POR MEIO DE CRISTO DEUS QUEBRA O SILÊNCIO E FAZ RESPLANDECER A VERDADE
PARTE 01
PARTE 01
Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele [...] É natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem [...] Não tire vantagem do pobre só porque ele é pobre, nem se aproveite daqueles que não tiverem quem os defenda no tribunal. Pois o SENHOR defenderá a causa deles [...] (Provérbios 22: 6, 15, 22, 23); - NTLH).

O SENHOR protege os estrangeiros que moram em nossa terra; ele ajuda as viúvas e os órfãos, mas faz com que fracassem os planos dos maus. Ler Salmo 146: 9. Deus, é o Deus Poderoso e temível, Ele é SENHOR dos senhores que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas (subornos), Ele faz justiça ao órfão e a viúva, Deus os ama e ordena para que o amem. Ler Deuteronômio 10: 18, 19.
No Antigo Testamento temos o exemplo de Josué e Calebe. Eles não viram gigantes inimigos como os que espalharam notícias falsas, mas viram a ação do SENHOR, Deus Todo-Poderoso. Josué e Calebe sabiam que o Espírito do SENHOR iria fazer fracassar os planos dos maus. Ler Números 13: 27-33; - 14: 1- 24.
O povo devia aprender que na fé natural sem temor de Deus não há poder para entrar na batalha contra os principados, potestades e dominadores. Josué sabia que precisava exercer a fé que é dirigida pelo Espírito de Deus para poder fazer o povo herdar a terra. O SENHOR Deus já tinha falado que Moisés não atravessaria o rio Jordão, Moisés passa a responsabilidade de liderança a Josué. Ler Deuteronômio 31: 2, 3, 7, 8, 14, 23.
Depois da morte de Moisés, Josué se tornou um grande líder. Quarenta e cinco (45) anos depois de espiar a terra prometida, ele disse ao povo: "Purifiquem-se porque amanhã o SENHOR fará grandes coisas entre vocês" (Josué 3: 5). A Palavra de Deus se cumpriu e ele atravessou o rio Jordão com os filhos de israel.
Josué tinha um espírito determinado, ele seguiu para conquistar a terra prometida, e estava convicto daquilo que Deus iria fazer, por isso agiu com certeza, ousadia e coragem, Deus lhe deu o folego da vida, a luz da Palavra e o Seu Espírito que move as forças naturais e abre caminho com precisão milagrosa. Assim quando todos os reis inimigos de Deus viam o povo de israel chegando ficavam com medo e perdiam toda a coragem. Ler Josué 5: 1.
Crianças, jovens e adultos convertidos precisam ser discipulados para aprender fazer com temor o serviço do Reino de Deus. Eles têm que saber qual é o fruto do Espírito Santo que produz o amor, a alegria, a paz, a paciência (longanimidade), mansidão, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio. Ler Gálatas 5: 22, 23.
Líderes honrados capacitam, influenciam e treinam pessoas de acordo com a Palavra. Josué, aprendeu com Moisés. Moisés ensinou seu povo com excelência, ele investiu na vida espiritual de Josué e de outros servos de Deus.
Moisés ainda jovem teve fé para renunciar as coisas desta vida terrena para buscar a sabedoria que vem do alto e conhecimento da Palavra, ele achou melhor sofrer por causa da verdade e ser desprezado por praticar a justiça do que herdar todos os tesouros do Egito. Como está escrito: "Quando já era adulto, não quis ser chamado de filho da filha de faraó. Ele preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de gozar, por pouco tempo, os prazeres do pecado" (Hebreus 11: 24).
Moisés atendeu o chamado para ser profeta, pastor e líder, ele ensinou Josué fazer a boa, agradável e perfeita vontade do Pai. Josué obedeceu Moisés e fez a vontade de Deus, porque sabia que a palavra de um líder que tem o Espírito Santo não cai no chão. Eles andavam juntos e tinham relacionamento íntimo com Deus, oravam e jejuavam juntos, eram amigos, tinham prazer de servir uns aos outros sem perder a amizade e respeito, serviam a Deus com temor e tremor.
Moisés confiava na fidelidade de Josué, sabia que ele tinha capacidade espiritual para vencer um grande exército inimigo, mas Moisés não deixou Josué sozinho, na hora da batalha, Moisés deu cobertura espiritual, sua mão permaneceu estendida representando o poder de Deus para vencer aquela batalha. Ler Êxodo 17: 8 -16.
O exército de Moisés produziu fruto bom para o Reino de Deus sem precisar de ajuda dos deuses de outros povos inimigos. "Como a águia ensina os filhotes a voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o SENHOR Deus cuida do seu povo. Ele os guia sozinho, sem ajuda de outro deus" (Deuteronômio 32:11,12) .
Quando era ainda menino, Josué foi ensinado no caminho da justiça, cresceu, amadureceu e se tornou um líder do povo de Israel, e foi bem-sucedido por ter se dedicado em conhecer e praticar a Palavra. Este se empenhou para fazer cumprir o que Deus havia ordenado. Deus lhe deu uma Palavra de anino, como está escrito:
As primeiras coisas se cumpriram. Josué foi honrado como um grande líder perante os olhos de todo o Israel. Ler Josué 3: 7. O povo respeitava Josué assim como haviam respeitado Moisés. Ler Josué 4: 14. Eles sabiam que o Deus vivo estava agindo poderosamente entre eles e expulsaria todos os seus inimigos. Ler Josué 3: 9,10.
Então surgiu uma nova geração, e o SENHOR disse a Josué: "Hoje Eu tirei de vocês a vergonha de terem sido escravos no Egito [...]" (Josué 5: 9). Assim conquistaram Jericó e derrotaram seu rei e os corajosos soldados. Ler Josué 6: 2.
O SENHOR lutava pelo seu povo, e por isso Josué dominou todos esses reis e as suas terras. Ler Josué 10: 40-43. Ele venceu até o mais poderoso de todos esses reinos. Ler Josué 11: 10,11.
Passou muito tempo e Josué ficou bem velho, e o SENHOR disse: "Você já está muito velho, e ainda há muita terra para ser conquistada" (Josué 13: 1). "Assim o SENHOR Deus deu aos Israelitas toda a terra que havia prometido aos seus antepassados [...] Nenhum dos seus inimigos conseguiu resistir, pois o SENHOR deu ao povo de Israel a vitória sobre eles. O SENHOR cumpriu todas as boas promessas que havia feito ao povo de Israel" (Josué 21: 43-45). O SENHOR abençoou e deu paz como havia prometido, porque na liderança de Josué, eles permaneceram unidos, não desprezaram os irmãos israelitas, tiveram o cuidado de fazer a boa, agradável e perfeita vontade e Deus. Ler Josué 22: 3-6; - 23: 1-3.
Para seguir em frente eles deviam continuar amando o SENHOR, Deus. Mas se eles abandonassem o primeiro amor, e fizessem amizade com os povos incrédulos que ainda estavam naquelas terras, podiam ficar certos que os inimigos se tornariam perigosos como se fossem precipícios, armadilhas, chicotes nas costas ou espinhos nos olhos deles. E isso continuaria até que fossem completamente destruídos. Isso aconteceria se eles se afastassem da presença de Deus, sem a direção do Espírito do SENHOR poderiam ser humilhados e envergonhados e desapareceriam da boa terra que o SENHOR, Deus, lhes deu. Ler Josué 23: 12,13. Foi o que aconteceu: O povo ficou rico, abandonou o primeiro amor e se desviou do caminho da vida.
Deus já sabia o que o povo estava pensando, sabia muito bem o que estavam planejando fazer lá. Deus sabia que eles iriam entrar na terra prometida, ficariam ricos e abandonariam o SENHOR para adorar outros deuses quebrando assim a aliança que Ele havia feito com o seu povo. Ler Deuteronômio 31:16-21.
Mas Deus ama o seu povo, Ele fará justiça para livrá-los e perdoará os pecados daqueles que se arrependeram de todo o coração. O SENHOR protege os que são dele, e os ajuda na luta contra os seus inimigos.
As batalhas vencidas no ministério de Josué, para conquistar as terras que Deus havia prometido, foram as primeiras coisas que se cumpriram, mas Deus anuncia novas coisas por intermédio do profeta Isaías, e nos faz ouvi-las. Está escrito que Deus diz ao seu povo:
Após os gritos daquela que está de parto, a criança nasce, e por meio do puro leite espiritual, como está escrito em I Pedro 2: 1-3, ela cresce, amadurece espiritualmente, se torna adulta na fé que é movida pelo Espírito Santo, e tendo conhecimento da Palavra ela entende que Deus é bom. Estes passam a se alimentar da comida dos adultos (alimento sólido), e pela prática da Palavra sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau, como diz Hebreus 5:13,14.
Se a criança é ensinada no caminho em que deve andar conforme diz Provérbios 22: 6, quando crescer ela já tem experiência que o SENHOR é justo e bondoso, e sabe que Ele cuida das pessoas honestas que não contam mentiras. Por ver o exemplo de seus pais que falam a verdade, as crianças fazem o bem e praticam a justiça, sabem que é necessário ter relacionamento íntimo e pessoal com Deus por meio da Sua Palavra.
As pessoas que falam a verdade e a praticam, quando clamam por socorro, o SENHOR as ouve e as livra das suas aflições. Por ter a direção do Espírito Santo elas mesmas, se tornam verdadeiramente livres e encontram segurança em Deus por meio de Jesus Cristo.
Um escravo não pode servir dois senhores. Deus não aceita o segundo lugar, Ele é o SENHOR dos senhores, e quem o serve de acordo com Sua Palavra não terá falta de nada. É o que a Palavra diz:
O Senhor Deus salva a vida dos seus servos, Ele salva os que têm Espírito de temor, e os que o amam de verdade estão debaixo da Sua proteção, estes não serão atingidos, porque antes de serem servos, eles nasceram de novo, andaram com Deus, aprenderam e foram aprovados, cresceram e se tornaram filhos espiritualmente maduros, foram batizados com o Espírito Santo e com fogo.
Agora sim, sendo filhos nascidos do Espírito, e tendo a natureza do Pai, é necessário abrir mão da riqueza deste mundo e dos privilégios de príncipes e princesas desta vida terrena, para não correr o risco de se esquecer de Deus o Criador, como fizeram os escolhidos que depois de ficarem ricos, rejeitaram o Salvador. "O povo escolhido ficou rico, mas se revoltou contra Deus. Enriqueceu, progrediu, ficou satisfeito, mas abandonou a Deus, o seu Criador, e rejeitou o seu protetor e Salvador" (Deuteronômio 32:15).
Para tomar a natureza de servo de Deus, Jesus viveu igual aos seres humanos pobres e oprimidos, ele se colocou no lugar daqueles que viviam com fome, com sede, sem teto para morar, sem roupas para vestir, estavam doentes e presos na cadeia. Ler Mateus 25: 35-46. Embora rico, sendo o único Filho do Rei, Jesus viveu a vida comum do ser humano aqui na terra, assim devem viver os filhos de Deus, eles precisam imitar a vida de Cristo, sendo humildes para praticar a Palavra e assim receber a honra de servos aprovados, espiritualmente preparados para testemunhar e exaltar o nome que é mais importante de todos os nomes, para que em homenagem ao nome de Jesus todas as criaturas caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Estes receberão o galardão de verdadeiros cristãos, eles estarão à direita do Pai e se alegrarão na vitória que só o SENHOR pode dar. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo" (Mateus 25: 34).
Os vencedores do Reino embora passem por muitas aflições, não serão humilhados nem envergonhados, pois estão de baixo da proteção de Deus. Envergonhados serão os que rejeitam e combatem a verdade. Então façamos um juramento de sempre falar a verdade, e nunca deixar de fazer a vontade do Pai, e ela nunca deixará de acontecer. Foi o que o próprio Deus fez:
O SENHOR salva a vida de seus servos que têm bom caráter e o próprio Deus fará com que eles sejam respeitados (honrados), não por causa da condição financeira (riqueza), fama, título ou posição, mas por causa do espírito manso e humilde, e das qualidades que possibilitou o Espírito Santo habitar neles. Aqueles que o temem e procuram a Sua proteção não serão condenados. Ler Salmo 34: 8-22; - Malaquias 4: 2, 3; Salmo 91: 14 -16.
Quando Josué se tornou servo do SENHOR, o povo é avisado que deviam se arrepender, fazer a vontade de Deus e permanecer na verdade da sua Palavra. Como está escrito: "Portanto, agora temam a Deus, o SENHOR. Sejam seus servos sinceros e fiéis [...] Mas, se vocês não quiserem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir [...] Porém eu e minha família serviremos a Deus, o SENHOR" (Josué 24:15).
Após a morte de Josué, eles ainda continuaram servindo o SENHOR enquanto viveram os líderes que tinham visto tudo o que o SENHOR havia feito por Israel. Mas todas as pessoas daquela geração morreram e os seus filhos esqueceram do SENHOR e das coisas que ela havia feito. Fizeram o que o SENHOR abomina, e quando Deus ficava irado, eles permaneciam limitados, numa situação difícil, tentavam esconder as chagas malignas, oravam ao SENHOR pedindo socorro, mesmo assim sofriam humilhação e vergonha diante dos inimigos, e eram derrotados por eles. Ler Juízes 2:1-15; - 6: 1- 6; - 10: 6-14; - 13:1.
Agora é necessário permanecer na verdade e agir segundo a vontade de Deus, cumprir a missão de anunciar o Evangelho de Cristo, pregar a Palavra para que os malfeitores aproveitem a oportunidade e se arrependam. Mas se continuam teimosos e rebeldes, rejeitam a verdade e não querem se arrepender, a Palavra julga e condena no devido tempo, porque Deus trará à luz o que está oculto e cada um será julgado de acordo com suas obras. Ler Romanos 14:12; - Apocalipse 2: 21, 22, 23.
Assim é a Igreja de Jesus Cristo, constituída por verdadeiros filhos de Deus, que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo 2.19-21; - João 17:12).
No Antigo Testamento temos o exemplo de Josué e Calebe. Eles não viram gigantes inimigos como os que espalharam notícias falsas, mas viram a ação do SENHOR, Deus Todo-Poderoso. Josué e Calebe sabiam que o Espírito do SENHOR iria fazer fracassar os planos dos maus. Ler Números 13: 27-33; - 14: 1- 24.
O povo devia aprender que na fé natural sem temor de Deus não há poder para entrar na batalha contra os principados, potestades e dominadores. Josué sabia que precisava exercer a fé que é dirigida pelo Espírito de Deus para poder fazer o povo herdar a terra. O SENHOR Deus já tinha falado que Moisés não atravessaria o rio Jordão, Moisés passa a responsabilidade de liderança a Josué. Ler Deuteronômio 31: 2, 3, 7, 8, 14, 23.
Depois da morte de Moisés, Josué se tornou um grande líder. Quarenta e cinco (45) anos depois de espiar a terra prometida, ele disse ao povo: "Purifiquem-se porque amanhã o SENHOR fará grandes coisas entre vocês" (Josué 3: 5). A Palavra de Deus se cumpriu e ele atravessou o rio Jordão com os filhos de israel.
Pelo que vai acontecer, vocês ficarão sabendo que o Deus vivo está entre vocês [...] Quando chegaram ao Jordão e puseram os pés dentro da água, ela parou de correr [...] Na parte de baixo, o rio secou completamente até o mar Morto. Então o povo passou para o outro lado [...] e ficaram ali até que todo o povo acabou de passar (Josué 3: 10-17).
Josué tinha um espírito determinado, ele seguiu para conquistar a terra prometida, e estava convicto daquilo que Deus iria fazer, por isso agiu com certeza, ousadia e coragem, Deus lhe deu o folego da vida, a luz da Palavra e o Seu Espírito que move as forças naturais e abre caminho com precisão milagrosa. Assim quando todos os reis inimigos de Deus viam o povo de israel chegando ficavam com medo e perdiam toda a coragem. Ler Josué 5: 1.
Crianças, jovens e adultos convertidos precisam ser discipulados para aprender fazer com temor o serviço do Reino de Deus. Eles têm que saber qual é o fruto do Espírito Santo que produz o amor, a alegria, a paz, a paciência (longanimidade), mansidão, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio. Ler Gálatas 5: 22, 23.
Líderes honrados capacitam, influenciam e treinam pessoas de acordo com a Palavra. Josué, aprendeu com Moisés. Moisés ensinou seu povo com excelência, ele investiu na vida espiritual de Josué e de outros servos de Deus.
Moisés ainda jovem teve fé para renunciar as coisas desta vida terrena para buscar a sabedoria que vem do alto e conhecimento da Palavra, ele achou melhor sofrer por causa da verdade e ser desprezado por praticar a justiça do que herdar todos os tesouros do Egito. Como está escrito: "Quando já era adulto, não quis ser chamado de filho da filha de faraó. Ele preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de gozar, por pouco tempo, os prazeres do pecado" (Hebreus 11: 24).
Moisés atendeu o chamado para ser profeta, pastor e líder, ele ensinou Josué fazer a boa, agradável e perfeita vontade do Pai. Josué obedeceu Moisés e fez a vontade de Deus, porque sabia que a palavra de um líder que tem o Espírito Santo não cai no chão. Eles andavam juntos e tinham relacionamento íntimo com Deus, oravam e jejuavam juntos, eram amigos, tinham prazer de servir uns aos outros sem perder a amizade e respeito, serviam a Deus com temor e tremor.
Moisés confiava na fidelidade de Josué, sabia que ele tinha capacidade espiritual para vencer um grande exército inimigo, mas Moisés não deixou Josué sozinho, na hora da batalha, Moisés deu cobertura espiritual, sua mão permaneceu estendida representando o poder de Deus para vencer aquela batalha. Ler Êxodo 17: 8 -16.
O exército de Moisés produziu fruto bom para o Reino de Deus sem precisar de ajuda dos deuses de outros povos inimigos. "Como a águia ensina os filhotes a voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o SENHOR Deus cuida do seu povo. Ele os guia sozinho, sem ajuda de outro deus" (Deuteronômio 32:11,12) .
Quando era ainda menino, Josué foi ensinado no caminho da justiça, cresceu, amadureceu e se tornou um líder do povo de Israel, e foi bem-sucedido por ter se dedicado em conhecer e praticar a Palavra. Este se empenhou para fazer cumprir o que Deus havia ordenado. Deus lhe deu uma Palavra de anino, como está escrito:
Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que o meu servo Moisés te ordenou, dela não se desvieis, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejais bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes medite nele de dia e de noite [...] ( Josué 1: 7, 8).
As primeiras coisas se cumpriram. Josué foi honrado como um grande líder perante os olhos de todo o Israel. Ler Josué 3: 7. O povo respeitava Josué assim como haviam respeitado Moisés. Ler Josué 4: 14. Eles sabiam que o Deus vivo estava agindo poderosamente entre eles e expulsaria todos os seus inimigos. Ler Josué 3: 9,10.
Então surgiu uma nova geração, e o SENHOR disse a Josué: "Hoje Eu tirei de vocês a vergonha de terem sido escravos no Egito [...]" (Josué 5: 9). Assim conquistaram Jericó e derrotaram seu rei e os corajosos soldados. Ler Josué 6: 2.
O SENHOR lutava pelo seu povo, e por isso Josué dominou todos esses reis e as suas terras. Ler Josué 10: 40-43. Ele venceu até o mais poderoso de todos esses reinos. Ler Josué 11: 10,11.
Passou muito tempo e Josué ficou bem velho, e o SENHOR disse: "Você já está muito velho, e ainda há muita terra para ser conquistada" (Josué 13: 1). "Assim o SENHOR Deus deu aos Israelitas toda a terra que havia prometido aos seus antepassados [...] Nenhum dos seus inimigos conseguiu resistir, pois o SENHOR deu ao povo de Israel a vitória sobre eles. O SENHOR cumpriu todas as boas promessas que havia feito ao povo de Israel" (Josué 21: 43-45). O SENHOR abençoou e deu paz como havia prometido, porque na liderança de Josué, eles permaneceram unidos, não desprezaram os irmãos israelitas, tiveram o cuidado de fazer a boa, agradável e perfeita vontade e Deus. Ler Josué 22: 3-6; - 23: 1-3.
Para seguir em frente eles deviam continuar amando o SENHOR, Deus. Mas se eles abandonassem o primeiro amor, e fizessem amizade com os povos incrédulos que ainda estavam naquelas terras, podiam ficar certos que os inimigos se tornariam perigosos como se fossem precipícios, armadilhas, chicotes nas costas ou espinhos nos olhos deles. E isso continuaria até que fossem completamente destruídos. Isso aconteceria se eles se afastassem da presença de Deus, sem a direção do Espírito do SENHOR poderiam ser humilhados e envergonhados e desapareceriam da boa terra que o SENHOR, Deus, lhes deu. Ler Josué 23: 12,13. Foi o que aconteceu: O povo ficou rico, abandonou o primeiro amor e se desviou do caminho da vida.
Deus já sabia o que o povo estava pensando, sabia muito bem o que estavam planejando fazer lá. Deus sabia que eles iriam entrar na terra prometida, ficariam ricos e abandonariam o SENHOR para adorar outros deuses quebrando assim a aliança que Ele havia feito com o seu povo. Ler Deuteronômio 31:16-21.
Mas Deus ama o seu povo, Ele fará justiça para livrá-los e perdoará os pecados daqueles que se arrependeram de todo o coração. O SENHOR protege os que são dele, e os ajuda na luta contra os seus inimigos.
O SENHOR é a
nossa Rocha; Ele é perfeito e justo em tudo o que faz. Ele é fiel e correto e
julga com justiça e honestidade. Mas o seu povo se entregou ao pecado e por
isso eles não merecem ser filhos dele. São gente pecadora e má [...] O povo
escolhido ficou rico, mas se revoltou contra Deus. Enriqueceu, progrediu, ficou
satisfeito, mas abandonou a Deus, o seu Criador, e rejeitou o seu protetor e
Salvador [...] O SENHOR Deus viu isso, ficou irado e rejeitou os seus filhos e
filhas. Ele disse:"Eu os abandonarei e então verei o que vai acontecer com
eles, pois são o povo rebelde [...] Eles são maus como gente de Sodoma e
Gomorra [...] Agora levanto a mão para o céu e juro pela minha vida eterna que
farei isto: Afiarei a minha espada brilhante e começarei a fazer justiça [...]
Não escapará nenhum dos que lutam contra mim [...] (Deuteronômio 32: 4,
5,15,19, 20, 32, 40-43).
As batalhas vencidas no ministério de Josué, para conquistar as terras que Deus havia prometido, foram as primeiras coisas que se cumpriram, mas Deus anuncia novas coisas por intermédio do profeta Isaías, e nos faz ouvi-las. Está escrito que Deus diz ao seu povo:
As coisas que prometi no passado já se cumpriram, e agora vou lhes anunciar coisas novas, para que vocês saibam antes mesmo que elas aconteçam [...] O SENHOR se prepara para a guerra e sai pronto para lutar, como um soldado valente. Com toda a força, ele solta o grito de batalha e com o seu poder derrota os seus inimigos. O SENHOR diz: "Por muito tempo, eu não disse nada, fiquei calado e não respondi; mas agora vou gritar como uma mulher em dores de parto [...]" (Isaías 42: 9, 13,14).
Após os gritos daquela que está de parto, a criança nasce, e por meio do puro leite espiritual, como está escrito em I Pedro 2: 1-3, ela cresce, amadurece espiritualmente, se torna adulta na fé que é movida pelo Espírito Santo, e tendo conhecimento da Palavra ela entende que Deus é bom. Estes passam a se alimentar da comida dos adultos (alimento sólido), e pela prática da Palavra sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau, como diz Hebreus 5:13,14.
Se a criança é ensinada no caminho em que deve andar conforme diz Provérbios 22: 6, quando crescer ela já tem experiência que o SENHOR é justo e bondoso, e sabe que Ele cuida das pessoas honestas que não contam mentiras. Por ver o exemplo de seus pais que falam a verdade, as crianças fazem o bem e praticam a justiça, sabem que é necessário ter relacionamento íntimo e pessoal com Deus por meio da Sua Palavra.
As pessoas que falam a verdade e a praticam, quando clamam por socorro, o SENHOR as ouve e as livra das suas aflições. Por ter a direção do Espírito Santo elas mesmas, se tornam verdadeiramente livres e encontram segurança em Deus por meio de Jesus Cristo.
Um escravo não pode servir dois senhores. Deus não aceita o segundo lugar, Ele é o SENHOR dos senhores, e quem o serve de acordo com Sua Palavra não terá falta de nada. É o que a Palavra diz:
Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para vestir [...] Portanto, não fiquem preocupados [...] Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e Ele lhes dará todas essas coisas [...] (Mateus 6: 24-33).
O Senhor Deus salva a vida dos seus servos, Ele salva os que têm Espírito de temor, e os que o amam de verdade estão debaixo da Sua proteção, estes não serão atingidos, porque antes de serem servos, eles nasceram de novo, andaram com Deus, aprenderam e foram aprovados, cresceram e se tornaram filhos espiritualmente maduros, foram batizados com o Espírito Santo e com fogo.
Agora sim, sendo filhos nascidos do Espírito, e tendo a natureza do Pai, é necessário abrir mão da riqueza deste mundo e dos privilégios de príncipes e princesas desta vida terrena, para não correr o risco de se esquecer de Deus o Criador, como fizeram os escolhidos que depois de ficarem ricos, rejeitaram o Salvador. "O povo escolhido ficou rico, mas se revoltou contra Deus. Enriqueceu, progrediu, ficou satisfeito, mas abandonou a Deus, o seu Criador, e rejeitou o seu protetor e Salvador" (Deuteronômio 32:15).
Para tomar a natureza de servo de Deus, Jesus viveu igual aos seres humanos pobres e oprimidos, ele se colocou no lugar daqueles que viviam com fome, com sede, sem teto para morar, sem roupas para vestir, estavam doentes e presos na cadeia. Ler Mateus 25: 35-46. Embora rico, sendo o único Filho do Rei, Jesus viveu a vida comum do ser humano aqui na terra, assim devem viver os filhos de Deus, eles precisam imitar a vida de Cristo, sendo humildes para praticar a Palavra e assim receber a honra de servos aprovados, espiritualmente preparados para testemunhar e exaltar o nome que é mais importante de todos os nomes, para que em homenagem ao nome de Jesus todas as criaturas caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Estes receberão o galardão de verdadeiros cristãos, eles estarão à direita do Pai e se alegrarão na vitória que só o SENHOR pode dar. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo" (Mateus 25: 34).
Os vencedores do Reino embora passem por muitas aflições, não serão humilhados nem envergonhados, pois estão de baixo da proteção de Deus. Envergonhados serão os que rejeitam e combatem a verdade. Então façamos um juramento de sempre falar a verdade, e nunca deixar de fazer a vontade do Pai, e ela nunca deixará de acontecer. Foi o que o próprio Deus fez:
"Fiz um juramento no meu próprio nome; o que Eu digo é verdade e nunca deixará de acontecer. Juro que todos se ajoelharão diante de mim e prometerão ser fiéis a mim. Declararão que somente Eu, o SENHOR, posso dar poder e vitória. Todos os que me têm combatido ficarão humilhados e envergonhados na minha presença. Mas Eu o SENHOR darei a vitória ao meu povo, e eles me louvarão (Isaías 45: 23-25. NTLH).
Quando Josué se tornou servo do SENHOR, o povo é avisado que deviam se arrepender, fazer a vontade de Deus e permanecer na verdade da sua Palavra. Como está escrito: "Portanto, agora temam a Deus, o SENHOR. Sejam seus servos sinceros e fiéis [...] Mas, se vocês não quiserem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir [...] Porém eu e minha família serviremos a Deus, o SENHOR" (Josué 24:15).
Após a morte de Josué, eles ainda continuaram servindo o SENHOR enquanto viveram os líderes que tinham visto tudo o que o SENHOR havia feito por Israel. Mas todas as pessoas daquela geração morreram e os seus filhos esqueceram do SENHOR e das coisas que ela havia feito. Fizeram o que o SENHOR abomina, e quando Deus ficava irado, eles permaneciam limitados, numa situação difícil, tentavam esconder as chagas malignas, oravam ao SENHOR pedindo socorro, mesmo assim sofriam humilhação e vergonha diante dos inimigos, e eram derrotados por eles. Ler Juízes 2:1-15; - 6: 1- 6; - 10: 6-14; - 13:1.
Agora é necessário permanecer na verdade e agir segundo a vontade de Deus, cumprir a missão de anunciar o Evangelho de Cristo, pregar a Palavra para que os malfeitores aproveitem a oportunidade e se arrependam. Mas se continuam teimosos e rebeldes, rejeitam a verdade e não querem se arrepender, a Palavra julga e condena no devido tempo, porque Deus trará à luz o que está oculto e cada um será julgado de acordo com suas obras. Ler Romanos 14:12; - Apocalipse 2: 21, 22, 23.
Assim é a Igreja de Jesus Cristo, constituída por verdadeiros filhos de Deus, que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo 2.19-21; - João 17:12).
"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12:10).
"O temor dos Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1: 7).
"Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" (Apocalipse 3: 22).