PARTE 02
Ter senso de justiça é saber discernir o que é certo ou errado, e ao certificar-se que cometeu algum pecado a pessoa é humilde para admitir o que fez ao se arrepender de todo o coração. Foi o que aconteceu com o rei Davi, ao certificar-se do seu erro, provou que tinha senso de justiça ao se arrepender. Embora tivesse cometido dois pecados graves: adultério e assassinato, recebeu o perdão do SENHOR. Deus enviou-lhe uma mensagem através do profeta Natã por meio de uma parábola: havia dois homens, um rico que tinha muitas ovelhas e um pobre que tinha apenas uma ovelhinha que cresceu em sua casa junto com seus filhos, e se alimentava no seu colo. Certa vez chegou um visitante na casa do rico. Este não quis matar nenhum das suas ovelhas, pegou a única ovelhinha do pobre, matou-a e fez um refogado como refeição para o seu hóspede. Após ouvir a parábola, Davi ficou furioso com fazendeiro rico, e disse:
"Eu juro pelo SENHOR Deus vivo, que o homem que fez isso deve ser morto!..., por ter feito uma coisa tão cruel!
Então Natã disse a Davi: "Este homem é você... É isso que diz o SENHOR Deus: você pecou escondido, em segredo, mas Eu farei com que isso aconteça em plena luz do dia, para todo Israel ver". Então Davi disse: "Eu pequei contra Deus, o SENHOR..." (II Samuel 12: 1- 31).
A mensagem da Palavra de Deus desperta o senso de justiça para fazer a pessoa saber reconhecer com exatidão o direito do ser humano e dar a cada um o que é necessário para que elas possam se converter, nascer de novo e crescer espiritualmente. Os que crescem na presença de Deus permanecem no corpo de Cristo fazendo o que é justo. Os filhos que nasceram do Espírito crescem e se multiplicam, fazem um trabalho sério e investem pesado na formação de discípulos, estes também formam líderes que têm senso de justiça.
Quando o dever de formar discípulos é negligenciado, cresce o número de pessoas imaturas e sem juízo que fazem parte de grandes grupos-panela e essas grandes panelas geram filhos injustos, cruéis, egoístas, enganadores, mentirosos e bajuladores de homens, estes entram nas rodinhas para ficar de ti ti ti (conversinhas nada importante), se conformam em fazer coisas que não permanece para sempre. Eles montam o palco com o tempo necessário para fotografar as suas obras enganosas, querem aparecer nas mídias e se divertem cochichando e soltando risinhos em meio às fofocas de grupos isolados e seus atos vergonhosos acabam caindo nas redes sociais do mundo inteiro, perdem tempo com coisas que não servem para a edificação espiritual. Por isso oram e Deus não responde.
"Quando estive aflito, pedi a Deus, o SENHOR, e ele me respondeu.
Ó SENHOR, livra-me dos mentirosos e dos falsos!
Mentirosos, que será que Deus vai fazer com vocês?
Viver entre vocês me faz sofrer tanto... Há muito tempo que estou morando com aqueles que odeiam a paz, eles falam a favor da guerra" (Salmo 120: 1-7).
O grupo dos mentirosos e dos falsos cresce como erva daninha, e o que é pior, muitos estão dentro da igreja (denominação religiosa), e o objetivo dessas pessoas que vivem na religiosidade é promover seus aliados por interesse de adquirir poder e lucro próprio, ao invés de trabalhar com responsabilidade e comprometimento para salvar o povo de Deus, perdem tempo e dinheiro com coisas que derrama sangue inocente e com isso trazem honras e glórias para si próprio, e para alcançar seus objetivos prejudicam as pessoas que estão fora dos grupos-panela, ou seja, os que denunciam o engano por não concordar com as coisas erradas são terrivelmente perseguidos e desprezados pela cúpula de religiosos que rejeitam a Palavra de Deus anunciada contra eles. Mas o próprio Deus vai fazer com que a Sua Palavra se cumpra para salvar os que fazem a Sua vontade.
"...Você está certo; Eu também estou vigiando para que as minhas palavras se cumpram" (Jeremias 1: 12).
Os grupos -panela odeiam a verdade e maltratam os que procuram fazer o que é certo, estes desprezam os verdadeiros adoradores e não dão o louvor que Deus merece, abandonaram o primeiro amor. Mas Jesus Cristo é o nosso Rei! Ele é o Grande Líder e Governador dos povos do mundo inteiro!
"O SENHOR é grande e merece todo o nosso louvor;...pois Ele vem governar a terra. Com justiça e sem parcialidade, Ele governará os povos do mundo" (Salmo 96: 4,13).
Os que desprezam o louvor que Deus merece não trabalham pela paz nem pela união da família, e por não valorizar a família constituída por Deus com filhos, netos e bisnetos, não serão tratados como verdadeiros adoradores, os "filhos a quem Deus quer bem". Pelo contrario, serão envergonhados por desprezar a herança do SENHOR, e por falta de entendimento da Palavra eles mesmos vão se perdendo de geração em geração.
"Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos" (Mateus 5: 9).
"Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas quem Ele quer bem! " (Lucas 2: 14).
Portanto, para os que vivem separados do pecado todo o cuidado é pouco, se desejam conseguir brilhar nas trevas e ser bem-sucedidos diante de um ambiente de ruína, violência, destruição e vergonha é preciso vigiar e orar sem cessar e agir com honestidade, compaixão, misericórdia e justiça, e não esquecer de seguir a minoria, porque a maioria praticam coisas erradas, estes entram pela porta larga e pelo caminho espaçoso que leva à perdição.
"Não siga a maioria quando ela faz o que é errado e não dê testemunho falso para ajudar a maioria a torcer a justiça" (Êxodo 23: 2).
Jeremias fazia parte da minoria que fazia a vontade de Deus e falava a verdade, até seus amigos íntimos esperavam que ele tropeçasse e caísse em armadilha, a maioria não acreditava na mensagem de juízo (Violência e destruição, esperança e salvação) que Jeremias anunciava, os líderes e autoridades de Israel zombavam da verdade e caçoavam dele o dia inteiro.
"Cada vez que falo, tenho que gritar e anunciar: "Violência! Destruição!" Ó SENHOR, eles me desprezam e zombam de mim o tempo todo porque anuncio a tua mensagem... Ouço as multidões cochichando: "Há terror-por-todos-os-lados." E dizem: "Acusem Jeremias! Vamos denunciá-lo!"... Mas tu, ó SENHOR, está comigo e és forte e Poderoso. Os que me perseguem tropeçarão e nunca vencerão. Eles ficarão muito envergonhados por causa do seu fracasso...Assim, ó SENHOR Todo -Poderoso, com justiça tu nos pões à prova, pois sabes o que está na nossa mente e no nosso coração..." (Jeremias 20: 8-12).
Neemias também é exemplo de quem seguia a minoria: as muralhas estavam derrubadas, os portões destruídos e o povo em ruína e Neemias se dispôs a trabalhar, no princípio se manteve calado não contou a ninguém o que Deus havia posto em seu coração. Tomar parte do trabalho em silêncio e se manter longe do inimigo por um tempo é a melhor coisa a fazer.
"Eu cheguei a Jerusalém e durante três dias não contei a ninguém o que pensava fazer pela cidade de acordo com o que Deus havia posto no meu coração...Nenhuma das autoridades da cidade ficou sabendo aonde eu tinha ido, nem o que tinha feito. Até ali, eu não tinha contado nada a nenhum dos judeus-aos sacerdotes, às autoridades, aos oficiais ou qualquer outra pessoa que iria tomar parte no trabalho" (Neemias 2: 11,12, 16).
Os inimigos de Deus caçoam da simplicidade dos verdadeiros cristãos os quais vivem separados do pecado, mas o Todo -Poderoso faz com que a palavra de zombaria dos seus adversários caia no chão. Pois é preciso ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que a Sua Palavra promete. Então depois de ser abençoado o povo pode se alegrar por conhecer o SENHOR Jesus e entender que Ele e o Pai fazem misericórdia, juízo e justiça na terra.
"De fato, o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres" (Salmo 126: 3).
O verdadeiro cristão busca a santificação por meio do ensino da Palavra, este encontra um meio de se relacionar com Deus criando formas de aprender e ensinar para trazer resultados em beneficio de todos sem precisar se ajuntar com aqueles que vivem na religiosidade. Para produzir bons frutos a pessoa deve tornar-se cada vez mais íntima de Deus.
As pessoas que formam os grandes grupos de adoradores de homens, se tornam idolatras, e são como panela fervendo a qual borbulha derramando e queimando os que estão perto do lado de fora, dessa panela virá a destruição, foi o que Deus disse a Jeremias.
"O SENHOR falou comigo outra vez e perguntou: O que vocês está vendo?
Eu respondi: Estou vendo no Norte uma panela fervendo e se derramando para o lado de cá. Então o SENHOR disse: do Norte virá a destruição, que se derramará em cima de todos os que vivem na terra... Jeremias, prepara-se para ir. Vá dizer a eles tudo o que eu mandar... Escute, Jeremias! Todas as pessoas desta terra, isto é, os reis de Judá, as autoridades, os sacerdotes e o povo, vão ficar contra você. Mas hoje Eu estou lhe dado forças para poder enfrentar essa gente...Eles não o derrotarão, pois Eu estarei ao seu lado para protegê-lo. Eu o SENHOR, falei." (Jeremias 1: 13, 14,17, 18, 19).
Somente aquele que decidiu andar na presença de Deus, tendo com Ele um relacionamento íntimo e pessoal, sendo observador da Sua Palavra, e tendo o cuidado de fazer tudo de acordo como o Evangelho de Cristo ensina pode ser usado pelo Espírito Santo nessa missão de desmantelar os grupos- panelas do mal que se formam dentro da Igreja.
É lamentável, mas ao observar como as coisas acontecem se percebe claramente que todos se corromperam, não há nem mesmo uma só pessoa que faça o bem sem ter interesse de lucro próprio.
"Lá do céu o SENHOR Deus olha para humanidade a fim de ver se existe alguém que tenha juízo, se existe uma só pessoa que o adore (em espírito e em verdade). Mas todos se desviram do caminho certo e são igualmente corruptos. Não há mais ninguém que faça o bem, não há nem mesmo uma só pessoa" (Salmo 14: 2, 3).
Os membros do corpo de Cristo (pessoas que nasceram de novo) têm poder da Palavra para mudar a história de fracasso do povo oprimido com ajuda do Espírito Santo. Todos devem se relacionar de acordo com a Palavra, fazer tudo como Deus ensinou: "cada um deve dar aos outros o que lhe é devido". Ou seja, todos devem ser responsáveis uns pelos outros como se fosse um corpo e seus muitos membros. Se o corpo todo fosse uma parte só, não existiria corpo.
"Desse modo não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse uma pelas outras. Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela... Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é parte desse corpo" (I Coríntios 12: 25 - 27).
Assim a Igreja recebe o poder do Espírito e se torna forte, cresce e vive em paz com todos mostrando que tem temor de Deus e respeito pelo nome de Jesus.
"...a Igreja estava em paz. Ela ficava cada vez mais forte, crescia em número de pessoas com a ajuda do Espírito Santo e mostrava grande respeito pelo SENHOR Jesus" (Atos 9: 31).
Para formar um corpo perfeito e saudável é preciso gravar a Palavra na mente e no coração das pessoas e firmar o novo nascimento com tudo o que é verdadeiro, puro, justo e santo, estas também geram filhos do Espírito, ensinam e anunciam as boas novas a respeito de Cristo para formar cidadãos que têm senso de justiça e uma vida irrepreensível com caráter de pessoas honradas por suas atitudes e por conduzir suas famílias de acordo com a Palavra de Deus.
"E, todos os dias, no pátio do Templo e de casa em casa, eles continuavam a ensinar e a anunciar a boa notícia a respeito de Jesus, o Messias" (Atos 5: 42).
Deus fez os seres humanos diferentes uns dos outros e deu dons e talentos a cada um conforme Ele quis. Sendo assim, nenhum cristão pode dizer que não precisa do outro. Os fracos na fé, os mais pobres e necessitados que tem menos honra na sociedade e os que parecem ser feios também são necessários para que se tornem espiritualmente ricos e belos como a noiva de Cristo, e que sejam tratados com honra e cuidado especial para que não venham sofrer opressão e se tornem enfermos no corpo.
"Portanto, o olho não pode dizer para a mão: "Eu não preciso de você." E a cabeça não pode dizer para os pés: "Não preciso de você." O fato é que as partes do corpo que parecem ser mais fracas são as mais necessárias, e aquelas que acham menos honrosas são as que tratamos com mais honra. E as partes que parecem ser feias recebem um cuidado especial que as outras mais bonitas não precisam. Foi assim que Deus fez o corpo, dando mais honra as partes menos honrosas..." (I Coríntios 12: 21- 24).
Para envergonhar os que acham que têm mais honra, Deus escolheu o que o mundo acha que é fraco e desonroso.
"Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor" (I Coríntios 1: 28).
Satanás conhece a palavra de I Coríntios 1: 28, e usa a Palavra de Deus para ensinar seus seguidores a se fazer de humildes, o seu propósito é enganar se possível os próprios cristãos. O diabo também escolhe o que o mundo despreza para mentir e fazer a maioria das pessoas acreditar que ele é ministro de justiça, ou seja, os demônios se fazem de anjo de luz quando imitam as obras dos verdadeiros cristãos. Os filhos das trevas mentem a respeito dos seus trabalhos e se disfarçam, apresentando-se como filhos de Deus que fazem a obra de Cristo.
"E isso não é de admirar, pois satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz. Portanto, não é nada de mais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem. Mas no fim eles receberão exatamente o que as suas ações merecem" (II Coríntios 11: 14,15).
Os filhos do diabo mostram as suas obras como se fossem bons, humildes e justos, mas as suas ações são as mesmas dos inimigos do sacrifício de Cristo, ou inimigos da mensagem da morte de Cristo na cruz. Anunciam a Cristo e fazem boas obras por inveja. Mas Deus vai deixar as coisas bem claras e o fim deles será terrível.
"Já disse isto muitas vezes e agora repito, chorando: existem muitos, que, pela sua maneira de viver, se tornam inimigos da mensagem da morte de Cristo na cruz. Eles vão para a destruição no inferno porque o deus deles são os desejos do corpo. Eles tem orgulho daquilo que devia ser uma vergonha para eles e pensam somente nas coisas que são deste mundo" (Filipenses 3:18,19).
Para agir com senso de justiça é preciso ter compreensão da sua responsabilidade no ato de resolver um problema ou questão na Igreja entre a família de Deus, todas as dúvidas devem ser eliminadas quando surge alguma situação entre os próprios cristãos. Estes não devem pedir justiça a juízes iníquos, o problema tem que ser resolvido entre os membros do corpo de Cristo.
"...Será que vocês não sabem que o povo de Deus julgará o mundo? Então, se vocês vão julgar o mundo, será que não são capazes de julgar essas coisas pequenas? Por acaso vocês não sabem que nós julgaremos até mesmo os anjos? Muito mais, então, devemos julgar as coisas desta vida!...Que vergonha! Será que entre vocês não existe alguém com sabedoria para resolver uma questão entre irmãos?...
Vocês cometem injustiça, e roubam, e fazem isso tudo contra os seus próprios irmãos! Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus...Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceitos por Ele por meio do SENHOR Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus " (I Coríntios 6: 2 -11).
Quem tem senso de justiça possui conhecimento e entendimento da Palavra para aplicar os valores que deve ser transmitido não somente na Igreja, mas em seus relacionamentos diários, principalmente na sua própria casa. Os que representam os membros do corpo de Cristo devem lembrar da Palavra que o apóstolo Paulo falou à Timóteo.
"Mas, se alguma viúva tem filhos e netos, são eles que devem primeiro aprender a cumprir seus deveres cristãos cuidando da sua própria família. Assim eles pagarão o que receberam dos seus pais e avós, pois Deus gosta disso... Porém aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os que não creem... " (I Timóteo 5: 4, 8).
Os pais e avós têm forte influência na educação espiritual dos filhos e netos, estes colhem o que plantaram na vida da família e se alegram na colheita de bons frutos.
"Assim como os avós se orgulham dos netos, os filhos se orgulham dos pais" (Provérbios 17: 6).
A palavra "viúva" pode representar as pessoas desamparadas que sofrem injustiça e não tem ajuda de ninguém. Ou seja, muitas viúvas ou pessoas desamparadas com mais de 60 anos não têm uma fonte de renda, elas têm falta de dinheiro para comprar alimento necessário e também não têm saúde nem força física para trabalhar, moram de aluguel e estão sofrendo ameaças de despejo. Só o fato de existirem essas necessidades entre os filhos de Deus já é vergonhoso e prova que cada um cuida de seus próprios interesses enquanto pessoas que estão dentro da Igreja perecem por falta de ajuda. Mas a verdadeira viúva, ou aquela que nasceu de novo, conhece a verdade e coloca em prática a Palavra, ela não perde a esperança, pelo contrario, tem animo para orar de dia e de noite pedindo ajuda de Deus, esta será recompensada por ser humilde e ter ajudado aos necessitados que pertencem ao povo de Deus, e segue fazendo a vontade do Pai com dedicação e temor.
"A verdadeira viúva, aquela que não tem ninguém para cuidar dela, põe a sua esperança em Deus e ora, de dia e de noite, pedindo ajuda dele...ela deve ser conhecida como uma mulher que sempre praticou boas ações, criou seus filhos, hospedou pessoas na sua casa, prestou serviços humildes aos que pertencem ao povo de Deus, ajudou os necessitados, em fim, fez todo tipo de coisas boas" (I Timóteo 5: 5,10).
As pessoas que vivem angustiadas e aflitas e estão como mulher abandonada pelo marido, não devem olhar para trás nem lembrar mais a humilhação e necessidade que passaram, porque Deus será o seu marido, Jesus Cristo fez com todo aquele que crê uma aliança de paz, esta nunca será quebrada porque foi selada com seu precioso sangue.
"Não tenha medo, pois você não ficará envergonhada; não se assuste, pois você não será humilhada... Pois o seu Criador, o SENHOR Todo-Poderoso, será o seu Marido;... As montanhas podem desaparecer, os montes se desfazer, mas o meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada. É isso o que diz o SENHOR, que tem amor por você" (Isaías 54: 4, 5,10).
O SENHOR Deus é Juiz de todas as pessoas e defende o direito dos pobres e a causa dos necessitados.
"Tu és Juiz de todas as pessoas;..." (Salmo 94: 2).
"Ó SENHOR Deus, eu sei que tu defendes o direito dos pobres e a causa dos necessitados. Os que te obedecem certamente te louvarão e os que são corretos viverão na tua presença" (Salmos 140: 12,13).
Deus é justo Juiz. Ele está longe dos maus e não houve o clamor dos que não se arrependem de seus pecados.
"O SENHOR está longe dos maus, porém ouve a oração de quem é correto" (Provérbios 15: 29).
Os que vivem na religiosidade não lutam pela causa dos justos, pelo contrario, eles defendem a causa dos ímpios, os quais exploram os mais fracos e abandonam o povo escolhido para fazer aliança com homens perversos: ladrões, corruptos e fraudulentos.
"Ó SENHOR eles esmagam o teu povo e exploram os que são teus... Ó SENHOR Deus, felizes são aqueles que tu ensinas,... Pois o SENHOR não abandonará o seu povo; Ele não deixará desamparados aqueles que são dele. Assim haverá justiça nos tribunais, e todos os que são honestos estarão a favor dela...Tu não queres nada com juízes desonestos pois eles fazem a injustiça parecer justiça, ajuntam-se para prejudicar as pessoas honestas e condenam a morte os inocentes..." (Salmo 94: 5, 12,14, 20, 21).
Jesus falou que estes não podem representar o bom pastor, porque são empregados que não têm amor pelas pessoas, trabalham somente por dinheiro.
"...Por isso, quando vê um lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas. O empregado foge porque trabalha somente por dinheiro e não se importa com as ovelhas. Eu Sou o Bom Pastor....E estou pronto para morrer por elas" (João 10: 12-14)
Acaso os pais ricos que não nasceram de novo conseguem usar o dinheiro para fazer com que os da sua própria casa vivam em segurança, será que por serem ricos seus filhos praticam a justiça e estão livres de cair na miséria sem ter que enfrentar a mesma situação dos pobres e necessitados?
Os pais materialmente ricos honestos, que ensinam seus filhos a praticar a justiça e a temer a Deus, vivem em segurança; porém, todos os que são injustos (ricos e pobres) que procuram obter lucro por meios ilícitos, deixarão seus filhos desprotegidos e a miséria espiritual cairá sobre suas casas.
Ter senso de justiça é saber discernir o que é certo ou errado, e ao certificar-se que cometeu algum pecado a pessoa é humilde para admitir o que fez ao se arrepender de todo o coração. Foi o que aconteceu com o rei Davi, ao certificar-se do seu erro, provou que tinha senso de justiça ao se arrepender. Embora tivesse cometido dois pecados graves: adultério e assassinato, recebeu o perdão do SENHOR. Deus enviou-lhe uma mensagem através do profeta Natã por meio de uma parábola: havia dois homens, um rico que tinha muitas ovelhas e um pobre que tinha apenas uma ovelhinha que cresceu em sua casa junto com seus filhos, e se alimentava no seu colo. Certa vez chegou um visitante na casa do rico. Este não quis matar nenhum das suas ovelhas, pegou a única ovelhinha do pobre, matou-a e fez um refogado como refeição para o seu hóspede. Após ouvir a parábola, Davi ficou furioso com fazendeiro rico, e disse:
"Eu juro pelo SENHOR Deus vivo, que o homem que fez isso deve ser morto!..., por ter feito uma coisa tão cruel!
Então Natã disse a Davi: "Este homem é você... É isso que diz o SENHOR Deus: você pecou escondido, em segredo, mas Eu farei com que isso aconteça em plena luz do dia, para todo Israel ver". Então Davi disse: "Eu pequei contra Deus, o SENHOR..." (II Samuel 12: 1- 31).
A mensagem da Palavra de Deus desperta o senso de justiça para fazer a pessoa saber reconhecer com exatidão o direito do ser humano e dar a cada um o que é necessário para que elas possam se converter, nascer de novo e crescer espiritualmente. Os que crescem na presença de Deus permanecem no corpo de Cristo fazendo o que é justo. Os filhos que nasceram do Espírito crescem e se multiplicam, fazem um trabalho sério e investem pesado na formação de discípulos, estes também formam líderes que têm senso de justiça.
Quando o dever de formar discípulos é negligenciado, cresce o número de pessoas imaturas e sem juízo que fazem parte de grandes grupos-panela e essas grandes panelas geram filhos injustos, cruéis, egoístas, enganadores, mentirosos e bajuladores de homens, estes entram nas rodinhas para ficar de ti ti ti (conversinhas nada importante), se conformam em fazer coisas que não permanece para sempre. Eles montam o palco com o tempo necessário para fotografar as suas obras enganosas, querem aparecer nas mídias e se divertem cochichando e soltando risinhos em meio às fofocas de grupos isolados e seus atos vergonhosos acabam caindo nas redes sociais do mundo inteiro, perdem tempo com coisas que não servem para a edificação espiritual. Por isso oram e Deus não responde.
"Quando estive aflito, pedi a Deus, o SENHOR, e ele me respondeu.
Ó SENHOR, livra-me dos mentirosos e dos falsos!
Mentirosos, que será que Deus vai fazer com vocês?
Viver entre vocês me faz sofrer tanto... Há muito tempo que estou morando com aqueles que odeiam a paz, eles falam a favor da guerra" (Salmo 120: 1-7).
O grupo dos mentirosos e dos falsos cresce como erva daninha, e o que é pior, muitos estão dentro da igreja (denominação religiosa), e o objetivo dessas pessoas que vivem na religiosidade é promover seus aliados por interesse de adquirir poder e lucro próprio, ao invés de trabalhar com responsabilidade e comprometimento para salvar o povo de Deus, perdem tempo e dinheiro com coisas que derrama sangue inocente e com isso trazem honras e glórias para si próprio, e para alcançar seus objetivos prejudicam as pessoas que estão fora dos grupos-panela, ou seja, os que denunciam o engano por não concordar com as coisas erradas são terrivelmente perseguidos e desprezados pela cúpula de religiosos que rejeitam a Palavra de Deus anunciada contra eles. Mas o próprio Deus vai fazer com que a Sua Palavra se cumpra para salvar os que fazem a Sua vontade.
"...Você está certo; Eu também estou vigiando para que as minhas palavras se cumpram" (Jeremias 1: 12).
Os grupos -panela odeiam a verdade e maltratam os que procuram fazer o que é certo, estes desprezam os verdadeiros adoradores e não dão o louvor que Deus merece, abandonaram o primeiro amor. Mas Jesus Cristo é o nosso Rei! Ele é o Grande Líder e Governador dos povos do mundo inteiro!
"O SENHOR é grande e merece todo o nosso louvor;...pois Ele vem governar a terra. Com justiça e sem parcialidade, Ele governará os povos do mundo" (Salmo 96: 4,13).
Os que desprezam o louvor que Deus merece não trabalham pela paz nem pela união da família, e por não valorizar a família constituída por Deus com filhos, netos e bisnetos, não serão tratados como verdadeiros adoradores, os "filhos a quem Deus quer bem". Pelo contrario, serão envergonhados por desprezar a herança do SENHOR, e por falta de entendimento da Palavra eles mesmos vão se perdendo de geração em geração.
"Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos" (Mateus 5: 9).
"Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas quem Ele quer bem! " (Lucas 2: 14).
Portanto, para os que vivem separados do pecado todo o cuidado é pouco, se desejam conseguir brilhar nas trevas e ser bem-sucedidos diante de um ambiente de ruína, violência, destruição e vergonha é preciso vigiar e orar sem cessar e agir com honestidade, compaixão, misericórdia e justiça, e não esquecer de seguir a minoria, porque a maioria praticam coisas erradas, estes entram pela porta larga e pelo caminho espaçoso que leva à perdição.
"Não siga a maioria quando ela faz o que é errado e não dê testemunho falso para ajudar a maioria a torcer a justiça" (Êxodo 23: 2).
Jeremias fazia parte da minoria que fazia a vontade de Deus e falava a verdade, até seus amigos íntimos esperavam que ele tropeçasse e caísse em armadilha, a maioria não acreditava na mensagem de juízo (Violência e destruição, esperança e salvação) que Jeremias anunciava, os líderes e autoridades de Israel zombavam da verdade e caçoavam dele o dia inteiro.
"Cada vez que falo, tenho que gritar e anunciar: "Violência! Destruição!" Ó SENHOR, eles me desprezam e zombam de mim o tempo todo porque anuncio a tua mensagem... Ouço as multidões cochichando: "Há terror-por-todos-os-lados." E dizem: "Acusem Jeremias! Vamos denunciá-lo!"... Mas tu, ó SENHOR, está comigo e és forte e Poderoso. Os que me perseguem tropeçarão e nunca vencerão. Eles ficarão muito envergonhados por causa do seu fracasso...Assim, ó SENHOR Todo -Poderoso, com justiça tu nos pões à prova, pois sabes o que está na nossa mente e no nosso coração..." (Jeremias 20: 8-12).
Neemias também é exemplo de quem seguia a minoria: as muralhas estavam derrubadas, os portões destruídos e o povo em ruína e Neemias se dispôs a trabalhar, no princípio se manteve calado não contou a ninguém o que Deus havia posto em seu coração. Tomar parte do trabalho em silêncio e se manter longe do inimigo por um tempo é a melhor coisa a fazer.
"Eu cheguei a Jerusalém e durante três dias não contei a ninguém o que pensava fazer pela cidade de acordo com o que Deus havia posto no meu coração...Nenhuma das autoridades da cidade ficou sabendo aonde eu tinha ido, nem o que tinha feito. Até ali, eu não tinha contado nada a nenhum dos judeus-aos sacerdotes, às autoridades, aos oficiais ou qualquer outra pessoa que iria tomar parte no trabalho" (Neemias 2: 11,12, 16).
Os inimigos de Deus caçoam da simplicidade dos verdadeiros cristãos os quais vivem separados do pecado, mas o Todo -Poderoso faz com que a palavra de zombaria dos seus adversários caia no chão. Pois é preciso ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que a Sua Palavra promete. Então depois de ser abençoado o povo pode se alegrar por conhecer o SENHOR Jesus e entender que Ele e o Pai fazem misericórdia, juízo e justiça na terra.
"De fato, o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres" (Salmo 126: 3).
O verdadeiro cristão busca a santificação por meio do ensino da Palavra, este encontra um meio de se relacionar com Deus criando formas de aprender e ensinar para trazer resultados em beneficio de todos sem precisar se ajuntar com aqueles que vivem na religiosidade. Para produzir bons frutos a pessoa deve tornar-se cada vez mais íntima de Deus.
As pessoas que formam os grandes grupos de adoradores de homens, se tornam idolatras, e são como panela fervendo a qual borbulha derramando e queimando os que estão perto do lado de fora, dessa panela virá a destruição, foi o que Deus disse a Jeremias.
"O SENHOR falou comigo outra vez e perguntou: O que vocês está vendo?
Eu respondi: Estou vendo no Norte uma panela fervendo e se derramando para o lado de cá. Então o SENHOR disse: do Norte virá a destruição, que se derramará em cima de todos os que vivem na terra... Jeremias, prepara-se para ir. Vá dizer a eles tudo o que eu mandar... Escute, Jeremias! Todas as pessoas desta terra, isto é, os reis de Judá, as autoridades, os sacerdotes e o povo, vão ficar contra você. Mas hoje Eu estou lhe dado forças para poder enfrentar essa gente...Eles não o derrotarão, pois Eu estarei ao seu lado para protegê-lo. Eu o SENHOR, falei." (Jeremias 1: 13, 14,17, 18, 19).
Somente aquele que decidiu andar na presença de Deus, tendo com Ele um relacionamento íntimo e pessoal, sendo observador da Sua Palavra, e tendo o cuidado de fazer tudo de acordo como o Evangelho de Cristo ensina pode ser usado pelo Espírito Santo nessa missão de desmantelar os grupos- panelas do mal que se formam dentro da Igreja.
É lamentável, mas ao observar como as coisas acontecem se percebe claramente que todos se corromperam, não há nem mesmo uma só pessoa que faça o bem sem ter interesse de lucro próprio.
"Lá do céu o SENHOR Deus olha para humanidade a fim de ver se existe alguém que tenha juízo, se existe uma só pessoa que o adore (em espírito e em verdade). Mas todos se desviram do caminho certo e são igualmente corruptos. Não há mais ninguém que faça o bem, não há nem mesmo uma só pessoa" (Salmo 14: 2, 3).
Os membros do corpo de Cristo (pessoas que nasceram de novo) têm poder da Palavra para mudar a história de fracasso do povo oprimido com ajuda do Espírito Santo. Todos devem se relacionar de acordo com a Palavra, fazer tudo como Deus ensinou: "cada um deve dar aos outros o que lhe é devido". Ou seja, todos devem ser responsáveis uns pelos outros como se fosse um corpo e seus muitos membros. Se o corpo todo fosse uma parte só, não existiria corpo.
"Desse modo não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse uma pelas outras. Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela... Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é parte desse corpo" (I Coríntios 12: 25 - 27).
Assim a Igreja recebe o poder do Espírito e se torna forte, cresce e vive em paz com todos mostrando que tem temor de Deus e respeito pelo nome de Jesus.
"...a Igreja estava em paz. Ela ficava cada vez mais forte, crescia em número de pessoas com a ajuda do Espírito Santo e mostrava grande respeito pelo SENHOR Jesus" (Atos 9: 31).
Para formar um corpo perfeito e saudável é preciso gravar a Palavra na mente e no coração das pessoas e firmar o novo nascimento com tudo o que é verdadeiro, puro, justo e santo, estas também geram filhos do Espírito, ensinam e anunciam as boas novas a respeito de Cristo para formar cidadãos que têm senso de justiça e uma vida irrepreensível com caráter de pessoas honradas por suas atitudes e por conduzir suas famílias de acordo com a Palavra de Deus.
"E, todos os dias, no pátio do Templo e de casa em casa, eles continuavam a ensinar e a anunciar a boa notícia a respeito de Jesus, o Messias" (Atos 5: 42).
Deus fez os seres humanos diferentes uns dos outros e deu dons e talentos a cada um conforme Ele quis. Sendo assim, nenhum cristão pode dizer que não precisa do outro. Os fracos na fé, os mais pobres e necessitados que tem menos honra na sociedade e os que parecem ser feios também são necessários para que se tornem espiritualmente ricos e belos como a noiva de Cristo, e que sejam tratados com honra e cuidado especial para que não venham sofrer opressão e se tornem enfermos no corpo.
"Portanto, o olho não pode dizer para a mão: "Eu não preciso de você." E a cabeça não pode dizer para os pés: "Não preciso de você." O fato é que as partes do corpo que parecem ser mais fracas são as mais necessárias, e aquelas que acham menos honrosas são as que tratamos com mais honra. E as partes que parecem ser feias recebem um cuidado especial que as outras mais bonitas não precisam. Foi assim que Deus fez o corpo, dando mais honra as partes menos honrosas..." (I Coríntios 12: 21- 24).
Para envergonhar os que acham que têm mais honra, Deus escolheu o que o mundo acha que é fraco e desonroso.
"Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor" (I Coríntios 1: 28).
Satanás conhece a palavra de I Coríntios 1: 28, e usa a Palavra de Deus para ensinar seus seguidores a se fazer de humildes, o seu propósito é enganar se possível os próprios cristãos. O diabo também escolhe o que o mundo despreza para mentir e fazer a maioria das pessoas acreditar que ele é ministro de justiça, ou seja, os demônios se fazem de anjo de luz quando imitam as obras dos verdadeiros cristãos. Os filhos das trevas mentem a respeito dos seus trabalhos e se disfarçam, apresentando-se como filhos de Deus que fazem a obra de Cristo.
"E isso não é de admirar, pois satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz. Portanto, não é nada de mais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem. Mas no fim eles receberão exatamente o que as suas ações merecem" (II Coríntios 11: 14,15).
Os filhos do diabo mostram as suas obras como se fossem bons, humildes e justos, mas as suas ações são as mesmas dos inimigos do sacrifício de Cristo, ou inimigos da mensagem da morte de Cristo na cruz. Anunciam a Cristo e fazem boas obras por inveja. Mas Deus vai deixar as coisas bem claras e o fim deles será terrível.
"Já disse isto muitas vezes e agora repito, chorando: existem muitos, que, pela sua maneira de viver, se tornam inimigos da mensagem da morte de Cristo na cruz. Eles vão para a destruição no inferno porque o deus deles são os desejos do corpo. Eles tem orgulho daquilo que devia ser uma vergonha para eles e pensam somente nas coisas que são deste mundo" (Filipenses 3:18,19).
Para agir com senso de justiça é preciso ter compreensão da sua responsabilidade no ato de resolver um problema ou questão na Igreja entre a família de Deus, todas as dúvidas devem ser eliminadas quando surge alguma situação entre os próprios cristãos. Estes não devem pedir justiça a juízes iníquos, o problema tem que ser resolvido entre os membros do corpo de Cristo.
"...Será que vocês não sabem que o povo de Deus julgará o mundo? Então, se vocês vão julgar o mundo, será que não são capazes de julgar essas coisas pequenas? Por acaso vocês não sabem que nós julgaremos até mesmo os anjos? Muito mais, então, devemos julgar as coisas desta vida!...Que vergonha! Será que entre vocês não existe alguém com sabedoria para resolver uma questão entre irmãos?...
Vocês cometem injustiça, e roubam, e fazem isso tudo contra os seus próprios irmãos! Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus...Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceitos por Ele por meio do SENHOR Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus " (I Coríntios 6: 2 -11).
Quem tem senso de justiça possui conhecimento e entendimento da Palavra para aplicar os valores que deve ser transmitido não somente na Igreja, mas em seus relacionamentos diários, principalmente na sua própria casa. Os que representam os membros do corpo de Cristo devem lembrar da Palavra que o apóstolo Paulo falou à Timóteo.
"Mas, se alguma viúva tem filhos e netos, são eles que devem primeiro aprender a cumprir seus deveres cristãos cuidando da sua própria família. Assim eles pagarão o que receberam dos seus pais e avós, pois Deus gosta disso... Porém aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os que não creem... " (I Timóteo 5: 4, 8).
Os pais e avós têm forte influência na educação espiritual dos filhos e netos, estes colhem o que plantaram na vida da família e se alegram na colheita de bons frutos.
"Assim como os avós se orgulham dos netos, os filhos se orgulham dos pais" (Provérbios 17: 6).
A palavra "viúva" pode representar as pessoas desamparadas que sofrem injustiça e não tem ajuda de ninguém. Ou seja, muitas viúvas ou pessoas desamparadas com mais de 60 anos não têm uma fonte de renda, elas têm falta de dinheiro para comprar alimento necessário e também não têm saúde nem força física para trabalhar, moram de aluguel e estão sofrendo ameaças de despejo. Só o fato de existirem essas necessidades entre os filhos de Deus já é vergonhoso e prova que cada um cuida de seus próprios interesses enquanto pessoas que estão dentro da Igreja perecem por falta de ajuda. Mas a verdadeira viúva, ou aquela que nasceu de novo, conhece a verdade e coloca em prática a Palavra, ela não perde a esperança, pelo contrario, tem animo para orar de dia e de noite pedindo ajuda de Deus, esta será recompensada por ser humilde e ter ajudado aos necessitados que pertencem ao povo de Deus, e segue fazendo a vontade do Pai com dedicação e temor.
"A verdadeira viúva, aquela que não tem ninguém para cuidar dela, põe a sua esperança em Deus e ora, de dia e de noite, pedindo ajuda dele...ela deve ser conhecida como uma mulher que sempre praticou boas ações, criou seus filhos, hospedou pessoas na sua casa, prestou serviços humildes aos que pertencem ao povo de Deus, ajudou os necessitados, em fim, fez todo tipo de coisas boas" (I Timóteo 5: 5,10).
As pessoas que vivem angustiadas e aflitas e estão como mulher abandonada pelo marido, não devem olhar para trás nem lembrar mais a humilhação e necessidade que passaram, porque Deus será o seu marido, Jesus Cristo fez com todo aquele que crê uma aliança de paz, esta nunca será quebrada porque foi selada com seu precioso sangue.
"Não tenha medo, pois você não ficará envergonhada; não se assuste, pois você não será humilhada... Pois o seu Criador, o SENHOR Todo-Poderoso, será o seu Marido;... As montanhas podem desaparecer, os montes se desfazer, mas o meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada. É isso o que diz o SENHOR, que tem amor por você" (Isaías 54: 4, 5,10).
O SENHOR Deus é Juiz de todas as pessoas e defende o direito dos pobres e a causa dos necessitados.
"Tu és Juiz de todas as pessoas;..." (Salmo 94: 2).
"Ó SENHOR Deus, eu sei que tu defendes o direito dos pobres e a causa dos necessitados. Os que te obedecem certamente te louvarão e os que são corretos viverão na tua presença" (Salmos 140: 12,13).
Deus é justo Juiz. Ele está longe dos maus e não houve o clamor dos que não se arrependem de seus pecados.
"O SENHOR está longe dos maus, porém ouve a oração de quem é correto" (Provérbios 15: 29).
Os que vivem na religiosidade não lutam pela causa dos justos, pelo contrario, eles defendem a causa dos ímpios, os quais exploram os mais fracos e abandonam o povo escolhido para fazer aliança com homens perversos: ladrões, corruptos e fraudulentos.
"Ó SENHOR eles esmagam o teu povo e exploram os que são teus... Ó SENHOR Deus, felizes são aqueles que tu ensinas,... Pois o SENHOR não abandonará o seu povo; Ele não deixará desamparados aqueles que são dele. Assim haverá justiça nos tribunais, e todos os que são honestos estarão a favor dela...Tu não queres nada com juízes desonestos pois eles fazem a injustiça parecer justiça, ajuntam-se para prejudicar as pessoas honestas e condenam a morte os inocentes..." (Salmo 94: 5, 12,14, 20, 21).
Jesus falou que estes não podem representar o bom pastor, porque são empregados que não têm amor pelas pessoas, trabalham somente por dinheiro.
"...Por isso, quando vê um lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas. O empregado foge porque trabalha somente por dinheiro e não se importa com as ovelhas. Eu Sou o Bom Pastor....E estou pronto para morrer por elas" (João 10: 12-14)
Acaso os pais ricos que não nasceram de novo conseguem usar o dinheiro para fazer com que os da sua própria casa vivam em segurança, será que por serem ricos seus filhos praticam a justiça e estão livres de cair na miséria sem ter que enfrentar a mesma situação dos pobres e necessitados?
Os pais materialmente ricos honestos, que ensinam seus filhos a praticar a justiça e a temer a Deus, vivem em segurança; porém, todos os que são injustos (ricos e pobres) que procuram obter lucro por meios ilícitos, deixarão seus filhos desprotegidos e a miséria espiritual cairá sobre suas casas.
"Quem é honesto tem segurança, mas quem é desonesto logo fracassa...
O ganancioso tem tanta pressa de ficar rico, que nem percebe que a pobreza está chegando" (Provérbios 28: 18, 22).
Ninguém pode vencer pela sua própria força. O ser humano é injusto e orgulhoso por natureza. É preciso nascer de novo e construir uma nova vida na Rocha que é a Palavra.
Os filhos de Deus vivem em segurança no alicerce que é Jesus Cristo, eles nasceram para adorar ao SENHOR, e Deus construiu o templo do Espírito Santo para ser adorado por eles.
Os filhos que nasceram do Espírito Santo herdarão a nova terra e os novos céus, mas os inimigos de Deus desaparecerão na escuridão.
"Ao SENHOR Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe;..." (Salmo 24: 1, 2).
O mundo dos iniquos será destruído quando Deus derramar a sua ira lá do céu contra eles.
"Ele protege a vida dos que são fieis a ele, mas deixa que os maus desapareçam na escuridão, pois ninguém vence pela própria força. Os inimigos de Deus o SENHOR serão destruídos; ele trovejará dos céus contra eles..."(I Samuel 2: 9,10).
Filhos tementes a Deus e honestos, que aceitam o Evangelho por meio da graça, serão justificados pela fé em Jesus Cristo, se buscarem a santificação através da verdade, nascerão de novo, embora não armazenem tesouros nesta vida terrena e sejam considerados materialmente pobres, serão ricamente recompensados ainda nesta vida por meio da graça, ou seja, o amor que os verdadeiros cristãos têm uns pelos outros se torna cada vez maior, unidos caminharão firmes e permanecerão na Palavra, mostrarão perseverança na conquista dos tesouros da vida eterna.
"Esta é a aprova de que Deus é justo na sua maneira de julgar...
Deus fará o que é justo: ele trará sofrimento para aqueles que fazem com que vocês sofram e dará descanso a vocês e também a nós que sofremos... Vocês também estarão entre eles, pois creram na mensagem (do Evangelho de Cristo) que nós anunciamos. E por isso que sempre oramos por vocês, pedindo que o nosso Deus, que chamou vocês para a nova vida, faça com que sejam merecedores dela..." (II Tessalonicenses 1: 5 -11).
Há filhos de pais ricos que são corruptos, rebeldes e teimosos, estes enganam, oprimem e matam os filhos dos pobres, mas todos (ricos e pobres) os que são desonestos cairão nas armadilhas que fizeram, pois maquinam o mal contra sua própria casa a qual foi construída num alicerce de crimes e injustiças. Porém, se houver arrependimento Deus promete perdoar, Ele vai acabar com a maldade e com os crimes de morte. Quando Deus fala a Sua Palavra é mantida e a promessa se cumpre. A Sua Palavra não cai no chão!
"...Uns dizem mentiras a respeito dos outros, que por causa disso são mortos... Alguns dos seus moradores matam por dinheiro... Vou acabar com suas roubalheiras e com os seus crimes de morte...vocês pensam que ainda terão alguma coragem ou força bastante para levantar a mão quando Eu acabar de agir contra vocês?
Eu, o SENHOR estou falando e mantenho a minha Palavra..." (Ezequiel 22: 9, 12, 13, 14).
Os que seguem o exemplo dos filhos de Eli tentarão se proteger de todo o perigo e vão querer escapar dos seus inimigos mas serão surpreendidos por eles e as suas obras serão reveladas e o que fizeram trará vergonha para a sua família.
Há filhos de pais ricos que são corruptos, rebeldes e teimosos, estes enganam, oprimem e matam os filhos dos pobres, mas todos (ricos e pobres) os que são desonestos cairão nas armadilhas que fizeram, pois maquinam o mal contra sua própria casa a qual foi construída num alicerce de crimes e injustiças. Porém, se houver arrependimento Deus promete perdoar, Ele vai acabar com a maldade e com os crimes de morte. Quando Deus fala a Sua Palavra é mantida e a promessa se cumpre. A Sua Palavra não cai no chão!
"...Uns dizem mentiras a respeito dos outros, que por causa disso são mortos... Alguns dos seus moradores matam por dinheiro... Vou acabar com suas roubalheiras e com os seus crimes de morte...vocês pensam que ainda terão alguma coragem ou força bastante para levantar a mão quando Eu acabar de agir contra vocês?
Eu, o SENHOR estou falando e mantenho a minha Palavra..." (Ezequiel 22: 9, 12, 13, 14).
Os que seguem o exemplo dos filhos de Eli tentarão se proteger de todo o perigo e vão querer escapar dos seus inimigos mas serão surpreendidos por eles e as suas obras serão reveladas e o que fizeram trará vergonha para a sua família.
"Mas os seus planos trouxeram vergonha para a sua família, e, ao destruir muitos povos, você pós a sua própria vida em perigo... Ai de você, pois construiu a sua cidade num alicerce de crime e injustiças! Todo o trabalho forçado dos povos que você conquistou não vai adiantar nada." (Habacuque 2: 10 -13).
Os pais que desprezam o Evangelho de Cristo causam sofrimento, aflição e morte aos filhos tanto no sentido físico como espiritual. Muitos, embora riquíssimos (líderes e autoridade de renomes bem conceituadas) por não ter temor nem sabedoria de Deus muitas vezes compactuam com atos violentos dos filhos, usam o poder do dinheiro para livrá-los da prisão, tentam às custas da injustiça fazer com que seus filhos fujam para outros países.
Os pais que desprezam o Evangelho de Cristo causam sofrimento, aflição e morte aos filhos tanto no sentido físico como espiritual. Muitos, embora riquíssimos (líderes e autoridade de renomes bem conceituadas) por não ter temor nem sabedoria de Deus muitas vezes compactuam com atos violentos dos filhos, usam o poder do dinheiro para livrá-los da prisão, tentam às custas da injustiça fazer com que seus filhos fujam para outros países.
Estes acaso serão verdadeiramente livres?
A história dos filhos do sacerdote Eli ensina uma grande lição aos pais, e faz entender que os filhos devem ser disciplinados a temer a Deus desde o nascimento, pois a criança compreende o "NÃO" ou o "SIM"dos pais desde o primeiro ano de vida.
Os filhos de Eli mandavam os servos tirar da panela a melhor parte que era para ser oferecido a Deus, roubavam a carne mais nobre dos animais que eram oferecidos em sacrifício.
Eles conheciam a lei quando alguém matava um animal e sabiam que Deus havia deixado bem claro o que era do sacerdote e de seus descendentes: "...Receberão o quarto dianteiro, as queixadas e o bucho...; além disso, poderá ficar com tudo o que a sua família mandar" (Deuteronômio 18: 3, 8).
Também fica claro que a família dos levitas tinham que receber os dízimos, e a melhor parte era de Deus.
"Das ofertas que você receberem deem a melhor parte para mim. Depois que me derem a melhor parte, vocês poderão ficar com o resto...Vocês e as suas famílias poderão comer em qualquer lugar o que sobrar... Comendo assim, vocês não estarão cometendo pecado se antes separarem o melhor para o SENHOR. E não profanem as ofertas sagradas dos israelitas, comendo algumas delas antes que a melhor parte seja oferecida a mim. Se desobedecerem, morrerão" (Números 18:19 - 32).
Os filhos de Eli desobedeceram e foram condenados a morte. Eles olhavam com ganancia para a melhor parte.
"Por que é que vocês olham com tanta ganancia para os sacrifícios e ofertas que eu ordenei que me fossem feitos? Eli, porque é que você honra seus filhos mais do que a mim, deixando que eles engordem comendo a melhor parte de todos os sacrifícios que o meu povo me oferece?" (I Samuel 2: 29).
´
O povo decidia fazer sacrifício a Deus mas não se arrependia, apenas obedeciam a palavra daquele que aplicava a Lei, enquanto viviam pecando, os sacerdotes ganhavam a vida a custa do pecado do povo, por isso ficavam alegres quando o povo pecava. Ou seja, o povo era influenciado por aqueles que roubavam o melhor do sacrifício, quem colocava a mão no que era considerado sagrado, era os sacerdotes e seus filhos.
"Eles ganham a vida à custa dos pecados do povo e por causa disso querem que o povo peque..." (Oseias 4: 8).
Os filhos do sacerdote Eli tinham conhecimento da lei, e sabiam que depois do sacrifício a Deus, poderiam ficar com tudo o que sua família precisava para se alimentar, mas eles não se importavam com o mandamento de Deus, mandavam o servo tirar a carne mais nobre antes do tempo de assá-la. Ler I Samuel 2: 12 -16.
Se falta disciplina no tempo em que os filhos ainda são meninos, se multiplica a iniquidade na casa.
"Assim os filhos de Eli tratavam com muito desprezo as ofertas trazidas a Deus, o SENHOR. E para o SENHOR o pecado desses moços era muito grave" (I Samuel 2:17).
Depois que se tornaram homens praticaram sexo com mulheres que não tinham temor de Deus. Mas isso não pode ser assim, ninguém que conhece a verdade e se envolve com idólatras fica impune aos olhos de Deus.
"Eli já estava velho. Ele ouvia falar de tudo o que seus filhos faziam aos israelitas e que eles estavam tendo relações com as mulheres que trabalhavam na entrada da tenda sagrada..." (I Samuel 2: 22).
Envergonhado, Eli chamou atenção dos filhos, mas já era tarde demais, não havia mais tempo, eles já haviam criado o hábito de roubar a melhor parte, não obedeciam a Palavra de Deus. O pai já era idoso, e pelo que seus filhos haviam feito não podia defende-los diante de Deus, pois a decisão do próprio Deus era matá-los. Nesse caso Eli não podia fazer nada diante das coisas terríveis que seus filhos praticavam.
"Se uma pessoa peca contra a outra, o SENHOR pode defendê-la. Mas quem pode defender aquele que peca contra Deus? ...Pois o SENHOR Deus havia resolvido matá-los" (I Samuel 2: 25).
Quem pode defender aqueles que consideram como coisa sem valor o sangue da aliança de Deus, que os purificou por meio do sacrifício de Jesus Cristo?
"Que coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo!..." (Hebreus 10: 31).
Os filhos de Eli não tiveram paciência para esperar, e com falta de temor diziam que se fosse preciso tomariam o que desejavam à força. Por isso foram mortos. Ler I Samuel 2:16, 34.
"Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que ele promete" (Hebreus 10: 36).
A profecia contra a família de Eli se cumpriu. A Palavra de Deus se cumpriu porque a oferta que o povo de Deus coloca no altar não pode ser tocada para beneficio próprio dos sacerdotes, bispos, pastores e outros que servem no altar. De Deus não se zomba. Tudo o que o homem semear isto também ceifará.
Esta é a aprova de que Deus é justo na sua maneira de julgar. E isso também é uma prova para todos de que Deus diz a verdade e que a sua Palavra deve ser praticada com temor.
" Eu, o SENHOR Deus de Israel, prometi no passado que a sua família e os seus descendentes me serviriam para sempre como sacerdotes. Mas agora eu digo que isso não vai continuar. Pois respeitarei os que me respeitam, mas desprezarei os que me desprezam. Olhe! Está chegando o tempo em que Eu matarei todos os moços da sua família e da família de seu pai para que nenhum homem da sua família chegue ficar velho. Você passará dificuldade e terá inveja de todas as coisas boas que vou dar ao meu povo de Israel, mas ninguém da sua família chegará a ficar velho... Hofni e Finéias, os seus dois filhos morrerão no mesmo dia, e isso será uma prova para você de que o que Eu disse é verdade...." (I Samuel 2: 30- 34).
Embora tenham nascidos num berço de ouro na casa de uma família rica, muitos filhos estão com a vida desestruturada.
Muitas crianças ricas que tiveram o privilégio de ter mães carinhosas e dedicadas podem ter os mesmos problemas dos filhos miseráveis tanto na adolescência como na vida adulta, se os pais não ensinam os filhos no caminho em que devem andar, embora ricos, seus filhos podem perder o prazer de viver. Muitos filhos de pais ricos vivem perturbados, angustiados e tristes, pensam em tirar a própria vida porque não querem se humilhar nem se curvar diante da Palavra, preferem morrer a pedir ajuda espiritual ou alguma outra coisa para os filhos amados de Deus.
" ...E todos os outros descendentes de você que por acaso, ficarem com vida terão de se curvar diante do rei para pedir dinheiro e comida e implorarão para ajudar os sacerdotes, a fim de terem alguma coisa para comer" (I Samuel 2: 36).
Os que roubam a melhor parte daquilo que o povo de Deus coloca no altar, também são cruéis para maquinar a morte dos filhos dos pobres quando estes já foram gerados perfeitos no ventre da mãe, pensam em abortá-los, estes acreditam que o filho do rico deve ser preservado do aborto, creem que eles estão livres do sofrimento, mas os sanguinários que são capaz de praticar esse ato condenável estão completamente enganados quando tentam destruir a herança do SENHOR. Eles não sabem que os filhos dos ricos poderão, amanhã, cair na extrema miséria para que o filho do pobre possa substituí-lo.
"Ele faz com que alguns fiquem pobres e outros, ricos; rebaixa uns e eleva outros
Deus levanta os pobres do pó e tira da miséria os necessitados..." (I Samuel 2: 7, 8).
Quantas famílias ricas em época de crise tiveram que esmagar o orgulho para abandonar seus castelos que foram construídos na areia?
As crianças de pais ricos talvez
não andem pelas ruas entregue a própria sorte, mas estão isoladas, ficam de dia
e de noite solitárias dentro do quarto na frente de um computador, ou vendo coisas inúteis no celular, seus servos ou empregados têm fartura e se deleitam ao cuidar de suas casas sofisticadas com geladeiras cheias de delícias, mas os filhos do dono do palácio não se
alimentam nem dormem direito por falta de cuidados dos pais, eles nasceram
e foram jogadas nas mãos de babás, não tiveram a educação necessária, nem aprenderam andar no caminho da vida, muitas
babás são violentas e cruéis, tudo isso é fruto da negligência e
irresponsabilidade de muitos pais gananciosos que só pensam no sucesso
financeiro e em se tornar intelectualmente inteligente para ganhar muito dinheiro, são sábios para adquirir riquezas e se tornarem grandes empresários, mas tolos para educar seus próprios filhos. Alguns pais se orgulham pelo fato de seus filhos exercerem uma profissão que lhe proporciona o consumo de luxo da alta sociedade, mas estes muitas vezes se tornam corruptos: advogados que defendem criminosos e ladrões, médicos que
cometem crimes, como a prática do aborto, juízes fraudulentos
que aceitam suborno, líderes e autoridades que deviam praticar a justiça e falar a verdade, se corrompem, e seus filhos são desobedientes, desonestos, mentirosos e enganadores, fazem o que querem, pois são considerados poderosos e se acham donos do mundo, mas se não se arrependerem o fim deles é a morte eterna.
Quando estava irado com os líderes e autoridades de Israel, Deus, através do profeta Miqueias diz:
"Quando querem terrenos ou casas, eles os tomam. Maltratam os outros e não respeitam a família nem a propriedade de ninguém...Vocês expulsam dos seus lares queridos as mulheres do meu povo, e assim os filhos delas perdem para sempre as benção que prometi..." (Miqueias 2: 2, 9).
"Será que ficam envergonhados por terem feito essas coisas que Eu detesto? Não! Não ficam envergonhados de jeito nenhum. Eles não sabem o que é sentir vergonha e por isso vão cair como os outros têm caído..." (Jeremias 6: 15; 8:11,12).
Os filhos do povo foram enganados por lideres e autoridades religiosas com promessas de paz quando não há paz, eles seguem iludindo com falsas esperanças, dizem coisas que eles mesmo inventam e não aquilo que Deus falou.
Venham! Gritam eles, pense positivo, você pode se tornar um homem inteligente, se organize para fazer parte de um novo projeto de vida, compre nossos livros de autoajuda e participe das nossas palestras, você se tornará um super-homem, empresário de grandes negócios, você é capaz de mudar sua história pela força da mente, venha para o nosso grande grupo-panela e se torne um homem intelectualmente inteligente e com uma boa aparência. Basta ter força de vontade e determinação. Usar esse tipo de persuasão é antibíblico e diabólico, esse trabalho capacita pessoa que se tornarão cada vez mais gananciosas e perversas, homens corruptos e outros iniquos, enganarão os que e ignoram a necessidade de NASCER DE NOVO, e de ressuscitar com Cristo para se tornar verdadeiramente livre. Estes precisam saber que sem Cristo o ser humano é trapo de imundícia. Mas eles desprezam a verdade e decidem viver na mentira, enganam e querem tirar a pele do povo de Deus.
"Vocês tiram a pele do meu povo: arrancam a carne dos seus ossos...Os profetas enganam o povo. Para os que lhes pagam eles prometem paz, mas ameaçam com guerra os que não lhe dão nada. O SENHOR diz a esses profetas: Em vez de visão vocês terão escuridão, e em vez de revelações haverá somente trevas para vocês... Não receberão resposta de Deus e por isso ficarão desmoralizados" (Malaquias 3: 3 -7).
Desmoralizados. Assim estão os pais e lideres religiosos que vivem seguros e acham que já fizeram de tudo para que eles, seus filhos e seu povo sejam salvos, dizem ser cristãos, mas rejeitaram o Evangelho da graça e desprezam o nome de Jesus, seus próprios filhos destruíram os projetos que seriam executados para obter vantagem e envergonharam a família. Isso aconteceu com os filhos dos hipócritas da época de Jesus, estes tiveram a oportunidade de receber a salvação pela graça e pela fé em Cristo, mas se tornaram vítimas da religiosidade e repetiram a história dos israelitas que rejeitaram os avisos dos profetas, embora ricos se tornaram espiritualmente miseráveis, desejavam a vida eterna, mas por amarem ao dinheiro e confiarem nas obras da lei, viravam as costas quando Jesus Cristo falava com eles.
Foi também o que aconteceu com o jovem rico. Ele perguntou: Mestre, o que devo fazer de bom para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu:...Se você quer entrar na vida eterna, guarde os mandamentos...
Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite seu pai e a sua mãe e ame os outros como você ama a você mesmo... se você quer ser perfeito, vá, vende tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. Quando o moço ouviu isso, foi embora triste, pois era muito rico. Jesus então disse aos discípulos: ...É muito difícil um rico entrar no reino do Céu...Quando ouviram isso os discípulos ficaram muito admirados e perguntavam: Então, quem é que pode se salvar?...
Para os seres humanos isso não é possível, mas Deus sabe como quebrar o orgulho e despedaçar um coração vaidoso e corrupto que despreza o Evangelho por amor ao dinheiro, e quando estiverem com o nome escrito no pó sendo humilhados pela permissão do próprio Deus, é possível que reconheçam que é preciso aceitar Jesus como seu único SENHOR e Salvador e se converter de verdade. Então aqueles que se achavam poderosos e se diziam os donos do mundo por serem materialmente ricos, e desejavam ser os primeiros a ser servidos, agora foram colocados por últimos e precisam aprender servir os mais pobres, os que foram escolhidos para se tornarem ricos no Reino de Deus.
...E digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha...
Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros" (Mateus 19:16 - 30).
O jovem rico talvez não precisou passar por essa prova, também não se sabe se ele foi salvo ou não. Mas a Palavra diz que quando Deus quer salvar o seu povo ele derrota os orgulhosos e derruba dos seus tronos líderes e autoridades que abusam do poder.
"Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles. Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições" (Lucas 1: 51- 53).
Esta é a aprova de que Deus é justo na sua maneira de julgar. Deus fará o que é justo e nisto o Seu povo deve se alegrar.
"O SENHOR Deus encheu o meu coração de alegria; por causa do que Ele fez, eu ando de cabeça erguida. Estou rindo dos meus inimigos e me sinto feliz, pois Deus me ajudou...Os que antes estavam fartos agora se empregam para ganhar comida, mas os que tinha fome agora estão satisfeitos..." (I Samuel 2:1, 5).
Por um lado está o filho dos pobres, menor indigente estirado no chão, oprimido, machucado e ferido, do outro estão os filhos dos ricos, ou de classe média drogados e embriagados fazendo farra nas madrugadas, como foi o caso daqueles que colocaram combustível no corpo dos mendigos, provocaram e agrediram inocentes e, ao ver as chamas arder no corpo indefeso zombaram com gargalhadas até ver a morte do outro diante deles, outros, também espancaram trabalhadores honestos que estavam no ponto de ônibus.
Embriagados pegam o carro importado e na primeira esquina matam uma família inteira, mas como o pai tem dinheiro compra a liberdade do filho criminoso. Estes têm a proteção do dinheiro e acesso as regalias da justiça humana, mas não têm a Sabedoria da Palavra de Deus que lhe dá vida espiritual.
Quando estava irado com os líderes e autoridades de Israel, Deus, através do profeta Miqueias diz:
"Quando querem terrenos ou casas, eles os tomam. Maltratam os outros e não respeitam a família nem a propriedade de ninguém...Vocês expulsam dos seus lares queridos as mulheres do meu povo, e assim os filhos delas perdem para sempre as benção que prometi..." (Miqueias 2: 2, 9).
"Será que ficam envergonhados por terem feito essas coisas que Eu detesto? Não! Não ficam envergonhados de jeito nenhum. Eles não sabem o que é sentir vergonha e por isso vão cair como os outros têm caído..." (Jeremias 6: 15; 8:11,12).
Os filhos do povo foram enganados por lideres e autoridades religiosas com promessas de paz quando não há paz, eles seguem iludindo com falsas esperanças, dizem coisas que eles mesmo inventam e não aquilo que Deus falou.
"Eles continuam dizendo aos que desprezam a minha
mensagem: "Tudo irá bem." E dizem aos teimosos: "A desgraça não
cairá sobre vocês....O SENHOR Deus disse: Eu não enviei esses profetas,
nem lhes dei nenhuma mensagem...Eu sei o que têm dito esses profetas que falam
mentiras em meu nome e afirmam que lhes dei minhas mensagens nos seus sonhos.
Por quanto tempo ainda esses profetas vão enganar o meu povo com as mentiras
que inventa? " (Jeremias 23: 17, 21, 25, 26).
O povo que
têm desprezado a verdade se afastam do
caminho por acreditar na mentira, estes pegam um atalho, cambaleiam perdidos e
se sujam cada vez mais na escuridão, por isso, os seus líderes estão sendo
envergonhados.
Conheça os projetos persuasivos de pessoas que tentam enganar o próprio povo de Deus:Venham! Gritam eles, pense positivo, você pode se tornar um homem inteligente, se organize para fazer parte de um novo projeto de vida, compre nossos livros de autoajuda e participe das nossas palestras, você se tornará um super-homem, empresário de grandes negócios, você é capaz de mudar sua história pela força da mente, venha para o nosso grande grupo-panela e se torne um homem intelectualmente inteligente e com uma boa aparência. Basta ter força de vontade e determinação. Usar esse tipo de persuasão é antibíblico e diabólico, esse trabalho capacita pessoa que se tornarão cada vez mais gananciosas e perversas, homens corruptos e outros iniquos, enganarão os que e ignoram a necessidade de NASCER DE NOVO, e de ressuscitar com Cristo para se tornar verdadeiramente livre. Estes precisam saber que sem Cristo o ser humano é trapo de imundícia. Mas eles desprezam a verdade e decidem viver na mentira, enganam e querem tirar a pele do povo de Deus.
"Vocês tiram a pele do meu povo: arrancam a carne dos seus ossos...Os profetas enganam o povo. Para os que lhes pagam eles prometem paz, mas ameaçam com guerra os que não lhe dão nada. O SENHOR diz a esses profetas: Em vez de visão vocês terão escuridão, e em vez de revelações haverá somente trevas para vocês... Não receberão resposta de Deus e por isso ficarão desmoralizados" (Malaquias 3: 3 -7).
Desmoralizados. Assim estão os pais e lideres religiosos que vivem seguros e acham que já fizeram de tudo para que eles, seus filhos e seu povo sejam salvos, dizem ser cristãos, mas rejeitaram o Evangelho da graça e desprezam o nome de Jesus, seus próprios filhos destruíram os projetos que seriam executados para obter vantagem e envergonharam a família. Isso aconteceu com os filhos dos hipócritas da época de Jesus, estes tiveram a oportunidade de receber a salvação pela graça e pela fé em Cristo, mas se tornaram vítimas da religiosidade e repetiram a história dos israelitas que rejeitaram os avisos dos profetas, embora ricos se tornaram espiritualmente miseráveis, desejavam a vida eterna, mas por amarem ao dinheiro e confiarem nas obras da lei, viravam as costas quando Jesus Cristo falava com eles.
Foi também o que aconteceu com o jovem rico. Ele perguntou: Mestre, o que devo fazer de bom para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu:...Se você quer entrar na vida eterna, guarde os mandamentos...
Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite seu pai e a sua mãe e ame os outros como você ama a você mesmo... se você quer ser perfeito, vá, vende tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. Quando o moço ouviu isso, foi embora triste, pois era muito rico. Jesus então disse aos discípulos: ...É muito difícil um rico entrar no reino do Céu...Quando ouviram isso os discípulos ficaram muito admirados e perguntavam: Então, quem é que pode se salvar?...
Para os seres humanos isso não é possível, mas Deus sabe como quebrar o orgulho e despedaçar um coração vaidoso e corrupto que despreza o Evangelho por amor ao dinheiro, e quando estiverem com o nome escrito no pó sendo humilhados pela permissão do próprio Deus, é possível que reconheçam que é preciso aceitar Jesus como seu único SENHOR e Salvador e se converter de verdade. Então aqueles que se achavam poderosos e se diziam os donos do mundo por serem materialmente ricos, e desejavam ser os primeiros a ser servidos, agora foram colocados por últimos e precisam aprender servir os mais pobres, os que foram escolhidos para se tornarem ricos no Reino de Deus.
...E digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha...
Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros" (Mateus 19:16 - 30).
O jovem rico talvez não precisou passar por essa prova, também não se sabe se ele foi salvo ou não. Mas a Palavra diz que quando Deus quer salvar o seu povo ele derrota os orgulhosos e derruba dos seus tronos líderes e autoridades que abusam do poder.
"Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles. Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições" (Lucas 1: 51- 53).
Esta é a aprova de que Deus é justo na sua maneira de julgar. Deus fará o que é justo e nisto o Seu povo deve se alegrar.
"O SENHOR Deus encheu o meu coração de alegria; por causa do que Ele fez, eu ando de cabeça erguida. Estou rindo dos meus inimigos e me sinto feliz, pois Deus me ajudou...Os que antes estavam fartos agora se empregam para ganhar comida, mas os que tinha fome agora estão satisfeitos..." (I Samuel 2:1, 5).
Por um lado está o filho dos pobres, menor indigente estirado no chão, oprimido, machucado e ferido, do outro estão os filhos dos ricos, ou de classe média drogados e embriagados fazendo farra nas madrugadas, como foi o caso daqueles que colocaram combustível no corpo dos mendigos, provocaram e agrediram inocentes e, ao ver as chamas arder no corpo indefeso zombaram com gargalhadas até ver a morte do outro diante deles, outros, também espancaram trabalhadores honestos que estavam no ponto de ônibus.
Embriagados pegam o carro importado e na primeira esquina matam uma família inteira, mas como o pai tem dinheiro compra a liberdade do filho criminoso. Estes têm a proteção do dinheiro e acesso as regalias da justiça humana, mas não têm a Sabedoria da Palavra de Deus que lhe dá vida espiritual.
"A sabedoria protege como protege
o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor" (Eclesiastes 7: 12).
Assim, os pais ricos também expõem os da sua própria casa à violência e aos maus tratos, alguns mataram a família e tiraram a sua própria vida, sofreram a morte física, psicológica e a pior das mortes que é a espiritual. O que estava bem escondido agora é revelado, e é por isso que a Palavra de Deus diz:
"Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo... Você que está dormindo, acorde! levante-se da morte, e Cristo o iluminará. Portanto, preste atenção na sua maneira de viver. Não vivam, como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o SENHOR Jesus quer que vocês façam" (Efésios 5: 12-17). Leia também I Timóteo 5: 8; e Apocalipse 3: 1 - 3.
"Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam aos tribunais?... "(Tiago 2: 6 a 9).
"...A garganta deles é sepulcro aberto, com a língua, urdem engano..." (Romanos 3: 13).
Assim, os pais ricos também expõem os da sua própria casa à violência e aos maus tratos, alguns mataram a família e tiraram a sua própria vida, sofreram a morte física, psicológica e a pior das mortes que é a espiritual. O que estava bem escondido agora é revelado, e é por isso que a Palavra de Deus diz:
"Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo... Você que está dormindo, acorde! levante-se da morte, e Cristo o iluminará. Portanto, preste atenção na sua maneira de viver. Não vivam, como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o SENHOR Jesus quer que vocês façam" (Efésios 5: 12-17). Leia também I Timóteo 5: 8; e Apocalipse 3: 1 - 3.
"Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam aos tribunais?... "(Tiago 2: 6 a 9).
"...A garganta deles é sepulcro aberto, com a língua, urdem engano..." (Romanos 3: 13).
Ou seja, a garganta daqueles que tem espírito ganancioso
violento e cruel, que discriminam e rejeitam os filhos dos pobres
e oprimidos, é grande suficiente para devorar e digerir por inteiro o
coração e alma dos homens.
São os seus pés velozes para derramar sangue nos seus caminhos há destruição e miséria, desconhecem o caminho da paz... Isto é, vivem habituados à violência e a injustiça que nasce da opressão e da fé contaminada, pois não sabem o que é ter íntima compaixão e misericórdia. A fé sem a verdade do Evangelho não vale nada.
"...Não há temor de Deus diante de seus olhos..." (Romanos 3: 13 a 18).
Qualquer tipo de violência revela a falta de amor, bondade e justiça contra o próximo. A inimizade ou ódio contra alguém pode alimentar ainda mais a violência, obra maligna, ação comandada pelos demônios. Satanás tem sede de sangue e, se não há uma vigilância, a violência pode corromper os próprios filhos de Deus e torná-los valentões arrogantes.
São os seus pés velozes para derramar sangue nos seus caminhos há destruição e miséria, desconhecem o caminho da paz... Isto é, vivem habituados à violência e a injustiça que nasce da opressão e da fé contaminada, pois não sabem o que é ter íntima compaixão e misericórdia. A fé sem a verdade do Evangelho não vale nada.
"...Não há temor de Deus diante de seus olhos..." (Romanos 3: 13 a 18).
Qualquer tipo de violência revela a falta de amor, bondade e justiça contra o próximo. A inimizade ou ódio contra alguém pode alimentar ainda mais a violência, obra maligna, ação comandada pelos demônios. Satanás tem sede de sangue e, se não há uma vigilância, a violência pode corromper os próprios filhos de Deus e torná-los valentões arrogantes.
O mundo esta sendo avisado com a mesma intensidade de fé e verdade dos dias de Noé, o próprio Senhor Jesus avisou que este Evangelho seria pregado em todo mundo então virá o fim (Mateus 24: 14; - 25: 31, 33, 46).
“Não faça segredo das palavras proféticas deste Livro, pois o tempo de acontecerem essas coisas está perto...” (Apocalipse 22: 10 a 20).
“Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12: 10).
“O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1: 7).
“Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!” (Apocalipse 3: 22).
“Não faça segredo das palavras proféticas deste Livro, pois o tempo de acontecerem essas coisas está perto...” (Apocalipse 22: 10 a 20).
“Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12: 10).
“Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!” (Apocalipse 3: 22).