terça-feira, 18 de agosto de 2015

O PAPEL DO HOMEM É “LIDERAR, OU, DOMINAR ”. E O PAPEL DA MULHER?

“...que é um simples ser humano para que penses nele? 
Que é um ser mortal para que te preocupes com ele?
No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste glória e a honra de um rei. 
Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele:...
Ó SENHOR, nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro (Salmos 8: 5 a 9).

Ou seja, o homem é a cabeça em Cristo. Em o NOME de Jesus Cristo ele recebe poder do Espírito Santo para dominar com excelência no mundo inteiro. 
E a mulher é a sua “auxiliadora”; ela foi feita para “ajudar como se fosse a sua obra metade. Ler Gênesis 2: 18.
Comparando a mulher e o homem como uma só pessoa, o homem representa a cabeça, e a mulher o corpo, a cabeça é sustentada no corpo, e o corpo não anda sem o comando da cabeça, assim também a Igreja depende do comando de Jesus Cristo. 
Homem e mulher são um em Cristo. E cada um alimenta e cuida do corpo, como Cristo faz com a Igreja.
“O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo” (Efésios 5: 28).

O significado de “auxiliadora” é: “andar do lado, ser capaz de ensinar o que é bom e verdadeiro para alimentar, proteger ou socorrer, prestar auxílio, andar junto para edificar de acordo com a Palavra de Deus.
“Toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua...” (Provérbios 14: 1).
A auxiliadora providencia alguma coisa necessária, supre a qualidade que falta no homem para que ele possa ser bem-sucedido no papel de “liderar” ou” “dominar” de acordo com a vontade de Deus. 
A mulher sábia se esforça para conseguir cumprir seu papel de auxiliadora, e está sempre ocupada, é forte e trabalhadora e as que têm juízo nem dependem do salário do marido, ganham o seu próprio dinheiro, fazem negócios e investem no bem estar da sua família. Estas seguem o exemplo da mulher virtuosa. 
“Examina e compra uma propriedade com o dinheiro que ganhou e faz nela uma plantação de uvas... Ela faz roupas e cintos para vender aos comerciantes. É forte, respeitada e não tem medo do futuro...Ele nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família...”(Provérbios 31: 16, 24, 27).

As auxiliadoras devem se santificar no SENHOR, tratar as pessoas necessitadas com misericórdia, praticar a fé que atua pelo amor, agir com justiça, viver pela graça e saber manejar bem a Palavra. Ela e o seu marido devem ser exemplo de boa conduta, saber ensinar as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver. Assim elas também poderão instruir as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a Palavra de Deus não seja difamada. Ler Tito 2: 3 a 8.
Auxiliadora é a esposa. Mas no caso do apóstolo Paulo as suas auxiliadoras foram as mulheres que trabalhavam arduamente no SENHOR, estavam ao lado dele como filhas de Deus ou irmã em Cristo, Paulo fala da irmã Febe, e diz a respeito dela: “...pois tem sido de grande auxilio para muita gente, exclusive para mim”. Haviam outras auxiliadoras que viviam separadas do sistema corrupto deste mundo, entre elas a Priscila esposa de Áquila: Arriscaram a vida por mim”, disse Paulo, ele também recebeu auxilio amoroso da mãe de Rufo, e diz: “...Ela também tem sido mãe para mim”. Paulo também falou da irmã de Nereu, e outras auxiliadoras. Mulheres que colaboraram em Cristo Jesus, para a edificação de seu ministério espiritual e no trabalho de ganhar almas para o Reino de Deus. Estas e outras assumiram com temor e responsabilidade a missão de “auxiliadoras”. Ler Romanos 16: 1 a 15. 
Débora, a estrela que se levantou por mãe em Israel é outro grande exemplo de auxiliadora. Ela era casada e profetiza e também juíza dos israelitas naquele tempo. Durante vinte anos o inimigo maltratou o povo de Israel sem dó nem piedade, então o povo pediu socorro a Deus, e o SENHOR olhou lá de cima e viu que não podia contar com os homens, todos haviam se corrompido e estavam divididos, e aquele que poderia se levantar contra o exército inimigo era medroso, e, mesmo Deus dizendo:“Eu farei com que você vença o exército inimigo, ele se acovardou diante da missão de liderança. E Deus entregou o comandante do exército inimigo nas mãos de uma mulher.
Débora tinha relacionamento íntimo e pessoal com Deus, ela era espiritual e corajosa. 

Débora mandou chamar Baraque,..., e lhe disse: “O SENHOR, o Deus de Israel, está lhe dando esta ordem:“escolha dez mil homens da tribo de Naftali, e Zebulom e os leve ao monte Tabor. Eu vou trazer Sícera comandante do exército de Jabim (inimigo de israel), até o rio Quisom para lutar contra você... 
Então Baraque disse a Débora: Só irei se você for comigo. Se você não for eu não irei. Ela respondeu: Está bem! eu vou com você. Mas você não ficará com as honras da vitória, pois o SENHOR Deus entregou Sícera nas mãos de uma mulher(Juízes 4: 4 a 9).

Deus já havia determinado entregar o comandante do exército nas mãos de uma mulher. Contudo, Débora assumiu o seu papel de auxiliadora com excelência. Ela encorajou a Baraque dizendo: vá você!
“Vá agora porque é hoje que o SENHOR lhe dará a vitória sobre Sícera. O SENHOR está com você!”(Juízes 4: 14).

Débora vivia na presença do Pai celestial, ela mesma tirava tempo de dia e de noite para meditar na Sua Palavra, e não precisava de alguém que falasse com Deus em seu lugar, nem recebia mensagem da boca de um religioso qualquer. Ela sabia que os israelitas não confiavam somente em Deus, e insistiam em ter um rei humano. Como juíza ela já havia atendido muitos chefes de famílias, e sabia que as mulheres dependiam do marido para obter conhecimento espiritual, estas ficavam satisfeitas de receber a Palavra de segunda mão. 
Hoje, a história da igreja não é diferente, as pessoas religiosas guardam a Bíblia numa gaveta e correm atrás da mensagem daqueles que se tornaram corruptos, não buscam alimento espiritual por intermédio das Sagradas Escrituras, e rejeitam Deus como Rei. 

Os israelitas disseram a Samuel:
...Olhe! Você já está ficando velho, e os seus filhos não seguem o seu exemplo. Por isso queremos que você arranje um rei para nos governar, como acontece em outros países”(I Samuel 8: 5).

Arranje um rei para nos governar, como acontece em outros países.

Eles eram povo de uma nação escolhida e tinham Deus para governá-los, mas desejavam seguir o exemplo dos líderes corruptos de outros países, e adoravam os deuses deles.

Samuel não gostou do pedido deles. Então orou a Deus, o SENHOR, e Ele respondeu assim:“Atenda o pedido do povo. Não é só você que eles rejeitaram; eles rejeitaram a mim como Rei. Desde que eu os trouxe do Egito, eles sempre me têm abandonado e têm adorado outros deuses...
Faça o que eles querem. Dê a eles um rei”(I Samuel  8: 6, 7, 22).

O conhecimento da Palavra de Deus não está reservado somente aos homens, mestres da lei, bispos, sacerdotes, pastores e outros religiosos, pois o mandamento: fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro de dia e de noite, e se esforce para viver de acordo com que está escrito nele; Josué 1: 8, também é para as mulheres, e a todos os homens, ricos e pobres que vivem debaixo da graça. Todos os que fazem do seu corpo “Templo do Espírito Santo, representam o sacerdócio de Cristo. E na condição de pessoas santificadas podem entrar no Santo dos Santos e manter um relacionamento íntimo e pessoal com Deus.
Débora falava com Deus, ela era uma juíza justa. E naquela época alguns homens que deviam liderar estavam divididos entre eles. Outros foram com ela, e arriscaram a vida no campo de batalha, mas a tribo de Ruben, por exemplo, estava dividida; os homens discutiam e não foram para a batalha. E o Anjo do SENHOR humilhou os que não vieram ajudar, não vieram como soldados para honrar ao Deus vivo, o SENHOR de todos os Exércitos. 
Débora e Jael ficaram com as honras da vitória contra o exército de Sícera. Ela e  Baraque cantaram ao SENHOR um cântico novo, dizendo: 
“..., nos dias de Jael, as estradas estavam desertas...nas estradas de Israel não havia ninguém; elas ficaram vazias até que você Débora, veio, para ser mãe de Israel...
A mais feliz das mulheres é Jael...
Pegou a estaca com uma das mãos e a marreta com a outra. Deu um golpe em Sícera e esmagou a sua cabeça;...
A seus pés ele caiu de joelhos e tombou; ele caiu morto no chão”(Juízes 5: 6, 7, 24 - 27).

Jael pegou a estaca com uma das mãos e a marreta com a outra. Ela deu um golpe em Sícera e esmagou a sua cabeça!
Assim satanás será esmagado em o NOME do SENHOR Jesus Cristo!

Todos os orgulhosos que entrarem na batalha contra a VERDADE do Evangelho cairão de joelhos e antes de tombar com a cabeça no chão, confessarão: Jesus Cristo é o SENHOR!

Débora assumiu a missão de falar a favor daqueles que não podem se defender, e proteger os direitos de todos os desamparados começando pela sua própria casa, porque naquela época não havia justiça na terra. Pois até os reis se destruíram gastando as suas riquezas com as coisas desta vida terrena e com prostitutas.
São estas as palavras solenes que a mãe do rei Lamuel lhe disse: Você é meu filho querido, a resposta das minhas orações. O que lhe direi? Não gaste toda a sua energia nem todo o seu dinheiro com mulheres, pois até os reis já se destruíram assim...  Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados. Fale por eles e seja um juiz justo. Proteja o direito dos pobres e necessitados” (Provérbios 31: 1, 2, 3, 8). 

O que o homem faz a sua esposa, filhos, netos e às outras pessoas é o que ele faz a Jesus Cristo. Ler Mateus 25: 34 a 40. O que é prudente teme ao SENHOR e recebe discernimento para não ser enganado, assim ele também não enganará outros. 
Ao homem é concedido a fé para dominar ou liderar, esta fé é um dom de Deus, Ele também concede espírito de coragem e poder do Espírito Santo, conhecimento e entendimento da Sua Palavra, mas sem amor nada disso tem proveito. A fé deve ser fortalecida no amor divino para lutar contra o mal, pois sem a presença de Deus (Amor) o mal pode atingir a sua casa e o seu ministério espiritual, mas quando a mulher sábia pratica a fé que atua pelo amor, Deus entra em ação e ela consegue fazer a diferença, leva outras famílias a construir ou edificar sobre o alicerce que é Cristo. Porém, se lhes falta sabedoria e entendimento por ter abandonado a Palavra de Deus, o seu ministério espiritual sofre a humilhação do fracasso como aqueles que abandonam ao SENHOR: a casa cai e o seu nome é escrito no chão! 

“...Todos os que te abandonaram sofrerão vergonha; aqueles que se desviarem de ti terão os seus nomes escritos no pó, pois abandonaram o SENHOR, a fonte de água viva” (Jeremias 17: 13). 

A sabedoria que edifica a casa vem de Deus, Ele é a própria Sabedoria que constrói a casa.

“Se não for o SENHOR o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção...Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento...” (Salmos 127: 1, 2).

Quando o homem recebe o projeto de vida das mãos de Deus, e tenta edificar a casa sozinho: exclui a auxiliadora do propósito de Deus, a sua coroa cai no chão, e perde-se as pedras preciosas, ou seja, a sua autoridade e sabedoria concedida por Deus para salvar vidas cai por terra. E a consequência?  
Morte espiritual!                                                                                                                                     

“Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas!...” (Provérbios 31: 10). 

A esposa exemplar não tem sua liberdade limitada, ela é verdadeiramente livre para viver de acordo com a vontade do Pai celestial. Ou seja, a mulher virtuosa não é semelhante às mulheres escravas da Época Medieval. O papel destas estava relacionado com a submissão aos pais e maridos opressores, elas viviam escravizadas, subordinadas aos capricho dos homens, e tinham obrigação de elas mesmas cuidar da casa, de seus filhos e do marido, e eram proibidas de trabalhar fora ou negociar alguma coisa de valor, não eram submissas por viver de acordo com a Palavra, mas por imposição do homem religioso, cruel e infiel. A imagem abaixo ilustra bem a liberdade limitada das esposas ou das filhas solteiras que viviam solitárias e infelizes, elas acatavam a vontade do pai religioso, o qual negociava o seu casamento pelas vantagens que lhe traria. Estas após se casar eram vigiadas pelos maridos, os quais desprezam a graça, e desobedeciam o mandamento de amá-las como Jesus Cristo amou a sua igreja.
E o resultado era terrível: elas passavam o dia todo preocupadas com a sua própria beleza, e estavam sempre prontas para servir o marido, mesmo contra a vontade, esperavam os maridos arrumadas e bem maquiadas, algumas sabiam que eram traídas e viviam aflitas e desconfiadas, esperavam angustiadas a hora do marido chegar, mas estes não lhes garantiam paz e segurança.
O homem não deve ficar longe da sua esposa por muito tempo, nem descansar sozinho enquanto ela está solitária e oprimida. 
Feliz o marido que bebe água na sua própria cisterna, e mantem a sua esposa ao seu lado. 
  
                                                  
“Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela. Os filhos que você tiver com outras mulheres não lhe trarão nenhum bem. Os seus filhos devem crescer para ajudar você e não aos outros. Portanto alegre-se com sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou,...” (Provérbios 5: 15 a 23).

O marido deve alimentar sua esposa com a Palavra de dia e de noite, caso contrario ele cai nas armadilhas dos seus próprios erros.

Adão deve ter semeado a Palavra de manhã, mas a tarde ele descansou sozinho, enquanto repousava, Eva foi enganada longe da presença de Deus e do marido, e a colheita foi terrivelmente amarga.

“Semeia a sua semente pela manhã e a tarde não repouse a sua mão...”(Eclesiastes 11: 6).
Ou seja, leia a Bíblia de manhã e lance a semente no coração de alguém que perece por falta de conhecimento, e a tarde não fique com a mente vazia, medite na Palavra, busque a presença do Espirito Santo, e descanse em paz junto com a esposa e seus filhos.

“Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês a desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus. animem-se uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais...” (Efésios  5: 18).

Se o homem quer que a sua casa seja edificada com a sabedoria que vem do alto ele também precisa ser submisso a vontade de Deus, e se sujeitar aos incentivos da mulher que o ajudará na sua realização e edificação espiritual, juntamente com os filhos e netos que também devem ser obedientes e submissos. 

“Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo” (Efésios 5: 21). 

Homem, mulher, filhos e netos, todos têm a responsabilidade de obediência e submissão, vivem debaixo da autoridade do Líder Maior que é Cristo: O homem obedece a Cabeça que é Cristo, e a mulher é submissa à autoridade da liderança que Deus deu ao homem, e os filhos são guiados no caminho sobremodo excelente pelo exemplo dos pais. Assim todos precisam desempenhar com temor e tremor o papel no trabalho de edificar a casa. A boa liderança começa no lar. O homem tem que ter a capacidade de respeitar com humildade o papel da mulher que é a sua auxiliadora: companheira, amiga, mãe de seus filhos e esposa sábia, a qual recebeu de Deus sabedoria e capacidade para edificar a casa. Mas se o homem despreza a Palavra de Deus e age com espírito opressor e faz a mulher se submeter à escravidão, roubando dela o direito de receber a herança do SENHOR, está condenado ao fracasso. Mas aquele que reconhece que os filhos são herança do SENHOR será abençoado.
“Os filhos são herança do SENHOR, uma recompensa que ele dá... como é feliz o homem que tem sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal” (Salmos 127: 3, 4, 5).

Quando o material usado para construir sobre o alicerce é queimado, o casamento enfraquece e a alegria da casa é prejudicada, perde-se a recompensa de Deus. 
O homem foi feito com falta daquilo que a mulher livremente pode lhe acrescentar. Ele recebe uma certa medida de sabedoria, mas precisa do auxilio da mulher, a qual trás socorro espiritual da parte de Deus, e com a direção do Espírito Santo os dois se completam como se fosse uma só pessoa. Eles são como Deus, e são parecidos com o seu Criador. E nenhum animal doméstico substituirá seus filhos, porque os filhos também foram feito a imagem e semelhança de Deus.          
“Deus fez os animais, cada um de acordo com a sua espécie: os animais domésticos,... Ai ele disse: “Agora vamos fazer os seres humanos que serão como nós, que se parecerão conosco” (Gênesis 1: 25, 26).                                                      
O cão é amigo do ser humano, mas ele não pode suprir a necessidade que o homem têm de ter filhos abençoados para formar uma família completa e feliz. Quem teme a Deus e anda nos seus caminhos vive debaixo da graça, obedece sem opressão e, será totalmente feliz e próspero.

“Como é feliz quem teme ao SENHOR, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveiras ao redor da sua mesa. Assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR!” (Salmos 128: 1 a 4).

Os cães não têm entendimento espiritual, nem recebem a plenitude do Espírito Santo, por isso um animal irracional não pode viver unidos com Cristo, e nem deve sentar-se ao redor da mesa como se fosse filho, se um casal decide desobedecer a vontade de Deus no que se refere a ter filhos e fazem o que é da sua própria vontade substituindo a herança do SENHOR pelos animais domésticos, cometem o pecado de contaminar o corpo de Cristo, ou, o Templo do Espírito Santo. 
Se o homem despreza a Verdade do Evangelho, e desobedece o mandamento de pastorear as suas primeiras ovelhinhas (família), jamais conseguirá cuidar do rebanho de Deus, e pode ser chamado de cão mudo que é incapaz de latir”, ou seja, é irracional, não valoriza a pregação da Palavra para dar testemunho de Jesus Cristo, e nem adora o Espírito de Deus, com ele o rebanho fica desprotegido. 
“O SENHOR Deus diz: Venham, animais selvagens, venham e devorem o rebanho. Os guardas do meu povo são cegos; eles não veem nada. Todos são como cachorros mudos, que não podem latir; estão sempre deitados, dormindo; são preguiçosos que só gostam de dormir e sonhar.... Os pastores do meu rebanho não entendem nada; todos seguem os seus próprios caminhos, e procuram os seus próprios interesses. eles dizem uns aos outros: Vamos procurar vinho e cerveja e cair na bebedeira. Amanhã faremos a mesma coisa, e ainda mais do que hoje!” (Isaías 56: 9 a 12).                                                            

“...Deus nos corrige para o nosso próprio bem para que participemos da sua santidade,...” (Hebreus 12: 10,11).

A admoestação de Deus é para que tenhamos cuidado com a influência maligna daqueles que se apresentam com uma falsa santidade e colocam a confiança nas obras da carne, pois os conselhos das Sagradas Escrituras e para que vivamos a verdadeira santidade, pois sem ela ninguém verá o SENHOR.

“Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada a o SENHOR, pois sem isso ninguém o verá. Tomem cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus... vocês chegaram até Jesus, que fez a nova aliança e que borrifou o sangue que fala de coisas muito melhores do que o sangue de Abel. Portanto, tenham cuidado e não recusem ouvir aquele (sangue) que fala” (Hebreus 12: 14,15, 24, 25).

“Cuidado com os “cães”, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão! Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos o Espírito de Deus, que nos gloriamos em Jesus Cristo e não temos confiança alguma na carne...” (Filipenses 3: 2, 3).

Aqueles que confiam na carne se tornam arrogantes, orgulhosos, vaidosos, e egoístas.
As mulheres religiosas que viviam em Samaria eram orgulhosas e vaidosas, maltratavam os necessitados, exploravam os pobres e ficavam sempre pedindo aos maridos que lhes permitissem beber vinho. Juntos afogavam as suas angustias e emoções (falsa alegria) com o copo de vinho na mão.
Assim também era o procedimento vergonhoso dos falsos profetas nas festas que realizavam para amigos de farra ao comemorar o lucro de um grande negocio. 

“Com as suas vergonhosas bebereiras, eles são como manchas de sujeiras nas refeiçoes de amizade que vocês realizam” (Judas 12).

Só existe uma maneira da mulher se manter espiritualmente pura e firme: trocar o seu coração corrupto e enganoso feito de pedra da incredulidade, por um novo coração. Uma pessoa que entrega a sua vida à Jesus Cristo, não confia no braço forte do ser humano (velha criatura). Pois a sua segurança está em Cristo, e o Espírito Santo também deve habitar na vida daquele que lhe dará a proteção espiritual. Pois o homem natural (velha criatura) não entende nada das coisas do Espírito de Deus, ele só terá capacidade de fazer uma mulher ser completamente feliz, se entregar sua vida a Cristo, assim amará com amor de Deus e não por obrigação, ou seja, não lutará por seus próprios interesses egoístas.

“Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta nem fica irritado nem guarda magoas” (I Coríntios 13: 4, 5).

A mulher de provérbios 31, amava seu esposo, e ele a respeitava, mas ela dependia somente de Deus, seu marido era respeitado por ser um homem justo e bem-sucedido, e certamente recebia um bom salário para cumprir a sua missão de juiz, mas a esposa tinha o seu próprio dinheiro, e fazia bons negócios para abençoar a família. Ele cuidava da causa dos necessitados e defendia os pobres, entre eles os órfãos e as viúvas, e a esposa lhe auxiliava neste trabalho.

“Ajuda os pobres e os necessitados” (Provérbios 31: 20).

A mulher foi criada por causa do homem, diz a Bíblia. Mas se a mulher não assume o papel que deve exercer na vida do homem, ele se afunda, e toda a família se afoga no mar do erro dos pais que não temem a Deus.

Assim pereceram no passado, e continuam perecendo hoje, os filhos dos falsos profetas.

“Eles são como ondas bravas do mar, jogando para cima as espumas das suas ações vergonhosas...” (Judas 13).

A mulher foi criada perfeita e tão brilhante quanto o homem.  Mas Deus criou o homem para executar o Seu plano de comandar e salvar vidas na terra, e é ele que deve exercer o papel de liderança, os dois podem trabalhar fora e dividir as tarefas do lar, mas o líder é a cabeça da casa, ou seja, o SENHOR Deus usará homem e mulher como se fosse uma só pessoa, juntos comandarão a casa e as as nações, e nessa batalha eles não serão cauda. Mas para ser bem-sucedido em tudo que fizer,  precisam falar as Palavras das Sagradas Escrituras, e meditar nelas de dia e de noite, para fazer tudo de acordo com a vontade de Deus. E a vontade de Deus é que o homem ame a sua mulher como Cristo amou a Igreja. Ou seja o homem precisa sacrificar a sua vida para salvar a vida da esposa, dos filhos e netos e também das pessoas oprimidas que sofrem em todas as nações da terra. Nessa missão Adão fracassou. Pois ele foi criado primeiro, e depois Eva, mas quando devia ficar junto e ensinar a sua primeira ovelhinha obedecer o Criador, deixou ela cair no engano, e ele também desobedeceu, e seu  filho Caim também pecou por ter matado o seu próprio irmão, mas Adão se justificou como se fosse inocente, e colocou a culpa em Deus ao dizer: “foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto”. 
Disse o homem:“Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”(Gênesis 3: 12).
Acaso Adão recebeu espirito de covardia para tomar essa atitude?
Não. Ele recebeu Espírito de amor, poder e moderação.
O homem foi humilhado por não ter a coragem de usar a autoridade que Deus lhe deu, e deixou a influencia da mulher enganada prevalecer no paraíso. Deus determinou que lhe daria a graça eterna, a qual ainda não tinha sido revelada. O primeiro homem tinha graça e poder de decisão, Deus disse que ele foi criado para dominar e viver em paz naquele paraíso, mas quem estava presente para falar com a mulher e usou o poder de influencia foi satanás, e o homem perdeu o controle sobre a mulher, e ela assumiu a liderança, Eva mandou Adão comer do fruto proibido, e ele comeu, decidiu de livre vontade dar crédito a mentira. E o pecado entrou no mundo através da influencia da mulher. Adão agiu como um líder fraco, ele não foi enganado, mas decidiu fazer a vontade da carne, e comeu do fruto. Não teve controle dos desejos da carne, perdeu o poder espiritual, deixou de amar a Deus acima de tudo, por isso foi envergonhado e morreu espiritualmente.
“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio...  Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, sendo agora revelada pela manifestação do nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do Evangelho” (II Timóteo 1: 7, 9).

Existe uma grande diferença entre a pessoa que é enganada por não ter conhecimento de toda a verdade: parte da Palavra se perdeu. E aquela que pratica o mal sabendo que está fazendo a coisa errada: a Verdade está gritando, ela escuta e decide desobedecer.
Se a pessoa sabe o que está fazendo e decide desobedecer, será condenada. 
Aquele que foi enganado pode conhecera Verdade do evangelho e se arrepender, e ter os olhos do coração e da mente abertos, e ao lembrar da Palavra continuará na fé, no amor e na dedicação a Deus, este também tem o poder de decidir se faz ou não a vontade do Pai, se obedecer, será salvo.

Adão não foi enganado, ele sabia que estava pecando ao desobedecer a lei de Deus, e tinha consciência que estava cometendo um grave erro, mas decidiu desobedecer a Deus para agradar a sua auxiliadora. Para um líder Isto é covardia que lhe trás humilhação e vergonha!
“..E não foi Adão quem foi enganado; a mulher é que foi enganada e desobedeceu à lei de Deus. Mas a mulher será salva tendo filhos se ela, com pureza, continuar na fé, no amor e na dedicação a Deus”( I Timóteo 2: 13 a 15).

O bom pastor tem o controle de tudo ao seu redor e não deixa as suas ovelhas ser enganadas pelos lobos vestidos de cordeiro, ou seja, não deixa suas ovelhinhas sozinhas para caírem na lábia do destruidor. O bom pastor está sobre a autoridade de Cristo para liderar e pastorear o rebanho, e o rebanho está sobre a  responsabilidade dele.

Se o homem assume seu papel de “cabeça” e passa a instrução necessária para a mulher, e ela segue o seu exemplo com sabedoria, satanás é expulso e o mal não prevalece na edificação da casa nem no ministério espiritual, pois a mulher segue o bom exemplo ao lado do homem como ele é exemplo de Cristo.  
Como já examinamos as Sagradas Escrituras, o Apóstolo Paulo não tinha uma única auxiliadora como esposa do lar, ele era solteiro, no entanto, muitas mulheres lhe auxiliavam como servas de Deus, e elas seguiam o seu exemplo, imitavam um líder vencedor. Paulo formava líderes vencedores em todas as Igrejas, e ensinava as mulheres e outros líderes como Jesus Cristo ensinou. Ele tinha moral para dizer: 
“Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo Jesus” (I Coríntios 11: 2).
Ninguém podia julgar o seu comportamento exemplar, e nem as atitudes dos seus companheiros de trabalho, todos eram testemunhas de como eles se comportavam de maneira santa, justa e irrepreensível entre aqueles que se convertiam ao SENHOR Jesus Cristo. 
“Embora, como apóstolos de Cristo, pudêssemos ter sido um peso, fomos bondosos quando estávamos entre vocês, como uma mãe que cuida dos próprios filhos. Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados de nós” (I Tessalonicenses 2: 7, 8). 

Paulo também era humilde para reconhecer que as mulheres e outros cristãos faziam a vontade de Deus e não se apegavam às tradições do judaísmo farisaico, nem de outros religiosos pagãos e idólatras, mas se santificaram na verdade para seguir as instruções de Jesus Cristo, e assim praticar como Ele ensinou. 

“Eu os elogio porque vocês sempre lembram de mim e seguem as instrução que eu passei para vocês... mas quero que entendam que Cristo tem autoridade sobre todo o marido, que o marido tem autoridade sobre a esposa e que Deus tem autoridade sobre Cristo...pois o homem não foi feito da mulher, mas a mulher foi feita do homem. O homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem”(I Coríntios 11: 2, 3, 8, 9).

Ou seja, o homem não deve depender da mulher, mas a mulher foi feita para andar ao seu lado e lhe auxiliar com sabedoria que vem do alto no que for preciso. O homem não foi criado porque a mulher precisava dele, mas a mulher foi criada porque o homem necessitava de uma auxiliadora para lhe ajudar a fazer tudo segundo a vontade de Deus. 
A mulher é um presente de Deus na vida do homem, e ele deve amá-la da mesma forma que Cristo ama a Igreja. Ou seja, deve sacrificar a sua vida por amor a ela, e não fazer nada por obrigação. Assim a sua esposa não perece por falta de alimento espiritual, e se vigiar a sua auxiliadora ficará ao seu lado, debaixo das suas orações, e jamais será enganada pelo diabo, como Eva foi enganada. 
Antes de estabelecer a Igreja, Deus abençoa o casamento para que o homem governe bem a sua família. Ali inicia-se a Igreja com as primeiras ovelhinhas, e toda a humanidade deve seguir o exemplo da igreja de Jesus Cristo.

“Ele deve governar bem sua própria família, tendo filhos sujeitos a ele, com toda dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus?” (I Timóteo 3: 4, 5).

A família de Adão pereceu, e os filhos não tiveram um bom exemplo, pois os pais não deram um bom testemunho, eles também desobedeceram a Deus, Adão não soube governar bem o paraíso, e houve divisão, desobediência e morte na sua própria casa. Então vieram os sacrifícios de animais e outros, nasceram os filhos de reis, sacerdotes e levitas e se tornaram rebeldes, casaram-se com as filhas de Faraó, e a terra ficou cheio de imundícia do pecado das famílias idólatras, construíram templos e sinagogas e se conformaram com o sistema deste mundo, colocaram fardos pesados nos ombros do povo e mataram os profetas de Deus, e os próprios líderes se entregaram à inutilidade da religiosidade. 

Depois que foram feitas essas coisas, os líderes vieram dizer-me: “O povo de Israel, inclusive os sacerdotes e os levitas, não se mantiveram separados dos povos vizinhos e de suas práticas repugnantes...Eles e seus filhos se casaram com mulheres daqueles povos e com eles misturaram a descendência santa. E os líderes e os oficiais estão a frente nessa atitude infiel!” (Esdras 9:1, 2). 
Por este, e por outros pecados, Deus proclamou aos ouvidos do povo, e declarou indignado:
“Não confiem nas palavras enganosas dos que dizem: “Este é o templo do SENHOR, o templo do SENHOR!... Mas vejam! Vocês confiam em palavras inúteis... vocês pensam que podem roubar e matar...e depois vir e permanecer perante mim neste templo, que leva o meu nome, e dizer: “Estamos seguros! Seguros para praticar todas assas praticas repugnantes? Este templo que leva o meu nome, tornou-se para vocês um covil de ladões? Cuidado! Eu mesmo estou vendo isso”, declara o SENHOR” (Jeremias 7: 4, 9, 10, 11).

Então Deus enviou seu único Filho Jesus Cristo, o qual já tinha visto o Pai face a face e lhe deu autoridade para nos libertar das coisas repugnantes do sistema deste mundo religioso. 

Cristo derruba a velha criatura e constrói em nós o Templo do Espírito Santo!

Então os judeus lhe perguntaram: “Que sinal milagrosos o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso?”
Jesus lhes respondeu: “Destruam este templo, e eu os levantarei em três dias”.
Os judeus responderam:“ Este templo levou quarenta e seis anos pra ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias?” Mas o templo do qual  Ele falava era o seu corpo”(João 2: 18 a 21).

Então Jesus se entregou de livre vontade e deixou que fosse destruído o templo que estava sujeito a morte eterna para construir o Templo do Espírito Santo. Contudo, as pessoas religiosas mesmo sabendo que a fé vem pelo ouvir a Palavra, ainda não aprenderam que precisam investir na vida espiritual, elas usam a fé para buscar fama e glória deste mundo, querem ser membro de uma denominação religiosa extraordinária aos olhos deste mundo, e servem mamon, o senhor do poder econômico sujo, injusto e opressor. Jesus falou desse senhor no sermão da montanha, e alertou seus discípulos a não servir dois senhores. Ler Mateus 6: 24.  As pessoas religiosas aprendem dar para receber em troca as coisas desta vida terrena, as quais escravizam o homem, elas entregam o próprio corpo para ser queimado na ilusão de ter uma vida financeira abençoada, mas falta-lhes amor e discernimento espiritual para fazer a vontade de Deus, muitos são obreiros (as), ou diáconos, desejam ter um título de pastor, bispo ou presbítero, são recém-convertidos e ninguém se importa se elas nasceram de novo para fazer parte do corpo de Cristo, alias, ninguém procura saber se elas são libertas transformadas pelo poder da Palavra que é a verdade que liberta. Algumas pessoas pensam que são libertas, mas ficam muitos anos servindo sem saber que ainda são velhas criaturas, estão espiritualmente doentes sendo enganadas e oprimidas, e ninguém tem discernimento espiritual para saber que elas não nasceram de novo para servir como verdadeiro filho (a) de Deus. Por isso há necessidade de formar discípulos aprovados, pois os líderes, sejam eles obreiros, pastores ou bispos devem ser dignos e irrepreensíveis, não podem ser neófitos (servos inexperientes na Palavra da Justiça) que ainda necessitam de leitinho espiritual.  

“...Não pode ser recém-convertido, para que não ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o diabo. Também devem ter boa reputação, perante os de fora,...” (I Timóteo 3: 6, 7).

Ou seja, devem apresentar-se a Deus como obreiros que não tem do que se envergonhar, precisam viver de acordo com o exemplo de Cristo, manejar bem a Palavra, dar um bom testemunho, e saber que Deus não aceita glória de homens gananciosos. Os líderes que são nervosos, materialistas, orgulhosas, desprezam o Evangelho das boas novas, e não colocam em prática os ensinamentos de Cristo, um dia todos vão ser envergonhados, repreendidos e disciplinados pelo próprio Deus vivo por causa da ganância e do orgulho egocêntrico. O homem recebeu de Deus a missão de liderar ou dominar, mas se este não lidera com o Espírito de Cristo: disciplina com rigor e dureza, exorta e corrige o erro dos seus servos segundo o exemplo dos falsos profetas, o tempo passa e um dia todos verão a sua casa cair, como esta caiu a que foi edificada na areia. O verdadeiro cristão ensina de acordo com as palavras de Jesus Cristo admoesta com mansidão, amor e humildade de coração, e prega a verdade do Evangelho a qual tem poder de quebrar o coração de pedra, transformar, libertar e encher do Espírito Santo, mas os que são espiritualmente imaturos, ameaçam e com suas próprias palavras dão poder ao diabo, este espírito opressor deixa as ovelhas tímidas, e elas recebem ordem:boca fechada!e assim permanecem caladas, vazias e oprimidas, com o coração magoado e com medo do homem que já está condenado ao inferno. O filho da perdição não tem nada de espiritual para ensinar, ele quer matar a esperança dos santos, e não são poucas os que se afastaram da presença de Deus por ter perdido a esperança da salvação. Um líder precisa ouvir seus liderados, e saber que satanás já foi derrotado na cruz, pois quem dá poder ao diabo gera filhos orgulhosos, nervosos, oprimidos e gananciosos. Ou seja, quando o marido, esposa filhos, netos, obreiros, pastores e bispos e outros membros vivem debaixo de opressão e ameaças o medo do inferno prevalece, todos perdem a salvação dentro da Igreja e não aprendem nada sobre o novo céu e a nova terra, muitos perderam a esperança de viver com Cristo no Reino de Deus. E o que é pior: alguns permaneceram e são enganados sobre a vida após a morte, acreditam no anjo da religiosidade e esperam que ele venha buscar para levar para o céu, purgatório ou inferno, estes nunca ouviram a verdade sobre a vida após a morte, nem o que a Bíblia diz sobre o descanso de Deusnem sobre “ressurreição dos mortos.”

A Igreja tem muitos exemplos de famílias que estavam com a vida destruída e se afastaram, e muitas ainda estão espiritualmente enfraquecidas e permanecem dentro da Igreja. 
Exemplo: uma família inteira pode conhecer a Igreja através da fé dos pais que se tornaram membros, os quais por falta de conhecimento pensam que estão espiritualmente libertos, mas  não nasceram de novo e, os filhos ainda adolescentes também pensam que estão libertos, mas o testemunho de vida mostra que ninguém é batizados com o Espírito Santo, são membros espiritualmente enfermos, mas todos fazem a obra de Deus relaxadamente, e depois de um tempo os filhos destes se tornaram jovens rebeldes, porque cresceram vendo o péssimo exemplo dos pais, e mesmo espiritualmente imaturos (neófitos) receberam o título de pastores, e começaram a namorar com jovens que estavam na mesma condição espiritual, alguns ainda adolescentes noivaram, e com 15,16 ou 17 anos se casaram, eram como ovelhas perdidas, e o que é pior: estavam perdidos dentro da Igreja!  

Mas Deus é misericordioso!  Ele acha as ovelhas que estão espalhadas na escuridão e  em desgraça espiritual, Jesus Cristo é o único Pastor que socorre e cuida delas e não deixa que estas sejam maltratadas e destruídas para sempre. 

“...Por isso, agora Eu, o SENHOR Deus, digo que vou decidir a questão que há entre vocês, ovelhas gordas, e as ovelhas magras. Vocês empurraram as doentes para o lado e com chifradas as põem para fora do rebanho. Mas eu vou socorrer as minhas ovelhas e não deixarei mais que sejam maltratadas. Julgarei cada uma delas e separarei as boas das más... Farei uma aliança com elas para garantir que tenham segurança...” (Ezequiel 34: 20 a 25).

O SENHOR Deus, Ele mesmos diz que vai decidir em favor da causa dos oprimidos, e das famílias destruídas. O próprio Deus vivo vai socorre-las, e por meio do Espírito Santo (Consolador), Jesus Cristo garante que tenham segurança.
Algumas pessoas sabem que Deus tem misericórdia delas. Mas talvez nunca ouviram falar o que significa  a palavra “graça”. 
Esta graça reina na vida daqueles que não têm vergonha do NOME de Jesus quando defendem o Evangelho.  
As Sagradas Escrituras nos lembra que ninguém vai ao Pai se não for através de “Jesus Cristo, o único SENHOR e Salvador. 

Observação: Quantas vezes aqueles que dizem ser cristão lembram de honrar, engrandecer e glorificar o NOME do SENHOR Jesus Cristo ao pregar a Palavra de Deus?

Talvez alguém questione, e pergunte: “Que diferença faz se a pessoa fala ou não de Jesus?” Não basta falar de “Deus” ou  do “Espírito Santo?”

É verdade, somente falar de Jesus não faz nenhuma diferença.
Pois existe religiosos que falam de Jesus para tirar proveito das coisas do mundo, eles pregam a palavra da Bíblia, mas Jesus aceita ser dividido, adorado e servido com outros senhores? 
O deus que os religiosos pregam não têm brilho celestial, este aceita que a fé seja dividida com outros deuses. O idólatras estão espiritualmente mortos, e o que eles servem não é o SENHOR  e Salvador dos cristãos os quais fazem a diferença no Reino de Deus.
Os cristãos anunciam Cristo Jesus como Único SENHOR e Salvador!
Os verdadeiros adoradores pregam a verdade do evangelho, oram, servem e adoram em o NOME de Jesus, e seguem o exemplo de Cristo.
A diferença está no poder que há no NOME de Jesus, e no testemunho daqueles que são vencedores como Cristo Jesus é vencedor.
Os religiosos não têm a vida de Cristo, e nem confessam que Ele veio em carne com intensão de salvar a humanidade.
“É verdade que alguns pregam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros fazem de boa vontade. Estes o fazem com amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho. Aqueles pregam Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade...
Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo,...lutando unânimes pela fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõe a vocês. Para eles isso (o poder do evangelho) é sinal de destruição, mas para vocês de salvação, e isto da parte de Deus; pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por Ele...” (Filipenses 1: 15, 27, 28, 29). 
Há diferença entre os justos e os perversos: os perversos servem com espírito religioso e são perseguidos por causa da influência no sistema empresarial e político deste mundo, e sofrem por serem uma ameaça para o mundo dos negócios dos ímpios. Mas os justos servem como verdadeiros cristãos, e são perseguidos por causa da justiça, sofrem por causa do NOME de Jesus Cristo, e sabem que Ele é aquele que Deus exaltou e colocou á sua direita como Príncipe e Salvador. 
Os cristãos que anunciam a verdade do evangelho são perseguidos e recebem ordens opressoras para não ensinar em o NOME do Filho amado de Deus. Mas é preciso obedecer antes a Deus do que os homens que oprimem, por isso, ensinamos que as pessoas devem ouvir, honrar, exaltar e glorificar somente Cristo Jesus, porque o que importa mesmo é obedecer a verdade do evangelho. Tomamos essa posição de acordo com a Palavra de Cristo, e sabemos que precisamos se preparar espiritualmente, porque os que receberam o título de sumo sacerdote, juntamente com seus companheiros nos perseguirão por causa do NOME de Jesus e ficarão cheios de inveja.
“...Tendo levado os apóstolos, apresentaram-nos ao Sinédrio para serem interrogados pelo sumo sacerdote, que lhes disse:“Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue deste homem”. Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que os homens!...
...Depois, ordenaram-lhes que não falassem no nome de Jesus... Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido dignos de serem humilhados por causa do NOME...”(Atos dos apóstolos 5: 27, 28, 29, 40, 41). 
Ou seja, os apóstolos foram perseguidos, humilhados, presos, açoitados e mortos por causa do NOME de Jesus!
Os judeus farisaicos, e outros religiosos dizem:  Temos um pai e entregamos nossas vidas a Deus...
Este é um dos problemas mais graves que atinge a vida espiritual da Igreja, aqueles que vivem na religiosidade e dizem que entregaram a vida por amor a Deus, mas não conhecem o Filho amado de Deus, estes rejeitam a Verdade, e desprezam o NOME de Jesus.
Algumas adolescentes e jovens oprimidas estão solitárias e desejam se casar para se livrar da opressão dos pais incrédulos, ficam noivas e não sabem que estão sendo enganadas, mesmo assim, comemoram dizendo: Noivamos! 
Comemoram precipitadamente achando que isto é o tudo de Deus.
O casamento que não está de acordo com a vontade do Pai é uma alegria passageira. 
As pessoas que estão vazias do poder do Espírito Santo procuram consolo no ser humano, e por não conhecer a Palavra e o poder que há no NOME de Jesus, acham que um noivado, ou casamento é a solução para os seus problemas. Acaso um homem espiritualmente imaturo, ainda que seja obreiro, pastor ou bispo, é o muito de Deus? 
Então o que era para transformar um dia mais lindo e trazer a maior alegria da vida daquele filho, tornou-se um dia horrível cheio de aborrecimentos. Todos se afastam da presença de Deus. O casamento acontece, sem vestido de noiva e com muito tristeza, e o que é pior, dura pouco tempo, vem o divórcio e a família fica magoada e dividida.
É lamentável, mas as vezes esquecemos daquilo que é mais importante, e não são poucos os que não reconhecem o poder que há no NOME de Jesus.
Quando as pessoas se afastam da presença de Deus e sofrem as consequências do pecado, se lembram daquelas palavras que foram pronunciadas na Igreja para colocar medo. Exemplo: satanás vai pegar a sua alma, e a salvação de toda a sua família.
As palavras que sai do altar tem que ter poder para transformar, libertar e salvar,  mas são muitas as famílias que se afastaram da Igreja e perdem a salvação. Será que as palavras: o diabo quer te pegar! Foram as que mais marcaram na vida da daquelas pessoas?
A letra mata, e o Espírito vivifica! Mas se a palavra não tem Espírito nem Vida? 
É lamentável que as pessoas não consigam lembrar de palavras que verdadeiramente tem poder de transformar e libertar vidas. Exemplo: Jesus Cristo morreu na cruz para te salvar! Quando você precisar de socorro, clame em o NOME de Jesus que ele virá te socorrer, Ele lhe dará o Espirito Santo e você receberá consolo, ânimo, esperança e o poder da Palavra para continuar na fé em Cristo. Deus é espírito! E os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade! Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus!
Muitos filhos foram espiritualmente abençoados por ter recebido a Palavra que transforma e liberta para a salvação, outros, infelizmente se sentem honrados por ter o privilégio de receber apenas um título, e não estão agindo de acordo com a vontade de Deus, precisam amadurecer espiritualmente, se aperfeiçoar na fé em Jesus Cristo, perseverar na verdade do Evangelho, e aprender usar o poder que está no NOME de Jesus, pois é preciso ter fé que atua pelo amor para se manter firme na Palavra até o fim, e Deus sabe de tudo o que está acontecendo na vida de cada ovelhinha. Ele diz que devemos orar uns pelos outros. Milhares de pessoas que um dia tiveram na Igreja se afastaram da presença de Cristo, elas deixaram de ouvir o que Deus fala e não praticaram a Palavra que verdadeiramente liberta. A vida está em Jesus Cristo! E é Ele que transforam e liberta de verdade. Deus exige que o nome do Seu Filho amado seja honrado, exaltado e glorificado para sempre. 
O povo que sofreu no passado teve a oportunidade de se tornar filho de Deus, mas rejeitaram a verdade do evangelho, e muitos ainda estão espiritualmente mortos sofrendo por falta de  conhecimento a respeito do poder que há no Nome de Jesus.
O povo está sofrendo por falta de conhecimento da verdade. E Deus exige que seus filhos  vivam de acordo com a verdade do Evangelho. 

“Eu sei o que vocês estão fazendo.Vocês dizem que estão vivos, mas, de fato, estão mortos. acordem e fortaleçam aquilo que ainda está vivo, antes que morra completamente; pois sei que o que vocês fizeram ainda não está de acordo com aquilo que o meu Deus exige...” (Apocalipse 3: 2, 3).
  
Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10).

“O temor do Senhor é o princípio do saber , mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1:  7).

 “Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!”  (Apocalipse 3:22) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário