terça-feira, 27 de maio de 2025

NÃO FAÇAM DA CASA DO MEU PAI UMA CASA DE VENDA.

PARTE 01

"Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da Verdade... Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do SENHOR e Salvador Jesus Cristo, foram outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se lhes o último estado pior do que o primeiro. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes fora transmitido; deste modo confirma-se neles o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao lamaçal" (II Pedro 2: 2, 3, 20, 21, 22).

A pessoa que mistura o serviço sagrado da pregação da Palavra com a sujeira do sistema politico corrupto deste mundo, passa mal ao ponto de vomitar. Pior ainda, é comparado à porca lavada e ao cão que volta ao seu próprio vomito.

"...Deste modo confirma-se neles o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada voltou a revolver-se na lama" (II Pedro 2: 22).

A pessoa que foi escolhida, chamada e ungida pelo Espirito Santo para cumprir sua missão de pregar a Palavra não pode olhar para trás, nem misturar essa missão com o trabalho político que trata de obras sociais e dinheiro, sendo que a maioria tem visão no lucro próprio. Um mensageiro da Palavra se dedica à oração para anunciar o Reino de Deus, e servir o único SENHOR e Salvador, Jesus Cristo.

"Então os doze apóstolos reuniram todo o grupo de seguidores e disseram: Não está certo nós deixarmos de anunciar a Palavra de Deus para tratarmos de dinheiro. Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de confiança, cheios do Espirito Santo e de sabedoria, e nós entregaremos esse serviço a eles". Assim nós poderemos continuar usando todo nosso tempo na oração e no trabalho de anunciar a Palavra de Deus." (Atos dos Apóstolos 6: 2, 3).

O apostolo Paulo também não gostava de se envolver com o dinheiro da oferta, ele pediu para cada um separar a oferta antes, para não precisar ele fazer quando chegar. Paulo tinha o direito de pedir oferta e coletar quando chegasse, mas ele não tirava vantagem desse direito.

"No primeiro dia da semana, cada um de vocês, separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coleta de ofertas quando eu chegar" (I Coríntios 6: 2). 

Enquanto isso, em Jerusalém os sacerdotes estavam fazendo da casa do Pai um lugar de negocio opressor, que era considerado roubo.

Quem era responsável para cuidar do bom andamento do templo em Jerusalém?

O templo que Jesus chamou de "casa do meu Pai", era comandado pelos sacerdotes, os descendentes de Arão, irmão de Moises e devia ser bem cuidado com ajuda dos levitas. Mas eles não tinham zelo do templo como "Casa do Pai de Jesus Cristo."

Eles desprezaram Jesus, fizeram aliança com a classe dos mais nobres por interesse de lucro próprio e havia uma unidade entre saduceus e a elite sacerdotal, formaram uma sociedade entre eles, parceria que dava livre acesso ao templo, os sacerdotes também eram companheiros dos judeus farisaicos, os fariseus faziam parte do sistema religioso, todos em um só proposito desejavam o poder e comandavam favorecendo os poderosos materialistas inclusive o poder de Roma.  

Caifás era sumo sacerdote. Ele morava em uma casa em Jerusalém não muito longe do templo, ele e sua família tinha uma posição importante aos olhos da sociedade religiosa, Caifas também tirava vantagem dos negócios ilícitos praticado no templo. Segundo o que Jesus falou eles estavam fazendo da casa do Pai um covil de salteadores (lugar que é praticado atividades criminosas, onde bandidos e ladroes se escondiam e planejavam seus atos ilícitos para roubar o povo), ou seja a casa do Pai se tornou um lugar de ganhar dinheiro com trabalho desonesto, as facilidades de obter lucro próprio era praticado com opressão na vida do povo que não tinha conhecimento nem entendimento da Palavra de Deus. Se referindo a essa gente religiosa que atrapalhava o relacionamento do povo com Deus, Jesus falou que eles eram hipócritas, diziam ser filhos de Abraão, mas tinham o caráter de  "filhos do diabo".

"Vos tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso Pai. O diabo foi homicida desde o principio, e não se afirmou na Verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira" (João 8:44).

Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo como Evangelho de Jesus Cristo...Não tenham medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles de que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus que dá a vitória a vocês. Pois ele tem dado a vocês o privilegio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por Ele. Agora vocês podem tomar parte comigo na luta. Como vocês sabem, a luta que vocês viram no passado é a mesma que ainda continua hoje. Ler Filipenses 1:27 -30.  

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR Jesus! Repito: Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12. 

"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12: 10)

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1: 7)


Nenhum comentário:

Postar um comentário