"Então todo o povo saiu para comer, beber e repartir com os outros. Foi um tempo de grande alegria e comemoração, dia de festa, porque todos tinham ouvido e entendido as Palavras de Deus que havia sido escrita na Lei de Moises e lida por Esdras para eles" (Neemias 8:12).
Quando ouvimos a Palavra e recebemos a Revelação do SENHOR nosso Deus, e guardamos o que nela está escrito temos um excelente dia, dia de grande comemoração e alegria, dia de festa no Reino de Deus que esta dento de nós.
"Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, pois está próximo o tempo quando todas estas coisas se cumprirão" (Apocalipse 1:3).
Todo o povo se reuniu e pediu que Esdras trouxesse o Livro da Revelação que Deus havia dado a Moisés, e lesse para eles a Palavra que o SENHOR tinha falado ao povo de Israel. Assim Esdras o sacerdote trouxe o livro para a assembleia, que era constituída de homens e mulheres, todos podiam entender.
Esdras leu a Revelação de Deus desde o sair da manhã até o meio dia, todos que tinham idade, eram adultos para prestar atenção, foram capaz de ouvir e compreender a mensagem. E quando Esdras abriu o livro, o povo todo se levantou. Então antes de ler outra vez ele louvou o SENHOR, o Grande Deus, e todo o povo levantou as mãos para o céu e disse: Amem! Amem! Depois eles se inclinaram e adoraram o SENHOR com os seus rostos no chão.
Esdras lia as Palavras do Livro; enquanto ele lia pausadamente a Revelação de Deus o povo ouvia com reverência, em seguida os levitas iam por entre o povo e o instruíam, explicando detalhadamente a mensagem que estava sendo lida e o que Deus queria dizer por meio dela. Assim o povo foi tomado pela presença do Espírito de Deus.
Neemias, o governador, Esdras o sacerdote e os levitas que estavam ensinando o significado das Palavras de Deus, disseram a todos: Não chorem num dia alegre como este! Pois hoje é um dia especial diante do SENHOR, o nosso Deus; porque o povo chorava enquanto ouvia as palavras da Revelação de Deus. E Neemias acrescentou: Hoje é um dia para ser comemorado. Comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam o que vocês têm com os que passam necessidade...porque a alegria do SENHOIR é a força de vocês. Vocês não devem ficar desanimados e tristes...
Então todo o povo saiu para comer, beber e repartir com os outros. Foi um tempo de grande alegria e comemoração, foi dia de festa, porque todos podiam ouvir e entender a Palavra de Deus.
No segundo dia do mês os chefes das famílias, os sacerdotes e os levitas se encontraram com Esdras para estudar mais profundamente, e examinar cuidadosamente a Palavra de Deus dando a leitura muita atenção, mesmo nos mínimos detalhes...
Deus também tinha dito que era preciso fazer um aviso geral por todas as cidades daquela terra, especialmente em Jerusalém dizendo ao povo que deviam trazer das colinas ramos de oliveiras, de murta, de figueiras, e folhas de palmeiras para fazerem tendas para ficar em acampamento naqueles sete (7) dias, enquanto durasse a festa. Toda a Assembleia que havia retornado do exílio, fez cabanas e permaneceu nelas. Foi um dia maravilhoso! A alegria geral. Esse mandamento (de todos se reunir para ouvir a Palavra) não tinha sido praticado desta forma desde os dias de Josué, filho de Num.
Todos os dias, cada um dos sete (7) dias de festa, Esdras pregava as Palavras do Livro de Deus, ele lia pausadamente. E no oitavo dia houve um culto grandioso de encerramento, conforme estava determinado na Lei de Moises (Neemias 8:1-18).
Os levitas disseram ao povo: "Levantem-se e louvem ao SENHOR, seu Deus, pois Ele vive para sempre."
Louvem o glorioso Nome de Deus! Esse Nome é muito maior do que podemos pensar e dizer. Só o SENHOR é Deus. O SENHOR fez os céus e os mais altos Céus, e tudo o que neles há, a terra e os mares e tudo quanto há neles. O SENHOR toma conte (governa) tudo, e reina em toda terra; e todos os Exércitos dos Céus o adoram. (Neemias 9: 5, 6).
Depois o SENHOR ajudou aquele povo a conquistar reinos e nações e colocou o Seu povo em cada canto da terra. Eles conquistaram completamente a terra dos inimigos, o SENHOR tornou os seus filhos tão numerosos como as estrelas dos céus, e trouxe esse povo para a terra que havia prometido aos seus antepassados. Eles entraram e tomaram posse das terra. O SENHOR derrotou seus inimigos, os reis e os povos daquela terra, para fazer deles segundo a Sua vontade. O Seu povo conquistou cidades fortificadas, terras e lavouras produtivas, e apossaram-se de casas cheias de coisas boas, com poço de água, plantações de uvas, oliveiras e muitas árvores frutíferas, desse modo comeram até fartar-se e desfrutaram da imensa bondade de Deus.
Mas o tempo passou, e eles se rebelaram contra Deus, se desviaram do caminho e foram atrás dos ídolos e serviram os deuses de outras nações, se voltaram contra o SENHOR. Viraram as costas para a Sua Palavra, mataram os verdadeiros profetas que os advertiam, para que voltassem para o SENHOR, enquanto os profetas davam avisos de Deus o povo os insultavam e desprezavam a Palavra de Deus, se voltaram contra o SENHOR inúmeras vezes. Por isso o SENHOR os entregou nas mãos dos inimigos que os oprimiam. Mas no tempo que estavam em angustia e aflição em meio as dificuldades clamaram por misericórdia, pedindo auxilio, buscaram socorro do SENHOR, e do Céu o SENHOR ouviu as suas orações, na Sua compaixão o SENHOR enviou mensageiros da Palavra e libertadores que os livraram da crueldade dos inimigos, mas assim que as coisas melhoraram e tudo ia bem, voltaram a cometer os mesmos pecados e outros piores, Então o SENHOR virou as costas, entregou aquele povo rebelde a própria sorte, nas mãos dos seus inimigos que os dominavam, na angustia, outra vez clamaram ao SENHOR, e, por Sua grande e maravilhosa misericórdia Deus usou de compaixão, o SENHOR ouvia o clamor deles do Céu e os livrava. Isso se repetiu por varias vezes. E o SENHOR os livrava vez após vez!
Pelo cumprimento das promessas da Palavra de Deus o homem viverá. Porém, eles se tornaram orgulhosos e não queriam mais ouvir a Palavra, Não fizeram a vontade de Deus, deixaram de praticar os Seus mandamentos. Na teimosia do coração, eles simplesmente deram as costas para o SENHOR, e continuaram na pratica do pecado. O SENHOR foi paciente com eles por muitos anos. Por meio do Seu Espírito e através dos Seus santos profetas o SENHOR os avisou, mas eles não quiseram atender, se recusaram a ouvir a Sua Palavra. Por isso mais uma vez o SENHOR deixou que os inimigos das nações vizinhas conquistasse o Seu povo levando-os como escravos. Mesmo assim, o SENHOR por sua rica misericórdia e sua grande compaixão não deixou que fossem totalmente destruídos. Deus não os abandonou para sempre.
E agora, ó Grande, Poderoso e Temível Deus, que cumpre as suas promessas de Amor e Bondade. Não fique indiferente, não despreze o seu povo, olha e considera o sofrimento dos seus servos, lembre das dificuldades pelas quais passaram. Nós, nossos reis, nossos lideres, nossos sacerdotes, nossos profetas e nossos pais desprezaram a sua Palavra, não te serviram de acordo com a sua vontade, nem deram atenção as suas advertências. Eles que deviam dar gloria ao SENHOR e cuidar do Seu povo, não honraram o SENHOR nessa missão, não adoraram o SENHOR em Espirito e em verdade, e apesar das coisas maravilhosas que fez para eles, e apesar da grande bondade que foram tratados pelo SENHOR inúmeras vezes, foram rebeldes, negligentes, teimosos e orgulhosos.
O SENHOR deu a eles uma terra espaçosa e fértil, mas eles não quiseram arrepender-se, desprezaram a Sua Palavra e continuaram na religiosidade praticando a maldade, foram cruéis e oprimiram o povo mais fraco, pobre e necessitado.
Veja, agora somos escravos aqui nessa terra de tanta riqueza e abundancia que o SENHOR deu aos seus filhos e filhas, servos e servas. Escravos no meio de tanta fartura! A grande produção desta terra passou para os reis, homens poderosos, cruéis, corruptos e fraudulentos que Deus pôs para governar esse povo tratando-os com opressão, por causa dos nossos pecados, eles tem poder sobre nós, servimos a eles como eles exigem. Estamos em grande miséria! (Neemias 9: 22-37).
É tempo de recompensar pequenos e grandes que temem a Deus e santificam o Seu Nome, mas também chegou o tempo de destruir os destruidores da terra." (Apocalipse 11:18).
"Que seu rosto brilhe de alegria, porque chegou a luz! A glória do Espírito de Deus está brilhando sobre você. A terra está coberta de trevas; e os povos vivem na escuridão, mas o SENHOR Jesus Cristo, está vivendo em você, brilhe como o sol, a gloria de Deus pode ser vista acima de você" (Isaias 60:1, 2).
Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR Jesus! Repito: Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).
A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo 2.19-21; - João 17.12.
"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12: 10).
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1: 7)