sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A MEDIOCRIDADE RELIGIOSA parte 01



A primeira parte de "A Mediocridade Religiosa” é mais um tema para enriquecer a vida espiritual daqueles que desejam receber algo que germina de uma semente incorruptível (Palavra de Deus) que é o novo nascimento e a santificação, a qual brota no coração, cresce e faz a diferença, porque os que nasceram de novo criam raízes profundas, dá o seu fruto e não podem murchar espiritualmente, Como está escrito: "Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha;..." (Salmo 1: 3).

 Mediocridade significa conseguir apenas atingir a média, ficar no meio- termo, mas na vida espiritual não existe meio termo, ou a pessoa se arrepende e se lança de baixo da graça e misericórdia de Deus, e mergulha na Palavra para ser lavado e santificado (nasce de novo), ou se torna um religioso medíocre (morno), amigo do mundo. Os que vivem na mediocridade religiosa não nascem do Espírito, tentam dividir a fé entre dois  senhores no mundo, e acabam se tornando inimigos de Deus."Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus" (Tiago 4:4). A fé dividida faz a pessoa ficar longe da presença de Deus, ela persevera praticando uma fé  infrutífera, trabalha com amor para ajudar aos sofridos, se dedica à evangelização e ao serviço das obras sociais, é fiel para cumprir as ordens do sistema religioso, mas vive cheia de problemas e suporta com paciência o sofrimento, mas essa criatura não tem relacionamento com Deus, não anda no caminho da verdade, ela lê a história da Bíblia, mas não entende a mensagem de Cristo, como disse Paulo, eles tem zelo (de querer cumprir a Lei), mas não com entendimento. Como alguém que não tem entendimento espiritual pode nascer de novo? Estes vivem no pacto da antiga aliança, não praticam os ensinamentos de Cristo, como foi o caso da liderança de igreja de Tiatira, praticava a injustiça, dava mau testemunho, tolerava os governantes idólatras e os que cometeram imoralidade sexual. Jesus achou prostituição e o pecado da idolatria naquela Igreja, ela praticava as obras das trevas, induzia os filhos a viver como escravo do pecado, seduzia outros a participar da sua própria doutrina atraindo ao engano, e incitava os próprios servos de Deus a viver na mediocridade religiosa. Trazendo a Palavra para os dias de hoje, caso ela não se arrependa receberá severa punição. Qual é punição? Doença para a morte, grande tribulação e morte espiritual dos filhos. Jesus conhece as suas obras, e sabe que ali é praticado a  fé, o amor e a perseverança, mas neste lugar também se pratica coisas más, como a busca pelo poder e o amor a riqueza. Deus vai permitir que eles parem com tudo o que estão fazendo, e se não se arrepender ficarão doentes e vão cair numa cama e o sofrimento será terrível e vergonhoso, todas as igrejas saberão, ou seja, tudo o que estava escondido será revelado publicamente, serão humilhados porque não viveram a experiencia do novo nascimento. Como está escrito: 

"Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que têm amor, são fiéis, trabalham e aguentam o sofrimento com paciência. Eu sei que vocês estão fazendo mais agora do que no princípio [...] Eu lhe dei tempo para abandonar os seus pecados, porém ela não quer deixar a imoralidade. Portanto eu a jogarei numa cama, onde ela e os que com ela cometeram adultério sofrerão horrivelmente. Farei isso agora, a não ser que eles se arrependam das coisas más que fizeram junto com ela. Matarei os seguidores dela, e então todas as igrejas saberão que Eu Sou Aquele que conhece os pensamentos e os desejos de todos. Eu pagarei a cada um de vocês de acordo com que tiver feito ( Apocalipse 2:19-23).

O religioso medíocre pode ser reconhecido pelos frutos. Seu fruto representa meio termo, “médio" não está maduro nem verde; não está bom, nem totalmente podre, está prestes a cair. Foi o que aconteceu com lúcifer, o anjo caído.
"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti" (Ezequiel 28:15).

A Palavra de Deus é uma herança guardada no céu, auxílio bem presente contra a 
falsidade dos infiéis. "...Porque já não há homens piedosos, desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens" (Salmos 12:1). A palavra viva é socorro que vem da parte de Deus para todo aquele que Nele crê. "Elevo os olhos para os montes: de onde virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR [...]" (Salmo  121: 1, 2, 7, 8). Feliz aquele que tem desejo de buscar saber mais de Deus e de seus planos para nossos dias através da Palavra tão maravilhosa que é a verdade que liberta"Venham, voltemos todos para Deus o SENHOR [...] Vamos nos dedicar mais e mais ao SENHOR! Tão certo como nasce o sol, Ele virá nos ajudar [...]" (Oseias 6: 1, 3)."Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras." (I Tessalonicenses 4: 18) "Guardai-vos no amor de Deus [...] E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida;..." (Judas ver: 21, 22). [...] Sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor [...] E edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo." (I Tessalonicenses  5: 4 a 11). "...Para que Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminando os olhos do vosso coração [...]" (Éfeso 1: 18).  "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos" (Salmos 119: 105).  Através dessa luz o Espírito Santo vai mostrando a verdade, Ele inspira  servos e servas que estão em comunhão com Deus, e que desejam falar da Sua Palavra para abençoa-los com o novo nascimento. A Palavra instrui, exorta e educa na justiça, ela é a verdade que vem do íntimo de Deus, e penetra na mente no coração e na alma de forma profunda, e com abundância "Pois a terra se encherá do conhecimento da glória Deus, como as águas cobrem o mar" (Habacuque 2: 14).

Como identificar um falso profeta, religioso e  medíocre?

O primeiro passo é ouvir a mensagem com interesse de conhecer a verdade do Evangelho, examinar o que a pessoa está falando, provar se está de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo. Como está escrito a respeito do povo de Bereia: "[...] Ouviam a mensagem com muito interesse.Todos os dias estudavam as Escrituras Sagradas para saber se o que Paulo dizia era mesmo verdade" (Atos 17:11). "Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém;..." (I João 3: 7).

Os falsos profetas usam versículos isolados da Bíblia para obter lucro próprio, seus ensinamentos tem gotas de mentiras e engano, causam divisão e morte espiritual. Se a mensagem não é enviada pelo Espírito de Deus o povo perece por falta de conhecimento e  entendimento da verdade que liberta, e quando a igreja não é edificada por meio da Palavra, o povo cai, porque o que conseguiram foi pela força do braço e pela ganancia de conquistar riqueza deste mundo, no fim, a igreja fica vazia de povo e do poder do Espírito Santo. Ai dos falsos profetas, os hipócritas!

Guias cegos! [...]  Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estão cheios de coisas que vocês conseguiram  pela violência e pela ganancia. Fariseus cegos! [...] hipócritas! pois vocês são como túmulos pintado de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados [...]" (Mateus 23: 24-28). [...] Se tornaram nulos em seus próprios raciocínios [...] pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira..." (Romanos 1: 21 a 25). 

Para não se deixar enganar é preciso ouvir a palavra do verdadeiro Pastor, Jesus Cristo, pois os que praticam a verdade e seguem os passos de Jesus não se perdem no meio do caminho. "E não perdi nenhum deles, a não ser o filho da perdição." (João 17: 12).
Os falsos profetas praticam uma fé sem misericórdia, fazem obras sociais, mas não socorrem o oprimido na sua necessidade espiritual que é nascer de novo. O resultado é  orgulho, vaidade, cansaço, aborrecimento, desanimo, doença, separação e queda espiritual. A fé sem a misericórdia de Deus excita a violência no coração daqueles que praticam a injustiça com interesse de lucro deles mesmos, os quais se gloriam das suas conquistas materiais e fazem do Pai um carrasco, proferem blasfêmia contra Deus e transformam a fé em fardo pesado.
"...Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR" (Jeremias 9: 23, 24). A fé com misericórdia produz VIDA! É um dom que Deus entregou aos santos para que a Igreja pudesse empregar toda a sua diligência na pregação sobre o Reino de Deus e o novo nascimento. Os que nasceram de novo são filhos de Deus, estes crescem e brilham espiritualmente diante de Deus e dos homens.
"Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5: 16).
Outra coisa a observar é que toda palavra do verdadeiro profeta vem de Deus, e não cai no chão, ela se cumpre.
"...Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?
Sabe que, quando esse profeta falar em o nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder como profetizou, esta é a palavra que Deus não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenha temor dele" (Deuteronômio 18: 21, 22).
Outra característica importante dos verdadeiros cristãos é que eles buscam e pensam nas coisas lá do alto. "[...] ponham o seu interesse  nas coisas que são do céu  [...] Pensai nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra..." (Colossenses 3: 1, 2).



Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne (desejo exagerado de prazeres desta vida terrena), a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo; o mundo passa, [...] aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente (I João 2: 15 a 17).

O medíocre quer ser cabeça e disso não abre mão; quer conseguir seu objetivo a qualquer preço, deseja vencer na vida, ostentar poder, exibir fortuna, e conquistar aquilo que o outro possui se torna o seu maior sonho. Há vontade de vencer, mas o seu querer não está de acordo com a vontade de Deus, por isso, não conseguem produzir o mesmo fruto que causou efeito (resultado extraordinário) na vida de Jesus, de Paulo e outros filhos de Deus. Embora conheça a verdade, falta caráter e um bom nome para poder conquistar o povo segundo a palavra viva do PAI. Ao ver alguns dando testemunho hoje, entendemos como as pessoas estão espiritualmente medíocres "mornos" em comparação daquilo que o SENHOR JESUS prometeu e ensinou por meio da Palavra da nova aliança. "Portanto, os sacerdotes sofrerão o mesmo castigo que vou fazer cair sobre o meu povo. Vou castigá-los, e eles terão de pagar pelo mal que fizeram" (Oseias 4: 9). "...De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e se um deles é honrado, com ele todos se regozijam..." (I Coríntios 12: 26, 27).  

Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10). 

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria  e o ensino " (Provérbios 1: 7)"

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas! " (Apocalipse 3: 22).



Nenhum comentário:

Postar um comentário