sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

VIVER EM PAZ NO REINO DE DEUS

                         
          
"Naquele dia os céus serão destruídos [...] Porém Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra onde tudo será feito de acordo com a vontade de Deus. Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele"(II Pedro 3:12-14). 

          Paz significa "vida sem guerra contra os seres humanos". A guerra travada contra os inimigos da cruz de Cristo (principados, potestades e dominadores - forças espirituais do mal, Efésios 6:12) é um meio que Deus usa para acabar com toda injustiça, maldade e opressão. Como são maravilhosas as bençãos que Deus prometeu a seu povo e como é grande o seu poder que age na vida daqueles que creem em Jesus Cristo como único SENHOR e Salvador. "Cristo reina sobre todos os governos celestiais, autoridades, forças e poderes [...]. Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo à Igreja como único SENHOR de tudo" (Efésios 1:21,22). Porém quando se trata de guerra travada em conflitos entre pessoas sem juízo que lutam para acumular riquezas, poder e fama nesta vida terrena, Deus não toma partido. "Homem, quem me deu o direito de julgar ou de repartir propriedades entre vocês?" (Lucas 12:14). Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês [...] Tenham por todos o mesmo cuidado. Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes [...] Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam aprovação dos outros. No que depende de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas [...] Nunca se vinguem de ninguém [...] Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem (Romanos 12:14 -21). Ou seja, aguardem com longanimidade até que Deus julgue a causa e faça justiça. "Não se irrite por causa dos que vencem na vida, nem tenha inveja dos que conseguem realizar os seus planos de maldade. Tenha paciência, pois o SENHOR Deus cuidará disso. Não fique com raiva, não fique furioso, não se aborreça, pois isso será pior para você”(Salmo 37: 7,8).

Viver em paz significa "vida com um bom relacionamento, comunhão íntima e pessoal com Deus, viver em segurança e ter a prosperidade que a Palavra promete. "Aqueles que confiam em Deus, o SENHOR, viverão em segurança na Terra Prometida (Reino de Deus), porém os maus serão destruídos. Dentro de pouco tempo, os maus desaparecerão [...]. Mas os humildes viverão em segurança na Terra Prometida (Reino de Deus) e terão alegria, prosperidade e paz (Salmo 37: 9,11).

Ter Paz significa viver tranquilo tendo a certeza absoluta (fé) que Deus está cuidado dos problemas que nos afligem e tudo vai acabar bem. "Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo" (João 14: 27). Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo" (João 16:33).

          O povo oprimido precisa ser abençoado com a verdadeira paz. Quando os discípulos estavam angustiados (sem paz) escondidos com medo dos lideres religiosos opressores, Jesus entrou e tratou aquela situação com bondade, amor e misericórdia, e os abençoou com a paz. "Que a paz esteja com vocês! [...].  Antes de envia-los para levarem a mensagem do seu Evangelho Jesus os abençoou com a paz: "Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. Depois soprou sobre eles e disse: Recebam o Espírito Santo" (João 20: 19-22). Este conceito de paz, tem o mesmo significado da paz da maravilhosa benção que Deus deu através de Arão: Fale com Arão e com os seus filhos e diga-lhes que abençoem o povo de Israel do seguinte modo: "Que o SENHOR os abençoe e os guarde; que o SENHOR os trate com bondade e misericórdia; que o SENHOR olhe para vocês com amor e lhe dê a paz" (Números 6:22-26). 

          Os falsos profetas sabem que o povo necessita da paz de Deus, por isso usam de engano e anunciam mentiras falando de uma falsa paz para um povo materialista que está perecendo por não conhecer a verdade."Mas o profeta que profetiza a paz só pode ser aceito como profeta mandado por Deus quando as palavras dele se cumprem" (Jeremias 28:9). A paz é para os que nasceram do Espírito, para os filhos que praticam a Palavra, homens a quem Deus quer bem: "Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem Ele quer bem! (Lucas 2:14). A paz de Deus trás a verdadeira alegria, mesmo em meio as tribulações deste mundo é necessário viver com um semblante alegre, este foi o conselho de Paulo: "tenham sempre alegria!".

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12.

"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12.10). 

“O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1.7).

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às igrejas!" (Apocalipse 3.22).