[...] Por isso, continuem firmes como pessoas
livres e não se tornem escravos novamente. Prestem atenção! [...] Vocês
que querem que Deus os aceite porque obedecem a lei estão separados de Cristo e
não tem a graça. Mas nós temos a esperança de que Deus nos aceitará, e é isso
que esperamos pelo poder do Espírito de Deus que age por meio da fé.[...] O que importa é a fé que age
por meio do amor (Gálatas 5:1-6).
O que Paulo está dizendo é que devemos permanecer
no primeiro amor, Jesus Cristo nos libertou por meio da verdade do Seu
Evangelho para que seguíssemos seu exemplo de sermos verdadeiramente livres. As
palavras de Jesus causa impacto e anula obrigações e doutrinas ensinadas por aqueles que desprezam o mandamento da nova aliança. Jesus dá um novo mandamento firmado na nova aliança
e suas palavras choca os ouvintes da religião opressora, assustou os próprios
discípulos que andavam com ele, alguns ficaram escandalizados e murmuravam a respeito das palavras de Jesus, e muitos o abandonaram. Ler João 6:60-71. Os seguidores de João Batista também perguntaram porque Jesus comia quando eles estavam jejuando, ler Mateus 9:1, eles ficaram desconfiados e tinham medo do "novo". O novo ensino de Jesus não cabia na mente imatura e envelhecida pelo "velho homem" ou "velha criatura", o molde ou forma de viver de Jesus Cristo era do novo homem nascido do Espírito, não do ensino radical do velho legalismo religioso. As palavras de Jesus escandalizou os fariseus
hipócritas, mas ele continuou ensinando um novo mandamento firmado na verdade o
que é prioridade absoluta. Os judeus desde a infância aprenderam que há um só Deus e ao ouvir falar que Jesus era Deus era considerado "blasfêmia." Foi com essa brecha da lei - a lei da blasfêmia que prenderam e mataram Jesus. Ler João 19:7. Seguindo os ensinamentos da nova aliança, Paulo e João afirmaram com convicção que Jesus é Deus, ao fazerem a maravilhosa afirmação de que o mundo foi criado através de Jesus - o que significa que o Filho estava com Deus desde a criação do mundo. Ler João 1:1-4; - Colossenses 1: 15; - I Corintios 8:6, os fariseus procuravam matá-los. A antiga aliança escraviza e faz a pessoa prisioneira de regras e doutrinas de homens que não nasceram de novo. Paulo era um filho nascido do Espírito, a verdade do Evangelho o tornou "VERDADEIRAMENTE LIVRE". Como ele mesmo escreveu: "Porém agora estamos livres da lei porque já morremos para aquilo que nos mantinha prisioneiros. Por isso somos livres para servir a Deus não de maneira antiga, obedecendo a lei escrita, mas da maneira nova, obedecendo o Espírito de Deus" (Romanos 7: 6).
Um exemplo de liderança de natureza perversa que enganava o próprio povo de Deus, eram os "nicolaítas". "Assim também estão entre vocês alguns que seguem os ensinamentos dos nicolaítas. Arrepende-se!..." ( Apocalipse 2:15).
QUEM ERAM OS NICOLAÍTAS?
A Bíblia nos dá pouca informação sobre essa gente, mas o Espírito Santo pode nos ajudar entender que os nicolaítas seguiam os ensinamentos de um líder chamado "Nicolau". Alguém que se dizia cristão, mas não era nascido de novo. Há quem acredite que este homem chamado Nicolau era um dos obreiros escolhidos pelos discípulos para fazer uma obra social da Igreja, os quais acudiram os necessitados da época. De fato este nome está lá entre os escolhidos. Ler Atos 6:5. A opinião de alguns é que este apostatou da fé, se tornou inimigo da cruz de Cristo e arrastou um povo que na época se tornou conhecido como "nicolaítas". Quem era este homem pouco importa agora, o que mais importa é saber que este perverso influenciou muita gente, os quais Jesus chamou de "nicolaítas". Eles praticavam coisas terríveis ao ponto de Jesus dizer que odiava suas obras. Ler Apocalipse 2:6. O nome Nicolau em hebraico significa "vitorioso sobre o povo", em grego é igual a "conquistador". Ou seja, o líder Nicolau era um homem que dominava e influenciava um povo por meio de mentira e engano.
QUEM SÃO OS NICOLAÍTAS DE HOJE?
Povo que se diz cristão mas não nasceu do Espírito, estes são influenciados por homens que se dizem cristãos mas não nasceram de novo, lideres religiosos que não tem caráter cristão, que se envolveram com adultério, prostituição, separação de casais, destruição de famílias, deram mau exemplo na criação dos filhos, dizem publicamente que aprovam o aborto, se prostituíram e se tornaram amantes de políticos corruptos, tornaram-se influentes, poderosos no mundo dos negócios, e dominaram um povo que confia no homem e faz da carne mortal o seu braço forte, agindo assim apartaram o coração do SENHOR, o Deus vivo, e se tornaram "malditos". Em Jeremias 17: 5, 6, está escrito o que pode acontecer com essa gente que pratica obras que Jesus odeia, eles desprezaram a direção do Espírito Santo. Os nicolaítas dos dias de hoje não são diferentes, são cruéis, lobos vestidos de cordeiros, homens e mulheres que trabalham para publicar suas obras por todos os meios de comunicação, aproveitam as oportunidades para enganar e tirar proveito do lucro próprio. Paulo sabia que essa gente gananciosa amava o dinheiro: negociavam o ouro e a prata e buscava riquezas quando estavam espiritualmente pobres, cegos e desgraçados, e nesse estado deplorável não eram humildes para ouvir a verdade, não queriam se arrepender, estavam ensinando doutrinas mentirosas na igreja. Paulo ficou preocupado e tentou alertar os cristãos com o seu próprio exemplo, eles deviam imitar Jesus assim como ele o imitava: Jesus não amava o dinheiro nem cobiçava o que os ricos possuíam. Paulo não recebia um grande salário e mesmo assim tinha condições de dar para ajudar os necessitados entre os que precisavam de ajuda estavam os que trabalhavam com ele.
Não cobicei nem a prata nem o ouro, nem as roupas de ninguém. Pelo contrario, vocês sabem que eu trabalhei com as minhas próprias mãos e consegui tudo o que eu e os meus companheiros de trabalho precisávamos. Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados. Lembrem das palavras do SENHOR Jesus:"É mais feliz quem dá do que quem recebe."(Atos dos apóstolos 20:33-35).
A doutrina dos nicolaítas não teve lugar na Igreja de Éfeso, mas Paulo sabia que eles poderiam surgir com intenção de devorar a vida espiritual dos verdadeiros cristãos, e até mesmo dos líderes (bispos) da Igreja, ele diz que não deixou de anunciar a verdade, e que se algum deles se perdesse ele não seria responsável, pois não tinha deixado de anunciar todo o plano de Deus Ler Atos 20: 25-32.
Os falsos profetas (nicolaítas) se justificam dizendo que pregam a palavra da bíblia, e que seus seguidores devem obedecer a mentira que pregam. Paulo estava preocupado porque os cristãos das igrejas da Galácia estavam sendo enganados. "Esses homens mostram grande interesse por vocês, mas a intenção deles não é boa. O que eles querem é separar vocês de mim [...] É bom vocês terem um interesse sincero sempre e não somente quando estou com vocês [...] Estou muito preocupado com vocês (Gálatas 4:17-20). Palavras não bastam, eles pregam a palavra, mas a intenção deles não é boa, buscam os seus próprios interesses, é preciso ter muito cuidado para não ser enganado e prestar uma obediência cega. É necessário saber distinguir o verdadeiro do falso "pelos frutos". Ler Mateus 7:15. Jesus não exercia autoridade para oprimir e exigir sacrifícios, nem que seus discípulos carregassem fardos pesados, não era assim, pelo contrario, sendo Filho de Deus ele se fez servo de todos. Então Jesus chamou-os para junto de si, e disse:
Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os gentios exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre nós, mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal. E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos (Mateus 20:25-28).
Aquele que nasceu de novo serve a Deus com humildade e faz a sua obra livremente servindo os outros com amor, alegria e paz do Espírito Santo.
Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).
A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo 2.19-21; - João 17.12.
Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" ( Daniel 12:10).
"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino"( Provérbios 1:7).
"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" ( Apocalipse 3:22).
A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo 2.19-21; - João 17.12.
Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" ( Daniel 12:10).
"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino"( Provérbios 1:7).
"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" ( Apocalipse 3:22).