Havia inimizade entre dois grupos (Os filhos de Deus e os filhos do diabo). Pessoas da própria nação de Israel não aceitaram Jesus, tornaram-se seus inimigos. "Ele veio em sua própria terra e entre seu povo, os judeus, mas Ele não foi aceito" (João 1:11).
Mas havia outros povos, entre eles os gentios, desses grupos incluindo os judeus Deus chamou muitos, e dali escolheu os seus filhos para formar uma família. Estes não só chamados mas também escolhidos, foram gerados do Espírito Santo, formando um só povo que nasceu de novo, eles são filhos que vivem em paz.
"O próprio Cristo é a nossa paz. Ele fez a paz entre nós...fazendo de todos nós uma só família, derrubando a muralha de desprezo que nos separava" (Efésios 2:14).
Ele acabou em seu corpo com a lei, a lei e os mandamentos da lei na forma de ordenanças. Ele tomou os dois grupos que se opunham e o fez parte Dele mesmo e formou um só povo e finalmente houve paz. Como membro do mesmo corpo (Nova Criatura nascida do Espírito), desapareceu o rancor que tínhamos um contra o outro, pois ambos foram reconciliados por Deus. E assim, finalmente, a inimizade se acabou na cruz. E Jesus Cristo trouxe esse Evangelho da paz a vocês. Agora todos nós..., por causa daquilo que Cristo fez por nós, temos acesso ao Pai, pelo poder de um só Espírito, o Espírito Santo de Deus. Agora vocês já não são mais estranhos a Deus...mas membros da própria família de Deus e cidadãos do Reino do Céu que permanecem ao povo Dele. Ler Efésios 2:15-19.
Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR Jesus! Repito: Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).
A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo 2.19-21; - João 17.12.
"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12: 10).
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1: 7).
"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas! " (Apocalipse 3: 22).