quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Anunciei a Palavra e ensinei a respeito do Reino de Deus

E agora, eis que eu sei, que todos vós, por quem passei pregando o Reino de Deus, não vereis mais o meu rosto. Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. Quero dizer-lhe claramente que a culpa pela perdição de alguém não pode ser lançada sobre mim, porque eu não deixei de contar a vocês todo o plano de Deus (Atos dos Apóstolos 20: 25, 26). 

Paulo anunciava o Evangelho, ensinava a respeito do Reino de Deus e ficava com a sua consciência tranquila sabendo que havia feito a vontade de Deus. Depois que fazia a vontade do Pai, Paulo orava entregando a vida das pessoas a Deus, e aquelas pessoas que já haviam recebido a Palavra ficavam aos cuidados de Deus que pode derramar da sua graça e misericórdia para edificar a vida espiritual segundo a fé de cada um, e assim crendo cada pessoa que ouviu e creu recebia toda a herança  dos escolhidos que nasceram de novo e herdaram o Reino de Deus.

O apostolo Paulo  nunca trabalhou por interesse de lucro próprio, ele não pagava suas despesas com a oferta que o povo dava, mesmo tendo esse direito Paulo não usava desse direito, ele achava que usar a oferta para comer, beber e se vestir, seria uma brecha para vir escândalos e provocar impedimento na pregação ao Evangelho de Jesus Cristo.

"Se outros participam desse poder sobre vos, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós (Paulo e seus companheiros de trabalho) não usamos desse direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao Evangelho de Cristo... Assim ordenou também o SENHOR aos que anunciam o Evangelho, que vivam do Evangelho. Mas eu de nem uma destas coisas usei..." (I Coríntios 9:12-15).

Paulo trabalhava arduamente sem interesse de lucro próprio. Ele fazia a obra de Deus por amor as almas perdidas, e supria suas necessidades fazendo esteiras para vender, assim ele conseguia pagar suas despesas e ajudava aqueles que andavam com ele, com esse trabalho Paulo ainda ajudava os necessitados, porque ele lembrava das palavras do SENHOR Jesus, o qual sempre  falava que há mais bênçãos em dar do que em receber. Então Paulo nunca cobiçou o ouro e a prata acumulada dentro dos templos, nem desejava morar em palácios como as famílias sacerdotais, também não tinha inveja das vestes caríssimas dos sacerdotes e outros lideres religiosos. Como ele mesmo declarou: 

"Nunca mostrei cobiça por prata ou ouro ou pela roupa de alguém. Vocês sabem que estas minhas mãos trabalharam para pagar as minhas próprias despesas e até as despesas daqueles que estavam comigo. E em tudo tenho mostrado a vocês que com trabalho árduo podemos ajudar os necessitados, pois me lembrava das palavras do SENHOR Jesus: "Há mais benção em dar do que em receber" (Atos 20:33-35).   

Paulo trabalhava de dia e de noite, e como Jesus ele também não tinha uma casa própria para descansar sossegadamente, ele pregava a Palavra aproveitando todo o tempo que tinha e assim trazia animo e alegria ao povo oprimido e necessitado. Ele ajudava todos os discípulos crescer e amadurecer espiritualmente para manter-se na presença do SENHOR Deus e Pai. Ler Atos 18:23; - 20:7-12.

A nossa missão, disse Paulo, é dedicar-se exclusivamente à pregação a respeito do Reino de Deus, dando testemunho de que Jesus é o Cristo-Salvador (Atos 18:5,9). Nessa missão Paulo também  inclui Orar sem cessar, e fazer visitas a todos que se encontram fracos na fé animando-os e ajudando todos os que fazem a obra de Deus no trabalho de ganhar almas e a crescer no caminho do SENHOR  com a direção do Espírito Santo. Ler Atos 18:23.

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR Jesus! Repito: Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12. 

"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12: 10). 

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria  e o ensino" (Provérbios 1: 7).

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas! " (Apocalipse 3: 22).

.