sábado, 1 de junho de 2019

HABITOS ALIMENTARES QUE HONRAM O CORPO (TEMPLO DO ESPIRITO SANTO), E GLORIFICAM O DEUS SANTO, SANTO, SANTO.


PARTE 01

[...] Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para glória dele (I Coríntios 6: 19, 20).


Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido [...] Ai Daniel foi falar com o guarda a que Aspenaz havia encarregado de cuidar dele [...] Daniel disse a ele: Quero pedir que o senhor faça uma experiência com a gente. Durante dez dias, dê-nos somente legumes para comer e água para beber, no fim dos dez dias, faça uma comparação entre nós e os jovens que comem comida do rei [...] Passando os dez dias, os quatro jovens israelitas (Daniel e seus três amigos) estavam mais sadios e mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei [...] todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigia inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro  eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia  (Daniel 1: 8,11.12,15, 20).

A Bíblia ensina como obter uma boa alimentação, desde o inicio da criação. Daniel conhecia a Palavra de Deus, e sabia que havia grande valor nutritivo nas plantas que Deus criou para alimento dos seres humanos e dos animais selvagens, das aves e de outros seres vivos que se arrastam pela terra. Ele também sabia que tudo o que Deus havia feito era bom. Daniel foi obediente quando decidiu permanecer puro por comer alimentos saudáveis apesar da grande variedade de manjares impuros oferecida pela mesa do rei.

Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas. Mas, para todos os animais selvagens, para as aves e para os animais que se arrastam pelo chão, dou capim e verduras como alimento. E assim aconteceu. E Deus viu que tudo o que havia feito era bom [...] (Gênesis 1: 29-31).

Deus deixou instruções bem claras na lei dietética em Levíticos 11. Ficou bem entendido que a intenção era com a saúde física, mental e espiritual dos hebreus, eles deviam comer alimentos limpos, e permanecer puros e santos para servirem de acordo com a vontade de Deus. “Eu Sou o SENHOR. Dediquem-se a mim, o Deus de vocês, e sejam completamente fiéis a mim, pois Eu Sou Santo. Não fiquem impuros...” (Levíticos 11: 44).
Os mandamentos da Nova Aliança em Cristo não exige obediência às Leis com respeito ao consumo de alimentos puros e impuros, Jesus disse que não é o alimento que contamina o homem, mas o que está dentro do seu coração corrupto que contamina. Todo alimento pode ser purificado pelo poder da oração, recebemos bênçãos de Deus pela graça e não por obras da lei. No entanto, ter domínio próprio no consumo de alimento e bebidas é importante, porque o corpo deve ser comandado pela vontade do Espírito Santo e não pelos desejos da natureza humana. A natureza humana quer fazer o que todo o ser humano rebelde quer. “Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que querem. Bebedeiras, farras e comilanças sem domínio próprio, são pecados bem conhecidos, e os que praticam essas coisas e outras bem parecidas com essas não receberão o Reino de Deus. Ler Gálatas 5: 16-21. Deus nos deu conhecimento da Sua Palavra, sabedoria  e entendimento para compreender qual é a Sua vontade, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. Ler Romanos 12:2. Portanto, mesmo vivendo debaixo da graça o cristão deve cuidar para não prejudicar seu corpo que é o templo do Espírito Santo, isso é possível se a pessoa comer alimentos de acordo com a sua necessidade, em porções apropriadas, sem grandes exageros, lembrando que  se tiver cuidando com a saúde honramos o Criador do corpo, e preservamos o corpo perfeito, evitamos que ele seja destruído pelo próprio Deus. “Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês. Assim, se alguém destruir o templo de Deus, Deus destruirá essa pessoa. Pois o Templo de Deus é santo, e vocês são o seu templo” (I Coríntios 3:16,17).
O cuidado do corpo não pode ser feito com pensamentos egoístas, por soberba ou vaidade, não pode ser movido por interesse próprio, mas por amor ao Evangelho e pelo desejo de viver de acordo com a verdade, o esforço é com intenção de ter condições física, mental, emocional e espiritual para anunciar a Palavra de Cristo, sabendo que sua mensagem tem poder de levar multidões de filhos e filhas de Deus para o Reino dos céus, tudo tem que ter uma meta e deve ser feito para honra e glória do Pai.
Tudo faço por causa do Evangelho com o fim de me tornar cooperador com ele [...] correi de tal maneira que alcanceis. Todo atleta em tudo se domina: aqueles para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta, assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo a escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado (I Coríntios 9:23-27).
Cuidar do templo do Espírito Santo que é o corpo dos filhos de Deus é uma decisão que exige equilíbrio, força de vontade e disposição sem ficar preocupado com a beleza ou formosura do corpo físico. O objetivo maior de querer que tudo vá bem na vida dos que amam a verdade, é glorificar a Deus e ser capaz de caminhar junto com Ele no caminho da justiça com saúde e alegria do Espírito Santo. "Meu querido amigo, tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde, assim como está bem espiritualmente" (III João 1:2). Os filhos de Deus precisam estar bem para ajudar outras pessoas que ainda não conhecem a Palavra a qual trás animo energia, entusiasmo, força, saúde, salvação, sabedoria, conhecimento, entendimento, estabilidade, paz e alegria que restaura a vida, e trás benefícios que faz a pessoa amadurecer e crescer no Reino de Deus, dando bom testemunho, e comportamento exemplar que chega ao conhecimento de todos, para que todos a vejam como luzeiro no mundo. Jesus ensinou muitas vezes para não andar preocupado com a aparência das coisas nesta vida terrena: “Não andeis ansiosos” “não vos inquieteis”. A ansiedade não muda a história da vida do ser humano. “Não andeis ansiosos pela vossa vida [...]” (Mateus 6: 25-34).

Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o SENHOR. Não andeis ansiosos de coisa alguma, em tudo, porém, sejam conhecidos diante de Deus, as vossas petições pela oração e pela suplica, com ações de graças, e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus (Filipenses 4: 5-7).

Grande parte da ansiedade e depressão causada pelo estresse e preocupações deste mundo, cai por terra quando fazemos a vontade de Deus e nos submetemos a sua liderança debaixo da autoridade de Cristo por meio da Palavra. "[...] Estou sempre contigo, tu me segura pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebe na glória [...]” (Salmo 73: 23-26). “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5:6,7).


Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12.


Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" ( Daniel 12:10). 

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino"( Provérbios 1:7).

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" ( Apocalipse 3:22).


Nenhum comentário:

Postar um comentário