PARTE 10, de 12
IDENTIFICANDO O CORAÇÃO ORGULHOSO POR MEIO DA PALAVRA
"...Homem mortal, diga ao rei de Tiro que eu, o SENHOR Deus, digo isto a ele: ...Cheio de orgulho você diz que é um deus... Você quer ser um deus, porém é mortal e não divino...Você fez bons negócios e continuou aumentando os lucros. E como você tem orgulho da sua riqueza!... A sua conduta foi perfeita desde o dia em que foi criado até que você começou a fazer o mal. Você ficou ocupado comprando e vendendo, e isso o levou à violência e ao pecado... Você foi tão desonesto nas compras e vendas, que os seus lugares de culto foram profanados... Todos os que agora olham para você estão vendo que você virou cinzas..." (Ezequiel 28: 1, 2, 5,15,16,18).
A mensagem acima revela o pecado do rei de Tiro, o qual, por causa do espírito orgulhoso, tornou-se semelhante a lúcifer (anjo de luz), satanás ou diabo (príncipe das trevas).
Hirão rei de Tiro sempre foi amigo de Davi por interesse de lucro, e quando soube que Salomão era o rei em lugar de seu pai, procurou fazer amizade com ele, e eles fizeram acordo entre si, aparentemente estes reis viviam em paz: um ajudava o outro na construção do templo e nas compras e vendas para adquirir riquezas. Ler I Reis 5: 1-18. Porém, ambos tornaram-se loucos, orgulhosos, vaidosos e extremamente gananciosos. No fim da vida, Salomão reconheceu que a sua vida cheia de riquezas era uma ilusão. Tudo o que havia conquistado só serviu para trazer escândalos, tropeços, imoralidade, preocupação e desgosto. Ele sabia que Deus o considerava por causa da aliança com Davi, mas quando Salomão fez o que era mau, entristeceu o Espírito de Deus, mesmo assim, continuou trabalhando ao ponto de ficar espiritualmente esgotado e aborrecido, ajuntou riqueza nesta vida terrena, para dar às pessoas de quem Deus gosta mais.
"Sim! Fui grande. Fui mais rico do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim... Então eu me arrependi de ter trabalhado tanto e fiquei desesperado por causa disso... Sem Deus, como teríamos o que comer ou com que nos vestir?...Ele dá sabedoria, conhecimento e felicidade às pessoas que Ele gosta. Mas Deus faz com que os maus trabalhem, economizem e ajuntem a fim de que a riqueza deles seja dada às pessoas de quem ele gosta mais. Tudo é ilusão. É tudo como correr atras do vento" (Eclesiastes 2: 9, 20, 26).
Hirão, rei de Tiro, Salomão e outros reis se desviaram da verdade, quebraram a aliança com Deus, se entregaram a vaidade, agiram com o mesmo orgulho de lúcifer, se afastaram da presença do Todo Poderoso e foram envergonhados, suas cidades eram importantes, mas foram totalmente destruídas.
"Chorem,... Pois a cidade de Tiro está arrasada! Não há nenhuma casa de pé, e o porto foi destruído...Tiro era uma cidade importante; os seus negociantes eram como príncipes, e seus comerciantes eram respeitados no mundo inteiro.
Quem foi que planejou tudo isso contra Tiro?
Foi o SENHOR Todo - Poderoso, que fez esses planos a fim de humilhar os orgulhosos e rebaixar os mais poderosos do mundo..." (Isaías 23: 1, 8, 9).
Salomão fez sociedade comercial com os príncipes do Egito, recebeu ajuda do rei de Tiro e outros poderosos da terra, fazendo isso, tornou-se pedra de tropeço diante do povo incrédulo, também deu um péssimo exemplo aos filhos de Israel.
Por isso, o SENHOR ficou muito irado com Salomão e disse:
"Você quebrou a sua aliança comigo e desobedeceu aos meus mandamentos, por isso eu vou tirar o reino de você e vou dá-lo a um dos seus oficiais" (I Reis 11:11).
Deus dividiu o reino e destruiu o templo porque os lugares de culto foram profanados, Salomão sentiu a força da ira do Todo Poderoso.
O primeiro templo virou pó:
"....Vocês profanaram o meu Templo com tudo o que é mais sujo, e por isso, juro pela minha vida que Eu o destruirei sem dó nem piedade...Vocês sentirão toda força da minha ira e do meu furor,..." (Ezequiel 5: 11-13).
"Pessoas serão mortas por toda a parte, e os que ficarem vivos reconhecerão que Eu Sou o SENHOR... Saberão que Eu Sou o SENHOR e que as minhas ameaças não foram feitas a toa" (Ezequiel 6: 7,10).
O segundo virou cinzas:
Este foi construído pelos judeus quando voltaram de Babilônia, e por ordem de Deus foi destruído, mas não totalmente. Herodes o Grande restaurou de forma extraordinária o que já existia. Mas em cumprimento à profecia de Jesus Cristo as belas pedras que enfeitavam o templo caíram por terra.
Os lugares de culto foram profanados, por isso o próprio Deus permitiu que os soldados romanos colocassem fogo no templo (ano 70 depois de Cristo), o qual foi queimado completamente.

Quando o templo foi incendiado, houve confusão, tumultos, dores e aflições, angustia e clamores, desordem, falta de disciplina e morte: aquele lugar tornou-se um rio de sangue, sangue que corria por todos os lugares. Todos estavam assustados com o fogo, chamas que se alastrava no templo.
O fogo hoje, pode ser no sentido espiritual, representado por qualquer tragédia: doenças, separações (destruição de famílias), mortes, derramamento de sangue com tumultos e gemidos de tristeza. Ou seja, quando ocorre escândalos e acontecimentos espantosos entre o povo religioso. Contudo, o fogo não pode causar dano aos verdadeiros cristãos.
Quando Deus quer ter misericórdia Ele preserva os seus filhos da fornalha de fogo, e os livra das mãos dos religiosos iniquos, nada lhes fará mal.
"...Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos ó rei... Estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, caíram atados dentro da fornalha sobremodo acesa... Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: não lançamos três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano;..., Então Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, saíram do meio do fogo. Ajuntaram-se os sátrapas, os prefeitos, os governadores e conselheiros do rei e viram que o fogo não teve poder algum sobre os corpos destes homens; nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, sem os seus mantos se mudaram, nem cheiro de fogo passaram sobre eles...preferiram entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus..." (Daniel 3: 17- 29).
"Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano"
O quarto homem é Jesus Cristo!
Então porque o fogo teve poder para destruir o templo dos judeus?
Porque naquele lugar, Jesus Cristo foi rejeitado.
Jesus falou que o templo seria destruído.
Foi destruído pelo fogo porque as palavras da Nova Aliança não cai no chão, o que Jesus fala acontece!
"...Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra". (Lucas 21: 5, 6).
Somente um louco, ou uma pessoa tola deixaria de acreditar nas palavras de Jesus Cristo.
Jesus estava apenas confirmando que as palavras dos santos profetas iria se cumprir. Já está se cumprindo em nossos dias.
"O que o SENHOR Deus diz é isto: "Cairão sobre vocês desastres, um em cima do outro... É o fim. Vocês estão acabados. O fim está chegando para vocês que moram nesta terra. Está se aproximando o tempo em que nos santuários das montanhas não haverá mais festas, mas somente confusão. Logo vocês vão sentir toda a força da minha ira... farei com que sofram as consequências do seu nojento modo de agir...O orgulho cresce. A violência aumenta... tudo o que é deles desaparecerá: sua riqueza, a sua fama, a sua glória..." (Ezequiel 7: 5 -10).
O templo foi destruído pelo fogo porque Deus não habita em templo feito por mãos humanas.
"Deus, que fez o mundo e tudo o que nele existe, é o SENHOR do céu e da terra e não mora em templos feitos por seres humanos" (Atos dos Apóstolos 17: 24).
O fato de não ficar nenhuma pedra em cima da outra, significa que as pedras do templo tornaram-se pó em meio as cinzas. Estas pedras podem ser representadas pela vida das pessoas orgulhosas, elas desaparecerão como nomes escrito na areia, porque todos os que abandonaram ao SENHOR serão destruídos.
O homem tolo trabalha enganando os outros, e durante a sua vida desonesta perde tudo o que conquistou por meio de fraude e corrupção.
O Trono de glória é o corpo dos verdadeiros cristãos que foram justificados, este é o lugar de Jesus Cristo, Ele habita no coração puro. Cristo mora dentro do Templo do Espírito Santo que é o corpo santificado pela Palavra viva.
"...Quando o reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: "Vejam! Está aqui" ou "Está ali". Porque o Reino de Deus está dentro de vocês" (Lucas 17: 20, 21).
Um corpo doente e um coração corrupto cheio de imundícia do pecado não pode ser Templo do Espírito Santo, ou Santuário de Deus.
"Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado... Eu trato cada pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com que ela faz... O homem que ganha dinheiro desonestamente é como ave que choca ovos que não botou; durante a sua vida, ele perde as suas riquezas e no fim não passa de um tolo...Ó SENHOR, Esperança de Israel! Todos os que te abandonaram serão humilhados. Desaparecerão como o nomes escrito na areia porque abandonaram a ti, o SENHOR, fonte de água fresca" (Jeremias 17: 9 -13).
Uzias foi outro rei que por cinquenta e dois anos fez o que agrada Deus, mas ele não era verdadeiro, seu coração ficou cheio de orgulho e essa foi a sua derrota que o deixou numa situação angustiante. Uzias foi expulso do Templo ferido com uma terrível doença contagiosa de pele.
"...Ele governou cinquenta e dois anos em Jerusalém ... Uzias fez aquilo que agrada a Deus, o SENHOR... Tinha um exército de homens prontos para a guerra; ...todos eles soldados valentes... Porém, quando se tornou assim poderoso, Uzias ficou cheio de orgulho e essa foi a sua desgraça. Ele pecou contra o SENHOR, seu Deus...
Uzias ficou furioso com o sacerdote. Ele estava ali no Templo,... E, no momento em que ficou furioso, uma doença contagiosa de pele apareceu na sua testa" (II Cronicas 26: 3, 11, 12,16, 19, 20).
Estes reis se corromperam de tal maneira que viviam como se não existisse "vida eterna". Deus convidou-os para vestir de pano de saco, se humilhar na Sua presença e se arrepender.
Em vez de obedecer a Palavra, o que eles fizeram?
"...Se divertiram e festejaram, mataram touros e ovelhas, comeram e beberam vinho a vontade..." (Isaías 22: 13).
Você sabe qual é a única justificação para o homem orgulhoso?
É a justiça de Deus pela graça.
Todo o ser humano pode tomar posse dela pela fé em Cristo. A justificação é exclusivamente alcançada através de Jesus Cristo.
A visão espiritual distorcida
O poder da Palavra pode quebrar a visão distorcida que pessoa tem a respeito da Verdade, mas para quebrar essa ilusão e se livrar do engano causado pelo espírito orgulhoso é necessário buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça por meio de Jesus Cristo, ou seja, é preciso engrandecer o Seu glorioso Nome, e seguir o seu maravilhoso exemplo de humildade.
O sistema visual do religioso mostra uma imagem distorcida, ele enxerga muito mais do que a sua realidade frágil. Ou seja, ele pensa que é grande, forte, poderoso,...; mas não é nada.
"Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada... O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus..." (I Coríntios 13: 2, 3, 12, 13).

O orgulho egocêntrico faz o homem natural ter uma ideia falsa de si próprio. Ou seja, pessoas orgulhosas tem a mente fechada para os ensinamentos da Palavra de Deus e são enganadas pela cegueira dos olhos espirituais. Se buscar de todo o coração e com entendimento a verdade, o Espírito Santo ensinará TODA a verdade por meio da Palavra, assim conhecerão Jesus Cristo como devem conhecer.
"Eu peço a Deus do nosso SENHOR Jesus Cristo, o Pai gloriosos, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer. Peço que Deus abra a mente de Vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para qual ele os chamou..." ( Efésios 1: 17, 18).
O que seria da humanidade se não fosse a Palavra do único Deus misericordioso que enviou Jesus Cristo para salvar todo aquele que nele crê?
Que toda honra, louvor e glória seja dada ao nome do Filho amado de Deus.
"Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante...Quem vem do céu é mais importante de todos" (João 3: 30, 31).
O orgulhoso usa uma mascara de ovelha para enganar, isto é, se faz de humilde. Mas quando a máscara da falsa humildade cai por terra, o pecado do "orgulho" é revelado. Quando isso acontece, ele fica muito humilhado e revoltado. Mas continua trabalhando para se defender e fica furioso com a revelação da verdade, entra em desespero porque sabe que o seu reinado tem somente mais um pouco de tempo.
"Agora Deus mostrou o seu poder como Rei! Agora o Messias que Ele escolheu mostrou a sua autoridade!... Portanto, ó céu e todos vocês que vivem nele, alegrem-se! Mas ai da terra e do mar! Pois o diabo desceu até vocês e ele está muito furioso porque sabe que tem somente um pouco mais de tempo para agir" (Apocalipse 12: 10 -12).
"Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o diabo, anda por ai COMO um leão que ruge, procurando alguém para devorar..." (I Pedro 5: 8).
O Evangelho está sendo anunciado para alertar a Igreja a respeito dos últimos tempos. Mas o Dia da vinda do SENHOR ainda não chegou. Pois, antes desse dia, terá de aparecer o filho da perdição.
"Não deixem que ninguém os engane com nada disso. Pois, antes desse dia, terá de aparecer o perverso, que está condenado a ir para o inferno...ele vai se colocar acima de todos e até mesmo vai entrar e sentar-se no Templo de Deus e afirmar que é Deus!... Por isso Deus envia o poder do erro para agir neles a fim de que acreditem naquilo que é falso. O resultado disso é que serão condenados todos os que não creram na verdade, mas tem prazer no pecado" (II Tessalonicenses 2: 3, 4, 11, 12).
Deus deseja curar as feridas malignas do coração orgulhoso. Mas é preciso firmar o caráter nos princípios bíblicos.
"Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver" (I I Timóteo 3: 16).
O Espírito Santo tem liberdade para agir na vida dos filhos rebeldes e orgulhosos?
Deus quer repreender a Igreja por meio da sua Palavra, quer corrigir os erros dos seus filhos e condenar o pecado que os afasta cada vez mais da Sua presença.
"Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem" (Provérbios 3: 11, 12).
Jesus repreende aqueles que são responsáveis pela vida espiritual das Igrejas.
"Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê pois, zeloso e arrepende-te" (Apocalipse 3:19).
Os filhos da Nova Aliança são exortados pela Palavra (Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é o Pai deles), mas o bastardo não nasceu de Deus, vive sem a disciplina do Pai, não é repreendido para que possa produzir o fruto do Espírito.
"Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como filhos, discorre convosco...É para a disciplina que preservais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?
Mas, se estás sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos" (Hebreus 12: 4 -11).
Por isso, o filho nascido do Espírito é humilde para ser repreendido, mas alguns embora tenham se tornado lideres, abandonaram a fé em Jesus Cristo, estes estão no poder e são teimosos, levam uma vida inútil e custam entender as coisas do Espírito de Deus, e por causa do prestígio que o título oferece (papa, padre, bispo e outros), se tornam orgulhosos, e não são humildes para ouvir a verdade. Por isso se alimentam apenas do leitinho que uma pequena mensagem oferece para os meninos da fé, já deviam ser mestres espirituais, mas são espiritualmente crianças sem entendimento.
Quando se tornarão adultos para mastigar o alimento sólido da Palavra de Deus?
"Temos muito o que dizer a respeito desse assunto; mas, porque vocês custam a entender as coisas, é difícil explica-las. Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês precisam de leite..." (Hebreus 5:11-14).
Os que esperam com paciência o tempo de Deus para se tornarem líderes do povo, se alimentam da Palavra, estes, enquanto aprendem com o Espírito Santo, são discipulados, depois são provados, adquirem experiência para saber o que está certo ou errado, isto é, antes de exercer influência sobre os outros tornam-se obreiros aprovados que manejam bem a Palavra, servem com humildade, o tempo que for necessário, assim, não terão do que se envergonhar quando assumirem a responsabilidade de "líderes do povo de Deus".
Os filhos bastardos não passam por esta prova, porque não aprenderam a maneira certa de servir a Deus. Por meio da Palavra Jesus ensinou a maneira certa de viver para que fossemos suas testemunhas. Os discípulos precisaram esperar em Jerusalém o tempo de Deus, ou seja, esperaram o derramamento do Espírito Santo.
A Palavra de Deus diz: "Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas...e até nos lugares mais distantes da terra" (Atos 1: 8).
Os que não esperam o derramamento do Espírito Santo, tornam-se falsas testemunhas.
Você já viu pessoas orgulhosas dando testemunho, contando algo extraordinário aos seus próprios olhos?
Estes relatam suas conquistas e têm prazer em contar detalhadamente como juntaram riquezas para si mesmos e obtiveram poder e glória deste mundo, perdem tempo alardeando com vaidade a realização de seus sonhos, narram experiências de ter construído coisas grandiosas aos olhos do mundo religioso e se vangloriam a repeito das suas ações heroicas nesta vida terrena. Estes podem crer em Jesus Cristo como alguns lideres judeus creram por um pouco de tempo, mas não dão um verdadeiro testemunho, nem falam publicamente do Evangelho da Nova aliança, porque desejam ser bajulados pelas pessoas que não creem em Jesus Cristo como deviam crer.
"Eles gostavam mais de ser elogiados pelas pessoas do que de ser elogiados por Deus" (João 12: 43).
Quando andou aqui na terra Jesus fez a vontade do Pai, e seu maior desejo é ajudar a Igreja terminar a sua missão de salvar almas no mundo inteiro.
"A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e terminar o trabalho que ele me deu para fazer" (João 4: 34).
Jesus conhece os que não amam a Deus verdadeiramente.
"Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas. Quanto a vocês, eu os conheço e sei que não amam a Deus com sinceridade." (João 5: 41, 42).
Homens orgulhosos não amam a Palavra, nem procuram entender o que Deus está falando, por isso fazem votos de tolos, gastam dinheiro com aquilo que não é pão espiritual, tornam-se excelentes profissionais e executam bem suas obrigações nos negócios deste mundo, mas são apenas frequentadores de uma denominação religiosa, não têm sabedoria que vem do alto para conquistar os tesouros do Reino de Deus.
"Não adianta nada o tolo gastar dinheiro para conseguir a sabedoria porque ele não aprende nada mesmo... Quando o tolo fala, ele causa a sua desgraça, pois acaba caindo nas armadilha das suas próprias palavras... A pessoa orgulhosa está a caminho da sua desgraça, mas a humilde é respeitada" (Provérbios 17: 16; - 18: 7, 12).
Jesus não deu testemunho de si mesmo. Ele ensinava de acordo com a vontade do Pai e dava testemunho da Palavra viva. O julgamento de Cristo é justo, porque Ele nunca procurou fazer a sua própria vontade, mas a vontade do Pai que lhe enviou.
"Se eu dou testemunho a favor de mim mesmo, então o que digo não tem valor... Eu não preciso que ninguém dê testemunho a meu favor, mas digo essas coisas para que vocês sejam salvos..." (João 5: 31, 34).
As pessoas orgulhosas são servas do mundo, elas geram apenas servos e não filhos nascidos do Espírito, seus filhos da fé também aprenderam ser servos apenas servos e não filhos do Reino de Deus, estes vivem oprimidos e presos nas correntes da escravidão deste mundo, obedecem regras que a religião impõe, praticam ensinamentos que não têm valor para abandonar uma vida egoísta que se deteriora na imoralidade e na extrema vaidade.
O que será dessas gerações de famílias espiritualmente destruídas?
Que mensagem os filhos e netos dessa geração irá passar às gerações futuras?
As famílias terão a honra de se alegrar na formação do caráter dessa geração, estarão contentes com seus filhos e netos?
"Os filhos são um presente do SENHOR; eles são uma verdadeira benção..." (Salmo 127: 3).
"Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, e vive de acordo com a sua vontade! Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você... E que você viva para ver seus netos!" (Salmo 128: 1, 2, 6).
"Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são os pais" (Provérbios 17: 6).
Os filhos herdeiros de Deus nasceram de novo, morreram com Cristo e são verdadeiramente livres, estão livres de obedecer doutrinas de homens orgulhosos e dominadores. Os que seguem a religiosidade são usados por espíritos maus, parecem ser sábios ao exigirem obediência cega e uma submissão forçada, mas o fruto da tolice deles aparece na opressão da falsa humildade e no modo de tratar as pessoas. Seus subordinados vivem como servos do mundo, e não como filhos do Reino de Deus.
"...Então, porque é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo? Não obedeçam mais a regras como estas:...Todas essas proibições têm haver com coisas que se tornam inúteis, depois de usadas são apenas regras e ensinamentos que as pessoas inventam...Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu...Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando Ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória; portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês..."(Colossenses 2: 20 - 23; e 3: 1- 5).
Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês...
"...Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus?
..., pois as Escrituras Sagradas dizem: "Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes... Humilhem-se diante do SENHOR, e Ele os colocará numa posição de honra" (Tiago 4: 4, 6, 10).
É necessário sepultar o espirito orgulhoso que age no ser humano feito à imagem e semelhança de Deus. Mas isso só é possível se a pessoa se arrepender, nascer de novo e reconhecer o quanto Deus é bom.
"O SENHOR perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas doenças; ele me salva da morte e me abençoa com amor e bondade. Ele enche a minha vida de muitas coisas boas, e assim eu continuo jovem e forte como a águia" (Salmo 103: 3 - 5).
A pessoa orgulhosa tem complexo de superioridade, ela não reconhece o amor e a bondade de Deus, embora ficando cada vez mais fraca, espiritualmente e fisicamente doente, se sustenta na falsa humildade, e para manter as aparências fala de si mesma com auto-engrandecimento.
A imagem do pavão é uma ilustração perfeita para mostrar que uma pessoa orgulhosa também pode ser aparentemente discreta na sua maneira de agir e se vestir, ela exibe uma falsa simplicidade para disfarçar a vaidade no meio em que vive. Contudo, sua cabeça permanece erguida em meio a crise econômica, mesmo enfrentando o perigo da queda não consegue esconder os olhos altivos.

A fragilidade espiritual da pessoa orgulhosa e tudo o que pode lhe envergonhar será revelado quando o leque aberto de plumas se abrir, assim todos descobrirão a sua nudez.
"Vocês dizem:"Somos ricos, estamos bem de vida e temos tudo o que precisamos. Mas não sabem que são miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos" (Apocalipse 3:17).
O anjo da Igreja de Laodiceia estava espiritualmente nu, porque não levou a sério os avisos de Deus por meio da Sua Palavra, pensava que nada seria revelado a seu respeito para o envergonhar. Mas não há nada oculto que não venha a ser revelado. Assim também sucedeu a vergonhosa derrota de Babilônia:
"..., desça do seu trono e sente-se no pó. Você era como uma virgem, bela, delicada e mimada; mas nunca mais será assim. Agora, você é uma escrava: ...Todos a verão sem roupa, completamente nua..." (Isaías 47: 1- 3).
O sentimentos de orgulho e falsa humildade se misturam dentro da alma da pessoa que não nasceu de novo, isso gera um grande vazio. Embora oprimida e agitada em seu íntimo, vivendo preocupada com muitas coisas a pessoa orgulhosa tem um sentimento excessivo de contentamento, por isso, não se preocupa em buscar o conhecimento da Palavra de Deus como fez Maria irmã de Marta a qual escolheu a boa parte, Maria se preocupou em ficar aos pés de Jesus e ouvir os Seus ensinamentos.
Ai o SENHOR respondeu: "Marta marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, esta ninguém vai tomar dela". (Lucas 10: 41).
Se não buscarmos o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar, somos tratadas pelo Espírito Santo como pessoas despreocupadas, ou que não se preocupam com nada. Porque as coisas desta vida terrena não edificam a vida espiritual. Os tesouros do Reino de Deus não se conquista com as coisas deste mundo.
"Mulheres despreocupadas, escutem o que eu vou dizer; prestem atenção, mulheres que não se preocupam com nada!... vocês tem tido uma vida sem preocupações, mas agora tremam e fiquem aflitas. Tirem as suas roupas e vistam roupas feitas de pano grosseiro..." (Isaías 32: 9 -11).
"Tirem as suas roupas e vistam roupas feitas de pano grosseiro"
Ou seja, se arrependam e se humilhem na presença de Deus.
Quando uma pessoa soberba deseja ocupar os primeiros lugares e experimenta algum tipo de fracasso seu orgulho fica ferido. Estes não sabem usar o poder da Palavra de Deus para dar testemunho de Cristo, estão acorrentados e não sabem como se tornar verdadeiramente livre. Por serem orgulhosos acabam ocupando o último lugar e são humilhados.
"...Porque quem se engrandece será humilhado,..." (Lucas 14:11).
"O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça" (Provérbios 16: 18).
Os que são humildes serão honrados e respeitados em meio às multidões. Mas quando a pessoa é desonesta, seu poder de se comunicar torna-se limitado.
"Ser honesto e ter pouco é melhor do que ter muito lucro com desonestidade" (Provérbios 16: 8).
Os desonestos procuram os seus próprios interesses, e quando a justiça descobre seus atos de fraude e corrupção, ficam em silencio, escondidos e com medo, como cachorros mudos que não podem latir.
"Os guardas do meu povo são cegos; eles não veem nada. São todos como cachorros mudos, que não podem latir,... todos seguem os seus próprios caminhos e procuram os seus próprios interesses" (Isaías 56: 10, 11).
Por seguirem os caminhos do orgulho fazem coisas erradas, ficam com o nome sujo, passam vergonha e perdem a honra diante de todas as nações.
"Os maus são desprezados, e quem suja seu nome passará vergonha" (Provérbios 18: 3).
“Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12: 10).
“O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1: 7).
Nenhum comentário:
Postar um comentário