sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O sacrifício parte 03

4  -  Os sacerdotes jamais desprezariam a carne do animal sacrificado.



...Como geme o gado! As manadas de bois estão sobremodo inquietas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão perecendo (Joel 1:18).

Os bois gordos e outros animais perfeitos e sadios  eram TROCADOS POR ANIMAIS DEFEITUOSOS, coxos e enfermos que estavam no rebanho dos sacerdotes. Eles faziam a troca e ofereciam no ALTAR o defeituoso (Malaquias 1: 13, 14).
Hoje, também é feito a troca. O maior valor é investido nas transações comerciais, pagamentos à vista para obter lucro próprio e o menor (resto) é investido na divulgação do evangelho.
Os sacerdotes bajulavam os senhores de posse e, a razão do puxa-saquismo, estava no tamanho do boi gordo que era levado ao sacrifício. HOJE, a razão do puxa-saquismo está no tamanho da conta bancaria, nos favores e privilégios concedido pelos maiores empresários, no carro importado, nas grandes mansões, na ajuda do governo e no cargo político conquistado a preço de sangue, violência, corrupção e opressão.
Melhor é buscar o refúgio no Senhor do que confiar no homem. Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes. (Salmos 118: 8, 9).
Mas, ultimamente, como inimigos vocês atacam o meu povo. Além da tunica, arrancam a capa... dos seus filhos vocês removem a minha dignidade para sempre. Levantem-se, vão embora! Pois este não é lugar de descanso, porque ele está contaminado, e arruinado, sem que haja remédio... (Miqueias 2: 8 a 11).
“...E violaram a minha aliança, aquilo que Eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram...; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada" (Josué 7: 11, 12). 
... E o seu ouro lhe será como sujeira. Sua prata e seu ouro serão incapazes de livrá-los no dia da ira do Senhor. Eles não saciarão a sua fome, nem lhes encherão o estômago; porque isto lhes serviu apenas para fazê-los tropeçar para caírem em iniquidade (Ezequiel 7: 19).
Indignado, Deus AVISA as mulheres acomodadas e confiantes que o palácio e suas mansões seriam abandonados, iria acabar a mordomia e haveria tristeza em todas as casas, até que fosse derramado o Espírito que vem lá do alto: Levanta-vos, mulheres que viveis DESPREOCUPADAMENTE, e ouvi a minha voz; vós, filhas, que estais confiantes, inclinai os ouvidos às minhas palavras. ...Porque a vindima se acabará, e não haverá colheita. ...Sobre a terra do meu povo virão espinheiros e abrolhos, como também sobre todas as casas onde há alegria...  (Isaías 32: 9 a 16).
Mas, se tivessem estado no meu conselho, então, teriam feito ouvir as minhas palavras ao meu povo e o teriam feito voltar do seu mau caminho e da maldade das suas ações (Jeremias 23: 22).
As "VACAS DE BASÃ" ajudavam escravizar o povo e, assim, oprimiam as almas dos justos, colocavam fardos pesados nos ombros dos fracos e empurravam-nos para fora. As almas dos mais pobres que tinham apenas uma rolinha para oferecer eram oprimidas, e a alma dos perversos, homens riquíssimos, donos de rebanhos bem tratados, era preservada.
Por isso, Deus perguntou às mulheres: ...Querereis matar as almas do meu povo e preservar outras para vós mesmas?
vocês estão tirando proveito, não só da carne, mas também da sevada, do pão, bolos e outros manjares cozidas no forno, ofertas e sacrifícios que o povo oferece no altar.
...Vós me profanastes entre o meu povo, por punhado de sevada e por pedaço de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer...Arrancarei das vossas mãos as almas que vos caçais, soltarei livres como aves as almas que prendestes.
...Livrarei o meu povo das vossas mãos, nunca mais estará no vosso alcance para serem caçados; e sabereis que EU SOU O SENHOR.
Visto que com falsidade entristecestes o coração do justo, não o havendo EU entristecido, e fortalecestes as mãos do perverso para que não se desviasse do seu mau caminho e vivesse.
"Ah, se um de vocês fechasse as portas do templo! Assim ao menos não fariam sacrifício em vão, não acenderiam o fogo no meu altar inutilmente. Não tenho prazer em vocês, diz o Senhor dos Exércitos..." (Malaquias 1: 9,10).
O destino deles é a perdição... a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas (Filipenses 3: 19).
Os tais são murmuradores, são descontentes ...são aduladores dos outros, por motivos INTERESSEIROS (Judas 16).
Eles preservavam as almas, por interesse de obter lucro por meio delas.
Paulo deixou claro que no ministério de Jesus Cristo NÃO ERA ASSIM, ele diz:  ...Não foi assim que vocês aprenderam de Cristo. De fato, vocês ouviram falar Dele, e Nele foram instruídos de acordo com a verdade que está em Jesus... (Efésios 4: 20 a 24).
Sede meus imitadores como eu sou de Cristo, aconselhou Paulo.
(I Coríntios 11: 1).
É importante relembrar que, sacri-FICAR significa FICAR separado do pecado é manter-se de coração puro, não desanimar, perseverar na palavra da verdade, guardar o coração e não negligenciar a tão grande salvação, obedecer e fazer a vontade de Deus SEMPRE!
Isto é, fazer o que o Senhor Jesus fez por nós, Ele se manteve separado do pecado. As paixões carnais fazem guerra contra a alma. Por isso, a necessidade do sacrifício, esforço para se manter SEPARADO DA IMUNDÍCIA QUE O MUNDO NOS OFERECE.

“...Apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo a agradável a Deus...” ( Romanos 12:1, 2).
Grande é o pecado daqueles que usam a força da carne para incentivar e ensinar seus subordinados a oprimir e extorquir inocentes para ele e seus aliados tirar proveito do melhor de todos os sacrifícios.

Eles não se importavam com o Senhor;...estando-se cozendo a carne, o moço do sacerdote com um garfo de três dentes na mão, metia-o na panela e tudo quanto o garfo tirava O moço do sacerdote tomava para si;... Se o ofertante lhe respondia: Queima-se primeiro a gordura, e, depois tomarás a carne quanto quiserdes, então ele lhe dizia: Não, porém hás de ma dar agora; SENÃO, TOMÁ-LOS-EI À FORÇA. Era, pois mui grande o pecado destes moços perante o Senhor... (I Samuel 2: 12 a 17).
...Eu o escolhi...para ser o meu sacerdote, para subir ao meu altar... 
Por que pisais aos pés os meus sacrifícios...?

E tu por que honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel?... (I Samuel 2: 28 a 30).
Acaso, não vos basta a boa pastagem?...
Quanto às minhas ovelhas, elas pastarão o que haveis pisado com os pés e bebem o que haveis turvado com os pés. Por isso, assim lhes diz o Senhor Deus: Eis que eu mesmo julgarei entre ovelhas gordas e ovelhas magras (Ezequiel 34: 18, 19, 20).
Comerão, mas não se fartarão; ...porque ao Senhor DEIXARAM DE ADORAR (Oséias 4: 10).

Embora tivessem feito acumulação de ouro e prata em seus palácios, e, em seus celeiros tivessem armazenado muita fartura do alimento que perece, PASSAVAM FOME do alimento ESPIRITUAL. Eles mesmos cortaram os manjares espirituais e fizeram perecer o alimento que permanece para sempre.
...O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu o gafanhoto devorador, e o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor (Joel 1: 4).
...Nem a sua prata, nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do Senhor... (Ezequiel 7: 19).
Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água MAS DE OUVIR AS PALAVRAS DO SENHOR (Amós 8: 11).
O justo tem bastante para satisfazer o seu apetite, mas estômago do perverso PASSA FOME (Provérbios 13: 25).

...Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de TODA PALAVRA QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS (Mateus 4: 4).
Quer ser um sacerdote ou (Obreiro, pastor, esposa, discípolo, líder, profeta, SERVO) FILHO DE DEUS VENCEDOR?

Lembre-se da palavra do profeta ageu: Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas em quanto esta casa (a vida do povo de Deus) permanece em ruínas? (Ageu 1: 4).
Portanto, saiam para fora, deixem os seus cantinhos sofisticados e, VÃO A OLARIA.
Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouviras as minhas palavras, diz o Senhor (Jeremias 18: 1 a 17).
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvinte, enganando-vos a vós mesmos (Tiago 1: 22).
Por que me chamas Senhor, Senhor, e NÃO FAZEIS O QUE EU MANDO? (Lucas 6: 46).
Jesus mandou os discípulos fazer o quê?!
O que Jesus ensinou às sete Igrejas?!
O que João ensinou aos filhinhos de Deus?!
O que Paulo fez e ensinou por vontade de Deus aos bispos da Igreja em Éfeso?!
... “Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que obedecer é melhor do que o sacrificar, e atender “a vontade de Deus”, melhor do que a gordura de carneiros (I Samuel 15: 22).
Todo o caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações.
Exercitar a justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que o sacrifício (Provérbios 21: 2, 3)
...Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, o sacrifícios dos nossos lábios (Oseias 14: 2).
Foi o próprio Deus que rejeitou o sacrifício de animais, não solicitou por meio de requerimento, não pediu, nem quis mais. O Pai estava planejando uma NOVA aliança!
Deus já estava exigindo VERDADE, compaixão, graça, misericórdia e o exercer a Justiça, Davi entendeu e, obedeceu, ele disse: ...Proclamei as boas novas de justiça. ...Não ocultei no coração a tua JUSTIÇA; proclamei a tua FIDELIDADE e a tua SALVAÇÃO... Não escondi “dos filhos de Israel” a tua GRAÇA e a tua VERDADE... (Salmo 40: 6 a 11).
A mera multiplicação dos sacrifícios é vão e, totalmente inútil!
...Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios e comei carne. Porque nada falei... nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocausto ou sacrifícios. Mas isto lhe ordenei dizendo: DAI OUVIDOS A MINHA VOZ... (Jeremias 7: 21 a 28.
Além do sacrifício de animais e a fidelidade nas ofertas, se preocupavam em ser fiel até mesmo no dízimo da hortelã, do endro e do cominho, que apresentavam de três em três dias, ainda faziam longos jejuns, e diziam: Porque jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Porque afligimos nossa alma, e tu não levas em conta?
Deus responde dizendo: Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses... Jejuais para contenda e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto (Isaías 58: 3, 4; - Mateus 23: 23).

Sacrifícios a preço de sangue e opressão (fardo pesado) fidelidade no dízimo, jejum e longas orações do VELHO homem, muitas vezes não move o coração de Deus. O servo de Deus se regozija nas obras de justiça, na fé que atua pelo amor de I Coríntios 13 e no sacrificío de adoração do NOVO homem nascido do Espírito!
O objetivo do sacrifício do Senhor Jesus é salvar o maior numero de almas para o reino de Deus, e assim, poder conquistar a multidão e dar testemunho dos milagres e das obras maravilhosas de Deus, levar a salvação aos quatro cantos da terra com bom êxito. O que Jesus nos pede?
Com o que eu poderia comparecer diante de Deus...? Deveria oferecer holocaustos de bezerros de um ano? Ficaria o Senhor satisfeito com milhares de carneiros, de dez mil ribeiros de azeite?
...Devo oferecer...o fruto do meu corpo por causa do pecado que eu cometi? 
Ele  mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o  Senhor Deus pede:  pratique a justiça, ame a fidelidade e a misericórdia, e ande humildemente com o seu Deus (Miqueias 6: 7, 8).
De tempo em tempo o povo sacrificava, procuravam a Deus dia a dia, tinham prazer em se chegar a Deus,  cobravam as bençãos, se queixavam e exigiam, rasgavam as vestes e murmuravam, ansiosos esperavam o cumprimento da palavra, mas NADA DE EXTRAORDINÁRIO ACONTECIA!
Eles tocaram a trombeta e prepararam tudo, mas não havia valente que fosse à peleja, porque toda a ira ardente de Deus estava sobre toda a multidão deles (Ezequiel 7: 14).
...O vosso amor é como a nuvem da manhã e como orvalho da madrugada, que cedo passa... (Oseias 6: 4, 5, 6).
Davi exclama, dizendo: Socorro, Senhor! ...Cada um
fala com falsidade ao seu próximo, falam com lábios lisonjeiros. Ou seja, eram RELIGIOSOS que diziam uma coisa, mas a intenção do coração era outra. Por isso, a pregação da palavra não dava frutos.
Volta, ó Israel, para o Senhor, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído (Oseias 14: 1).
Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, Eu me levantarei agora, diz o Senhor, e, porei a salvo quem por isso suspira (Salmo 12: 5).

Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entendera, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10).

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria  e o ensino " (Provérbios 1: 7)

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas! (Apocalipse 3: 6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário