quinta-feira, 17 de setembro de 2020

DEUS TEM PRAZER NOS SACRIFÍCIOS DA ANTIGA ALIANÇA?


Parte 09
   
"De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, Diz o SENHOR? Já estou farto de holocaustos [...] não continueis trazer ofertas vãs [...]; e ainda que multiplique as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue [...]" (Isaías 1: 11-15). Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; Porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal"(Eclesiastes 5:1).
    

O ritual dos sacrifícios tinha passado dos limites, o povo influenciado pelos sacerdotes fraudulentos preparavam os sacrifícios sem ter conhecimento da vontade de Deus. Fraude se define como ato intencional de omissão ou manipulação. Reter algo com fraude significa deturpar a verdade, roubar usando balança enganosa, ou praticar qualquer outra coisa que é abominável aos olhos de Deus. “O SENHOR Deus repudia balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer” (Provérbios 11: 1). A fraude, a corrupção  e o sacrifício que enriquece o sistema religioso são causas de tropeço. Os ensinamentos dos sacerdotes causava tropeço, eles preparavam os sacrifícios com mãos sujas, o coração deles estava contaminado pelo pecado do engano religioso. Eles ensinavam por interesse de lucro era laço mortal na vida espiritual do povo.
Trabalhar para adquirir riqueza na base da desonestidade é vaidade e laço mortal. Ler  Provérbios 21: 6. O povo não conhecia a verdade,e por falta de conhecimento espiritual eram enganados pelos falsos profetas e outas autoridades religiosas. "...O SENHOR tem falado: Criei filhos e engrandeci-os, mas eles se rebelaram contra mim" (Isaías 1:2). A desonestidade arruína as nações, trás escândalos, traumas decepções, divisão, rompimentos, doenças e morte. A Bíblia enfatiza a importância de respeitar os direitos dos indefesos. Jesus é Poderoso para defendê-los! "Os líderes de Judá são como os que mudam os marcos dos limites. Derramarei sobre eles a minha ira  como uma inundação” (Oseias 5: 10). “Não mude de lugar os antigos marcos de propriedade, nem invada a terra dos órfãos, pois aquele que defende os direitos deles é forte. Ele lutará contra você para defendê-los” (Provérbios 23: 10). Homens fraudulentos se tornam aliados de autoridades que se acham muito inteligentes como Chefe de Estado, Gerentes de Bancos, Executivos, Doutores, Administradores de finanças, Empresários, bem-sucedidos, Políticos corruptos, profissionais formados em cursos superiores e outros. “Ficarão eles envergonhados da sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha alguma,..."  (Jeremias 6: 15). O sucesso do trabalho desonesto é enaltecido com grande destaque em todas as nações do mundo, mas o fruto do lucro fraudulento é temporário. “Melhor é o pobre íntegro em sua conduta do que o rico perverso em seus caminhos” (Provérbios 28: 6). As pessoas não convertidas não sabem se defender das armadilhas do diabo, e quando percebem a mentira se sentem lesadas, iludidas e enganadas. Enquanto o povo oprimido se entristece, e os próprios cristãos se encontram em angustia profunda, seus governantes e líderes religiosos embora desprezados por suas injustiças e escândalos estão tranquilos. 

Se você vê o mundo com seus graves pecado entrando na igreja que você fraquenta, coloque o nome da sua denominação religiosa no lugar da palavra "Jerusalém". Leia com atenção:  

Jerusalém cometeu graves pecados; por isso tornou-se impura. Todos os que a honravam agora a desprezam, porque viram a sua nudez; ela mesma geme e se desvia deles" (Lamentações 1: 8). O que significa Jerusalém hoje? Hoje, a antiga Jerusalém pode representar figurativamente um povo infiel que perdeu o primeiro amor, quebraram a aliança que Deus fez com eles, aliaram-se aos líderes de nações inimigas, e se prostituirão, e passaram a adorar seus ídolos. Na época era Babilônia, Assíria, Egito e outras que usavam o poder militar, religioso, político e empresarial deste mundo corrupto, seus governantes, reis e autoridades religiosas oprimiam, roubavam e matavam os verdadeiros filhos de Deus. Isto é, a própria nação de Israel e Judá traíram o noivo (Jesus), e se tornaram semelhante à prostituta. Como está escrito: "[..] Mas você confiou em sua beleza e usou sua fama para se tornar uma prostituta. Você concedeu os seus favores a todos os que passavam por perto, e a sua beleza se tornou deles [...]. Ai! Ai de você! Diz o SENHOR Deus. Somando-se a todas as suas outras maldades, em cada praça pública, você construiu para si mesma altares e santuários elevados [...]. Você se prostituiu com os filhos do Egito, os seus vizinhos cobiçosos, e provocou a minha ira com sua promiscuidade cada vez maior... (Ezequiel 16: 15, 23, 26).

Quem são os filhos do Egito?  

Sem duvida são os mais poderosos perversos, entre os filhos que se tornaram rebeldes. Se Deus os chamou de seus vizinhos cobiçosos” é porque são também os mais ricos da terra. A aliança com os perversos provocou um mal tremendo na vida do povo oprimido. Mas Deus é justo. O Seu juízo contra os perversos, e os filhos que não se arrependeram virá de modo terrível, pois estão destinados a destruição. "Ó cidade de Babilônia, destinada à destruição, feliz aquele que lhe retribuir o mal que você nos fez! [...]” (Salmos  137: 8). “...Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam!...” (Apocalipse 18: 4).

Se os fraudulentos falam de sacrifício e conseguem enganar as pessoas que tem falta de sabedoria, então é possível entender que, sem o conhecimento e prática da Palavra de Deus o povo oprimido não consegue vencer o império das trevas. Mas se buscarem de todo coração, e clamarem em Espírito e em verdade, o SENHOR lhes ouvirá. Deus mostra na sua palavra a terrível conseqüências que o roubo, o engano, a mentira e a fraude causam. Ele condena a desonestidade que provoca problemas gravíssimos na vida espiritual da vitima. “Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vos foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetram até aos ouvidos do SENHOR dos Exércitos” (Tiago 5: 4) O homem fraudulento pouco se importa com a alma dos necessitados e com o sofrimento dos mais fracos na fé, ele não pratica a justiça, não sabe o que é compaixão, e nem o que significa misericórdia, usa da inocência ou ignorância de alguém para tirar proveito ou vantagem da situação, e mesmo que seu nome esteja sujo diante de Deus e dos homens, recebe elogios daqueles que não entendem que seu trabalho é fruto das obras das trevas. “Suave é ao homem o pão ganho por fraude, mas, depois, a sua boca se encherá de pedrinhas de areia” (Provérbios 20: 17). 

Ou seja, eles colhem o que plantaram. Em vez de escolher o caminho da vida e colher as bençãos prometidas, escolhem o caminho da morte e vivem colhendo maldições.

Em 2012 muitos perguntaram: “porque os governantes aliados da América Latina estão com câncer?"

Segundo as notícias enfrentaram a doença: Dilma Rousseff, Fernando Lugo, Luiz Inácio Lula da Silva; e em Março de 2011 o câncer matou o ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar, Hugo Chaves também foi vitima do câncer e morreu em Março de 2013. Morrer vitima de uma doença maligna não é provação de Deus, e sim um mal preparado para tratar o coração dos perversos que não creem em Jesus como único SENHOR e Salvador. Se cressem seriam curados espiritualmente e entrariam no Reino de Deus. Jesus está vivo e ainda hoje cura os que creem no poder da Palavra de Deus. Percorria Jesus toda a galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando toda a sorte de doenças e enfermidades entre o povo" (Mateus 4:23). Conhecendo a Palavra e sabendo que Jesus cura, muitos perguntam: por que alguém que se diz cristão é, desgraçadamente, morto por uma doença maligna? Por que o Bispo Renato maduro e outros líderes que pregavam a Palavra, no fim morreram sem dar testemunho do poder de Deus no que diz respeito a cura?
A Palavra de Deus diz que o câncer e outras doenças devastadoras, como é o caso dessa praga (coronavírus) que está matando pessoas contaminadas no mundo inteiro, são frutos da incredulidade da humanidade, e da maldade dos seus governantes.  O SENHOR os encherá de doenças até bani-los da terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse. O SENHOR os ferirá com doenças devastadoras. [...]. O SENHOR fará que vocês sejam derrotados pelos inimigos...(Deuteronômio 28: 21 a 29). A Igreja de Tiatira se aliou a Jezabel, ela não queria se arrepender, Jesus avisou: “...Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica...” (Apocalipse 2: 22, 23). Hoje, Jezabel pode ser representada pelo sistema corrupto deste mundo (político, religioso, empresarial, e outros).Quando os incrédulos, religiosos idólatras cometem adultério com ela, são atingidos com enfermidades e outras maldições. E os orgulhosos se retiram envergonhados, e se escondem em seus palácios para não revelar a dor de ter o corpo definhado pela praga causada pelo pecado, e quando a situação se agrava, fogem da mídia e buscam ajuda nos hospitais e entram com outro nome (mentem) e se tratam com os melhores médicos, os mais conceituados, mas a maioria perece, nem os remédios, e ninguém pode livrá -los. Os que se livraram acabaram dando testemunho do poder do remédio (cloroquina), se  esqueceram que a cura vem do Todo Poderoso, o seu Criador. Estes embora curados, se não se arrependerem serão despedaçados e verão a presença de Deus indo embora.

Quando Efraim viu a sua enfermidade, e Judá os seus tumores, subiu Efraim à Assíria, e mandou buscar ajuda do grande rei. Mas ele não tem condições de curar vocês, nem pode sarar os seus tumores...EU, EU mesmo, os despedaçarei e irei embora, EU os levarei sem que ninguém possa livrá-los... (Oseias 5: 13 a 15).

Os verdadeiros cristãos que estão cobertos pelo manto de justiça, e protegidos pela graça e misericórdia de Deus, darão testemunho completo, um deles é o templo do Espírito Santo saudável, e se ficar doente, antes de morrer recebe a cura para testemunho da glória de Deus. Para os cristãos que deram bom testemunho do poder de Deus, "O viver é Cristo, o morrer é lucro. Ler Filipenses 1:21.

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).


A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12.

“Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12: 10). 

“O temor do Senhor é o princípio do saber , mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1:  7).

“Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!”  (Apocalipse 3: 22).