sentem seguros na simplicidade, valorizam a Criação de Deus e vivem como se morassem em fortalezas. Aos seus filhos Deus diz: "Vocês pensarão no medo que sentiram no passado e perguntarão:"Onde estão aqueles que nos forçavam a pagar tributos, aqueles que cobravam os impostos? Onde estão os que controlavam as nossas fortalezas?" Vocês nunca mais verão aquele povo orgulhoso, aquela gente que fala uma língua estranha, uma língua difícil que ninguém entende..." (Isaías 33: 18,19). 

"Vocês nunca mais verão aquele povo orgulhoso". 

Ou seja, está chegando o dia em que todos os orgulhosos e todos os maus serão completamente destruídos porque rejeitaram a simplicidade do Evangelho de Cristo. Ler Malaquias 4: 1 - 3. 
Todos os salvos verão a glória do SENHOR, verão a grandeza do Deus vivo, Jesus voltará para buscar o Seu povo!
"Fortaleçam as mãos cansadas, deem firmeza aos joelhos fracos. Digam aos desanimados: "Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, Ele vem para castigar os nossos inimigos..." (Isaías 35: 3, 4).

Ao exigir ou permitir que as pessoas façam sacrifícios inúteis os que abandonaram o SENHOR da nova aliança acabam prejudicando a vida espiritual de muita gente inocente com o veneno de rituais religiosos. 

O SENHOR diz: "Eu não quero todos esses sacrifícios que vocês me oferecem. estou farto de bodes e animais gordos queimados no altar; estou enojado do sangue de touros novos, não quero mais carneiros nem cabritos" (Isaías 1:11).

Não foram poucos os que negociaram a benção por meio de sacrifício e permaneceram por um tempo, mas no fim tropeçaram e caíram e não conseguiram se levantar.

O SENHOR Todo- Poderoso diz: "Sacerdotes, Eu estou falando com vocês...
Os sacerdotes devem falar a verdade a meu respeito... Mas agora vocês, sacerdotes, estão saindo do caminho certo, e os seus ensinamentos já fizeram muitas pessoas pecarem" (Malaquias 2: 1, 7, 8).

Os seus ensinamentos já fizeram muitas pessoas pecarem.
Pecaram e tornaram-se como Esaú que negociou a benção da sua herança por um prato de lentilha, ou seja, muitos caíram porque ao invés de ser cheio do Espírito com entendimento da Palavra, foram enganados por aqueles que correram atrás de bens materiais, optaram pelo caminho mais curto, entraram na vereda da morte com intenção de chegar mais depressa, saíram na frente de Deus e se perderam, não conseguiram encontrar o caminho da vida. Os que não caíram, estão espiritualmente fracos, e seguem cambaleando, se tornaram imoral e perderam a fé no sacrifício de Cristo, até agora não conseguem entender que o sangue que Jesus derramou na cruz  fala de coisas mais preciosas, e que seu sacrifício é muito mais perfeito e melhor do que o sangue do animal que Abel ofereceu a Deus, estes serão julgados culpados  porque perderam o respeito pelas coisas sagradas da Nova Aliança.  
"Tomem cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus. Cuidado, para que ninguém se torne como planta amarga que cresce e prejudica muita gente com o seu veneno. E tomem cuidado também para que ninguém se torne imoral ou perca o respeito pelas coisas sagradas,... Vocês chegaram até Jesus, que fez a nova aliança e que borrifou o sangue que fala de coisas muito melhores do que o sangue de Abel. Portanto, tenham cuidado e não recusem ouvir aquele que fala..."  (Hebreus 12:15-24).

Tenham cuidado e não recusem ouvir aquele que fala.
Alguém que já fez muitos sacrifícios e ainda continua na escravidão do pecado, quer falar com Deus a respeito do assunto, ou vai recusar ouvir aquele que fala?
Se alguém quer ter relacionamento com Deus, deve renunciar muitas coisas que a sua mente vazia acha que é verdade, deve pegar o que o coração ganancioso e corrupto acha que é perfeito, e lançar na sepultura da velha criatura, porque o que é sacrifício perfeito aos olhos do ser humano, para Deus é coisa imperfeita e inútil. 

"Por acaso, preciso comer carne de touros ou beber sangue de bodes?..." (Salmo 50: 13).

Muitas pessoas ao passar por tempos de angustias, erroneamente pensam que Deus não sai do seu Trono de Glória para consolar os seus filhos, ou não quer dar explicação a respeito do problema que lhes têm causado tristeza e falta de paz. 
Elas pensam assim, por quê? 
Porque não conhecem o Pai amoroso que se fez homem para andar no meio do povo oprimido. Para aqueles que não têm um relacionamento íntimo com Cristo a resposta de Deus vem de modo a ensinar-lhe uma dura lição para que aprendam a levar as coisas espirituais mais a sério, e o propósito é que se arrependam, muitas vezes a dura lição vem por meio de açoites, para repreender alguns Deus usa a vara, a vara de um Pai amoroso que quer o bem de seu filho, outras vezes Ele usa o cajado, o cajado do bom Pastor, outros que não querem se arrepender, precisam suportar o furor da ira do Todo-Poderoso, estes vão conhecer a espada afiada do Rei dos reis, o qual virá sem misericórdia.
"Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam" (Apocalipse 3:19 ).
É de extrema importância entender que Deus é um Pai amoroso, Ele encoraja os seus filhos a não permanecer no pecado, por isso muitos rebeldes são açoitados, mas não devem desanimar quando forem repreendidos.
"Será que vocês já esqueceram as palavras de encorajamento que Deus lhes disse, como se vocês fossem filhos? Pois ele disse: "Preste atenção, meu filho, quando o SENHOR o castiga, e não se desanime quando Ele o repreende. Pois o SENHOR corrige quem Ele ama e castiga quem Ele aceita como filho." (Hebreus 12: 5, 6).
No momento a repreensão é de tristeza, mas quem está decidido nascer de novo suporta o sofrimento com humildade.
"Quando somos corrigidos, isso no momento nos parece motivo de tristeza e não de alegria. Porém, mais tarde, os que foram corrigidos recebem como recompensa uma vida correta e de paz" (Hebreus 12:11).
Estes, depois que se arrependem conseguem sair do fundo do poço transformado e espiritualmente maduro cheia de entendimento para fazer a vontade do Pai e revelar a Sua justiça.
Se a pessoa deseja manter uma comunhão íntima e pessoal com Deus ela preciso ser humilde para ouvir a Sua Palavra, pois Deus quer limpar o coração endurecidos pelo pecado. O Espírito Santo deseja consolar as pessoas imaturas para que elas possam crescer espiritualmente, deixar o leitinho preparado somente para as crianças. 
Deus quer expôr as questões sobre estas coisas, Ele sabe que o ser humano precisa examinar sua mente e seu coração, e se for necessário tirar todas as dúvidas, Ele é Pai e quer ouvir seus filhos que estão aflitos, irados, magoados e angustiados de espírito. 
"Vocês fizeram estas coisas, e eu fiquei calado; por isso pensaram que Eu era igual a vocês. Porém agora vou repreendê-los; vou mostrar-lhes os seus erros" (Salmo 50: 21).
"Venham cá, vamos discutir este assunto. Os seus pecados os deixaram manchados de vermelho, manchados de vermelho escuro; mas Eu lavarei, e vocês ficarão brancos como a neve, brancos como a lã..." (Isaías 1:18).

Muitos embora manchados de vermelho escuro tentam fazer as coisas da sua própria maneira, não são dedicados a Deus, oferecem seus sacrifícios, dízimos e grandes ofertas no altar, mas não entendem nada das coisas espirituais, Deus é testemunha destas coisas. Eles não aceitam a maneira de Jesus ensinar as pessoas, rejeitam o Evangelho e tentam conseguir as bençãos por meios que Deus não aceita, na verdade eles rejeitam o modo de Deus salvar as pessoas, e nessa ignorância espiritual muitos estão se perdendo. 

Falando sobre a salvação do povo de Deus, Paulo diz: "Meus irmãos, desejo de todo o coração que o meu próprio povo seja salvo. E peço a Deus em favor deles porque eu sou testemunha de que eles são muito dedicados a Deus. Mas a dedicação deles não está baseada no verdadeiro conhecimento, pois eles não conhecem a maneira como Deus aceita as pessoas e assim têm procurado conseguir isso da sua própria maneira. Eles rejeitaram o modo de Deus aceitar as pessoas. Porque, com Cristo, a lei chegou ao fim, e assim os que creem é que são aceitos por Deus" (Romanos 10: 1- 4).

Como se livrar do fogo consumidor da ira de Deus?

Em primeiro lugar agradecê-lo pela vida eterna. Temê-lo e adorá-lo em Espírito e em verdade, pois Jesus construiu o Templo do Espírito Santo, e por meio do seu sacrifico já recebemos um Reino que não pode ser abalado.
"Por isso sejamos agradecidos, pois já recebemos um Reino que não pode ser abalado. Sejamos agradecidos e adoremos a Deus de modo que o agrade, com respeito e temor. Porque na verdade, o nosso Deus é um fogo destruidor" (Hebreus 12: 28, 29).
"Aquele que me trás oferta de gratidão está me honrando, e eu salvarei todos os que andam nos meus caminhos" (Salmos 50: 23).
Como posso agradar a Deus, e ser um exemplo no corpo da Igreja?
"Continuem a amar uns aos outros como irmãos em Cristo. Não deixem de receber bem aqueles que vem à casa de vocês; pois alguns que foram hospitaleiros receberam anjos sem saber. Lembre dos presos, como se vocês estivessem na cadeia com eles. Lembrem dos que sofrem como se vocês estivessem sofrendo com eles. Que o casamento seja respeitado por todos, e que o marido e as esposas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometeram adultério. Não se deixe dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com que vocês têm, pois Deus disse:"Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei...Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. Não se deixem levar por ensinamentos diferentes e estranhos que tiram vocês do caminho certo..." (Hebreus 13:1- 9).

Senso de justiça é tratar as pessoas da mesma forma que gostaríamos que Deus e as outras pessoas nos tratassem, com justiça.
Não devemos sustentar nenhuma doutrina ou ensinamento que não possa imitar o exemplo de Jesus. O Senhor Jesus pratica a justiça com mansidão, amor e compaixão "O meu fardo é leve" disse Ele. 
"A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei;... apascentá-las- ei com justiça" (Ezequiel 34: 16).

A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer...
Deus busca e traz de volta o filho que se arrepende, purifica de toda maldade para que ele aprenda tratar os outros com justiça.
"Lavem-se e purifiquem-se. Não quero mais ver suas maldades! Parem de fazer o que é mau e aprendam a fazer o que é bom. Tratem os outros com justiça socorram os que são explorados..." (Isaías 1:16,17).
Feito isso, é preciso permanecer limpo na Palavra, ler João 5: 3, 24, praticar a Justiça, e ser batizado com o Espírito Santo, ler Atos 2:2,3;- 5:32. Ou seja, é preciso nascer de novo. Ler João 3:3 -5.
Nunca se deve fazer justiça com as próprias mãos para se vingar de alguém e jamais abusar da simplicidade, ignorância, fraqueza e inocência das pessoas. Justiça é não fazer as pessoas pagar pelo erro para satisfazer um desejo de vingança. O espírito de vingança causa transtornos, perda de tempo, ódio e morte.
Já imaginou se Jesus chegasse apontando o erro da ovelhinha perdida? Na verdade a ovelhinha tinha cometido um erro grave, ela foi rebelde e se afastou do grupo das cem ovelhas. Mas Jesus tem senso de justiça.
Ele tolerou a fraqueza dos fracos, procurou ajudar e, estendeu a mão para salvar os medrosos e fracos na fé (Mateus 14: 30 a 33). Sede meus imitadores, disse  Ele. É preciso ajudar as pessoas como Jesus ajudou, saber o que eles estão sentindo elas sofrem angustia, rejeição, tristeza, tem magoa no coração, é preciso ouvi-las com paciência, cuidar da cabeça doente e do coração enfermo, salvar a alma delas.
É preciso amolecer as feridas com óleo, e declarar pela fé a cura física e espiritual delas:
"Comeis a gordura, vestis-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as minhas ovelhas... (Isaías 1: 5, 6; - Ezequiel 34: 3,  4). É preciso ensiná-las a ter fé, sem impor regras, nem atar fardos pesados sobre os ombros delas, nada de cobranças, acolhe ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões, mas para cuidar das feridas, contusões e chagas inflamadas, ganhe a alma delas.  E o Senhor Jesus através do Espírito Santo fará com que elas se apeguem a Deus com amor. É preciso levá-las ao novo nascimento ao batismo com o Espírito Santo. Assim o fraco na fé vai se tornando cada vez mais "espiritualmente" forte. Isto é, ganhar o maior numero de almas com Justiça.
Senso de Justiça é considerar e respeitar a fé de cada pessoa. Um crê que de tudo pode comer. Amém! Coma de tudo. Mas o débil come legumes; quem come de tudo, não despreze o que não come... Gosto ou fé não se discute. Mas em se tratando de justiça não há o que discutir. Ou a pessoa tem senso de justiça "caráter" ou não tem. A pessoa que não tem sabedoria de Deus pode enxergar justiça e verdade onde elas não existem. O falso  profeta, os psicopatas, os espertalhões, os hipócritas, os corruptos oportunistas, enganadores, mentirosos e fraudulentos enxergam justiça na sua atitude egoísta, são arrogantes, prepotentes e não falam a verdade do Evangelho de Cristo.
A pessoa que não tem fé para adquirir sabedoria que vem do alto, é como a onda do mar. Ler Tiago 1:  6, 7.
A onda do mar é inconstante, tem dias que ela está tranquila, mas quando o vento muda ao contrario, ela se agita, fica enfurecida começa açoitar e destruir tudo o que vê a sua frente (Mateus 14: 24). Assim é a pessoa que tem falta de sabedoria, falta-lhe a presença de Deus não tem o Espírito Santo nem senso de justiça. Defende uma coisa hoje, o tempo passa
"dias, meses ou anos" o vento muda ao contrário, ela que defendia uma causa nobre, se corrompe e se torna aliada dos perversos.Tem duas caras. Não tem postura. Depois de haver tomado uma decisão séria de acordo com a vontade de Deus, muda de posição por interesse pessoal. Muda as regras, só porque está perdendo. Quer tirar vantagem em tudo. Fala uma coisa e, faz outra: "faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço". Busca seu próprio interesse, confunde e engana as pessoas. Apascentam a si mesmos. Traem a confiança das pessoas e, por ganância, torcem a justiça, matam a esperança dos oprimidos para obter lucro próprio e fazem isso por meio da "fé contaminada". Como que o Espírito Santo pode concluir a sua obra no campo espiritual se a visão e a fé das pessoas não têm nada haver com a vontade de Deus, se elas mudam de direção, cortam o processo no meio do caminho, são ingratas, injustas, perversas e vivem isoladas dos familiares, matam seus próprios filhos e maltratam o povo de Deus por serem arrogante, prepotentes e orgulhosas? 
De onde vem a extrema miséria, a violência, as guerras, os tropeços, os escândalos e os péssimos exemplos? 
Deus quer outro espírito, outra fé, outra visão. Isto é, Ele quer ver seus filhos chegar mais longe para ganhar o maior número de almas para o Reino do Céu. 

"Aumente a sua barraca, torne ainda maior o lugar onde você mora e não faça economia nisso. Encompride as cordas da barraca e pregue bem as estacas. Pois Deus vai estender as suas fronteiras para todos os lados;..." (Isaías 54: 2,3).

A verdade está sendo revelada. “Não faça segredo das palavras proféticas deste Livro, pois o tempo de acontecerem essas coisas está perto... (Apocalipse 22: 10 a 20).


Por que a fé, a visão e o espírito que predomina na vida de muitos cristão não é a vontade de Deus?
"Porque os meus pensamentos, não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos que os vossos pensamentos" (Isaías 55: 8, 9).


"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12: 10).

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria  e o ensino" (Provérbios 1: 7).



"Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas" (Apocalipse 3:6).