sexta-feira, 28 de julho de 2017

A Palavra da Vida

Examinai a “Palavra da Vida” porque ela dá testemunho de Jesus Cristo: I João 1-10

1 Estamos escrevendo a vocês a respeito da Palavra da vida, que existiu desde a criação do mundo. Nós a ouvimos e com os nossos próprios olhos a vimos. De fato nós vimos, e as nossas mãos tocaram nela.
2. Quando essa vida apareceu, nós a vimos. E por isso que agora falamos dela e anunciamos a vocês a vida eterna que estava com o Pai e que nos foi revelada.
3 Contamos a vocês o que vimos e ouvimos para que vocês estejam unidos conosco, assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o Seu Filho.
4 Escrevemos isso para que a nossa alegria seja completa.

Deus é Luz

5 A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão. 
6 Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações.
7 Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo o pecado.
8 se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós.
9 Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda a maldade.
10 se dissermos que não temos cometidos pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós.

 Ouvirver e tocar na Palavra da vida 

1 Estamos escrevendo a vocês a respeito da Palavra da vida, que existiu desde a criação do mundo. Nós a ouvimos e com os nossos próprios olhos a vimos. De fato nós vimos, e as nossas mãos tocaram nela.

Por meio da leitura da Bíblia a pessoa pode ouvirou seja, ela pode deixar o Espírito Santo falar e ensinar todas as coisas, ele mesmo nos fará lembrar tudo o que Deus tem falado através da Sua Palavra (João 14. 26). Quando a Palavra é escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, e não em tabuas de pedra, mas na tabua do coração, a pessoa começa ver com os olhos espirituais, assim cada convertido é carta de Cristo escrita e lida por todos (II Coríntios 3:3), e todos também podem ver a ação de Cristo transformando suas vidas em todos os sentidos, seus próprios olhos podem contemplar o tocar  de Deus por meio dos frutos colhidos pelo maravilhoso milagre que a mensagem do evangelho faz  na vida de outras pessoas que se arrependem de seus pecados.

2. Quando essa vida apareceu, nós a vimos. E por isso que agora falamos dela e anunciamos a vocês a vida eterna que estava com o Pai e que nos foi revelada.

Quando a pessoa nasce de novo, ela recebe a vida de Cristo e ela vê o poder do Espírito Santo se manifestando, e por isso, que ela não consegue se calar diante da injustiça que gera opressão e morte eterna no campo de batalha da religiosidade, agora ela dá testemunho de Cristo e anuncia a vida eterna, a Palavra da vida que nos foi revelada. “...porque a vida foi manifesta e nós vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos”.

3 Contamos a vocês o que vimos e ouvimos para que vocês estejam unidos conosco, assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o Seu Filho.

O que nós temos contado nesses últimos tempos?
A respeito do que temos conversado com as pessoas?
Temos trazido uma nova notícia, ou coisas boas que foram feitas de acordo com a vontade de Deus? O que estamos fazendo tem produzido muitos frutos no Reino do Céu?
Se estamos conversando a respeito do poder de Jesus Cristo, é provável que alguns que não amam nem anunciam a Palavra, estejam nos perseguindo, por causa do Evangelho. Mas temos muito do que nos alegrar, porque pessoas de todas as nações acreditam naquilo que nós contamos e permanecem na verdade assim como eram os primeiros cristãos na Igreja Primitiva, eles anunciavam a Palavra e seus ouvintes recebiam o dom do Espírito Santo: "pois a promessa é para vocês, para os seus filhos, para todos os que estão longe, para todos quanto o SENHOR, o nosso Deus chamar... e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas"  (Atos dos Apóstolos 2. 39 - 41).
 Naquele dia o Espírito Santo veio para convencer aquele povo do seu estado pecaminoso, e num só momento a palavra de Pedro, um homem cheia de unção do Espírito tocou em três mil pessoas.
 "Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo" (João 16. 8).
Agora é preciso deixar a Palavra crescer na mente e no coração, ela é a semente que frutifica e permanece para sempre.
"Vocês foram regenerados não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da Palavra de Deus, viva e permanente" (I Pedro 1.13).
Estes são selados com o Espírito Santo conforme a promessa:
"Quando vocês ouviram e creram na Palavra da verdade, o Evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa" (Efésios 1.13).
Os discípulos ouviram e creram, e não foram poucos os que aceitaram a Palavra que Jesus anunciou: "Vocês já estão limpos, pela Palavra que tenho falado (João 15.3). Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles a aceitaram" (João 17.8).
Hoje também as pessoas estão sendo chamadas para ouvir e crer, ver e tocar na Palavra da vida, e se "santificar" todos os dias (ver Josué 1.8; - Salmo 1.1, 2 ).
"...Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração...Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes, ela penetra até o ponto de dividir alma e espirito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4.7,12).
Quando Jesus curava, e anunciava a Palavra para que as pessoas dominadas por demônios fossem verdadeiramente libertas, acontecia coisas extraordinárias, então as pessoas saiam contando o que Jesus havia feito. Em algumas cidades as pessoas saiam para seguir Jesus, em outras cidades, saiam para perseguir e expulsar Jesus daquela terra.
Os moradores de Gadara, pediram com insistência que Jesus fosse embora da terra deles.
 “...Lá contaram tudo isso, e também o que havia acontecido com os dois homens que estavam dominados por demônios. Então todos os moradores daquela cidade saíram para se encontrar com Jesus; e, quando o encontraram, pediram com insistência que fosse embora da terra deles” (Mateus 8. 33, 34).

Não foi o que aconteceu na cidade de Sicar, quando Jesus pediu água a  Mulher samaritana e ficou por um tempo conversando com ela enquanto seus discípulos foram comprar comida.
 “... Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar...Uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse: “Por favor, me de um pouco de água (os discípulos de Jesus tinham ido até a cidade comprar comida).... Então Jesus afirmou: “Pois eu, que estou falando com você, sou o Messias”. Naquele momento chegaram os discípulos e ficaram admirados, pois ele estava conversando com uma mulher... Em seguida, a mulher deixou o seu pote, voltou até a cidade e disse a todas as pessoas: “Venham ver o homem que disse tudo o que eu tenho feito”... Muitas pessoas saíram da cidade foram para o lugar onde Jesus estava... muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus porque a mulher tinha dito: “Ele me disse tudo o que tenho feito.” Quando os samaritanos chegaram ao lugar onde Jesus estava, pediram a ele que ficasse com eles, e Jesus ficou ali dois dias. E muitos outros creram por causa da mensagem dele... (João 4. 5-42).


4  Escrevemos isso para que a nossa alegria seja completa.

Quando conversamos, ou escrevemos a respeito da Palavra de Deus, a nossa alegria é completa, e conseguimos fazer outras pessoas se alegrar, pois elas também irão desfrutar das bênçãos de viver com ânimo e com o coração cheio de alegre a qual ninguém poderá tirar.
Deus é Luz. Aqueles que não andam na luz não tem comunhão com ele.

5 A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão. 

A mensagem que Deus nos deu é uma “semente espiritual”, a qual gera fruto para a salvação em Cristo. Os que recebem a mensagem com humildade e aceitam Jesus como único SENHOR e Salvador, de todo o coração, recebem o Espírito da Palavra, a verdade que liberta e limpa de todo o pecado, significa receber a promessa que Jesus havia feito, o prometido poder pelo derramamento do Espírito Santo. Quem recebe a Palavra de Deus vive na luz (Salmo 119.105).

6 Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações.

Nessa mensagem, João quer fazer entender que havia algo muito importante para os próprios cristãos aprender. João escreveu para os cristãos que enfrentavam oposição ou perseguição de grupos religiosos enganadores, que mentiam por meio de falsos ensinamentos. Ali havia pessoas que diziam ser cristãos, mas pelos frutos que produziam logo João percebeu que não eram verdadeiros filhos de Deus, eram religiosos que não conheciam a verdade, nem  sabiam o que é viver em santidade, mas diziam que não tinham pecados, porém, João deixa claro que eles eram pecadores, estavam na escuridão, e mentiam com sua próprias palavras e ações (obras), ou seja, eles faziam muitas obras para glória deles mesmos nesta vida terrena, mas não produziam fruto para Deus, não ganhavam almas para o Seu Reino no Céu.

7 Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo o pecado.

O verdadeiro cristão não faz parte da “panela” feita por aqueles que gostam de ferver nas redes sociais, que buscam a Deus (praticam obras) para mostrar e se gloriar naquilo que fazem, estes estão unidos com a maioria que amam o mundo e tudo que nele há, vivem na escuridão. João alerta para que eles não deixem se envolver com a maioria que viviam no engano da religiosidade.
Os que estavam na luz não prestavam uma obediência cega com submissão involuntária, deviam ficar unidos uns aos outros,  caso pecassem, ninguém podia chama-los de “caídos” porque havia um advogado diante do Pai, Jesus Cristo.  “...e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo o pecado”.

8 se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós.

Os que viviam na religiosidade, a "grande panela”, viviam como quem não tem pecado, mas eram orgulhosos, e como o lobo vestido de cordeiro tentavam enganar os poucos cristãos sinceros, mas os verdadeiros filhos de Deus desenvolveram a salvação e cresceram no conhecimento da Palavra viva, estes receberam da plenitude de Deus, graça sobre graça, e não se desviaram dos ensinamentos de Jesus Cristo, tornaram-se semelhante a Ele: "cheios de graça e de verdade" (João 1. 14-16). Os que não pisaram na graça e nem lançaram por terra a verdade do Evangelho de Cristo, permaneceram firmes, e não foram enganados. Os que viviam pelas regras da Lei diziam que não tinham pecados, mas mostravam o pecado do povo rebelde de coração e juntamente com estes era derramado o sangue de inocentes, ou seja, eles desprezavam a Palavra e se alimentavam do pecado, pois tinham prazer na iniquidade.  Foi o que Deus disse através do profeta Oseias: "Eles se alimentam do pecado do meu povo e têm prazer em sua iniquidade" (Oseias 4. 8). Jesus veio trazendo a graça, e a verdade que liberta para sempre: "Pois a Lei foi dada por Moisés a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo" (João 1: 17).

9 Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda a maldade.

Os verdadeiros cristãos deviam ficar firmes naquilo que já haviam ouvido da Palavra de Jesus e seus discípulos, Deus é fiel para cumprir o que prometeu, se cometessem algum pecado, não deviam desanimar, nem dar ouvidos aos religiosos da "grande panela”, eles mesmos com humildade podiam compreender a voz do Espírito Santo, ou seja, ouvir o que o Espírito diz às igrejas, e entender qual é a vontade de Deus por meio das Sagradas Escrituras, orar em o nome de Jesus e pedir perdão dos seus pecados. “...ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda a maldade.”

10 se dissermos que não temos cometidos pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós.

Os religiosos da "grande panela” diziam que não tinham pecados, e que estavam preparados para servir, mas não sabiam eles que estavam fazendo de Deus um mentiroso, a Verdade da Palavra Viva não estava neles. João queria avisar os cristãos que ali entre eles havia um grupo de pessoas falsas, que não estavam crescendo no conhecimento espiritual, estes não buscavam o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar, eles não deviam ser influenciados a obedecer cegamente o que Deus não havia ordenado.  
João sabia que naquela pequena igreja que ele chamava de “senhora” havia verdadeiros cristãos que amavam a Palavra e andavam na verdade segundo o  exemplo de Cristo, e nisso ele se alegrava.
“Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai (II João 1: 4).

Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10).

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1: 7).
Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas! (Apocalipse 3: 22).