segunda-feira, 19 de agosto de 2019

HABITOS ALIMENTARES QUE HONRAM O CORPO (TEMPLO DO ESPIRITO SANTO), E GLORIFICAM O DEUS SANTO, SANTO, SANTO.

PARTE 02


"Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus [...] Alguém vai dizer: "Eu posso fazer tudo o que quero." Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: "Posso fazer qualquer coisa." Mas não vou deixar que nada me escravize. Outro vai dizer: "O alimento existe para o estômago, e o estomago existe para o alimento." Sim, mas Deus acabará com os dois. O nosso corpo não existe para praticar a imoralidade, mas para servir o SENHOR; e o SENHOR cuida do nosso corpo [...] Será que vocês não sabem que o corpo de vocês faz parte do corpo de Cristo? [...] Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois Ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória de Deus" (I Coríntios 6: 9-20).

O Templo do Espírito Santo é um corpo disciplinado e educado para fazer a vontade de Deus. Portanto, é necessário ensinar as pessoas por meio da Palavra de Cristo de modo que não faça elas tropeçar e caírem em pecado. Não deixe que por falta de disciplina e conhecimento espiritual os seus filhos, servos, irmãos e outros venham perecer. "Se você faz com que um irmão fique triste por causa do que você come, então você não está agindo com amor. Não deixe que a pessoa por quem Cristo morreu se perca por causa da comida que você come"(Romanos 14:15). Ou seja, se você acha que não é pecado beber vinho, e que você pode beber uma bebida que passou pelo processo de fermentação para atingir o grau alcoólico, não de motivo para os outros falarem mal daquilo que você acha bom, o que é bom aos teus olhos pode não ser bom para edificação espiritual da sua família  e de outros que estão aos seus cuidados, tome cuidado para não fazer o que não é aprovado por Deus. Não de motivos para ser envergonhado diante da sua família, amigos e outros, porque se você faz com que as pessoas fiquem escandalizadas por causa do que você come ou bebe, então você não está praticando o amor a Deus e ao próximo como Jesus praticou. O verdadeiro cristão é luz não só diante de Deus mas também diante dos homens, ele é aprovado por Deus e também aprovado por todos, isso é possível se procurarmos sempre fazer as coisas que não escandalizam os outros, que não causam tropeço, mas trazem a paz e nos ajudam a amar uns aos outros com uma fé pura que edifica a vida espiritual. É errado comer ou beber alguma coisa que faz  com que a outra pessoa caia em pecado.
     
Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com alegria que o Espírito Santo dá. E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos. Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que ajudam a fortalecer uns aos outros na fé [...] O que está certo é não comer carne, não beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve um irmão a cair em pecado. Mas guarde entre você mesmo e Deus o que você crê a respeito desse assunto. Feliz a pessoa que não é condenada pela consciência quando faz o que acha que deve fazer! [...] (Romanos 14:17-23).


Considere o mandamento que é contra a glutonaria: "Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais" (Provérbios 23:20). O glutão bebe e come sem controle e acaba com enfermidades, sendo assim, perde o animo. "Porque tanto os beberrões como os comilões vivem com sono e acabam, na pobreza vestindo trapos (Provérbios 23:21). Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver [...] não sejam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o SENHOR quer que vocês façam. Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês a desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus" (Efésios 5:18). Resista as porções exageradas com alimentos gordurosos que podem acrescentar alguns quilos a mais. Apesar de ter o direito de comer e beber o que deseja, se recuse ser dominado por qualquer coisa, que embora seja lícita, venha destruir seu corpo com doenças, problemas psicológicos, depressão, brigas e falta de paz que também pode prejudicar outras pessoas que estão aos seus cuidados. Uma das recomendações do apóstolo Paulo para os bispos, é que eles têm que ser homens que ninguém possa culpar de nada: "Não pode ser chegado ao vinho nem briguento, mas deve ser pacifico e calmo. Não deve amar o dinheiro. Deve ser um bom líder da sua própria família e saber educar seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo respeito" (I Timóteo 3:3,4). Nos conselhos para um rei a Palavra de Deus diz: Os reis não devem beber vinho nem outras bebidas alcoólicas. Quando eles bebem, não lembram das leis e esquecem os direitos dos que são explorados...Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados. Fale por eles e seja um juiz justo. Proteja o direito dos pobres e dos necessitados (Provérbios 314-8).

A moderação no alimento, exercício físico e a disciplina em tudo o que a pessoa faz melhora o animo, a produtividade e a saúde emocional, físico e espiritual. "O pai de filhos sem juízo só tem tristezas e sofrimentos. A alegre faz bem a saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos" (Provérbios 17: 21,22). 

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12.


Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" ( Daniel 12:10). 

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino"( Provérbios 1:7).

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" ( Apocalipse 3:22).



segunda-feira, 5 de agosto de 2019

MORTE E RESSURREIÇÃO: NOVO NASCIMENTO EM CRISTO

Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados...mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz. E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e das autoridades espirituais. Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória. Portanto, que ninguém faça para vocês leis... tudo isso (costume do judaísmo religioso) é apenas uma sombra daquilo que virá; a realidade é Cristo... Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espíritos maus que dominam o Universo. Então, porque é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo? Não obedeçam mais as regras como estas:...Todas essas proibições têm a ver com as coisas que se tornam inúteis depois de usadas. São apenas regras e ensinamentos que as pessoas inventam...Vocês foram ressuscitados com Cristo, portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não das que são aqui da terra. Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unida com Deus. Cristo é a verdadeira vida de vocês...portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês...Vocês são povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Não fiquem irritados uns com os outros... e perdoem uns aos outros...E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas...que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria...e tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em o nome do SENHOR Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai (Colossenses 2:13-23;- 3:1-17).

Paulo diz que eles estavam espiritualmente mortos e agora foram ressuscitados com Cristo. A morte veio por um homem (Adão), também por um homem veio a ressurreição dos mortos.
"Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificativos em Cristo" (I Coríntios 15:22).
Jesus desceu do céu e se fez homem, antes de tudo ser criado, antes de o mundo existir ele já estava com Deus. Ler Colossenses 1:17, -João 17: 5; ; Filipenses 2: 6-11. Cristo é a revelação visível do Deus invisível, andou aqui na terra e cumpriu sua missão de entregar o Reino ao Deus e Pai, como está escrito: "Eu revelei no mundo a tua natureza gloriosa (te glorifiquei na terra) terminei assim o trabalho que me deste para fazer (João 17:4). Cristo cumpriu fielmente sua missão de Salvador. "...Ele é o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível; ele é superior a todas as coisas criadas. Pois por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades..."(Colossenses 1:15-23).
Jesus destruiu todo principado, bem como todo potestade e poder, ele venceu o poder das trevas e colocou todos os seus inimigos debaixo dos seus pés, o último inimigo que ele destruiu foi a morte. 
"A morte está destruída! A vitória é completa! Onde está, ó morte, a sua vitória? ( I Coríntios 15: 54, 55). 

Como que a pessoa pode morrer espiritualmente? E como acontece a ressurreição, ou novo nascimento?


A morte está na condição humana, na velha criatura, na pessoa natural que não tem o Espírito de Cristo morando no seu corpo santificado pela Palavra, a morte está em quem rejeita Jesus como único SENHOR e Salvador, e também nos que não conhecem a verdade do Evangelho. Como está escrito: Não há uma só pessoa que faça o que é certo; não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus. Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo....Por onde passam, deixam a destruição e a desgraça. Não conhecem o caminho da paz e não aprendem a temer a Deus (Romanos 3:10-18). Essa é a situação da pessoa  nascida de Adão. O ser humano sem a direção do Espírito de Cristo não consegue fazer a vontade do Pai, está espiritualmente morto. As pessoas mortas (que não nasceram de novo) praticam obras infrutíferas, dizem que estão vivas, mas estão mortas.  Como está escrito: "...Vocês dizem que estão vivos, mas, de fato, estão mortos.. pois sei que o que vocês fizeram não está ainda de acordo com aquilo que o meu Deus exige. Portanto, lembrem do que aprenderam e ouviram. Obedeçam e se arrependam..." (Apocalipse 3:1-3). Essa mensagem é daquele que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas na palma da sua mão direita, Jesus Cristo. Ele está falando a verdade, está dizendo que é possível que uma pessoa acredite enganosamente que está viva, sendo que na verdade ela está morta. Nesse caso é necessário se arrepender e nascer de novo. "Portanto, lembrem do que aprenderam e ouviram. Obedeçam e se arrependam. Se não acordarem, eu os atacarei de surpresa, como um ladrão, e vocês não ficarão sabendo nem mesmo a hora da minha vinda" (Apocalipse 3:3).

"Lembrem do que aprenderam e ouviram." Eles já tinham ouvido e aprendido a verdade do Evangelho. Mas não nasceram de novo, andavam com roupas sujas da velha criatura,  preocupados em conquistar as coisas desta vida terrena, viviam ansiosos, com desejo de conquistar riquezas, fama e poder, não praticaram a Palavra: "Buscai, pois em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça", tornaram-se amigos do mundo e aos poucos foram morrendo espiritualmente. Mas alguns haviam nascidos de novo, estavam espiritualmente vivos, andavam de acordo com a Palavra, faziam a vontade de Deus, eles tinham a mente de Cristo e andavam com ele com roupas brancas, estes mereciam a honra de ter seus nomes escritos no Livro da Vida.

Mas alguns de vocês de Sardes têm conservado limpas as suas roupas. Vocês andarão comigo vestidos de roupas brancas, pois merecem esta honra... Eu não tirarei o nome dessas pessoas do Livro da Vida. Eu declararei abertamente, na presença do meu Pai e dos seus anjos, que elas pertencem a mim. Portanto, se vocês tem ouvido para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas (Apocalipse 3: 4-6).


 Paulo também estava cuidando de pessoas que já tinham ouvido o Evangelho que ele anunciou na igreja de Corinto, ele já havia falado sobre a ressurreição e o novo nascimento, mas os que ouviram não estavam praticando de acordo com a vontade de Deus, estes estavam correndo o risco de enfraquecer na fé e perder a salvação. Se isso acontecesse, Paulo teria pregado inutilmente, e eles mesmos poderiam ter crido em vão. A Palavra de Paulo em I Coríntios capítulos 13, 14, 15 e 16, era para os que já conheciam a verdade mas estavam falhando na prática do amor de uns para com os outros, ele queria que essas pessoas (as quais ele chamou de"irmãos") refletissem no que já sabiam a respeito da ressurreição de Cristo. Como está  escrito:
Agora, irmãos, quero que lembrem do evangelho que eu anunciei a vocês, o qual vocês aceitaram e no qual continuam firmes. A mensagem que anunciei a vocês é o evangelho, por meio do qual vocês são salvos, se continuarem firmes nele. A não ser que não tenha adiantado nada vocês crerem nele. Eu passei para vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados,...No entanto não sou eu quem tem feito isso, e sim a graça de Deus que está comigo...o importante é que foi isso que todos nós anunciamos, e foi nisso que vocês creram (I Coríntios 15:1-11).

É exatamente esse mesmo problema que a igreja hoje tem enfrentado. Na teoria ela é cristã, mas na prática a fé que a maioria das pessoas têm é uma ilusão, serve para correr atrás de coisas inúteis que não duram para sempre como riqueza, fama e poder, mesmo recebendo o que desejam, continuam perdidos nos seus pecados, pelos frutos logo se vê que não nasceram de novo. Pensam que estão vivos, mas estão espiritualmente mortos. Contudo, se orgulham de ser fiel nos dízimos e nas ofertas. Estes pensam que por ser fiel nos dízimos e nas ofertas podem entrar no Reino de Deus. Estão completamente enganados. Se não nascer de novo não podem entrar no Reino de Deus. Como está escrito: "...ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo" (João 3:3). Outra vez diz: ..."Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito" (João 3:5). Assim também ninguém pode ter fé e autoridade do Espírito Santo se não for gerado da Palavra, portanto, é necessário nascer de novo para se tornar filho de Deus. Primeiro veio a criatura terrena, o homem mortal feito do pó da terra, este vive no pecado e é parecido com Adão. O segundo é espiritual, nascido do Espirito, este veio do céu, tornou-se parecido com o Filho de Deus. "Meus irmãos, o que eu quero dizer é isto: o que é feito de carne e de sangue não pode ter parte no Reino de Deus,..." (I Coríntios 15: 50).  "Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi Pai deles" (João 1:12,13). 
Os que não nasceram de novo estão espiritualmente mortos, alguns não aceitaram os ensinamentos de Jesus e nunca estiveram do lado da verdade, como foi o caso dos judeus farisaicos, eles eram mentirosos e enganavam o povo de Deus, fizeram o que o pai deles queria: mataram Jesus. "Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; porém estão tentando me matar porque não aceitam meus ensinamentos... Nosso pai é Abraão! Responderam eles...temos um Pai, que é Deus! Jesus disse a eles: Se Deus fosse, de fato, o pai de vocês, então vocês me amariam...Vocês são filhos do diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer...A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus. Vocês não escutam a Palavra de Deus porque vocês não são dele. (João 8:37-47). 

Paulo deixou claro aos irmãos da igreja de Corinto que se eles não tivessem amor eles não seriam nada (I Coríntios 13:1-13). Nas palavras finais, ele diz: "Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes. que tudo o que vocês fizerem seja feito com amor...Quem não ama o SENHOR Jesus que seja amaldiçoado!...Que o meu amor esteja com vocês " (I Coríntios 16:13,14, 22,23).

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12.


Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" ( Daniel 12:10). 

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino"( Provérbios 1:7).

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" ( Apocalipse 3:22).


quinta-feira, 4 de julho de 2019

JESUS CRISTO. O QUE ELE TEM HAVER COM O CORAÇÃO MAU E IDÓLATRA QUE OBEDECE O QUE SATANÁS MANDA?



O trabalho que esses sacerdotes fazem é, de fato, somente uma CÓPIA e uma SOMBRA do que está no céu...Mas de fato, Jesus foi encarregado de um serviço sacerdotal que é SUPERIOR  aos dos sacerdotes. Pois a aliança (Nova Aliança) que Ele conseguiu é MELHOR porque ela se baseia em promessas de coisas MELHORES. Pois, se a primeira aliança (antiga aliança) tivesse sido perfeita, não seria necessária uma Nova Aliança (Hebreus 8: 5-8).     
                                   
Na Nova Aliança os querubins da arca são ídolos feitos pelas mãos dos homens, diante dos quais os religiosos se dobram para adorá-los. Hoje, a imagens dos querubins não são diferente do bezerro feito com o ouro dos brincos que as mulheres e as filhas do povo usavam "...Faze-nos deuses, que vão adiante de nós...Ele pegou os brincos, derreteu-os, derramou o ouro dentro de um molde e fez um bezerro de ouro..." (Êxodo 32:1).

                                    

Os homens que mandam fazer, compraram uma arca para se prostrar diante dela,  levam o povo a abandonar o SENHOR Jesus, estes rejeitam a Palavra da Nova Aliança, e se prostituem com seus deuses, e agora estão agindo como prostituta. Como está escrito: "As suas autoridades são pessoas revoltadas e têm amizade com ladrões. Estão sempre aceitado dinheiro e presentes para torcer a justiça" (Isaías 1:23).
O povo que devia dar testemunho de Cristo estão espiritualmente enfermos por causa da sua infidelidade, como está escrito:
Da cabeça até os pés, o corpo de vocês está machucado, cheio de ferimentos e de chagas abertas...a terra de vocês está arrasada,...ela ficou em ruínas,...o SENHOR está dizendo:..."Eu não quero todos esses sacrifícios que vocês me oferecem...Quando vocês vêm até a minha presença, quem foi que pediu todo esse corre-corre nos pátios do meu Templo? Não adianta nada me trazerem ofertas;...pois os pecados de vocês estragam tudo isso....estou cansado de suportá-los...Quando vocês levantarem as mãos para orar, EU não olharei para vocês. Ainda que orem muito, EU não os ouvirei,... Lavem-se e purifiquem-se!...Parem de fazer o que é mau e aprendam a fazer o que é bom.Tratem os outros com justiça...Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz..." (Isaías 1: 2-20).

...Eu queria aceitá-lo como meu filho e lhe dar uma terra agradável, a terra mais linda do mundo. Pensei que você iria me chamar de Pai e que nunca mais me abandonaria...Sou Eu, o SENHOR, quem está falando...voltem, todos vocês que abandonaram o SENHOR, pois Ele vai curar a sua infidelidade... (Jeremias 3:19-25). 

Por que se dobrar diante da arca feita por mãos de homens? 

                  
A presença de Deus não está mais na arca, Ele habita no Templo do Espírito Santo que é o corpo santificado daqueles que nasceram de novo. Jesus Cristo vive na vida dos filhos que nasceram do Espírito. Os adoradores de ídolos estão rejeitando a Graça de Deus, e querem ser abençoados praticando obras da lei. O apóstolo Paulo disse: "...Pois, se é por meio da lei que as pessoas são aceitas por Deus, então a morte de Cristo não adiantou nada! "Pois quanto à lei, estou morto...Eu fui morto com Cristo na cruz. Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim...Eu me recuso a rejeitar a graça de Deus... " (Gálatas 2: 19-21).


Por que carregar uma arca nos ombros? 

"O meu povo não quer saber de mim e por isso está sendo destruído...Quanto maior o número de sacerdotes, maior também é o número de pecados que cometem;...Eles ganham a vida à custa dos pecados do povo e por causa disso querem que o povo peque" (Oseias 4: 6-8).
                     
A ordem para não carregar mais a arca nos ombros, veio de Deus por meio da Palavra escrita. Josias renovou a aliança com Deus e mandou colocar a arca no templo, e logo o templo foi destruído. Não sabemos se arca foi roubada, escondida, queimada e destruída. Até hoje não foi encontrada, mas pouco importa, hoje ela é apenas CÓPIA, SOMBRA, coisa de nenhum valor comparado com a preciosidade do Evangelho de Cristo: "....daqui em diante, vocês não precisarão carregá-la nos ombros. Dediquem -se ao serviço do SENHOR nosso Deus, e do seu povo..." (II Cronicas 35:3).
Não se fará outra arca. Deus falou por intermédio do profeta Jeremias, Ele diz que nunca mais se fará outra! Ler Jeremias 3:16. Essa é a fé do verdadeiro cristão: por meio de Jesus Cristo que chegamos a Deus, como está escrito: "...Ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim" (João 14:6). A promessa é para o homem espiritual. Se buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, o que é necessário lhe será acrescentado. A terra florescerá e dará frutos. Agora é Jesus que representa a presença de Deus. Quando Deus falou com Jeremias estava preparando coisas maiores e melhores para os filhos nascidos do Espírito, os quais entrarão no Reino de Deus por meio da prática da mensagem do Evangelho.
Os adoradores da arca perderam o juízo, estão enfeitiçados pelo engano da religiosidade. Carregar a arca nos ombros é um cerimonial religioso, um costume judaizante, tal prática é abominável aos olhos de Deus. Havia uma necessidade de ensinar essas coisas, mas Paulo sabia que eles não eram espirituais para receber a verdade. O homem natural não entende nada das coisas do Espírito de Deus. A arca estava lá no antigo santuário, toda coberta de ouro, ela representava a presença de Deus, mas agora Cristo tomou o seu lugar, Ele entrou no lugar Santíssimo quando ofereceu seu próprio sangue e conseguiu para nós a salvação eterna. Os judeus que rejeitaram a Cristo, adoram a arca e buscam a presença de Deus por meio dela.

...Mas agora não é momento de explicar os detalhes destas coisas...Por meio disso tudo, o Espírito Santo nos ensina, de modo bem claro,...são regras externas que tem valor somente até que Deus renove todas as coisas. Mas Cristo veio como Grande Sacerdote das coisas boas que já estão aqui. A tenda em que Ele serve é MELHOR e mais PERFEITA e não foi construída por seres humanos, isto é não é deste mundo...Se isso é assim, imaginem então quanto maior ainda é o poder do sangue de Cristo!...E o seu sangue nos purifica por dentro, tirando nossas culpas; assim podemos servir ao Deus vivo, pois já não praticamos cerimonias que não valem nada (Hebreus 9:5,8,10,11).

Os gálatas depois de conhecer a verdade do evangelho, estavam praticando coisas que não valem nada, e Paulo repreendeu-os dizendo que eles haviam perdido o juízo.

Ó gálatas sem juízo! Quem foi que enfeitiçou vocês? Na minha pregação a vocês eu fiz uma descrição perfeita da morte de Jesus Cristo na cruz. Respondam somente isto: Vocês receberam o Espírito de Deus por terem feito o que a lei manda ou por terem ouvido a mensagem do Evangelho e terem crido nela? Como é que vocês podem ter tão pouco Juízo? Vocês começaram  a sua vida cristã pelo poder do Espírito de Deus e agora querem ir  até o fim pelas suas próprias forças? Será que as coisas pelas quais vocês passaram não serviram para nada? Não é possível! Será que quando Deus dá o seu Espirito Santo e faz milagres entre vocês, é porque vocês fazem o que a lei manda? Não será porque vocês ouvem a mensagem do Evangelho e creem nela? (Gálatas 3:1-5).

No antigo testamento, na velha aliança, governava com poder quem estava com a arca, nela estava a presença de Deus. No Novo Testamento, Deus apresenta a Nova Aliança selada com sangue, o poder de governar pertence a Jesus Cristo, que é o SENHOR nosso, Deus escolheu o Messias para representá-lo no lugar da arca, agora a arca não tem mais valor, mas ela tem servido de idolatria  para muitos povos que se dizem cristãos, que ainda vivem no pecado, não nasceram de novo e por suas obras e seus frutos mostram que rejeitaram Jesus Cristo como único SENHOR e Salvador. O poder para governar o mundo pertence a Jesus Cristo, por meio dele o Pai reinará para todo e sempre. Ler Apocalipse 11:15.

Eles dizem que a arca estava lá no céu. Sim, ela estava lá, assim como satanás também estava lá, os seus anjos caídos também estavam lá, o dragão vermelho também estava lá, estava lá também o acusador dos nossos irmãos. Eles estavam lá como o anjo que foi lançado por terra, como está escrito: "Você era um exemplo de perfeição....Eu fiz de você um anjo protetor,... você vivia no monte santo... a sua conduta foi perfeita desde o dia que você foi criado, até que você ficou ocupado, comprando e vendendo, e isso o levou à violência e ao pecado. Por isso, anjo protetor, EU o humilhei e expulsei do monte de Deus..."(Ezequiel 28:11-19; Isaías 14:10-22). Mas o que é maravilhoso é que Jesus Cristo, o Filho amado de Deus, também está lá sentado ao lado direito do Pai, Ele está lá para usar o seu grande poder, como está escrito: "...Nós te damos graças porque tu tens usado o teu grande poder e COMEÇASTE A REINAR. Os pagãos estão muito furiosos porque já chegou o momento de mostrar a sua ira...Chegou o momento de destruíres os que matam pessoas na terra!" (Apocalipse 11:17,18). Tudo isso estava acontecendo no templo de Deus, que está no céu. A arca da aliança estava lá, ler Apocalipse 11:19, não sabemos o que aconteceu com ela, sabemos que ninguém mais deve falar a respeito da arca da antiga aliança como se nela tivesse a presença de Deus com poder. Jesus, Paulo e outros verdadeiros cristãos não pensavam mais nela, nem lembravam mais dela porque não precisavam mais dela, eles não mandaram fazer outra, e nem deixaram como mandamento para que se fizesse outra, eles deram exemplo de homens e mulheres espirituais que não fizeram aquilo que satanás manda fazer para ser adorado, mas obedeceram aos mandamentos de Deus e foram fiéis à verdade revelada por Jesus. O que se sabe é que lá no céu também apareceu outro sinal: era um enorme dragão e com a cauda ele arrastou do céu a terça parte das estrelas e as jogou sobre a terra. Ler Apocalipse 12: 3,4. Depois houve guerra no céu. Ler Apocalipse 12:7.  Na visão de João o Anjo Miguel guerreava contra satanás e seus anjos. O dragão combateu junto com seus anjos contra Miguel, mas o dragão foi vencido, e não puderam mais ficar no céu. O enorme dragão foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamado diabo ou satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar. Ler Apocalipse 12:7-9. Que leva TODAS as pessoas do mundo a pecar? Sim TODAS que não nasceram de novo, que não têm o nome escrito no Livro da Vida, os que nasceram de novo pertencem ao Cordeiro, que foi morto, estes não serão enganados porque amaram a verdade para serem salvos. Ler Apocalipse 13: 8,9.
Não existe mais poder na arca, lúcifer o anjo que estava ao lado de Deus também perdeu suas forças, como está escrito:"Você também perdeu suas forças!...Aonde foi parar sua vaidade?...( (Isaías 14:10,11). O poder está com Jesus Cristo Ele é o único SENHOR e Salvador! Jesus Cristo governa com autoridade de Rei, Ele é o Leão da tribo de Judá. Quem é sábio e inteligente se torna imitador de Jesus como fez Paulo, este liderou por meio do governo de Cristo. Ele não fez uma arca para o povo cristão lembrar que precisavam dela, nem deu ordem aos seus companheiros de trabalho para carregá-la nos ombros. Paulo é um dos líderes que Deus deu para governar com sabedoria e inteligencia, ele liderou por meio da verdade.
"Agora chegou a salvação de Deus! Agora Deus mostrou o seu poder como Rei! Agora o Messias que Ele escolheu mostrou a Sua autoridade!...Os nossos irmãos os derrotaram por meio do sangue do Cordeiro e da mensagem que anunciaram eles estavam prontos para dar a sua vida e morrer. Portanto, ó Céu e todos vocês que vivem nele, alegrem-se!" (Apocalipse 12:10-12).
Alegrem-se! Eis ai o convite para o arrependimento. "Volte, povo infiel, pois vocês são meus...Eu darei a vocês líderes que me obedeçam, e eles governarão com sabedoria e inteligencia. Então quando vocês se tornarem um povo numeroso naquela terra, ninguém mais falará a respeito da arca da aliança. Vocês não pensarão mais na arca, nem lembrarão dela; não precisarão dela, nem farão outra. Não farão mais aquilo que seus corações teimosos e maus mandarem (Jeremias 3:14-17).

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12.


Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" ( Daniel 12:10). 

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino"( Provérbios 1:7).

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" ( Apocalipse 3:22).




sábado, 1 de junho de 2019

HABITOS ALIMENTARES QUE HONRAM O CORPO (TEMPLO DO ESPIRITO SANTO), E GLORIFICAM O DEUS SANTO, SANTO, SANTO.


PARTE 01

[...] Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para glória dele (I Coríntios 6: 19, 20).


Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido [...] Ai Daniel foi falar com o guarda a que Aspenaz havia encarregado de cuidar dele [...] Daniel disse a ele: Quero pedir que o senhor faça uma experiência com a gente. Durante dez dias, dê-nos somente legumes para comer e água para beber, no fim dos dez dias, faça uma comparação entre nós e os jovens que comem comida do rei [...] Passando os dez dias, os quatro jovens israelitas (Daniel e seus três amigos) estavam mais sadios e mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei [...] todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigia inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro  eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia  (Daniel 1: 8,11.12,15, 20).

A Bíblia ensina como obter uma boa alimentação, desde o inicio da criação. Daniel conhecia a Palavra de Deus, e sabia que havia grande valor nutritivo nas plantas que Deus criou para alimento dos seres humanos e dos animais selvagens, das aves e de outros seres vivos que se arrastam pela terra. Ele também sabia que tudo o que Deus havia feito era bom. Daniel foi obediente quando decidiu permanecer puro por comer alimentos saudáveis apesar da grande variedade de manjares impuros oferecida pela mesa do rei.

Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas. Mas, para todos os animais selvagens, para as aves e para os animais que se arrastam pelo chão, dou capim e verduras como alimento. E assim aconteceu. E Deus viu que tudo o que havia feito era bom [...] (Gênesis 1: 29-31).

Deus deixou instruções bem claras na lei dietética em Levíticos 11. Ficou bem entendido que a intenção era com a saúde física, mental e espiritual dos hebreus, eles deviam comer alimentos limpos, e permanecer puros e santos para servirem de acordo com a vontade de Deus. “Eu Sou o SENHOR. Dediquem-se a mim, o Deus de vocês, e sejam completamente fiéis a mim, pois Eu Sou Santo. Não fiquem impuros...” (Levíticos 11: 44).
Os mandamentos da Nova Aliança em Cristo não exige obediência às Leis com respeito ao consumo de alimentos puros e impuros, Jesus disse que não é o alimento que contamina o homem, mas o que está dentro do seu coração corrupto que contamina. Todo alimento pode ser purificado pelo poder da oração, recebemos bênçãos de Deus pela graça e não por obras da lei. No entanto, ter domínio próprio no consumo de alimento e bebidas é importante, porque o corpo deve ser comandado pela vontade do Espírito Santo e não pelos desejos da natureza humana. A natureza humana quer fazer o que todo o ser humano rebelde quer. “Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que querem. Bebedeiras, farras e comilanças sem domínio próprio, são pecados bem conhecidos, e os que praticam essas coisas e outras bem parecidas com essas não receberão o Reino de Deus. Ler Gálatas 5: 16-21. Deus nos deu conhecimento da Sua Palavra, sabedoria  e entendimento para compreender qual é a Sua vontade, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. Ler Romanos 12:2. Portanto, mesmo vivendo debaixo da graça o cristão deve cuidar para não prejudicar seu corpo que é o templo do Espírito Santo, isso é possível se a pessoa comer alimentos de acordo com a sua necessidade, em porções apropriadas, sem grandes exageros, lembrando que  se tiver cuidando com a saúde honramos o Criador do corpo, e preservamos o corpo perfeito, evitamos que ele seja destruído pelo próprio Deus. “Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês. Assim, se alguém destruir o templo de Deus, Deus destruirá essa pessoa. Pois o Templo de Deus é santo, e vocês são o seu templo” (I Coríntios 3:16,17).
O cuidado do corpo não pode ser feito com pensamentos egoístas, por soberba ou vaidade, não pode ser movido por interesse próprio, mas por amor ao Evangelho e pelo desejo de viver de acordo com a verdade, o esforço é com intenção de ter condições física, mental, emocional e espiritual para anunciar a Palavra de Cristo, sabendo que sua mensagem tem poder de levar multidões de filhos e filhas de Deus para o Reino dos céus, tudo tem que ter uma meta e deve ser feito para honra e glória do Pai.
Tudo faço por causa do Evangelho com o fim de me tornar cooperador com ele [...] correi de tal maneira que alcanceis. Todo atleta em tudo se domina: aqueles para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta, assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo a escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado (I Coríntios 9:23-27).
Cuidar do templo do Espírito Santo que é o corpo dos filhos de Deus é uma decisão que exige equilíbrio, força de vontade e disposição sem ficar preocupado com a beleza ou formosura do corpo físico. O objetivo maior de querer que tudo vá bem na vida dos que amam a verdade, é glorificar a Deus e ser capaz de caminhar junto com Ele no caminho da justiça com saúde e alegria do Espírito Santo. "Meu querido amigo, tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde, assim como está bem espiritualmente" (III João 1:2). Os filhos de Deus precisam estar bem para ajudar outras pessoas que ainda não conhecem a Palavra a qual trás animo energia, entusiasmo, força, saúde, salvação, sabedoria, conhecimento, entendimento, estabilidade, paz e alegria que restaura a vida, e trás benefícios que faz a pessoa amadurecer e crescer no Reino de Deus, dando bom testemunho, e comportamento exemplar que chega ao conhecimento de todos, para que todos a vejam como luzeiro no mundo. Jesus ensinou muitas vezes para não andar preocupado com a aparência das coisas nesta vida terrena: “Não andeis ansiosos” “não vos inquieteis”. A ansiedade não muda a história da vida do ser humano. “Não andeis ansiosos pela vossa vida [...]” (Mateus 6: 25-34).

Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o SENHOR. Não andeis ansiosos de coisa alguma, em tudo, porém, sejam conhecidos diante de Deus, as vossas petições pela oração e pela suplica, com ações de graças, e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus (Filipenses 4: 5-7).

Grande parte da ansiedade e depressão causada pelo estresse e preocupações deste mundo, cai por terra quando fazemos a vontade de Deus e nos submetemos a sua liderança debaixo da autoridade de Cristo por meio da Palavra. "[...] Estou sempre contigo, tu me segura pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebe na glória [...]” (Salmo 73: 23-26). “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5:6,7).


Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12.


Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" ( Daniel 12:10). 

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino"( Provérbios 1:7).

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" ( Apocalipse 3:22).


terça-feira, 7 de maio de 2019

JESUS É REI, SACERDOTE ÚNICO E PERFEITO, EXEMPLO DE SANTIFICAÇÃO PARA OS CRISTÃOS


[...] por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança [...] este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável [...] com efeito, nos convinha um Sumo Sacerdote como este, santo inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelo do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre (Hebreus 7: 22, 24 -28).

O Grande sacerdócio de Jesus Cristo é eterno, é o cumprimento da profecia de Salmo 110, que fala do "Messias". Jesus Cristo é Rei e Sacerdote, seu poder é tremendo, a superioridade do seu sacrifício em relação ao sacrifício oferecido no sacerdócio da antiga aliança não pode ser comparado, tudo é apresentado em uma ordem diferente. Jesus Cristo é o Templo Maior, não feito por mãos humanas, quer dizer, não desta criação terrena, Ele é o Templo da Nova Aliança. E nos apresenta uma nova adoração feita em espírito e em verdade, pois é assim que o Pai quer que seus filhos nascidos do Espírito o adorem. Jesus disse que chegaria o tempo em que ninguém iria adorar a Deus em Jerusalém, nem no monte, como era de costume, ensinou que Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade. Ler João 4:21-24. As pessoas que adoram a Deus devem cuidar da vida espiritual, purificar o corpo que é templo do Espírito Santo, buscar a santificação para não viver mais pecando, sentindo-se culpadas, de consciência pesada."Se as pessoas que adoram a Deus tivessem sido purificadas dos seus pecados, não se sentiriam mais culpadas de viver no pecado, e todos os sacrifícios terminariam [...] esses sacrifícios realizados ano após ano, servem para fazer com que as pessoas lembrem dos seus pecados. Deus preparou um corpo santificado para morada do seu Espírito Santo. "Será que vocês não sabem que o corpo de vocês faz parte do corpo de Cristo? [...] quem se une ao SENHOR se torna, espiritualmente, uma só pessoa com ele [...]. será que vocês não sabem que o corpo de vocês é templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhe foi dado por Deus? [...] pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele" (I Coríntios 6:15,17,19). Será que vocês não sabem? Não sabem que também está escrito: "Cristo não entrou num Lugar Santo feito por seres humanos, que é cópia do verdadeiro Lugar. Ele entrou no próprio céu, onde agora aparece na presença de Deus para pedir em nosso favor [...] Cristo foi oferecido uma só vez em sacrifício, para tirar os pecados de muitas pessoas. Depois ele aparecerá pela segunda vez, não para tirar pecados, mas para salvar as pessoas que estão esperando por ele" (Hebreus 9:24 - 28 - NTLH).

Será que vocês não sabem que é por um único sacrifício que ele aperfeiçoa para sempre a vida espiritual dos cristãos, os que foram purificados dos seus pecados? 

 Assim, com um sacrifício só, ele aperfeiçoou para sempre os que são purificados do pecado [...] Assim, quando os pecados são perdoados, já não há mais necessidade de oferta para tirá-los [...] Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura " (Hebreus 10:14,18, 22). Aguá é igual a Palavra pura, ensinamentos que Jesus nos deu.   "Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado" (João 15:3). 

A glória do Templo da Nova Aliança é tremendamente maior do que a primeira. Como está escrito: "A glória desta última casa será maior do que a primeira, diz o SENHOR dos exércitos; e, neste lugar (Templo do Espírito Santo), darei paz, diz o SENHOR dos exércitos" (Ageu 2: 9). Se o sacerdócio de Arão fosse perfeito, não envelheceria e nem haveria necessidade de mudança. "Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança da lei" (Hebreus 7:12). A mudança resultou no pacto da Nova aliança. "Por isso mesmo, Ele (Jesus Cristo) é o Mediador da Nova Aliança...." (Hebreus 9:15). O antigo sistema religioso foi substituído pela pregação do Evangelho de Cristo, a ordem é outra, é superior, e as promessas são de coisas melhores. Ao invés de obedecer cegamente doutrinas de homens baseada na prática da lei, e no sacrifício de animais o qual estava destinado a fracassar, a  Igreja obedece o mandamento da nova aliança, ela é limpa pela Palavra, lavada no sangue do sacrifício de Cristo, edificada na prática da mensagem do Evangelho. Esta é uma nova maneira de salvar a humanidade, o novo e vivo caminho que entrou em aliança vigorosa e eterna, com um único sacerdote que ofereceu um único sacrifício perfeito, no qual os filhos de Deus estão incluídos como se fossem um com Cristo, assim como Jesus Cristo é um com o Pai.. "Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós somos" (João 17: 22). "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz [...]" (I Pedro 2:9).

A obediência às leis de Deus da antiga aliança servia para lembrar do pecado, não podendo, todavia, removê-lo. Não há sacrifício que possa salvar aqueles que rejeitam o sacrifício de Cristo e estão longe de fazer a vontade do Pai, estes não podem ser salvos, porque nas suas ações desprezam o sacrifício do Filho amado de Deus, se tornam seu adversário e insultam o seu Espírito, no fim terão que enfrentar o terrível juízo, e suportar o derramamento do cálice da ira de Deus, porque profanou o sangue da Nova Aliança o qual foi derramado na cruz para santifica-lo, mas rejeitando, entristeceu  o Espírito da graça.

 "Porque se vivemos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, não resta sacrifícios pelos pecados; pelo contrario, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários [...] Ora nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei e outra vez: O SENHOR julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hebreus 10:26-31).

Sendo assim, os verdadeiros cristãos deixam de lado tudo o que não é espiritual, o que não é espiritual é inútil, ou seja, eles devem desprezar todas as coisas inúteis que atrapalham na corrida para o Reino de Deus: a vaidade, avareza, ganancia (amor ao dinheiro), soberba, acumulo de riquezas e outras coisas deste mundo que atrapalham o relacionamento com Deus e podem impedir as pessoas de completar a corrida cristã. Por isso, olhemos firmemente para Cristo, sigamos os seus ensinamentos, praticando o exemplo perfeito e supremo, Ele é o Autor e consumador da fé. Sigamos em frente, buscando as coisas lá do alto onde Cristo vive, temos livre acesso a presença de Deus, podemos chegar ao esconderijo do Altíssimo e ficar debaixo da sua graça, bondade, amor e misericórdia, assim também podemos receber a vida eterna que Ele nos oferece por meio do sacrifício e ressurreição de Seu Filho amado Jesus Cristo. Aqui está o valor da Palavra da verdade, Ela nos ensina a entender a vontade de Deus. Os sábios entenderão. Jesus Falou: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça" (Marcos 4:9). "Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça" (Marcos 4: 23). Se alguém tem ouvidos para ouvir ouça" (Marcos 7: 16). Para ser sábio é preciso ouvir e praticar a mensagem do Evangelho de Cristo, buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e  tudo o que for necessário para viver bem e em paz nos será acrescentado.

A Palavra de Deus nos ajuda a dar valor à sabedoria que vem do alto e aos bons costumes e a entender os pensamentos mais profundos de Deus, Ela nos ensina a vivermos de maneira simples e humilde e sermos corretos, justos e honestos em tudo o que fazemos; os ensinamentos de Cristo podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os cristãos mais jovens (filhos e filhas, netos e netas) a serem espiritualmente maduros e ajuizados, estes devem aprender não só cuidar da sua vida espiritual, mas também ajudar os que não podem se defender, os desamparados, pobres e necessitados. "Você é o meu filho querido, a resposta das minhas orações. O que lhe direi? [...] Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados. Fale por eles e seja um juiz justo. Proteja os direitos dos pobres e dos necessitados" (Provérbios 31: 2, 8). Este mandamento quando praticado é o sacrifício que agrada a Deus. Não há necessidade de oferecer sacrifícios para conquistar coisas nesta vida terrena, porque somos peregrinos nesta terra, a nossa caminhada é para o Reino de Deus."Não ajuntem riqueza aqui na terra [...] pelo contrario, ajuntem riqueza no céu [...] Pois onde estiverem as suas riquezas, ai estará o coração de vocês" (Mateus 6:19-21). "Porque neste mundo não temos nenhuma cidade que dure para sempre; pelo contrario, procuramos a cidade que virá depois.[...] Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus (Hebreus 13:14-16).

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12.

Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" ( Daniel 12:10). 

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino"( Provérbios 1:7).

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" ( Apocalipse 3:22).



segunda-feira, 8 de abril de 2019

O EXEMPLO DE PAULO E SEU SERVIÇO NO REINO DE DEUS


Meus irmãos, continuem a ser meus imitadores. E olhem com atenção também os que vivem de acordo com o exemplo que temos dado a vocês" (Filipenses 3:17); "Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo" (I Coríntios 11:1).

           Uma das mensagens preciosas que Paulo levou como exemplo de vida para os cristãos foi o ensino sobre o "contentamento" no que diz respeito a "vida terrena". Quanto aos que se queixam por não estarem satisfeitos, são inimigos da cruz de Cristo, muitos destes estão entre nós. "Pois muitos andam entre nós [...] O destino deles é a perdição, o deus deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas" (Filipenses 3:18,19). "Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra" (Colossenses 3:1-3). "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o SENHOR Jesus Cristo" (Filipenses 3: 20) "Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhe dará tudo o que ele tem para dar a vocês" (Gálatas 4:7). "Antes da fundação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo,...Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade" (Efésios 1: 4,5). Paulo se preparou espiritualmente e aprendeu o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, ele conhecia a Palavra e sabia que é Deus que usa as pessoas certas para suprir as necessidades do pão de cada dia, também sabia que Deus abomina a atitude das pessoas que murmuram por não estarem satisfeito com o que tem, após receber o Espírito Santo (nascer de novo), Paulo praticava a Palavra sem se queixar ou ficar revoltado com os problemas que tinha que enfrentar, mesmo passando fome ele não se sentia abandonado por Deus, e nem ficava revoltado com aqueles que deviam ajudá-lo e não agiam com misericórdia, como foi o caso de muitas igrejas, os únicos que alegraram seu coração foi os irmãos filipenses. Ele disse: [...] fiquei muito alegre porque vocês mostraram de novo o cuidado que têm por mim [...] Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo o lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação (Filipenses 4:10-13). 
            Paulo aprendeu a lição do "contentamento das coisas materiais" e combateu a falsa religião com seus falsos profetas que perderam o juízo e não têm mais a verdade, estes também perderam o respeito pelos outros, estão cheios de orgulho, inveja e amor ao dinheiro, não sabem de nada e ensinam um outro evangelho que não está de acordo com as verdadeiras palavras do nosso SENHOR Jesus Cristo, nem com o Evangelho que ele prega. Paulo diz que esses falsos profetas pensam que a religião é um meio de enriquecer. Enquanto ensina Timóteo e recomenda que ele também ensine estas coisas, Paulo diz que o Evangelho de Cristo é uma fonte de riqueza espiritual, mas essa riqueza é só para o filho que se contenta com o que tem. Paulo pergunta, e ao mesmo tempo dá a resposta, em seguida diz que os que conseguem receber a verdadeira vida estão sempre contentes: 
O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada! Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. Porém, os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição [...] E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos. Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros. Corra a boa corrida da fé e ganhe a vida eterna [...] Aos que têm riquezas neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas, pois elas não dão segurança nenhuma [...] mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm. Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida (I Timóteo 6: 7-19).
           Deus dará tudo o que ele tem de mais precioso, ele cumpre a sua promessa de dar, sejam bençãos materiais ou espirituais, ele dará porque é misericordioso e generoso, e dá com bondade a todos. Porém existe uma condição, a pessoa precisa aceitar Jesus como único SENHOR e Salvador, e observar a sua Mensagem para coloca-la em prática, obedecer a Palavra da nova aliança no que diz respeito a amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como Jesus amou. Pois é Jesus que nos recebeu e mostrou quem é o verdadeiro Deus e nos ensinou como fazer a Sua vontade,  como está escrito: 

[...] "Eu mostrei quem tu és para aqueles que tiraste do mundo e me deste. Eles eram teus, e tu os deste para mim. Eles têm obedecido à tua mensagem e agora sabem que tudo o que me tens dado vem de ti. pois eu lhes entreguei a mensagem que tu me deste, e eles a receberam, e ficaram sabendo que é verdade que eu vim de ti, e creram que tu me enviaste. Eu peço em favor deles [...] pois são teus [...] Eu lhe dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou [...] que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade [...] (João 17: 6-16).
A verdade tem poder de livrar do engano que leva as pessoas prestar obediência cega aos mandamentos de homens opressores que não temem a Deus. Para não cair na armadilha de ensinamentos e regras religiosas com linguagens de sabedoria humana, é necessário buscar o conhecimento da Palavra de Deus e a Sua Sabedoria. Obedecer cegamente sem ter conhecimento e sabedoria de Deus é abrir brechas para ser enganado. Os que obedecem a verdade de Cristo passam por perseguições da parte dos religiosos os falsos profetas, contudo a prática da verdade faz amadurecer espiritualmente, e a pessoa madura é correta, ela não aceita mentiras ou engano da religiosidade. 
Porém, para os que são espiritualmente maduros, anunciamos uma mensagem de sabedoria. Mas não é de uma sabedoria deste mundo nem a dos poderes que governam e que estão perdendo o seu poder. A sabedoria que anunciamos é a sabedoria secreta de Deus, escondida dos seres humanos, a sabedoria que o próprio Deus, antes mesmo da criação do mundo, já havia escolhido para a nossa glória. Nenhum dos poderes que agora governam o mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se tivessem conhecido, não teriam crucificado o Glorioso SENHOR Jesus Cristo (I Coríntios 2:6-8).
Quanto a perseguição dos ricos e poderosos que desejam escravizar os verdadeiros filhos de Deus, é causa de alegria. Como está escrito: 
Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo o tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!. Mas se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum [...] (Tiago 1: 2-8).
Paulo recebeu a sabedoria que vem do céu para executar o seu projeto de evangelização eficaz, que produz frutos para o Reino de Deus. Ele disse: "O meu ensinamento e a minha mensagem não foram dadas com a linguagem da sabedoria humana, mas com provas firmes do poder do Espírito de Deus. Portanto a fé que vocês têm não se baseia na sabedoria humana, mas no poder de Deus (I Coríntios 2: 1-5).

Paulo era sábio, ele evangelizou cidades que eram centros comerciais, Corinto por exemplo, era um rico centro de comércio onde moravam gregos, romanos, sírios, asiáticos, egípcios e judeus. Paulo começou o trabalho e já agilizou seus companheiros para abrir uma igreja ali, e a mensagem do evangelho se espalhou rapidamente por toda a parte. No  principio Paulo ficou mais de um ano em Corinto, ele trata dos problemas de paganismo, orgulho e vanglória dos intelectuais, homens incrédulos e idólatras que valorizavam a sabedoria do mundo. Ali havia divisão dentro das igrejas, Paulo aborda o caso de incesto ( I Coríntios 5:1, 2), processos contra membros que não tinha sabedoria de Deus para resolver os problemas entre eles (I Coríntios 6:1-11), havia libertinagem (abuso de liberdade cristã), falta de temor na hora de servir a ceia do SENHOR (I Coríntios 11:17-34), ele também trata da questões sobre casamento e vida de solteiro ( I Coríntios 7:1-40), tinha também o problema do alimento consagrado aos ídolos (I Coríntios 8: 1-13), a rebeldia das mulheres que saíram da escravidão e achavam que podiam mandar em seus maridos (I Coríntios 11: 2 -16), a questão dos dons espirituais (I Coríntios 12:1 31), e outras situações como a falta de amor (I Coríntios 13:1-13).  Paulo precisava de amor, tempo, paciência e bondade para resolver todos aqueles graves problemas. Ele tira tempo para ouvir e dar resposta a todas as perguntas. É bom lembrar que as igrejas levantadas por Paulo não eram templos feitos por mãos humanas, eles se reuniam em casas, enquanto Paulo pregava a mensagem de Cristo, surgia os invejosos, alguns religiosos, líderes rivais que eram ricos e poderosos, edificavam grandes templo e causavam confusão na mente dos novos convertidos. Paulo teve que exortar os novos cristãos duramente, eles deviam parar de ouvir os intelectuais que desejavam afastá-los de Cristo, os falsos ensinamentos estava causando brigas e divisões entre eles. "Irmãos, peço, pela autoridade do nosso SENHOR Jesus Cristo, que vocês estejam de acordo no que dizem e que não haja divisões entre vocês. Sejam completamente unidos num só pensamento e numa só intenção" (I Coríntios 1:10). O que é que vocês preferem: que eu vá até vocês com um chicote ou com o coração cheio de amor e bondade? (I Coríntios 4: 21).
Paulo mostra que ninguém deve se orgulhar do serviço que produz frutos para o Reino de Deus. Um prepara a terra, outro semeia, outro cuida e rega, mas quem faz crescer é Deus.
            Salmo 65: 9-11, diz que Deus visita nossa terra e enriquece-a, ele rega e amolece o chão duro com chuvisco e abençoa a produção, o SENHOR coroa o nosso fruto com sua bondade e as suas pegadas destilam fartura.
Dizei a Deus: Que tremendo são os teus feitos! Pela grandeza do teu poder [...] (Salmo 66). A terra deu seu fruto, e Deus o nosso Deus nos abençoa (Salmo 67: 6,7).


Aquele que nasceu de novo serve a Deus com humildade e faz a sua obra livremente servindo os outros com amor, alegria e paz do Espírito Santo. Estes sabem o que é ter vida, a verdadeira vida.

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus 
 [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12.


Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" ( Daniel 12:10). 

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino"( Provérbios 1:7).

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" ( Apocalipse 3:22).