quinta-feira, 19 de agosto de 2021

RELACIONAMENTO INTIMO E PESSOAL COM DEUS.

 "...O cinto estava podre e não servia para mais nada!" (Jeremias 13:7).

O cinto representava algo de valor íntimo, símbolo de dignidade, objeto de fino acabamento e beleza esmerada. Assim era aquele cinto valioso que Jeremias deveria usar bem firme em seu corpo, assim também o povo devia ter Espírito de temor para se apegar a Deus e viver como se fosse um só com Ele, um corpo e a Cabeça, tendo um RELACIONAMENTO INTIMO E PESSOAL com o seu Criador, como Marido e esposa. Como está escrito: "...Porque  o teu Criador é o teu marido..." (Isaías 54: 5).

"Porque, como o cinto está ligado ao lombo do homem, assim Eu liguei a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e nome, e por louvor e por glória, mas não deram ouvidos" (Jeremias 13:11). 

Deus deixou claro que o cinto estava podre e não servia para mais nada. Ler Jeremias 13:7. Ou seja, o coração do povo e de seus líderes estava podre, contaminado pelo pecado, eles não tinham o Espirito de temor para honrar e dar glória a Deus como Pai amado, Marido Fiel e Justo, seu Criador. Eles deviam ser exemplo de filhos queridos para o mundo inteiro, mas tornaram-se filhos bastardos, se recusaram fazer a vontade de Deus, seguiram na teimosia do velho coração de pedra e enganoso que não recebeu o Espírito que é a fonte da vida. Lembrando que é no novo coração cheio do Espírito de Deus que está todas as fontes da vida.  "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida" (Provérbios 4:23). O coração da pessoa que nasceu de novo é como uma terra boa e bem preparada para cultivar e fazer frutificar o fruto do Espírito Santo. Mas o coração deles apodreceu como apodreceu aquele cinto de linho, e não prestava mais, não servia para mais nada. Nele não havia fontes de vida. O coração era da velha criatura, mentiroso e corrupto, eles não consultavam a Deus por meio da Sua Palavra, faziam tudo de acordo com suas próprias ideias erradas. O cinto podre mostrava como Deus iria destruir o orgulho daqueles lideres religiosos. Deus iria deixar eles e seu povo completamente perdidos como bêbados, ou como quem sofreu distúrbio mental, todos ficariam espiritualmente embriagados, sem entendimento e sem sabedoria que vem do alto, assim todos estavam perecendo por falta de visão e conhecimento de Deus. Perturbados, derrotados, envergonhados e confusos, se levantariam uns contra os outros, e assim haveria guerra entre eles, e todos ficariam em pedaços. Como está escrito:

 "Eu vou deixar todo este povo completamente embriagado, desde o rei..., até os sacerdotes e profetas,...então quebrarei a todos, colocando uns contra os outros....Esse povo vai ficar em pedaços, diz o SENHOR. Nem a minha compaixão, nem a minha bondade me impedirão de destruir todos eles" (Jeremias 13:12-14).                                      

O povo e seus lideres estavam sendo destruídos por causa do orgulho, eles não faziam a vontade de Deus, mas queriam que a mão de Deus servisse de acordo com a vontade deles, a vontade de um coração corrupto e enganoso, eles de fato não haviam recebido um novo coração, queriam viver para esbanjar suas riquezas nesta vida terrena. Eles não honravam o glorioso nome Deus, não o santificavam com dignidade, integridade, sinceridade, humildade de coração puro - santidade. Perderam o primeiro amor e também já haviam perdido a autoridade que está no Espírito da Palavra. Satanás roubou a coroa da cabeça deles. Como está escrito: "Dize ao rei e à rainha: humilhai-vos e assentai-vos no chão; porque já caiu todo o ornato de vossas cabeças, a coroa de vossa glória" (Jeremias 13:18). Eles tinham que nascer de novo, receber de Deus um novo coração com as fontes da vida para dar glória a Deus. "Deem glória ao SENHOR Deus, antes que seja tarde demais (Jeremias 13:16).

Quem é de Deus escuta as palavras de Deus. Os que nasceram de novo estabeleceram a vida espiritual na Rocha que é Jesus Cristo. A Rocha é a Palavra viva. Os que amam e praticam os ensinamentos de Jesus bebem do Espirito da vida e herdam o Reino de Deus. "Porque lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as receberam, e tem verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste. Eu rogo por eles [...] tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição (Judas Iscariotes), para que a Escritura se cumprisse'' (João 17: 8-12).

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12. 

Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10). 

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria  e o ensino " (Provérbios 1: 7)"

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas! " (Apocalipse 3: 22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário