quarta-feira, 11 de abril de 2018

400 ANOS DE SILÊNCIO, DE MALAQUIAS ATÉ O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO

POR MEIO DE CRISTO DEUS QUEBRA O SILÊNCIO E FAZ RESPLANDECER A VERDADE

PARTE 03


[...] Deus cuida deles o dia inteiro, e eles viverão debaixo da Sua proteção [...] dando-lhes muitas chuvas do céu e fontes das profundezas da terra! Que Deus dê a essas terras frutas amadurecidas pelo sol e as abençoe com boas colheitas! Que os montes antigos produzam ricas colheitas! Que Deus abençoe a terra e tudo o que há nela, dando-lhe tudo o que é bom! [...] Que as suas cidades sejam protegidas com portões de ferro, e que os seus moradores vivam sempre em paz"  (Deuteronômio 33:12-16).

                              Resultado de imagem para pai e filho

      [...] Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? [...] (Amós 3: 2,3).  A resposta para essa pergunta é não. Não andarão dois juntos se não houver entre eles acordo. Quando houver divisão ou desacordo entre duas ou mais pessoas na família, a melhor solução é ter senso de justiça para decidir entre elas mesmas qual é a maneira certa de agir para viver em paz. Jesus disse que no mundo haveria divisão: "Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão" (Lucas 12: 51). Haverá divisão por causa do nome de Jesus e da Palavra da verdade. Muitos se levantarão contra os verdadeiros cristãos, estes sofrerão afrontas quando falarem da Palavra como Jesus falou, e serão perseguidos por causa do Evangelho do Reino de Deus.

Eu vim para por fogo na terra e como eu gostaria que ele já estivesse aceso! [...] porque daqui em diante uma família de cinco pessoas ficará dividida: três contra duas e duas contra três. Os pais vão ficar contra os filhos, e os filhos, contra os pais. As mães vão ficar contra as filhas, e as filhas, contra as mães [...] Por que é  que vocês mesmos não decidem qual é a maneira certa de agir? Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, faça o possível para resolver a questão enquanto ainda está no caminho com essa pessoa [...] (Lucas 12: 49, 52,57).

           Entre Moisés e o rei do Egito não havia acordo. O rei colocava uns contra os outros, queria separar os filhos dos pais, e escravizar as mulheres deixando-as longe de seus maridos.  
          O rei disse: 
vocês podem ir adorar o SENHOR seu Deus. Mas eu quero saber quem é que vai. Moisés respondeu: Iremos todos nós, com as nossas crianças e os nossos velhos. Levaremos nossos filhos e filhas [...] Então disse o rei: Pois que o SENHOR vá com vocês! Mas não vou deixar, de jeito nenhum, que vocês levem as suas mulheres e os seus filhos! (Êxodo 10: 8-10). 


        Assim como o rei do Egito desejava dividir as famílias, não queria deixar os pais hebreus levar suas crianças e velhos, mulheres, filhos e filhas, hoje os Estados com suas instituições religiosas e sistema político sem ordem e sem liderança espiritual, também têm falhado no cuidado de disciplinar e educar, ou seja, não falam a verdade às crianças, filhos e filhas (jovens). Governantes e líderes religiosos fizeram alianças para aprovarem leis que não dão condições das famílias cuidar dos filhos com dignidade. Até mesmo as famílias do povo de Deus se  tornaram vítimas do engano e das piores mentiras que são feitas em silêncio por aqueles que vivem nas trevas. Contudo, o SENHOR tem feito com que a verdade seja revelada, e diante do poder da Sua Palavra os malfeitores estão sendo envergonhados. Alguns se dobram arrependidos e se rendem à verdade, outros permanecem na teimosia do seu coração enganoso.
        A teimosia do rei causou graves consequências na vida das famílias egípcias, ele mesmo sofreu a dor da morte do herdeiro do trono de faraó. Por outro lado o povo egípcio consideravam Moisés um excelente líder. 

O SENHOR fez com que os egípcios respeitassem os israelitas. De fato, os funcionários do rei e todo o povo consideravam Moisés um grande homem. Então Moisés disse ao rei: O SENHOR Deus diz: "Perto da meia-noite eu vou passar pelo Egito, e no país inteiro morrerá o filho mais velho de cada família, desde o filho do rei [...] Em todo o Egito haverá gritos de dor, como nunca houve antes e nunca haverá (Êxodo 11:3-6; - Ler também Êxodo 12: 29-36).

        Na maioria das vezes a preocupação é evangelizar as famílias pobres que moram nas favelas, visitar presídios, oferecer um prato de comida aos moradores de rua e dar roupas para aquecê-los, até ai tudo certo. Porém, muitos destes que vivem desesperados entregaram seus filhos ao Estado, ou às instituições religiosas acreditando que eles seriam bem cuidados, mas na verdade seus pequeninos estavam sendo levados para adoção ilegal, e foram roubados. A Bíblia fala daqueles que  não respeitam as leis e tropeçam numa doutrina religiosa  maligna. Estes usam documentação falsa para atingir seus objetivos. 
        
        Deus diz através do profeta Isaías que eles fazem leis injustas para explorar o povo. Ler Isaías 10:1, 2.  Mas o que os malfeitores não sabem é que a Palavra nos revela a verdade, e que todos ficarão sabendo que a opressão vem do abuso de autoridades. Estes  moram nas megas-cidades onde ninguém sabe fazer nada com honestidade. Deus através do profeta Jeremias diz que cada um deles anda atrás da mulher do seu vizinho, traíram o SENHOR e quebraram a aliança com Deus abertamente. Como está escrito:

[...] procurem nas ruas! Olhem para todos os lados! Vejam com os seus próprios olhos! Procurem nas praças! Vejam se conseguem achar alguém que faça o que é direito e que procure ser fiel em tudo [...] O que o SENHOR quer é fidelidade [...] mas vocês não aprenderam a lição; foram teimosos e não quiseram voltar para Ele. Então eu pensei: "Só os ignorantes agem assim. São eles que não tem juízo: não conhecem a vontade do SENHOR, nem sabem o que o seu Deus quer que eles façam. Agora vou procurar os homens importantes e falar com eles. Com certeza, eles conhecem a vontade do SENHOR e sabem o que Deus quer que eles façam." Porém todos eles rejeitaram a autoridade de Deus e não quiseram lhe obedecer [...] pois os seus pecados são muitos, e muitas vezes eles têm abandonado a Deus [...] cada um deles anda atrás da mulher do seu vizinho [...] me traíram abertamente. Eu, o SENHOR, estou falando (Jeremias 5: 1-11 NTLH).


       Amós diz que  a mensagem precisa chegar nos palácios e nas casas luxuosas enfeitadas de marfim, elas estão cheios de coisas roubadas com violência por aqueles que usam a Bíblia para atingir seus objetivos. Ler Amos 3:9-15; -4: 1-3.  

      Nas suas casas também há crianças que foram arrancadas dos braços das mães, estas sofreram de maus tratos nas mãos daqueles que roubam a infância delas manipulando a mente na base da mentira e do engano. Enquanto isso, seus senhores são infiéis e colocam mascaras de cordeiros, se apresentam como ministro de justiça e maltratam os necessitados, exploram o pobre e ficam sempre buscando os prazeres desta vida terrena. Porém, os pobres que fazem aliança de paz com eles, ficarão sem rumo, como cegos procurando uma saída nas trevas. Como está escrito:

Ao meio-dia vocês andarão sem rumo, como um cego apalpando o caminho. Vocês fracassarão em tudo o que fizerem, serão perseguidos e explorados a vida inteira, e não haverá ninguém que os socorra. Você contratará casamento, mas o outro homem terá relações com a moça [...] Todos os dias vocês serão maltratados e perseguidos e ficarão loucos por causa dos maus tratos que vão receber [...] (Deuteronômio 28: 29, 30, 34).

        Assim como o rei do Egito, homens e mulheres de caráter perverso, praticam obras repugnantes e comentem pecados em segredo. O que eles fizeram foi cometer pecados contra a "vida" secretamente, e colheram o que plantaram. 

        A Palavra de Deus nos ensina a descobrir quais são as coisas que agradam ao SENHOR, e nos aconselha a jamais participar das coisas sem valor, pelo contrario, é necessário trazer à luz as coisas que pertencem à escuridão, para que todos vejam o que é extremamente vergonhoso. Como está escrito:

Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo. E, quando qualquer coisa é trazida para a luz, então a sua verdadeira natureza é revelada. Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: "Você está dormindo, acorde! Levante-se da morte e Cristo o iluminará”. Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver [...] Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o SENHOR quer que vocês façam (Efésios 5:12 -17). 

          
          Quando Deus se levanta para julgar, Ele manda um aviso para o seu povo. Por isso, Jesus repete sete vezes: “Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas” (Apocalipse 2: 7, 11, 17, 29; - 3: 6; 13, 22). O Espirito Santo fala e a pessoa conhece a verdade através da Palavra “[...] A vós outros é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus [...]” ( Lucas 8:10). A revelação do SENHOR é como rugido de leão a procura de sua presa (Oseias 5: 14; - Apocalipse 5: 5). A armadilha está armada e a trombeta está soando. O juízo vem para os que estão longe da verdade, da misericórdia e da justiça, mas antes das coisas começarem acontecer Deus manda o aviso.

Lembrai-vos disso e tendes animo; tomai-o a sério, ó prevaricadores [...] Eu Sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé farei toda a minha vontade [...] Eu o disse e também o cumprirei, tomei este propósito, também o executarei. Ouvi-me vós, os que sois de obstinado coração, que estais longe da justiça [...] (Isaías 46:8-13).  

Deus sempre anunciou o que está para acontecer, mas nem todos entenderão, como está escrito: “[...] muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12: 10). Os sábios têm Espírito de temor e intimidade com Deus: “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais Ele dará conhecer a sua aliança” (Salmo 25:14). Deus dará conhecer a verdade quando as pessoas vivem na luz da Palavra. "Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz. Pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade [...] Não vivam como os ignorantes, mas como sábios. Os dias em que vocês vivem são maus [...]" (Efésios 5: 8,9, 15).     

        O povo que tem conhecimento da Palavra e não faz a vontade de Deus comete o mesmo erro dos que procedem perversamente, entre eles impera a violência, divisão e a destruição. Foi o que aconteceu com o povo de Israel: “Porque Israel não sabe fazer o que é reto, diz o SENHOR, e entesoura nos seus castelos a violência e a devastação [...] um inimigo cercará a sua terra, derrubará a sua fortaleza, e os seus castelos serão saqueados (Amós 3: 10,11). A Palavra de indignação é contra os que estavam iludindo o povo com falsas esperanças "Se eles tivessem conhecido os meus pensamentos secretos, poderiam ter anunciado a minha mensagem e assim teriam feito o meu povo abandonar a sua vida errada e as maldades que vivem praticando" (Jeremias 23: 22). 

        Deus fala com as pessoas que se humilham na Sua presença e ensina os filhos amados que têm intimidade com Ele. Deus usa os que não tem medo de agir, mas não conta com os que ficam apavorados e fogem para se esconder quando tem oportunidade de revelar a verdade. Deus honra os que prestam atenção na Sua Palavra. Ele mandou uma mensagem a Daniel por meio de uma visão. Daniel disse: "Eu fui o único que vi, essa visão. Os meus companheiros não viram nada, mas ficaram apavorados, e fugiram, e se esconderam [...] Aí a mão de alguém me levantou [...]  E o anjo me disse: "Daniel, Deus o ama muito e me mandou falar com você. Fique de pé e preste atenção no que eu vou dizer:[...] Deus ouviu a sua oração desde a primeira vez que você se humilhou na presença dele a fim de ganhar sabedoria. Eu vim em resposta à sua oração [...] Agora, eu vim explicar a você o que vai acontecer com o seu povo [...] Deus o ama. Portanto não fique com medo. Que a paz de Deus esteja com você. Anime-se! Tenha coragem [...] Sabe porque eu vim falar com você? Foi para lhe dizer o que está escrito no Livro da Verdade [...]" (Daniel 10: 7-21).
Assim é a Igreja de Jesus Cristo, constituída por verdadeiros filhos de Deus, que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo 2:19-21; - João 17:12.


"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12:10).

"O temor dos Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1: 7).

"Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" (Apocalipse 3: 22).