sexta-feira, 13 de julho de 2018

A FÉ EM JESUS CRISTO E A PREGAÇÃO DO VERDADEIRO EVANGELHO

                
PARTE 01

A respeito da fé mais sagrada que existe, não podemos esquecer do que foi profetizado pelos apóstolos do nosso SENHOR Jesus Cristo:
Meus queridos amigos, eu estava fazendo todo o possível para escrever a vocês a respeito da salvação que temos em comum. Então senti que era necessário escrever agora para animá-los a combater a favor da fé que, uma vez por todas, Deus deu ao seu povo [...] Ele virá a fim de condenar a todos os que não querem saber de Deus [...] Mas vocês, meus amigos, lembrem do que foi profetizado pelos apóstolos do nosso SENHOR Jesus Cristo. Eles disseram a vocês: “Quando chegarem os últimos tempos, aparecerão pessoas que vão zombar de vocês, pessoas que não querem saber de Deus e seguem os seus próprios desejos”. São essas pessoas que causam divisões, pois são dominadas pelos seus desejos naturais e não têm o Espírito de Deus. Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na fé, que é a fé mais sagrada que existe. Orem guiados pelo Espírito Santo. E continuem vivendo no amor de Deus, esperando que o nosso SENHOR Jesus Cristo, na sua misericórdia, dê a vocês a vida eterna (Judas 1: 3,15, 17-21).

         A vida da fé em Cristo, dirigida pelo Espirito Santo, não é um preceito com ensinamentos humanos, não se trata de dogma com regras religiosa como a doutrina dos fariseus e dos saduceus. Jesus disse: “Fiquem alertas, e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus [...] Então os discípulos entenderam que Ele não estava dizendo que tivessem cuidado com o fermento usado no pão, mas com os ensinamentos dos fariseus e dos saduceus” (Mateus 16: 6,12). A vida da fé dirigida pelo Espírito Santo é uma riqueza do Reino de Deus, nenhum esforço humano pode substituí-la, ela não traz fardo pesado, tristeza, cansaço ou desanimo. Ou seja, a benção do SENHOR não traz  as dores da desgraça, como está escrito: "A benção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não trás desgosto" (Provérbios 10: 22). O fruto da fé pura é colhido na vida testemunhada pelo relacionamento pessoal com Deus por meio da Sua Palavra. Ou seja, ler e praticar a Palavra é a única maneira de progredir na fé e continuar vivendo no amor de Deus. "Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo" (Romanos 10: 17). Ouvir a mensagem que vem por meio da pregação a respeito de Jesus, nos dá paz e alegria completa que jamais se encontra em qualquer lugar do mundo. “´[...] É a minha paz que Eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo” (João 14: 27). “[...] Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês” (João 16: 22). Essa paz e alegria sem medo só é possível pela vida da fé na Palavra de Cristo. "E foi Deus quem nos preparou para essa mudança e nos deu o Seu Espirito como garantia de tudo o que ele tem para nos dar [...] Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos" (II Coríntios 5: 5, 7). Essa fé não está no leitinho de quem custa entender a Palavra para praticá-la, mas está no alimento sólido preparado somente para os cristãos espiritualmente maduros e experientes, treinados pelo poder da Palavra para saber discernir tanto o que é certo quanto o que é errado. Pela prática da Palavra, eles sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau. “Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática” (Tiago 1: 22).

Temos muito o que dizer a respeito desse assunto; mas, porque vocês custam a entender as coisas, é difícil explica-las [...] Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite. E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que é certo ou errado. Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau (Hebreus 5:11-14).

Para crescer e chegar no ensinamento de adulto é necessário conhecer e praticar a justiça, a santidade e o amor de Deus.

         "Assim, vamos em frente a fim de chegarmos ao ensinamento de adulto" (Hebreus 6:1). "[...] Tudo é possível para quem tem fé" (Marcos 9: 23). "Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a Ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor" (Hebreus 11: 6). Uma pessoa de fé alegra o coração de Deus e é honrada pelo SENHOR Jesus. Foi o que aconteceu com um oficial romano que pedia a cura de seu servo: Jesus ficou muito admirado quando viu isso, então virou e disse ao oficial: " [...] Nunca vi tanta fé nem mesmo entre o povo de Israel! [...] Vá para casa, pois serás feito como você crê. E naquele momento o empregado do oficial romano ficou curado" (Lucas 7: 9,10). A mulher cananeia, também foi honrada, Jesus lhe disse: "Mulher, você tem muita fé! Que seja feita o que você quer! E naquele momento a filha dela foi curada" (Mateus 15: 28). Por outro lado, muita gente incrédula que deviam crer na Palavra, não vão se sentar à mesa no Reino do Céu, ali na escuridão vão chorar de desespero, porque não combateram o bom combate em favor da fé, ou seja, por causa da incredulidade não amaram a verdade para chegar ao ensinamento de Cristo e ser salvo. 

Então eu direi claramente a  essas pessoas: "Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que fazem o mal!” (Mateus 7: 23). E digo a vocês que muita gente vai chegar do Leste e do Oeste e se sentar à mesa no Reino do Céu com Abraão, Isaque e Jacó. Mas as pessoas que deviam estar no Reino serão jogadas fora, na escuridão. Ali vão chorar e ranger os dentes de desespero" (Mateus 8: 11,12).

         Assim era a vida de muitos falsos profetas hipócritas que embora ricos materialmente, e conhecedores da lei não tinham juízo, conheciam Jesus, mas não assumiam a fé em Cristo para serem guiados pelo Espírito Santo, estes davam desculpas para não colocar a vontade de Deus em primeiro lugar, e na incredulidade se afastavam para bem longe da presença do Pai para tratar dos seus próprios interesses. Foi o que Jesus falou antes de contar uma parábola. Ele disse: "Prestem atenção! Tenham cuidado com todo o tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas" (Lucas 12:15). Então Jesus continuou ensinando, ele disse que havia um homem que tinha trabalhado e guardado suas colheitas com tudo que tinha para viver muitos anos. Este achava que depois de guardar a sua colheita poderia descansar, comer e beber, sem ter preocupação, então este disse a si mesmo: Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para viver muitos anos. Mas Deus lhe disse: Seu tolo! Essa noite você vai morrer; ai quem ficará com tudo o que você guardou?" Jesus concluiu: "Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos." Ler Lucas 12: 16-21. Outro que era seguidor de Jesus, chegou perto dele e disse: "Senhor, primeiro deixa que eu volte e sepulte o meu pai. Jesus respondeu: "Venha comigo e deixe que os mortos sepultem os seus mortos." (Mateus 8: 21, 22). 
        A incredulidade é uma das maiores inimigas da fé em Cristo. A falta de fé é o pecado que Deus mais abomina. "Sem fé é impossível agradar a Deus, porque quem vai ao Pai  precisa crer que Ele existe". Ler Hebreus 11: 6. Na terra e na casa de gente incrédula, Jesus não fazia muitos milagres. Certa vez ele chegou na região de Gadara, e ali curou dois homens dominados por demônios, mas quando as pessoas incrédulas souberam que Jesus estava libertando aqueles homens e que os demônios saíram e entraram nos porcos, e estes se atiraram morro abaixo, para dentro do lago e se afogaram, então os moradores daquela cidade na sua incredulidade pediram com insistência que Jesus fosse embora da terra deles. Ler Mateus 8: 28-33. Na cidade de Nazaré, onde Jesus tinha morado, o povo incrédulo não o respeitava como único Filho de Deus, Salvador e Profeta. Por isso  "[...] Jesus não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé" (Mateus 13: 58).
        Devemos agir segundo a vontade de Deus e cumprir a missão de anunciar o Seu Reino, pregar a Palavra para que todos, a fim de que até os perversos se arrependam e alcancem a misericórdia do SENHOR. Ler Provérbios 28:13. Deus não tem prazer na morte do perverso. Ler Ezequiel 18: 23, 32. "Mas desviando o justo da sua justiça e cometendo iniquidade, fazendo todas as abominações que faz o perverso, acaso, viverá? [...] Desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniquidade, morrerá por causa dela; na iniquidade que cometeu morrerá" (Ezequiel 18: 24-26). Mas se os malfeitores aproveitam a oportunidade e se arrependem da perversidade que cometeram, e praticam o que é justo aos olhos de Deus, serão salvos. Ler Ezequiel 18: 27, 28. Portanto, Deus julgará cada um segundo a sua maneira de viver, ninguém poderá se esconder e ficar longe dos olhos de Deus. Como está escrito: "Porque os meus olhos estão  sobre todos os seus caminhos; ninguém se esconde diante de mim, nem se encobre a sua iniquidade aos meus olhos" (Jeremias 16:17). "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?" (Salmo 139: 7). 
        Os que rejeitam a verdade e não querem se  arrepender, podem ser julgados pela Palavra, ela julga e condena no devido tempo, porque Deus trará à luz o que está oculto como está escrito em Lucas 12: 2, 3; e em Mateus 10: 26, 27. A Palavra diz que nada pode ser escondido de Deus. O que estava escondido será conhecido por todos, e o que eles disseram às escuras, entre quatro paredes, será ouvido em plena luz, o próprio Deus fará com que seja proclamado em todas as mídias e redes sociais do mundo inteiro o que eles praticaram. "Primeiramente, pagarei em dobro a sua iniquidade e o seu pecado porque profanaram a minha terra com o cadáveres dos seus ídolos detestáveis e encheram a minha herança com as suas abominações" (Jeremias 16:18). 
        Os homens escarnecedores que dominam o povo de Deus com a mão opressora da injustiça, enquanto estão a caminho da prisão dizem entre eles: "Quando o sofrimento causado pelo escândalo passar não seremos mais atingidos". Mas eles estão enganados, cometeram iniquidade e não se arrependeram, por isso serão atingidos pelo furor da ira de Deus e sairão envergonhados. Na cegueira espiritual, em meio a escuridão das trevas, diziam eles: "Quando passar o diluvio do açoite, não chegará a nós, porque, por nosso refugio, temos a mentira, e debaixo da falsidade nos temos escondido". Mas o SENHOR Deus diz: [...] farei do juízo a régua e da justiça, o prumo, a saraiva varrerá o refugio da mentira, e as águas arrastarão o esconderijo" (Isaías 28:14-17). "Ai dos que escondem os seus planos do SENHOR, que fazem as suas maldades na escuridão e dizem: ninguém nos pode ver! Ninguém sabe o que estamos fazendo! Vocês invertem as coisas, como se o barro valesse mais que o oleiro![...]" (Isaías 29: 15,16). 
        Os pequeninos do SENHOR que foram injustiçados e cometeram erros no espírito, ficaram como surdos e mudos por falta de conhecimento da Palavra, mas quando saírem da escuridão e ficarem livres da escravidão, virão a ter entendimento e serão a luz do mundo (Mateus 5:14). Estes se alegrarão e darão testemunho de Cristo, o qual veio como luz para o mundo. Ler João 12: 46.  Os que estão na luz terão a fé renovada ao ver que tudo se cumpriu conforme está escrito na Palavra, os seus opressores que tinham a mentira como refugio e se escondiam debaixo da falsidade, serão envergonhados. Quanto aos murmuradores que foram oprimidos por aqueles que lhe negaram a justiça e o seu direito de conhecer os ensinamentos de Cristo, hão de se arrepender e aceitar a instrução quando conhecerem a verdade. Estes também se alegrarão no SENHOR! 

"Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro, e os cegos, livres já da escuridão e das trevas, as verão. Os mansos terão regozijo sobre regozijo no SENHOR [...] Pois o tirano é reduzido a nada, o escarnecedor já não existe, e já se acham iluminados todos os que cogitam da iniquidade, os quais por causa de uma palavra condenam o homem [...] e os que sem motivos negam ao justo o seu direito" (Isaías 29:18-21). Assim cada um será julgado de acordo com suas obras. Ler Apocalipse 2: 21, 22, 23.

         Antes de ser servo, o cristão precisa nascer de novo e se tornar "filho de Deus", sendo filho humilde, se faz servo e deixa ser usado pelo Espírito Santo para consolar os que choram por viver angustiado de espírito. O cristão que é filho e se faz servo leva o conhecimento do amor de Deus para que todos se arrependam, ele ensina as pessoas adquirir o habito de admitir seus pecados uns aos outros, e assim todos aprendem orar um pelos outros, para que sejam verdadeiramente libertos e curados."Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode por sua eficácia, a súplica do justo" (Tiago 5:16).
        Assim é a Igreja de Jesus Cristo, constituída por verdadeiros filhos de Deus, que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12).

"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12.10). 

O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1.7).

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às igrejas!" (Apocalipse 3.22).