Pecado contra o Espírito Santo é a atitude daqueles que deixam de prestar honra a Deus na obra que Ele opera por meio do Seu Filho amado através do Espírito Santo. Temos como exemplo o proceder dos judeus farisaicos que contestaram a cura que o Senhor Jesus operou na vida de um endemoniado cego e mudo, este fato é a prova de que eles pecaram contra o Espirito Santo, e diziam que Jesus estava possesso de um espírito imundo: "...Isto, porque diziam: "Está possesso de um espírito imundo" (Marcos 3: 30).
A inveja, o egoismo, o orgulho egocêntrico, a arrogância e a auto- suficiência endureceu o coração ao ponto de não mais perceberem o poder de Deus que se manifestava na vida do povo oprimido, jamais seriam perdoados enquanto continuassem atribuindo a satanás os milagres que era uma obra do Espírito Santo. E essas obras maravilhosas tinha como objetivo levar a multidão ao arrependimento e a salvação. O poder de Deus se manifestava e os fariseus rangiam os dentes de inveja ao ver o trabalho do Senhor Jesus, mas é necessário os milagres para que se manifestem as obras do Pai.
Disse Jesus: "É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar [...]. Por isso, alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus,..." (João 9: 3, 4, 16).
Não se arrependeram, foram longe de mais, acusaram Jesus e pecaram contra o Espirito Santo.
"...ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios..." (Mateus 12: 22 a 32).
Ficou bem claro que os fariseus atribuíram a satanás a obra do Espírito Santo. Eles semearam a dúvida e causaram divisão, muitos do povo acreditaram na palavra do diabo e acabaram distorcendo a palavra de Deus.
"...Diziam: Como pode um homem pecador fazer tamanho sinais? E houve dissensão entre eles" (João 9: 16).
Hoje, não é diferente, muitos que dizem fazer a obra de Deus, se envolveram com o sistema deste mundo e ainda desejam ser bem sucedidos no trabalho de ganhar o maior número de almas, estes estão na mesma situação dos homens que tinham posição de liderança e por não se preocupar em ter relacionamento com Deus, cairão na armadilha do diabo, foi o que aconteceu com Sansão, Deus se retirou do caminho dele, assim também hoje, muitos estão longe da presença do Pai. Estão arruinados, com os seus movimentos limitados, a mão poderosa de Deus se levanta para derramar juízo. Precisam se arrepender e voltar ao primeiro amor. O horror invade o coração de quem não quer se arrepender, quando não há arrependimento a pessoa não prospera, sua obra não produz bons frutos. "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia" (Provérbios 28:13).
Se um homem rejeita a palavra da verdade e pensa pela cabeça de outra pessoa que perdeu a unção do Espirito Santo, sua alma e seu espírito se torna medíocre. E quando se soma um grande número de pessoas que vão atrás do ensinamento e fé que provém da inteligência humana, forma-se uma religião de perversidade que gera filhos malditos"...Alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios..." (I Timóteo 4: 1). "Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos devoradores, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vos mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles" (Atos 20: 29, 30).
Por isso, há tanta gente oprimida que vive na dúvida, são como ovelhas que não tem pastor, estão enfermas e fracas, abandonaram o relacionamento com Deus, e deixaram de ler a Sua Palavra, por isso perderam a paz e passaram a fazer coisas que envergonha o nome do Senhor Jesus, desviaram do caminho, mas pela misericórdia, muitos estão sendo resgatados pela mão do próprio Deus vivo.
“...Farei com elas aliança de paz e acabarei com as bestas-feras da terra;...” (Ezequiel 34: 15, 16, 25).
Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).
A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo 2.19-21; - João 17.12.
Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10).
Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10).
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino " (Provérbios 1: 7)"
"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas! " (Apocalipse 3: 22).