PARTE 01
Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo corrupto" (Tiago 1:27).
Lendo essa Palavra a respeito da verdadeira religião o que temos a dizer?
Acaso existe "verdadeira religião" que não está manchada com as coisas más deste mundo?
Vamos lembrar da aliança que uniu as religiões na época que o povo desejava eleger um presidente que é conhecido por fazer parte de um "partido politico de direita". Mas na sua indignação Deus levantou um governo de "esquerda". O que aconteceu de errado que provocou a ira de Deus contra os que dizem ser cristãos de direita?
Entre outras coisas más deste mundo corrupto que manchou o nome de quem deveria fazer a vontade de Deus, foi a aliança que as igrejas fizeram com religiosos idólatras, ou seja, aliança de lideres da igreja católica associados com os responsáveis das igrejas evangélicas, com objetivo de eleger um homem que na verdade se tornou um "ídolo" do povo. Isso fez os religiosos refletir? Não. A maioria continua no erro.
A CULPA NÃO É DE DEUS
A verdadeira religião hoje pode ser comparada à parreiras, plantação de uvas de Deus que tornou-se uma "árvore" com raízes contaminadas, a qual começou produzir frutos azedos. E a culpa não é de Deus e nem da Sua plantação, Ele fez de tudo para que seu povo continuasse com uma fé verdadeira, sem nenhuma mancha ou contaminação com as coisas más deste mundo, Deus esperava que fizessem o que é direito, mas só ouviu o gemido dos inocentes no meio de lobos ferozes, viu religiosos cometendo crimes, ouvia as suas vitimas gritando por socorro.
"Fiz por ela tudo o que podia; então, por que produziu uvas azedas em vez de uvas doces que Eu esperava? Agora Eu lhe digo o que vou fazer com a minha plantação de uvas; vou tirar a cerca e derrubar os muros que a protegem e vou deixar que os animais invadam a plantação e acabem com as parreiras. A plantação ficará abandonada; as parreiras não serão podadas, e a terra não será cultivada. O mato e os espinheiros tomarão conta dela. Também darei ordem às nuvens para que não deixem cair chuva na minha plantação" (Isaias 5:4-6).
Essa é a situação vergonhosa da religião nos dias de hoje. Por isso a mensagem do verdadeiro Evangelho de Jesus precisa ser levada com urgência, ensinando o povo de Deus a batalhar contra as mentiras e o engano religioso que manchou a vida espiritual dos pequeninos, os quais por falta de conhecimento da Palavra se voltaram para as coisas malignas deste mundo, tropeçaram, caíram e estão perecendo no caminho da morte eterna.
A FÉ QUE DEUS DEU AOS QUE VIVEM SEPARADOS DAS COISAS DESTE MUNDO
"Amados, procurando eu escrever-vos com toda diligencia acerca da salvação comum, tive necessidade de escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Judas 1:3).
A fé que foi dada aos santos e a que os discípulos chamaram de "fé santíssima, ou fé que atua pelo Espírito de amor e temor, a qual Deus deu aos escolhidos para edificação espiritual, é a fé individual, cada um tem a sua". Jesus falou que a menor fé tem o tamanho de um grão de mostarda, Mateus 17:20, ela é pequena mas cresce cada vez mais a medida que a pessoa lê e pratica a Palavra de Deus.
"Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a Palavra de Jesus Cristo" (Romanos 10:17). Assim a pessoa vai vivendo de fé em fé. "Porque nele se revela a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé" (Romanos 1:17).
"Mas vos amados, edificai-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso SENHOR Jesus Cristo para a vida eterna. E tenham piedade daqueles que estão com dúvida, ajudai-vos uns aos outros usando de discernimento; e salvai alguns com Espírito de Temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada pela carne" (Judas 1: 20-23).
É obvio que a Palavra está alertando, está deixando bem claro que Deus não aprova relacionamento ou alianças feita com lobos e leões ferozes, estes não podem fazer sociedade com os verdadeiros filhos de Deus, ainda que esses lobos e leões ferozes tenham bons projetos e pratiquem boas obras no sistema politico, religioso e comercial.
"Não se ajuntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas? (II Coríntios 6:14).
"Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus...o prazer deles está na Palavra de Deus, e nessa Palavra do SENHOR, eles meditam de dia e de noite. Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo" (Salmo 1:1-3).
OS FILHOS DA PERDIÇÃO
Caim, Ninrode, Herodes e outros se tornaram poderosos e aos olhos dos homens fizeram boas obras, construíram cidades, edificaram grandes palácios, templos com altares exuberantes, mas eles não eram verdadeiros cristãos, faziam parte do reino das trevas. Caim foi o fundador da primeira cidade.
"E conheceu Caim a sua mulher, e ela deu a luz a Enoque; e ele edificou uma cidade conforme o nome do seu filho Enoque"(Gênesis 4:17).
Os filhos da perdição destruíram a terra e a natureza de Deus para construir megacidades. Caim tinha terra suficiente para expandir a natureza e se tornar um agricultor bem-sucedido e assim constituir famílias com filhos para honra e gloria de Deus. Mas ele se desviou do caminho da vida, e seguiu para o caminho da morte eterna.
Ninrode também escolheu o caminho da perdição, ele foi arquiteto da Torre de Babel.
"E disseram: Edifiquemo-nos uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome,...Assim o SENHOR Deus os espalhou dali sobre a face de toda terra, e cessaram de edificar a cidade" (Gêneses 11:4-8).
Herodes era um adorador de templos feito por mãos humana, apaixonado pelos enormes projetos de construção que trás glória a si próprio, mandou reformar o templo de Salomão em Jerusalém, levou quarenta e seis (46) anos para que o templo fosse reconstruído. Herodes perseguiu Jesus, seus discípulos e o Evangelho da Nova aliança. Herodes desejava matar Jesus para preservar o seu reinado e a sua gloria que vinha do templo de pedras. Jesus chamou Herodes de "RAPOSA". E disse aos seus discípulos que aquele templo seria destruído. "
"Vocês admiram estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. tudo será destruído". (Lucas 21:5,6).
"...chegaram uns fariseus, dizendo-lhe: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te. E Jesus respondeu-lhes: Vão e digam para aquela RAPOSA que eu mandei dizer o seguinte: hoje e amanha Eu estou expulsando demônios, e curando pessoas e no terceiro dia eu terminarei o meu trabalho" (Lucas 13:31,32).
Homens com o mesmo espirito de Caim, Ninrode e Herodes vivem na imoralidade, e causam destruição pela ganância de poder, fazem tudo para honra e glória deles mesmos, arrumam desculpas para os seus erros e justificam seus pecados para manter a fama, poder e riqueza. Eles não tem Espírito de Temor, e alguns andam no meio do povo de Deus sem serem notados. Como está escrito:
"Pois alguns homens não temem a Deus, eles entram no meio da nossa gente sem serem notados. Eles torcem a mensagem a respeito da Graça do nosso Deus a fim de arranjarem uma desculpa para a sua vida imoral, e também rejeitam Jesus Cristo, o nosso único SENHOR e Salvador. A muito tempo que as Escrituras Sagradas anunciam a condenação que eles já receberam." (Judas 1:4).
Esses homens já receberam a condenação do juízo de Deus, eles não se importam com a natureza nem com famílias, assassinaram os filhos do nosso Criador, são como cães gulosos que gostam de dormir. Seus juízes são lobos que tudo devoram e nada deixam para o dia seguinte. "...Eles se aproximam de vós disfarçados de ovelhas, mas no seu intimo, são lobos devoradores" (Mateus 7:15. Ler também Sofonias 3:3.).
Muitas crianças e adolescentes órfãos foram adotados por esses lobos, e esses pequeninos se tornaram como eles, leões violentos. Esses grupos muitas vezes são constituídos de filhos órfãos de pais vivos, assim crianças, adolescentes e jovens desamparados não precisam de autorização dos pais, os filhos abandonados pela sociedade são roubados e levados como ovelhas que não tem pastor, e uma grande maioria estão sendo espiritualmente destruídos, se tornando herdeiros da religião falsa e guerreiros do exército de satanás. Eles estão bem organizados e trabalham como quem ama o próximo, o apostolo Paulo nos alertou que alguns deles entraram na igreja vestidos de cordeiros e atuaram como ministros de justiça e anjo de luz.
Estes são manchas nas festas de amor, banqueteia-se conosco, e apascentam-se a si mesmos sem temor, são nuvens sem água, levadas pelos ventos e de um lugar passa para outra parte, são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, retiradas da terra pela raiz" (Judas 1:12).
Alguns ainda estão acorrentados e enjaulados para atuarem no circo religioso, sistema politico e comercial deste mundo. O espirito de escravidão tem feito dessa gente servos medrosos, tímidos e covardes. Os verdadeiros filhos de Deus não tem espírito de covardia.
"Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque o Espírito que os filhos de Deus têm, não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo. Pelo contrario, o Espírito Santo torna vocês filhos de Deus..."(Romanos 8:14,15).
Pois eu sei que, depois da minha partida, aparecerão no meio de vocês lobos ferozes, eles não terão cuidado nem misericórdia do rebanho"(Atos 20:29).
Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo como Evangelho de Jesus Cristo...Não tenham medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles de que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus que dá a vitória a vocês. Pois ele tem dado a vocês o privilegio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por Ele. Agora vocês podem tomar parte comigo na luta. Como vocês sabem, a luta que vocês viram no passado é a mesma que ainda continua hoje. Ler Filipenses 1:27 -30.
Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR Jesus! Repito: Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).
A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo 2.19-21; - João 17.12.
"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12: 10)
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1: 7)