quarta-feira, 27 de novembro de 2019

COMO IDENTIFICAR UM FALSO PROFETA?

PARTE 01

"Disse-lhes: Tão certo como Eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta dos seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos [...]" (Ezequiel 33:11).

Essa mensagem deixa bem claro que Deus não tem prazer na morte eterna de nenhum ser humano, o falso profeta como todo o ser humano que ainda respira pode se arrepender do seu mau caminho, servir Jesus o único SENHOR e Salvador, receber perdão e vida eterna: Deus é justo. Todo o falso profeta é enganador, um ser humano que vive na perversidade, mas ele terá um tempo para se arrepender dos seus pecados e experimentar o amor a misericórdia, a graça e a bondade de Deus, ele também terá a última oportunidade para se arrepender. Caso não se arrependa, irá enfrentar o furor da ira de Deus e experimentar a Sua "severidade". Quando a liderança conhece a verdade do Evangelho e sai debaixo da  graça para praticar a perversidade, o Todo-Poderoso aplicará a severidade da Sua justiça para reparar a injustiça praticada contra seus pequeninos, os verdadeiros cristãos, os Seus filhos amados. Quando isso acontecer o falso profeta experimentará o que há de mais terrível na vida do ser humano que é a "condenação eterna" que Deus deu ao diabo e a besta, estes de dia e de noite serão atormentados para todo e sempre. Muitos falsos profetas já estão experimentando este tormento, estes foram orgulhosos e atormentaram a vida dos filhos de Deus, poderiam se arrepender, mas decidiram prosseguir pelo caminho da injustiça e foram denunciados publicamente, sofrerão o terror da vergonha e humilhação aqui na terra antes de receber a condenação final. Eles serão lançados juntamente com o diabo e a besta no lago de fogo. Como está escrito: "[...] mas um fogo desceu do céu e os destruiu. Ai o diabo, que os havia enganado, foi jogado no lago de fogo e enxofre, onde o mostro e o falso profeta já haviam sido lançados. E lá eles serão atormentados para todo e sempre, de dia e de noite (Apocalipse  20: 9,10).

Como posso identificar um falso profeta que 
se diz cristão, que muitas vezes está no altar de uma igreja pregando a palavra tirada da Bíblia? 

"Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; e que entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai [...]" (Atos dos apóstolos 20:29-31).

O primeiro passo para identificar um falso profeta é ouvir toda mensagem (pregação da Palavra) com muito interesse de "conhecer a verdade do Evangelho de Cristo", depois examinar a Palavra em casa e comparar com o que foi pregado na igreja, provar se o que foi pregado está completamente de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo, se não tem verdade misturada com mentiras. Como está escrito a respeito do povo de Bereia: "[...] Ouviam a mensagem com muito interesse.Todos os dias estudavam as Escrituras Sagradas para saber se o que Paulo dizia era mesmo verdade" (Atos 17:11).


 "Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém;..." (I João 3: 7).

Os falsos profetas usam versículos isolados da Bíblia para conseguir obter o que desejam dos seus seguidores, estes por ganância imitarão a vida imoral deles, e por causa desses falsos cristãos muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade. Ler II Pedro 2: 2. Os ensinamentos desses falsos mestres tem gotas de mentiras e engano para explorar pessoas, como está escrito: "Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas [...]" (II Pedro 2:3). Estes vivem na religiosidade, se preocupam com obras que não estão de acordo com a vontade de Deus, servem a "denominação religiosa" para receber salário e poder, estes só se preocupam em buscar as coisas desta vida terrena, não anunciam o Evangelho de Cristo com verdade e sinceridade, mas por interesse pessoal, como está escrito: "[...] Eles têm orgulho daquilo que devia ser uma vergonha para eles e pensam somente nas coisas que são deste mundo" (Filipenses 3:19). Na loucura de querer crescer financeiramente causam divisão formando grupos que são verdadeiras "panelas", muitos estão espiritualmente mortos outros se arrastam usando a fé contaminada, fazem obras que não agrada a Deus, e seguem oprimindo e matando as ovelhinhas de Cristo, as que restaram estão para morrer, ou seja, estão fisicamente, mentalmente e espiritualmente doentes. Quem fala por meio da Palavra é aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Como está escrito: E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estão para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus (Apocalipse 3:1,2).

Se a mensagem não é enviada pelo Espírito de Deus o povo perece por falta de conhecimento e entendimento da verdade que liberta, e quando a igreja não é edificada por meio da Palavra, o povo cai. Quando o povo está espiritualmente caído a igreja fica vazia do poder do Espírito Santo. Ai dos falsos profetas, os hipócritas!

Guias cegos! Coam um mosquito, mas engolem um camelo! Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência (de uma fé contaminada) e pela ganancia. Fariseus cegos! [...] hipócritas! pois vocês são como túmulos pintado de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados [...]" (Mateus 23: 24-28). 

Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que Ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrario, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão. [...] Eles trocaram a verdade sobre Deus pela mentira [...] (Romanos 1: 21 - 25). 

Tudo o que já foi escrito nessa mensagem foi suficiente para identificar os falsos profetas, mas a Palavra de Deus tem mais ensinamentos preciosos para que a pessoa não seja enganada e jamais se perca no meio do caminho. Para não se deixar enganar é preciso ouvir a Palavra do verdadeiro Pastor, Jesus Cristo, pois os que praticam a verdade e seguem os passos de Jesus não se perdem no meio do caminho. "E não perdi nenhum deles, a não ser o filho da perdição." (João 17: 12).
Os falsos profetas praticam uma fé sem misericórdia, fazem obras sociais, mas não socorrem o oprimido na sua necessidade espiritual, estes nem sabem o que é nascer de novo. O resultado é  orgulho, vaidade, cansaço, aborrecimento, desanimo, doença, separação, destruição na família, tristeza e queda espiritual. A ação sem a misericórdia de Deus excita a violência e fortalece uma fé contaminada, essa fé trás fardo pesado e contamina o coração dos filhos, os quais se gloriam das suas conquistas materiais e sem saber, fazem do Pai um servo injusto e carrasco, proferem blasfêmia contra Deus e se gloriam das suas próprias obras, buscam a honra dos homens. Eles não conhecem o Pai. "...Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR" (Jeremias 9: 23, 24). 

Os falsos profetas são inimigos do Evangelho de Cristo, Paulo sabia quem eram seus inimigos, por isso encorajou seus companheiros de trabalho a viver com firmeza e coragem, como está escrito: "Não tenham medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles de que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus que dá a vitória a vocês. Pois Ele tem dado a vocês o privilégio de servir a Cristo [...]" ( Filipenses 1: 28, 29). 

A fé com misericórdia produz VIDA! É um dom que Deus entregou aos santos para que a Igreja pudesse empregar toda a sua diligência na pregação sobre o Reino de Deus e o novo nascimento. Os que nasceram de novo são filhos de Deus, estes crescem e brilham espiritualmente diante de Deus e dos homens. "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5: 16).

Outra coisa que pode identificar o falso profeta é observar se a sua palavra se cumpri de acordo com a Palavra do SENHOR Jesus. O caráter do verdadeiro profeta é de quem nasceu de novo, tem o Espírito Santo e a mente de Cristo. Toda Palavra do verdadeiro profeta vem de Deus, ela não cai no chão, pelo contrario, frutifica trazendo Vida e Paz. A Palavra do verdadeiro profeta se cumpre. A do falso profeta não se cumpre. Como está escrito:

"...Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?
Sabe que, quando esse profeta falar em o nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder como profetizou, esta é a palavra que Deus não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenha temor dele" (Deuteronômio 18: 21, 22).

Outra característica importante dos verdadeiros cristãos que é necessário conhecer é que eles buscam e pensam nas coisas lá do alto. "[...] ponham o seu interesse nas coisas que são do céu  [...] Pensai nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra..." (Colossenses 3: 1, 2).

Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne (desejo exagerado de prazeres desta vida terrena), a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo; o mundo passa, [...] aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente (I João 2: 15 a 17).

O falso profeta que não se arrepende é covarde, incrédulo, abominável, enganador, homicida, fornicador, feiticeiro, idólatra, ganancioso, orgulhoso e mentiroso. E os seus seguidores são imitadores dele. "Mas, quanto aos covardes, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e os homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte" (Apocalipse 21:8).
Os verdadeiros profetas ensinam o que é direito e nunca o que é errado. Eles vivem em paz e sempre se agradam de Deus. estão contente com o trabalho do Pai, são filhos herdeiros de Deus e não escravos do mundo e do diabo, sendo filhos ajudam muitos a deixarem o caminho da injustiça, estes nascem de novo e passam a viver no Reino do Pai. Mas agora, os falsos profetas saíram do caminho certo e os seus ensinamentos já fizeram uma multidão tropeçar. Por isso, o próprio Deus fará que estes sejam denunciados com a verdade e o povo os rejeitará, pois não trataram a causa do povo com justiça. Ler Malaquias 2: 5-9.

Quer aprender mais da Palavra para identificar os falsos profetas?

O falso profeta se apresenta como "cabeça" ele é um líder do reino deste mundo, e disso não abre mão; quer conseguir seu objetivo a qualquer preço, deseja vencer na vida, ostentar poder, exibir fortuna e grandes riquezas, ele deseja conquistar aquilo que o outro possui, o que se torna o seu maior sonho. A sua vontade própria é morar num palácio de rei e se tornar vencedor nesta vida terrena, mas o seu querer não está de acordo com a vontade do Pai, por isso, ele e seus aliados perversos não conseguem produzir o mesmo fruto que causou efeito (resultado extraordinário) na vida de Jesus, de Paulo e de outros filhos de Deus. Embora conheça a verdade bíblica, lhe falta caráter, ele e seus aliados não têm um bom nome para poder conquistar o povo segundo a Palavra viva do PAI. Ao ver alguns dando testemunho hoje, entendemos como as pessoas estão espiritualmente mortas, ou "mornos" em comparação daquilo que o SENHOR JESUS prometeu e ensinou por meio da Palavra da Nova Aliança. "Portanto, os sacerdotes sofrerão o mesmo castigo que vou fazer cair sobre o meu povo. Vou castigá-los, e eles terão de pagar pelo mal que fizeram" (Oseias 4: 9). No meio deles não há alegria, há escravidão, miséria e desgraça. Eles não choram com os oprimidos que choram, não sofrem a dor dos membros destruídos. No meio deles não há regozijo pela vitória de levar ao povo o Novo Nascimento. Paulo ensina como é o corpo da Igreja de Jesus Cristo: "...De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e se um deles é honrado, com ele todos se regozijam..." (I Coríntios 12: 26, 27). 

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito: Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12.

Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10). 

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria  e o ensino " (Provérbios 1: 7)"

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas! " (Apocalipse 3: 22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário