segunda-feira, 11 de maio de 2020

DEUS TEM PRAZER NOS SACRIFÍCIOS DA ANTIGA ALIANÇA?


(Parte 05)

Deus deseja esclarecer e fazer entender a Sua vontade, por meio da Palavra Ele convoca os que fizeram aliança por meio de sacrifícios. 

“Congregai os meus santos, os que comigo fizeram aliança por meio de sacrifícios. Os céus anunciam a sua justiça, porque é Deus que julga" (Salmo 50: 5). 

A convocação era para todos os filhos de Israel que haviam feito aliança por meio de sacrifícios, mas ele também estava convocando os altos céus (principados-governos, reis, alta cúpula religiosa e outros poderes) e toda a terra (seu povo), a convocação hoje, é dada por meio da Sua Palavra que permanece para sempre. De modo que os que fazem sacrifícios hoje, também estão sendo convocados, principalmente os líderes religiosos. Deus está falando por meio da Sua Palavra: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! (Marcos 4: 9, 23). "Bem aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras [...] (Apocalipse 1: 3)."Fala o SENHOR o Deus Supremo; convoca toda a terra [...] Ele convoca os altos céus e a terra  para o julgamento do seu povo" (Salmo 50:1,4).

Não era um chamado para entregar galardão, nem receberiam eles elogios da parte de Deus. Era uma intimação, uma ordem do Juiz dos juízes. Ele se prepara para fazer justiça, vem com todo o furor da sua ira, a sua frente vai um fogo devorador, e, ao seu redor, uma violenta tempestade. Certamente o SENHOR Deus, o Todo -Poderoso, não ficará calado! Ler Salmos 50:3. 

Deus é justo Juiz! Ele é o Criador e Pai maravilhoso que pune seus filhos quando cometem iniquidade. Como está escrito: "De todas as famílias da terra, somente a vós outros vos escolhi; portanto, Eu vos punirei por todas as vossas iniquidades"( Amós 3: 2). O próprio Deus iria testemunhar contra as transgressões dos filhos. Ou seja, o testemunho não era a favor do proceder dos filhos, mas também não era para incriminá-los, a intenção é para que se arrependam. Ler Salmo 50: 7. Deus não estava acusando o povo por causa do sacrifício. Mesmo na sua ignorância espiritual o povo era fiel, suportava com paciência às exigências do sistema religioso, eles faziam o que os sacerdotes e líderes religiosos ordenavam, e não se preocupavam em saber a vontade de Deus, era realmente uma obediência cega, praticada na base do medo de ser condenado. Se cometessem pecado, os filhos de Israel não tinham outra saída, sacrificavam conforme a lei do sacrifício pelo pecado, ou pagavam com a própria vida. Contudo, este povo não era totalmente inocente, antes de confiar somente na palavra do homem, deviam ter examinado a Palavra para saber qual era a boa agradável e perfeita vontade do Pai. Deus conhece a boa intenção do seu povo que embora livre permanece como escravo e sofre por falta de conhecimento da verdade. Ler Oseias 4:6. Sabendo que todos haviam rejeitado a sabedoria e o conhecimento que vem do céu, e que o povo vivia na ignorância, Deus fez a convocação, não para acusar, mas para falar a verdade. "Não acuso pelos seus sacrifícios, nem pelos holocaustos, que você sempre me oferece" (Salmo 50:8). Deus conhecia a luta do povo e sabia o que eles tinham que fazer para conseguir um animal perfeito, sem defeito, que muitas vezes os sacerdotes trocavam pelo defeituoso, e ofereciam a Deus o aleijado e o doente, e por falta de temor de Deus não viam mal algum nesse ato. Faziam sacrifícios inutilmente, o povo continuava sofrendo. Como está escrito: 
Na hora de trazer animais cegos para sacrificar, vocês não veem mal algum. Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta, também não veem mal algum [...] E agora, sacerdotes, tentem apaziguar Deus para que tenha compaixão de nós! [...] Ah, se um de vocês fechasse a porta do templo! Assim ao menos não acenderiam o fogo do meu altar inutilmente. Não tenho prazer em vocês [...]. (Malaquias 1:8-10). 

Deus não precisa de carne e sangue de animais, ele também não precisa de dinheiro, e se precisasse, jamais pediria que o povo lhe oferecesse em sacrifício. De tua casa não aceito sacrifício, não tenho necessidade de nenhum novilho seu, disse Ele. Em seguida Deus faz perguntas: 'Se eu tivesse fome, precisaria dizer a você? Pois o mundo é meu, e tudo o que nele existe. Acaso como carne de touros ou bebo sangue de bodes?" (Salmo 50:12,13). 


Os líderes religiosos cobiçavam os bens materiais do povo, e roubavam a sua herança. Como está escrito: "Se cobiçam campos, os arrebatam; se casas, as tomam; assim, fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança (Miqueias 2: 2).

A prova que Deus estava rejeitando os sacrifícios refletia claramente na vida infrutífera do povo, e no fracasso do ministério sacerdotal."Ficaria Eu calado diante de tudo o que você tem feito? (Salmo 50:21) Os líderes religiosos não aceitavam a disciplina, e davam as costas à Palavra de Deus. Por não ter temor da Palavra, se tornaram cúmplice de ladrões e com adúlteros se misturavam, e praticavam fraudes contra os próprios irmãos. De fato, Deus não poderia ficar calado. Ler Salmo 50:17-21.

O erro não estava na lei. A lei de Deus é perfeita (Salmo 19: 7). O mandamento da lei de Deus é santo, justo e bom (Romanos 7: 12, 14). Sabemos que a lei é espiritual. Mas por ser Deus riquíssimo em misericórdia, anulou a primeira e antiga aliança para estabelecer a segunda (Nava Aliança) muito mais excelente! "Porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados" (Hebreus 10:14). Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Não se esqueçam de fazer o bem e repartir com outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada (Hebreus 13:15,16). Ofereçamos a Deus em sacrifício a nossa gratidão, por ter Ele entregado seu único Filho para nos justificar e nos dar a oportunidade de sermos "regenerados", salvos do pecado que nos condenava.

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso SENHOR Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé (no sacrifício e ressurreição de Jesus Cristo), são  protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação [...] Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram [...] a eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhe são anunciadas por meio daqueles que pregam o Evangelho pelo Espirito Santo enviado dos céus [...] (I Pedro 1:3-10).

Considerem isto, vocês que se esqueceram de Deus; caso contrario, ele usará sua espada afiada, e não haverá ninguém que possa livrar. Ofereça sua gratidão a Deus, agradeça-o pela sua misericórdia, amor e bondade por ter entregado seu único Filho para nos resgatar do poder da morte eterna. Ofereça gratidão todos os dias como sacrifício, assim o Pai é honrando por ter mostrado a Salvação aos que andas nos Seus Caminhos. Ler Salmo 50: 22,23.

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12.

Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" ( Daniel 12:10). 

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino"( Provérbios 1:7).

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" ( Apocalipse 3:22).