terça-feira, 7 de maio de 2019

JESUS É REI, SACERDOTE ÚNICO E PERFEITO, EXEMPLO DE SANTIFICAÇÃO PARA OS CRISTÃOS


[...] por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança [...] este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável [...] com efeito, nos convinha um Sumo Sacerdote como este, santo inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelo do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre (Hebreus 7: 22, 24 -28).

O Grande sacerdócio de Jesus Cristo é eterno, é o cumprimento da profecia de Salmo 110, que fala do "Messias". Jesus Cristo é Rei e Sacerdote, seu poder é tremendo, a superioridade do seu sacrifício em relação ao sacrifício oferecido no sacerdócio da antiga aliança não pode ser comparado, tudo é apresentado em uma ordem diferente. Jesus Cristo é o Templo Maior, não feito por mãos humanas, quer dizer, não desta criação terrena, Ele é o Templo da Nova Aliança. E nos apresenta uma nova adoração feita em espírito e em verdade, pois é assim que o Pai quer que seus filhos nascidos do Espírito o adorem. Jesus disse que chegaria o tempo em que ninguém iria adorar a Deus em Jerusalém, nem no monte, como era de costume, ensinou que Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade. Ler João 4:21-24. As pessoas que adoram a Deus devem cuidar da vida espiritual, purificar o corpo que é templo do Espírito Santo, buscar a santificação para não viver mais pecando, sentindo-se culpadas, de consciência pesada."Se as pessoas que adoram a Deus tivessem sido purificadas dos seus pecados, não se sentiriam mais culpadas de viver no pecado, e todos os sacrifícios terminariam [...] esses sacrifícios realizados ano após ano, servem para fazer com que as pessoas lembrem dos seus pecados. Deus preparou um corpo santificado para morada do seu Espírito Santo. "Será que vocês não sabem que o corpo de vocês faz parte do corpo de Cristo? [...] quem se une ao SENHOR se torna, espiritualmente, uma só pessoa com ele [...]. será que vocês não sabem que o corpo de vocês é templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhe foi dado por Deus? [...] pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele" (I Coríntios 6:15,17,19). Será que vocês não sabem? Não sabem que também está escrito: "Cristo não entrou num Lugar Santo feito por seres humanos, que é cópia do verdadeiro Lugar. Ele entrou no próprio céu, onde agora aparece na presença de Deus para pedir em nosso favor [...] Cristo foi oferecido uma só vez em sacrifício, para tirar os pecados de muitas pessoas. Depois ele aparecerá pela segunda vez, não para tirar pecados, mas para salvar as pessoas que estão esperando por ele" (Hebreus 9:24 - 28 - NTLH).

Será que vocês não sabem que é por um único sacrifício que ele aperfeiçoa para sempre a vida espiritual dos cristãos, os que foram purificados dos seus pecados? 

 Assim, com um sacrifício só, ele aperfeiçoou para sempre os que são purificados do pecado [...] Assim, quando os pecados são perdoados, já não há mais necessidade de oferta para tirá-los [...] Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura " (Hebreus 10:14,18, 22). Aguá é igual a Palavra pura, ensinamentos que Jesus nos deu.   "Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado" (João 15:3). 

A glória do Templo da Nova Aliança é tremendamente maior do que a primeira. Como está escrito: "A glória desta última casa será maior do que a primeira, diz o SENHOR dos exércitos; e, neste lugar (Templo do Espírito Santo), darei paz, diz o SENHOR dos exércitos" (Ageu 2: 9). Se o sacerdócio de Arão fosse perfeito, não envelheceria e nem haveria necessidade de mudança. "Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança da lei" (Hebreus 7:12). A mudança resultou no pacto da Nova aliança. "Por isso mesmo, Ele (Jesus Cristo) é o Mediador da Nova Aliança...." (Hebreus 9:15). O antigo sistema religioso foi substituído pela pregação do Evangelho de Cristo, a ordem é outra, é superior, e as promessas são de coisas melhores. Ao invés de obedecer cegamente doutrinas de homens baseada na prática da lei, e no sacrifício de animais o qual estava destinado a fracassar, a  Igreja obedece o mandamento da nova aliança, ela é limpa pela Palavra, lavada no sangue do sacrifício de Cristo, edificada na prática da mensagem do Evangelho. Esta é uma nova maneira de salvar a humanidade, o novo e vivo caminho que entrou em aliança vigorosa e eterna, com um único sacerdote que ofereceu um único sacrifício perfeito, no qual os filhos de Deus estão incluídos como se fossem um com Cristo, assim como Jesus Cristo é um com o Pai.. "Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós somos" (João 17: 22). "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz [...]" (I Pedro 2:9).

A obediência às leis de Deus da antiga aliança servia para lembrar do pecado, não podendo, todavia, removê-lo. Não há sacrifício que possa salvar aqueles que rejeitam o sacrifício de Cristo e estão longe de fazer a vontade do Pai, estes não podem ser salvos, porque nas suas ações desprezam o sacrifício do Filho amado de Deus, se tornam seu adversário e insultam o seu Espírito, no fim terão que enfrentar o terrível juízo, e suportar o derramamento do cálice da ira de Deus, porque profanou o sangue da Nova Aliança o qual foi derramado na cruz para santifica-lo, mas rejeitando, entristeceu  o Espírito da graça.

 "Porque se vivemos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, não resta sacrifícios pelos pecados; pelo contrario, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários [...] Ora nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei e outra vez: O SENHOR julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hebreus 10:26-31).

Sendo assim, os verdadeiros cristãos deixam de lado tudo o que não é espiritual, o que não é espiritual é inútil, ou seja, eles devem desprezar todas as coisas inúteis que atrapalham na corrida para o Reino de Deus: a vaidade, avareza, ganancia (amor ao dinheiro), soberba, acumulo de riquezas e outras coisas deste mundo que atrapalham o relacionamento com Deus e podem impedir as pessoas de completar a corrida cristã. Por isso, olhemos firmemente para Cristo, sigamos os seus ensinamentos, praticando o exemplo perfeito e supremo, Ele é o Autor e consumador da fé. Sigamos em frente, buscando as coisas lá do alto onde Cristo vive, temos livre acesso a presença de Deus, podemos chegar ao esconderijo do Altíssimo e ficar debaixo da sua graça, bondade, amor e misericórdia, assim também podemos receber a vida eterna que Ele nos oferece por meio do sacrifício e ressurreição de Seu Filho amado Jesus Cristo. Aqui está o valor da Palavra da verdade, Ela nos ensina a entender a vontade de Deus. Os sábios entenderão. Jesus Falou: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça" (Marcos 4:9). "Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça" (Marcos 4: 23). Se alguém tem ouvidos para ouvir ouça" (Marcos 7: 16). Para ser sábio é preciso ouvir e praticar a mensagem do Evangelho de Cristo, buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e  tudo o que for necessário para viver bem e em paz nos será acrescentado.

A Palavra de Deus nos ajuda a dar valor à sabedoria que vem do alto e aos bons costumes e a entender os pensamentos mais profundos de Deus, Ela nos ensina a vivermos de maneira simples e humilde e sermos corretos, justos e honestos em tudo o que fazemos; os ensinamentos de Cristo podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os cristãos mais jovens (filhos e filhas, netos e netas) a serem espiritualmente maduros e ajuizados, estes devem aprender não só cuidar da sua vida espiritual, mas também ajudar os que não podem se defender, os desamparados, pobres e necessitados. "Você é o meu filho querido, a resposta das minhas orações. O que lhe direi? [...] Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados. Fale por eles e seja um juiz justo. Proteja os direitos dos pobres e dos necessitados" (Provérbios 31: 2, 8). Este mandamento quando praticado é o sacrifício que agrada a Deus. Não há necessidade de oferecer sacrifícios para conquistar coisas nesta vida terrena, porque somos peregrinos nesta terra, a nossa caminhada é para o Reino de Deus."Não ajuntem riqueza aqui na terra [...] pelo contrario, ajuntem riqueza no céu [...] Pois onde estiverem as suas riquezas, ai estará o coração de vocês" (Mateus 6:19-21). "Porque neste mundo não temos nenhuma cidade que dure para sempre; pelo contrario, procuramos a cidade que virá depois.[...] Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus (Hebreus 13:14-16).

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12.

Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" ( Daniel 12:10). 

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino"( Provérbios 1:7).

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" ( Apocalipse 3:22).