"Bendito seja o Deus e Pai de nosso SENHOR Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós. Que mediante a fé estais guardados no poder de Deus para a salvação, já prestes a se revelar no último tempo, em que vós grandemente vos alegrais [...] para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provada pelo fogo, se enche em louvor, e honra e glória, na revelação de Jesus Cristo; o qual não havendo visto amais [...] alcançando o fim da vossa fé a salvação das vossas almas" (I Pedro 1:3-9).
"...para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provada pelo fogo, se enche em louvor, e honra e glória, na revelação de Jesus Cristo; o qual não havendo visto amais [...] alcançando o fim da vossa fé a salvação das vossas almas"
Pedro está falando da fé que atua pelo amor, fé provada e aprovada, que gera de novo, que dá poder de se tornarem filhos de Deus, e que no fim alcançam a salvação com o direito de viver eternamente no Reino dos céus. Estes filhos amados agradam o Pai com a fé que atua pelo amor, eles receberão poder ao descer sobre eles o Espírito Santo e por meio da autoridade da Palavra prevalecem contra as astutas ciladas do diabo. O amor cobre uma multidão de pecados. Ler I Pedro 4:8. A fé que atua pelo amor não busca seus próprios interesses por isso vence o mundo com todos os seus problemas de egoismo, orgulho, inveja, soberba, injustiça. malignidade, desonestidade, imoralidade, vergonha (indecência), irresponsabilidade, negligencia (leviandade), engano, mentiras. "Porque o amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade (negligencia, irresponsabilidade), não se ensoberbece. Não se porta com indecência (desonestidade, vergonha, imoralidade), não busca seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (I Coríntios 4-7). A fé que atua pelo amor é um presente precioso que foi dado para fazer os filhos amados brilhar neste mundo, e é pela grande misericórdia que sendo nós pecadores Deus nos gerou de novo para sermos herdeiros de uma riqueza incorruptível e incontaminável que está guardada no Reino dos Céus. Quando as pessoas nascem de novo os céus se alegram por ter gerado mais filhos e filhas de Deus pela fé, como está escrito: "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus..." (Gálatas 3:26,27).
Para vencer com triunfo os problemas que os filhos de Deus terão que enfrentar no principio das dores e ter sucesso ao passar pelo fogo das grandes tribulações que deve ser vencidas com alegria, é necessário ter fé na Palavra, embora a repreensão severa (castigo) que Deus dá venha causar tristeza, é necessário entender que todas as provações é para ensinar seus filhos que devem permanecer na sua presença andando no caminho da justiça, nesse caminho o Pai usa sua vara para fazer seus filhinhos crescer e amadurecer na vida espiritual, as grandes tribulações passam como passa uma grande tempestade, o fogo da ira de Deus é por pouco tempo, logo ele cumpre seu papel e se apaga, e Deus retorna com sua graça e misericórdia, quem está passando com várias tentações deve perseverar de modo que não venha ser queimado nenhum fio de cabelo. Para sair vitorioso no dia mal é necessário ter Espírito de temor e prática da fé que atua pelo amor na Palavra de Deus. O amor de Deus sustenta a fé, e essa fé opera com Espírito de Temor, sabedoria, humildade e justiça. "Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo" (I João 3:7). A fé aprovada por Deus anda junto com a justiça, a piedade, o amor, a benignidade, a paciência, a mansidão. Ler I Timóteo 6:11.
A prática da fé sem amor na vida daqueles que não tem Espírito de temor é uma ação infrutífera, os que praticam fé sem amor se gloriam com suas conquistas inúteis, estes verão suas obras virar pó ao serem totalmente destruídas para que não se gloriem mais. A fé que vem do alto é para fazer crescer o Reino dos Céus para glória de Deus. Ninguém deve se gloriar por ter feito grandes obras pela fé, porque a fé dos que são salvos pela graça não vem das obras. A fé é a justiça de Deus em ação por meio do Espirito Santo, ela não se apoia na sabedoria ou inteligencia humana, mas no poder de Deus. Ler I Coríntios 2:5. A fé que atua pelo amor é um meio pelo qual Deus deu como uma joia preciosa que deve ser guardada na vida dos que são salvos pela graça, a vida destes santos do SENHOR está escondida com Cristo, e satanás não pode tocar nesse tesouro de Deus. Paulo combateu o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé. Ler II Timóteo 4:7.
O alvo da fé não é conquistar poder no sistema deste mundo, riquezas, fama e glória, o alvo da fé em Jesus é a salvação. Ler I Pedro 1:9. A fé foi dada para crer em Jesus e na Sua Palavra e conquistar as coisas lá do alto. Ler Colossenses 3:1-5; portanto quem diz ter fé se comporte dignamente conforme a verdade do Evangelho de Jesus Cristo. Ler Filipenses 1:27; e II Coríntios 4:18. Quem usa a fé intelectual sem amor pode ter dom de profetizar tirar palavras da Bíblia para conseguir executar seus projetos por interesse próprio, pode adquirir conhecimento bíblico e ter toda a fé e ser muito eficiente quando usa a palavra com intenção de obter lucro, mas sua habilidade inteligente de usar essa fé que os falsos profetas, e outros poderosos corruptos deste mundo usam pode levar uma multidão viver de ilusões e fantasias enganosas, estes vivem correndo atrás de poder, fama e riqueza desta vida terrena, mesmo que conquistem o mundo inteiro, nada lhe aproveitará quando quiserem entrar no Reino dos céus. Ou seja, não entrarão quando o Noivo chegar e ainda terão que enfrentar o julgamento no dia do juízo final, porque quem não é filho de Deus, nada é. O que lhe resta é ser queimado e lançado no fogo. Como está escrito: "[...] e ainda que eu tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse montes, e não tivesse amor, nada seria"( I Corintios 13: 2). O amor é maior. Porque Deus não é fé, fé é um dom, um presente precioso de Deus. Amor é Deus. "E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é Amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele" (I João 4:16). Amor permanecerá para sempre na vida dos filhos que praticam essa fé aprovada por Deus. É lamentável que muitos não querem praticar essa fé, por isso se multiplicará a iniquidade e o amor de quase todos se esfriará (Ler Mateus 24:12). Agora, pois permanece a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor (I Corintios 13:13). A fé dos intelectuais deste mundo é humanamente inteligente, eles conquistam o mundo, mas perdem a alma. "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo [...], não é do Pai mas do mundo [...] aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" ( I João 2:15-17). Se uma pessoa que tem falta de conhecimento e entendimento da Palavra de Deus confrontar a verdade do Evangelho de Cristo com uma fé chamada "fé inteligente", procure saber "que inteligencia é essa." Seria a inteligencia de quem não tem a mente de Cristo? O apóstolo Paulo responde com temor e sabedoria, e a resposta dele é por meio da Palavra de Deus. Porque está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios, e, aniquilarei a inteligencia dos inteligentes" (I Coríntios 1:19). Permanecerá a fé que atua pelo amor, a fé que nos dá autoridade da Palavra de Deus. Este é o caráter e o alvo da pregação de Paulo. Ler I Coríntios 2:1 a 16.
A Palavra de Deus alerta quem tem falta sabedoria, conhecimento e entendimento da Palavra, se a pessoa não tem peça a Deus, com fé, mantenha seu relacionamento com Deus e medite na Sua Palavra de dia e de noite e assim serás bem-sucedido em tudo o que fizer. Ler Tiago 1:5-8: Josué 1: 8. O dia mal não chega sem o conselho de Deus, e o seu conselho é para que ame a Sua Palavra e pratique a fé que atua pelo amor. Os verdadeiros filhos de Deus não serão surpreendidos no dia mal, embora não saibam o dia nem a hora, eles conhecem a verdade e estarão preparados com reservas da unção do Espírito Santo que receberam por meio da Palavra de Deus. "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir" (Mateus 25:13). Jesus é a Rocha, e a fé precisa ser fundamentada na Rocha, ou seja, fundamentada no amor de Cristo. O amor cria raízes por meio da Palavra na vida dos verdadeiros filhos de Deus. O amor diferencia os justos dos perversos. Os filhos de Deus são como joias preciosas no Reino dos Céus. "E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim joias; poupa-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não serve" ( Malaquias 3:17,18).
Não importa se a fé é pequena como um grão de mostarda, se é fraca ou forte, o que importa é que Deus deu a seus filhos tempo para sair da fase de criança, crescer e amadurecer espiritualmente para sair do leitinho, se alimentar da Palavra e se tornar forte na fé que atua pelo amor. A fé que prevalece contra satanás é aquela que está alicerçada no amor, temor, sabedoria e justiça de Deus.
Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito: Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).
A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo 2.19-21; - João 17.12.
Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10).
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino " (Provérbios 1: 7)"
"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas! " (Apocalipse 3: 22).