"O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente (satanás) enganou Eva com sua esperteza para falar mentira, a mente de vocês também venha ser corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção em Cristo" (II Coríntios 11:3).
A mente pode ser corrompida por falta de conhecimento e entendimento do verdadeiro Evangelho de Cristo, por acolher dos falsos profetas uma mensagem com espirito diferente daquele que Jesus anunciou, ou da aceitação de um Jesus diferente daquele que o apóstolo Paulo e outros discípulos de Cristo aceitaram e acolheram como Filho de Deus, e Bom Pastor.
Quando Jesus chegou em Jerusalém, Ele não encontrou homens de coração segundo o coração de Deus, ali havia ovelhas perdidas, e lobos vestidos de cordeiros, homens disfarçados de ministros de justiça, os quais mataram os profetas e apedrejaram os mensageiros da PALAVRA de Deus. Quando Jesus queria ajuntar o povo de Jerusalém, a multidão já estava com seus corações corrompidos pelo engano e mentiras do sistema religioso, e a maioria foram influenciados a desviar do Caminho, da Verdade e da Vida, não quiseram ouvir a PALAVRA do verdadeiro Evangelho, rejeitaram os ensinamentos do Bom Pastor. Ler Mateus 23:37; João 14:6.
As ovelhinhas do Pai andavam perdidas, sem ter ninguém para conduzi-las aos pastos verdejantes e águas tranquilas. Quando Jesus nasceu o povo de Deus era representado por homens de coração corrompido pelo pecado, eram poderosos assassinos, malfeitores, mentirosos, enganadores e opressores. Jesus cresceu e cumpriu o proposito de dar Sua vida por amor às Suas ovelhas perdidas, Ele andou nos povoados, e passava de cidade em cidade ensinando e anunciando o Reino de Deus, cuidou do povo e exaltou os humildes com Poder da sua Palavra. Ele cresceu em estatura, graça e sabedoria - Lucas 2:52 - ao ponto de deixar os mestres da lei com inveja, e muitos lideres políticos e religiosos como José de Arimatéia, Nicodemos, Pilatos e outros sabiam que os lideres religiosos tinham inveja. Como está escrito: "Pilatos sabia muito bem que os lideres Judeus haviam entregado Jesus porque tinham inveja." A inveja deles era extrema, ao ponto de influenciar o povo condenar e mandar matar um inocente. "Os chefes dos sacerdotes e os lideres Judeus convenceram a multidão a pedir ao governador Pilatos que soltasse Barrabás e condenasse Jesus à morte" (Mateus 27: 20). Pilatos perguntou: Que farei com Jesus, que é chamado Messias? Crucifica! Responderam todos. Que crime Jesus cometeu? Perguntou Pilatos. Ai a multidão começou a gritar bem alto: Crucifica! depois Pilatos mandou chicotear Jesus e o entregou para ser crucificado. Ler Mateus 27: 21- 26. Jesus veio para Salvar os humildes com o cumprimento das promessas do Pai, Ele morreu, mas ressuscitou! Jesus abençoou a vida daqueles que fazem a vontade de Deus e encheu de coisas boas que vem do Reino dos Céus, e derrubou dos seus tronos os reis injustos, orgulhosos e opressores. Como está escrito:
"Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes. Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos" (Lucas 1:52,53).
Jesus exaltou os humildes com a missão de "Bom Pastor". Ele teve que lutar com a Espada da Sua Boca que é o poder da PALAVRA contra os mercenários, ladrões e malfeitores.
O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas Eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa. Eu Sou o Bom pastor; o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas. Um mercenário trabalha somente por dinheiro, ele não é pastor, e as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê o lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge porque trabalha somente por dinheiro e não se importa com as ovelhas. Eu Sou o Bom Pastor. Assim como o Pai me conhece, e Eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. Eu estou pronto para morrer por elas. Tenho outras ovelhas que não estão neste curral, eu preciso trazer essas também. E elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só Pastor" (João 10:10-16).
Depois que Jesus morreu e ressuscitou o rebanho de ovelhas de Deus é consolado, ensinado e conduzido para o Reino dos Céus por um só Pastor, através do Espirito da PALAVRA VIVA. Ele subiu ao Céu e nos deixou um Consolador que é o Seu Espírito Santo, e a Sua PALAVRA que ficará com os filhos de Deus para sempre, O mundo não pode receber o Espírito Santo - Espirito da PALAVRA de Deus. Ler João 14:15-26.
"Cantai ao SENHOR porque fez coisas GRANDIOSAS; saiba-se isto em toda terra...E vós com alegria tirareis água das fontes da salvação" (Isaias 12:3, 5).
O homem natural ou a velha criatura não entende nada das coisas do Espírito de Deus, porque tem um coração enganoso corrupto e perverso. Ler Jeremias 17: 9,10.
"Portanto, vocês não são estrangeiros nem forasteiros (estranhos, sem um lar nem família), mas concidadãos dos santos (filhos separados), e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como Pedra angular, no qual todo edifício (Vida) é bem ajustado e cresce para tornar-se um santuário (Templo do Espírito Santo) no SENHOR Jesus Cristo. Nele vocês também estão sendo, juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por Seu Espírito" (Efésios 2:19-22).
Aqueles que fazem a vontade de Deus fazem parte da família de Jesus Cristo, como está escrito:
Jesus diz: "Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do Pai é meu irmão, minha irmã e minha mãe" (Marcos 3:34,35).
O Espírito Santo habita no coração dos filhos amados do Pai pela fé, estes estão arraigados e alicerçados no verdadeiro Amor, e fazem parte da família de Jesus Cristo. Na família de Deus não existem filhos de coração enganoso e perverso, eles foram lavados pelo Precioso Sangue de Jesus, e santificados pela Verdade da PALAVRA de Deus.
Jesus orou para que essa Palavra se cumprisse na vida dos filhos de Deus. Ele pediu ao Pai dizendo: "Santificai-os na Verdade; a tua PALAVRA é a Verdade. Como me enviaste ao mundo, assim Eu os envio ao mundo. em favor deles, Eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade," (João 17:17-21).
Você é filho amado, faz parte da família de Deus, já foi santificado na verdade?
Se a resposta for SIM!
"Então você seguirá por caminhos seguros e não tropeçara; quando se deitar não terá medo, e o seu sono será tranquilo. Não precisará ter medo dos problemas inesperados nem da ruína que atinge os homens maus, porque o SENHOR Jesus mesmo será sua segurança. Ele não deixara que você caia em armadilha" (Provérbios 3:23-26).
O engano e mentiras deste mundo corrupto encontram espaço na mente desocupada e no coração vazio de conhecimento e entendimento espiritual, abrindo uma brecha dando livre acesso a satanás, ele entra e causa destruição do corpo da alma e do espirito, foi o que aconteceu com aqueles que rejeitaram os sete Espíritos de Deus, entre eles o Espírito de conhecimento, entendimento e de sabedoria. Rejeitaram o que é aos olhos de Deus, mais precioso do que o ouro fino. Deus falou que os próprios lideres do povo o rejeitaram, e como consequência alguns deles foram levados como escravos juntamente com o povo, outros ficaram com as famílias mais pobres perecendo de fome e sede não só de pão e água, mas de ouvir a verdade da PALAVRA. Como está escrito:
"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também Eu te rejeitarei" (Oséias 4: 6). "Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede" (Isaias 5:13).
"Está chegando o dia em que mandarei fome pelo país inteiro. Todos ficarão com fome, mas não por falta de comida, e com sede não por falta de água. Todos terão fome e sede de ouvir a mensagem da PALAVRA de Deus, o único SENHOR" (Amós 8:11,12). "Os que praticam iniquidade não terão conhecimento espiritual da PALAVRA de Deus"(Salmo 14:4).
Deveras o meu povo está louco, já não me conhece, diz o SENHOR, são filhos tolos, e não entendidos, são sábios para fazer o mal, mas não sabem fazer o bem"(Jeremias 4: 22). Mas Deus lhe disse: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" (Lucas 12:20).
Não havendo profecia (PALAVRA de Deus), o povo perece, porém o que guarda a Palavra, esse é bem-aventurado" (Provérbios 29:18). Feliz aquele que lê as Palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo" (Apocalipse 1:3).
O Espírito do SENHOR que dá fortaleza, sabedoria e entendimento, Espírito que trás conselho e poder, o Espírito de conhecimento e Temor do SENHOR iluminará trazendo inspiração. O SENHOR Jesus Cristo governará e não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu, mas com retidão julgará os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres. Com Suas Palavras, como se fosse um cajado, ferirá a terra; com o sopro da Sua boca matará os ímpios. Conferir em Isaias 11:2- 4.
A PALAVRA deve ser armazenada nas fontes de um coração puro, lavado e santificado na Verdade. Na antiga aliança Deus prometeu dar para seu povo bons pastores com espirito novo, e deixou a promessa de derramar o Seu Espírito para pastorear suas ovelhas, com conhecimento, inteligência, também fez a promessa de dar um coração segundo o Seu Coração. Como está escrito: " Dar-vos-ei pastores segundo o Meu Coração, os quais vos apesentarão com conhecimento e inteligência" (Jeremias 3:15). Mas na Nova Aliança Essa Palavra se cumpriu acrescentando Graça e Sabedoria na vida dos discípulos de Jesus, eles tiveram seus corações lavados pela Palavra do Evangelho de Jesus. Como está escrito: "Vocês já estão limpos, pela Palavra que tenho falado"(João 15:3). Os discípulos de Jesus, Paulo, Estevão e outros que foram santificados pela Palavra se tornaram filhos amados, eles conheciam perfeitamente qual era a largura, e o comprimento, e a altura e a profundidade do Amor de Cristo, o qual excede todo entendimento que pode ser cheio de toda Plenitude do Espírito Santo.
Deus conhece o coração de cada pessoa, Ele dá a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto de suas ações. O coração da velha criatura é enganoso, corrupto e perverso, e sua doença é incurável. Ler Jeremias 17: 9,10. Por isso a necessidade de Nascer de Novo. Aqueles que nasceram de novo e se tornaram filhos amados de Deus receberam um novo coração e um novo espírito lavado com água pura, e purificado pelo sangue preciosos de Jesus. Após receber um coração novo e um espirito lavado, Deus concede o Seu Espírito.
"Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne. Porei o Meu Espírito em vocês e os levarei a agir segundo os meus decretos e a obedecer fielmente às minhas leis...vocês serão o meu povo, e Eu serei o seu Deus. Eu os livrarei de toda a sua impureza" (Ezequiel 36:26-29).
O coração de pedra é endurecido pelo pecado, resistente, rebelde e despreza a Verdade que liberta. O coração de carne é um coração quebrantado, sensível para ler, ouvir, guardar e praticar a PALAVRA de Deus.
Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR Jesus! Repito: Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).
A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo 2.19-21; - João 17.12.
"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12: 10)
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1: 7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário