sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A MEDIOCRIDADE RELIGIOSA parte 01



A primeira parte de "A Mediocridade Religiosa” é mais um tema para enriquecer a vida espiritual daqueles que desejam receber algo que germina de uma semente incorruptível (Palavra de Deus) que é o novo nascimento e a santificação, a qual brota no coração, cresce e faz a diferença, porque os que nasceram de novo criam raízes profundas, dá o seu fruto e não podem murchar espiritualmente, Como está escrito: "Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha;..." (Salmo 1: 3).

 Mediocridade significa conseguir apenas atingir a média, ficar no meio- termo, mas na vida espiritual não existe meio termo, ou a pessoa se arrepende e se lança de baixo da graça e misericórdia de Deus, e mergulha na Palavra para ser lavado e santificado (nasce de novo), ou se torna um religioso medíocre (morno), amigo do mundo. Os que vivem na mediocridade religiosa não nascem do Espírito, tentam dividir a fé entre dois  senhores no mundo, e acabam se tornando inimigos de Deus."Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus" (Tiago 4:4). A fé dividida faz a pessoa ficar longe da presença de Deus, ela persevera praticando uma fé  infrutífera, trabalha com amor para ajudar aos sofridos, se dedica à evangelização e ao serviço das obras sociais, é fiel para cumprir as ordens do sistema religioso, mas vive cheia de problemas e suporta com paciência o sofrimento, mas essa criatura não tem relacionamento com Deus, não anda no caminho da verdade, ela lê a história da Bíblia, mas não entende a mensagem de Cristo, como disse Paulo, eles tem zelo (de querer cumprir a Lei), mas não com entendimento. Como alguém que não tem entendimento espiritual pode nascer de novo? Estes vivem no pacto da antiga aliança, não praticam os ensinamentos de Cristo, como foi o caso da liderança de igreja de Tiatira, praticava a injustiça, dava mau testemunho, tolerava os governantes idólatras e os que cometeram imoralidade sexual. Jesus achou prostituição e o pecado da idolatria naquela Igreja, ela praticava as obras das trevas, induzia os filhos a viver como escravo do pecado, seduzia outros a participar da sua própria doutrina atraindo ao engano, e incitava os próprios servos de Deus a viver na mediocridade religiosa. Trazendo a Palavra para os dias de hoje, caso ela não se arrependa receberá severa punição. Qual é punição? Doença para a morte, grande tribulação e morte espiritual dos filhos. Jesus conhece as suas obras, e sabe que ali é praticado a  fé, o amor e a perseverança, mas neste lugar também se pratica coisas más, como a busca pelo poder e o amor a riqueza. Deus vai permitir que eles parem com tudo o que estão fazendo, e se não se arrepender ficarão doentes e vão cair numa cama e o sofrimento será terrível e vergonhoso, todas as igrejas saberão, ou seja, tudo o que estava escondido será revelado publicamente, serão humilhados porque não viveram a experiencia do novo nascimento. Como está escrito: 

"Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que têm amor, são fiéis, trabalham e aguentam o sofrimento com paciência. Eu sei que vocês estão fazendo mais agora do que no princípio [...] Eu lhe dei tempo para abandonar os seus pecados, porém ela não quer deixar a imoralidade. Portanto eu a jogarei numa cama, onde ela e os que com ela cometeram adultério sofrerão horrivelmente. Farei isso agora, a não ser que eles se arrependam das coisas más que fizeram junto com ela. Matarei os seguidores dela, e então todas as igrejas saberão que Eu Sou Aquele que conhece os pensamentos e os desejos de todos. Eu pagarei a cada um de vocês de acordo com que tiver feito ( Apocalipse 2:19-23).

O religioso medíocre pode ser reconhecido pelos frutos. Seu fruto representa meio termo, “médio" não está maduro nem verde; não está bom, nem totalmente podre, está prestes a cair. Foi o que aconteceu com lúcifer, o anjo caído.
"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti" (Ezequiel 28:15).

A Palavra de Deus é uma herança guardada no céu, auxílio bem presente contra a 
falsidade dos infiéis. "...Porque já não há homens piedosos, desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens" (Salmos 12:1). A palavra viva é socorro que vem da parte de Deus para todo aquele que Nele crê. "Elevo os olhos para os montes: de onde virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR [...]" (Salmo  121: 1, 2, 7, 8). Feliz aquele que tem desejo de buscar saber mais de Deus e de seus planos para nossos dias através da Palavra tão maravilhosa que é a verdade que liberta"Venham, voltemos todos para Deus o SENHOR [...] Vamos nos dedicar mais e mais ao SENHOR! Tão certo como nasce o sol, Ele virá nos ajudar [...]" (Oseias 6: 1, 3)."Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras." (I Tessalonicenses 4: 18) "Guardai-vos no amor de Deus [...] E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida;..." (Judas ver: 21, 22). [...] Sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor [...] E edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo." (I Tessalonicenses  5: 4 a 11). "...Para que Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminando os olhos do vosso coração [...]" (Éfeso 1: 18).  "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos" (Salmos 119: 105).  Através dessa luz o Espírito Santo vai mostrando a verdade, Ele inspira  servos e servas que estão em comunhão com Deus, e que desejam falar da Sua Palavra para abençoa-los com o novo nascimento. A Palavra instrui, exorta e educa na justiça, ela é a verdade que vem do íntimo de Deus, e penetra na mente no coração e na alma de forma profunda, e com abundância "Pois a terra se encherá do conhecimento da glória Deus, como as águas cobrem o mar" (Habacuque 2: 14).

Como identificar um falso profeta, religioso e  medíocre?

O primeiro passo é ouvir a mensagem com interesse de conhecer a verdade do Evangelho, examinar o que a pessoa está falando, provar se está de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo. Como está escrito a respeito do povo de Bereia: "[...] Ouviam a mensagem com muito interesse.Todos os dias estudavam as Escrituras Sagradas para saber se o que Paulo dizia era mesmo verdade" (Atos 17:11). "Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém;..." (I João 3: 7).

Os falsos profetas usam versículos isolados da Bíblia para obter lucro próprio, seus ensinamentos tem gotas de mentiras e engano, causam divisão e morte espiritual. Se a mensagem não é enviada pelo Espírito de Deus o povo perece por falta de conhecimento e  entendimento da verdade que liberta, e quando a igreja não é edificada por meio da Palavra, o povo cai, porque o que conseguiram foi pela força do braço e pela ganancia de conquistar riqueza deste mundo, no fim, a igreja fica vazia de povo e do poder do Espírito Santo. Ai dos falsos profetas, os hipócritas!

Guias cegos! [...]  Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estão cheios de coisas que vocês conseguiram  pela violência e pela ganancia. Fariseus cegos! [...] hipócritas! pois vocês são como túmulos pintado de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados [...]" (Mateus 23: 24-28). [...] Se tornaram nulos em seus próprios raciocínios [...] pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira..." (Romanos 1: 21 a 25). 

Para não se deixar enganar é preciso ouvir a palavra do verdadeiro Pastor, Jesus Cristo, pois os que praticam a verdade e seguem os passos de Jesus não se perdem no meio do caminho. "E não perdi nenhum deles, a não ser o filho da perdição." (João 17: 12).
Os falsos profetas praticam uma fé sem misericórdia, fazem obras sociais, mas não socorrem o oprimido na sua necessidade espiritual que é nascer de novo. O resultado é  orgulho, vaidade, cansaço, aborrecimento, desanimo, doença, separação e queda espiritual. A fé sem a misericórdia de Deus excita a violência no coração daqueles que praticam a injustiça com interesse de lucro deles mesmos, os quais se gloriam das suas conquistas materiais e fazem do Pai um carrasco, proferem blasfêmia contra Deus e transformam a fé em fardo pesado.
"...Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR" (Jeremias 9: 23, 24). A fé com misericórdia produz VIDA! É um dom que Deus entregou aos santos para que a Igreja pudesse empregar toda a sua diligência na pregação sobre o Reino de Deus e o novo nascimento. Os que nasceram de novo são filhos de Deus, estes crescem e brilham espiritualmente diante de Deus e dos homens.
"Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5: 16).
Outra coisa a observar é que toda palavra do verdadeiro profeta vem de Deus, e não cai no chão, ela se cumpre.
"...Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?
Sabe que, quando esse profeta falar em o nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder como profetizou, esta é a palavra que Deus não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenha temor dele" (Deuteronômio 18: 21, 22).
Outra característica importante dos verdadeiros cristãos é que eles buscam e pensam nas coisas lá do alto. "[...] ponham o seu interesse  nas coisas que são do céu  [...] Pensai nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra..." (Colossenses 3: 1, 2).



Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne (desejo exagerado de prazeres desta vida terrena), a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo; o mundo passa, [...] aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente (I João 2: 15 a 17).

O medíocre quer ser cabeça e disso não abre mão; quer conseguir seu objetivo a qualquer preço, deseja vencer na vida, ostentar poder, exibir fortuna, e conquistar aquilo que o outro possui se torna o seu maior sonho. Há vontade de vencer, mas o seu querer não está de acordo com a vontade de Deus, por isso, não conseguem produzir o mesmo fruto que causou efeito (resultado extraordinário) na vida de Jesus, de Paulo e outros filhos de Deus. Embora conheça a verdade, falta caráter e um bom nome para poder conquistar o povo segundo a palavra viva do PAI. Ao ver alguns dando testemunho hoje, entendemos como as pessoas estão espiritualmente medíocres "mornos" em comparação daquilo que o SENHOR JESUS prometeu e ensinou por meio da Palavra da nova aliança. "Portanto, os sacerdotes sofrerão o mesmo castigo que vou fazer cair sobre o meu povo. Vou castigá-los, e eles terão de pagar pelo mal que fizeram" (Oseias 4: 9). "...De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e se um deles é honrado, com ele todos se regozijam..." (I Coríntios 12: 26, 27).  

Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10). 

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria  e o ensino " (Provérbios 1: 7)"

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas! " (Apocalipse 3: 22).



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O sacrificio parte 04

    
06 - O voto de Saul.

Antes de falar do voto, vamos saber quem era Saul.

Saul se tornou rei pela vontade de um povo que não tinha temor de Deus.
Então, todos os anciões de Israel (homens mais velhos) vieram a Samuel (profeta de Deus) e disseram:...Constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe... (I Samuel 8:4).
O povo não estava rejeitando Samuel, mas rejeitava o próprio Deus. E a palavra do povo não agradou a Samuel (I Samuel 8: 6).
Então, Deus consolou a Samuel dizendo: Atende à vós do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti mas a mim para EU não reinar sobre ele (I Samuel 8: 7).
O povo deixou de crer em Deus para acreditar na força do homem.
"Maldito o homem que confia no homem..." (Jeremias 17: 5).
Deus avisou o povo como seria o reinado de Saul, e deixou bem claro que o rei tinha direito sobre eles para escraviza-los.
Então, naquele dia, clamareis por causa (da maldade) do vosso rei que houverdes escolhido; mas o Senhor NÃO VOS OUVIRÁ NAQUELE DIA (I Samuel 8:18).
"...E sabereis e vereis que é GRANDE A VOSSA MALDADE, que tendes praticado perante o Senhor, pedindo para vós outros um rei. (I Samuel 12: 17).
Porém, o povo não atendeu a vós de Samuel e disse: NÃO! Mas teremos um rei sobre nós (I Samuel 8: 19).
Mas vos rejeitastes, hoje, a vosso Deus... (I Samuel 10:19).
Me dissestes: NÃO! Mas reinará sobre nós um rei ao passo que o Senhor, vosso Deus, era o vosso Rei.
Agora, pois, eis aí o rei que elegestes e que pedistes; e eis que o Senhor vos deu um rei (I Samuel 12:12,13).
Então o povo rompeu em gritos, exclamando: Viva o rei! (I Samuel 10: 24).
"Pois o Senhor, por causa do seu GRANDE NOME, não desamparará seu povo..."
Se, porém, perseverardes em fazer o mal, perecereis, tanto vós como o vosso rei  (I Samuel 12: 22, 25).
Saul procurou alcançar a benevolência de Deus por meio do sacrifício (I Samuel 13: 12).
Samuel disse a Saul:... Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou.
...Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou (I Samuel 13: 13, 14).

Saul faz um voto.

Para se vingar dos inimigos, Saul, forçado pelas circunstâncias, ameaçou e oprimiu o povo de Deus, dizendo:..."Maldito o homem que comer pão antes de anoitecer, para que me vingue dos meus inimigos..." (I Samuel 14: 24 a 26).
Esse voto não tinha nada haver com a vontade de Deus. Deus não mandou Saul deixar o povo com fome.
E, mesmo exausto em extremo o povo não comeu, obedeceu a trama imposta por Saul. Jônatas filho de Saul, era amigo de Davi e tinha outro espírito.
Sem saber do voto do pai, Jônatas comeu um pouco do mel; e, após comer, questionou a atitude do pai, dizendo: "... Vede como brilham os meus olhos por ter provado um pouco desse mel. Jônatas deixou claro que Saul deveria ter deixado o povo comer LIVREMENTE do que encontrou do despojo de seus inimigos (I Samuel 14: 29, 30).
Mas, como Saul era um rei ignorante e cruel, espiritualmente sem visão (CEGO), deixou o povo com fome, exausto ao extremo. Por isso, os soldados de Saul não venceram os inimigos com grande honra (I Samuel 14:30).
O voto imposto por Saul, levou o povo pecar. Tomaram ovelhas, bois e bezerros, mataram e comeram a carne com sangue.
Consultou Saul a Deus, porém, aquele dia Deus NÃO RESPONDEU. Mas, como Saul estava sem visão espiritual, não entendeu a intensão de Deus, não confessou seu erro, nem reconheceu que o povo havia pecado por causa dele mesmo.
Então disse Saul: "...Informai-vos e vede qual pecado que, hoje, se cometeu.
Disse Saul: "...Ainda que com meu filho Jônatas esteja a culpa, seja morto (I Samuel 14: 39).
Saul não entendia que a culpa estava na maldade dele, e não em Jônatas seu filho.
Falou, pois, Saul ao Senhor, Deus de Israel: MOSTRAI A VERDADE. (O rei falou com Deus como se ele fosse perfeito, inocente de tudo).
"...E o povo saiu LIVRE."
Após confessar que havia comido um pouco do mel, Jônatas disse a seu pai: Eis-me aqui; estou pronto para morrer. Então disse Saul: Deus me faça o que bem lhe a prover; é certo que morrerás, Jônatas.
Saul não sabia, mas Deus já estava preparando Jônatas para ser o maior amigo do rei Davi (II Samuel 1:26). Deus usou o povo para livrar Jônatas da crueldade de Saul. Exclamou o povo: "Morrerás Jônatas, que efetuou tamanha salvação em Israel?..." Assim, Deus usou o povo para salvar Jônatas para que não morresse ( I Samuel 14: 45).  Apartir desse dia, Saul continuou pelejando contra os inimigos de Israel; e, para onde quer que se voltasse, era vitorioso. Mas, Deus, já sabia como estava o coração de Saul, e, ficou de olho nele.
Passou um tempo, Saul continuou rejeitando o AMOR e a misericórdia e, também não dependia da GRAÇA de Deus, na verdade ele não obedecia a vontade de Deus, Samuel tentou alerta-lo, dizendo: Tem porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros (I Samuel 15: 22).
Como Saul não atendeu a vontade do Pai, veio a palavra do Senhor contra Saul a Samuel: "Arrependo-me de haver constituído Saul rei..." Então, Samuel disse a Saul: "O Senhor rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e deu a teu próximo que é MELHOR DO QUE TU. " 
(I Samuel 15: 28).
Saul, homem de guerra Caiu na batalha, e  Davi lamentou sua morte dizendo: "Como caíram os valentes, e pereceram as armas de guerra!" (I Samuel 1: 27).
Davi era MELHOR!
O servo MELHOR é aquele que atende a vontade de Deus e CUIDA BEM DAS OVELHAS, não deixa as ovelhinhas de Deus saírem fora do pasto verdejante, e, se alguma rebelde fugir, ele deixa as que estão bem, e vai buscar a perdida, cura as suas feridas e a trás em seus ombros. O servo MELHOR tem compaixão do povo oprimido. Ama os necessitados e sabe o que ter misericórdia. O servo MELHOR ganha mais almas e sacrifica a vida pelo povo, não bebe nem come nada daquilo que tem preço de sangue dos homens, que muitas vezes conquistam com perigo de sua vida. Davi era assim, ele disse: "Longe de mim, ó Senhor, fazer tal coisa;... (II Samuel 23: 17). 
O servo MELHOR investe pesado na pregação do evangelho, permanece na verdade e, continua dando fruto na GRAÇA DE DEUS.
O servo MELHOR não depende da força da mão do homem.

                 
                        O EXEMPLO DE DAVI



Longe de todos, Davi mantinha uma comunhão intima e pessoal com Deus, foi rejeitado pelo pai, e pelos irmãos que eram guerreiros de Saul. O menino rejeitado enfrentou um urso e matou um leão para defender suas ovelhas. Quanto ao Gigante Golias, disse: "Teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou o exército do Deus vivo."  
Assim, Davi se tornou um grande rei, o rei de Israel (I Samuel 17: 34 a 58).
Davi recebeu de Deus sabedoria para treinar seus homens de guerra, com Davi estavam soldados fiéis e corajosos.
“O menor deles valia por dez e o maior por mil.”
(I Crônicas 12:14).
Os guerreiros de Davi eram luzes diante de Deus e dos homens, e o Senhor dava vitórias a Davi, por onde quer que ele ia. O seu exército resplandecia nas batalhas! (II Samuel 8: 6, 13, 14; Salmo 18: 37 a 40).
O povo reconhecia a honestidade do rei, seu exército sabia que Deus era com ele, porque a sua fidelidade REFLETIA NA VIDA ESPIRITUAL dele e do povo.
Ou seja, o sacrifício de Davi refletia na vida do povo, ele abençoava a multidão e o seu exercito era EXTRAORDINÁRIO.
Todos eram fiéis e contribuíam voluntariamente, davam liberalmente sem opressão e o rei se alegrava com grande júbilo! Ele mesmo oferecia sacrifício pela vida do povo (I Crônicas 21: 24; - 22: 14; - 29: 2 a 9).
Na fidelidade dos guerreiros de Davi não havia interesse próprio, os seus liderados o respeitavam com temor de Deus, eles não digladiavam em competições, não eram bajuladores de hipócritas.
Davi comandava um exército forte e alegre, eles eram vencedores, e o rei se regozijava nas suas VITÓRIAS. A benção era resultado do sacrifício que Davi fazia para abençoar a vida do povo, ele sacrificava o seu particular tesouro, e o povo de Deus fazia a diferença! O sacrifício de Davi saia do penoso trabalho de suas próprias mãos, ele não oferecia sacrifício que não lhe custava nada; por isso, Deus abençoava seu ministério PODEROSAMENTE!
"São muitas, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco; ninguém há que se possa igualar contigo. EU QUISERA ANUNCIÁ-LOS E DELES FALAR, MAS SÃO MAIS QUE SE PODE CONTAR" (Salmos 40: 5).
Deus honrava o ministério de Davi e respondia com fogo!
Quando a obra de Deus é feita na base da bondade, honestidade, liberdade, justiça, fé, e, AMOR AO PRÓXIMO, os servos não se submeterão ao medo, humilhação e opressão.
Podemos ver o exemplo do Senhor Jesus que não sacrificou sua vida por meio de opressão como se fosse uma obrigação. Jesus se entregou voluntariamente. Eu sou o bom Pastor, disse Ele. O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas.
... Eu dou a minha vida voluntariamente. ...Ninguém a tira de mim, mas Eu a dou por minha livre e espontânea vontade (João 10: 11, 17,18).
Jesus sofreu acusações e foi humilhado, mas Ele não fugiu nem condenou seus inimigos porque a culpa não era deles. Eles não sabem o que fazem, disse Jesus (Lucas 23: 34).
Os soldados que cravaram os pregos nas mãos de Jesus estavam apenas cumprindo o seu dever,
e estavam obedecendo a uma ordem. A autoridade que ordenou a morte de Jesus foi dada de cima por parte do Pai (João 19: 11).
O líder que nasceu de novo é fiel e justo, ele faz juízo e justiça na obra que lhe foi confiado.
O filho fiel tem temor de Deus, faz justiça na vida do povo e não oprime ninguém! (Ezequiel 18: 5 a 16).
O líder que nasceu de novo prova que é aprovado por Deus pelos frutos do seu ministério pelo testemunho da multidão de vidas que nasceram de novo essa transformação envolve a salvação do povo de Deus, o sacrifício de oferecer a outra face, amar os inimigos e orar por eles, de se arrepender de fato e de verdade (Mateus 5: 39, 43, 44; - Lucas 3: 8).
Embora não tenha especificado minuciosamente como era feito o sacrifício baseado na antiga aliança, creio que ficou bem claro o que significa: misericórdia quero e não sacrifício. Deu para entender o que Deus quer de seus filhos hoje.

Depois de ler as seis (6) partes do estudo "O SACRIFÍCIO."
Em Dezembro vamos ler sobre
"A MEDIOCRIDADE RELIGIOSA."
Aguardem!

Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum dele entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10).

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria  e o ensino" (Provérbios 1: 7).

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas! (Apocalipse 3: 6).

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O sacrifício parte 05

  O sacrifício parte 05


05 - O voto de Ananias e Safira



"...Em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou aos pés dos apóstolos..." (Atos 5: 1, 2).

Ananias e Safira mentiram por falta de temor de Deus. Eles ainda não tinham o Espírito Santo. Estavam com o coração contaminado, não mantinham uma comunhão íntima e pessoal com Deus, não se santificaram por meio da palavra viva. nem permaneceram em Jesus para que o Espírito Santo permanece neles. (Efésios 5: 26, 27; -  João 15: 3, 4).
...Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, NÃO FAREI ENTRAR ESTE POVO NA TERRA QUE LHES DEI (Números 20: 12).
O pecado de Ananias e Safira foi um GRANDE MAL.
MENTIR É UM GRANDE MAL.
Os mentirosos não herdarão o Reino de Deus (Apocalipse 21:8)
Ao ver a fé de Barnabé, Ananias certamente por inveja, resolveu  depositar aos pés dos apóstolos uma parte do valor.
Quantas pessoas fazem voto de tolo por inveja, ou, pela empolgação de uma falsa fé, induzidos pela fé contaminada de outros?!
Deus não está preocupado em receber valores. A libertação dos exilados, dos pobres e oprimidos, não sucederá por preço de sacrifício humano nem por presentes oferecido por homens (Isaías 45: 13). No caso de Ananias e Safira a própria boca deles prometeu e os fez pecar. Eles não estavam obrigados a prometer o valor da propriedade, e, Pedro deixou isso bem claro:
"...A propriedade não lhe pertencia? Conservando o valor, porventura, não seria teu? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder?..." (Atos 5: 4).
O problema estava no coração MENTIROSO.
Se de livre vontade, voluntariamente, fizeram um voto diante de Deus, deveriam cumprir o que prometeram, do contrário é mentir ao Espírito Santo. O que vale é a fidelidade dos votos que fazemos a Deus. Davi disse: Cumprirei os votos que fiz ao Senhor todos os dias da minha vida, e darei testemunho de fidelidade na presença de todo o seu povo (Salmo 116:14).
Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que satanás enchesse o seu coração, ao ponto de você mentir ao Espirito Santo e (depois de ter feito o voto, prometer a Deus todo o valor) guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pelo campo? (Atos 5: 3).
Se você não tem fé para cumprir um grande voto ou, fazer um sacrifício, NÃO FAÇA. Porque tudo o que é feito sem fé é pecado. Procure conhecer a verdade. A verdade nos liberta dos erros e pecados que nos conduz à iniquidade. É melhor não fazer nenhum voto do que fazer e não cumprir. O voto ou, sacrifício de Ananias e Safira foi um engano. O coração deles estava cheio de orgulho, inveja, mentira e HIPOCRISIA. Irritaram a Deus com o que fizeram, mentiram ao Espirito Santo e destruíram a vida com o que realizaram, fizeram voto de tolo. Faltou-lhes TEMOR de Deus. É exatamente o que muitos fazem hoje, votos e sacrifícios são feitos LEVIANAMENTE, por opressão, ou, pela empolgação de ver o testemunho de outros, por falta de conhecimento da verdade. Por isso, muitos que deveriam fazer a diferença, fracassaram no campo espiritual, investem e sacrificam a vida naquilo que gera lucro próprio, querem mais dinheiro, fama ou qualquer outra coisa que traga honra, sucesso financeiro e glória. Mas, esquecem de perguntar: Será que o meu sacrifício e o pedido que faço trará honra e glória para Deus?
Será que o que estou fazendo não é um ato de arrogância voltado para minha própria glória?
Será que o meu maior sonho não é para satisfazer a minha própria vontade, impressionar outros, e resolver um problema pessoal para se vingar de alguém que me fez sofrer? Desejo ganhar almas, ou, QUERO COMPETIR E ME PROMOVER, E ASSIM PREVALECER CONTRA MEU INIMIGO E ME VINGAR DE ALGUMA OFENSA?
Será que não estou me valendo ou tirando proveito próprio da liberdade e do direito que Deus me dá? Será que o que eu quero receber por meio do voto fará crescer o reino de Deus, abençoará o povo que o Pai confiou em minhas mãos? Ou, me afastará mais de presença do Pai?
O que estou pedindo ajudará o meu crescimento espiritual, vai fazer com que eu tenha uma comunhão íntima e pessoal com Deus?
Os servos que fazem a obra de Deus precisam ser lapidados como pedras VIVAS para edificação da Igreja, isto é, receber o batismo com FOGO, ser selado com a plenitude do Espírito Santo, devem amadurecer e evoluir espiritualmente. É preciso OUVIR o que Deus tem a dizer! (Apocalipse 3: 22).
"A esse respeito temos MUITAS coisas a dizer e DIFÍCEIS DE EXPLICAR, porquanto vos tendes tornado TARDIOS EM OUVIR...tendes necessidade de que alguém que vos ensine, DE NOVO,... (Hebreus 5: 11 a 14). Cristão maduro evolui, deixa ser guiado pelo Espirito Santo, CRESCE, PRODUZ MUITOS FRUTOS e se transforma pela renovação da mente. O Espirito Santo modifica a vida espiritual do cristão, isto é, LAPIDAÇÃO ESPIRITUAL.
“...Vós mesmos, como PEDRAS QUE VIVEM, sois edificados CASA ESPIRITUAL...,a fim de oferecer sacrifícios ESPIRITUAIS agradáveis a Deus Por intermédio de Jesus Cristo” (I Pedro 2: 5).
“No qual todo o edifício, bem ajustado, CRESCE para o santuário (nossa vida edificada e santificada a Deus) no qual também vós juntamente (com os santos, família de Deus, edificadas sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo que Jesus é a Pedra angular) estais sendo edificados para a habitação de Deus no Espírito (Efésios 2: 19 a 22).
O sacrifício espiritual ajuda na edificação da IGREJA CONSTRUÍDA COM PEDRAS VIVAS.
A Igreja construída com componentes VIVOS tem ouvidos para OUVIR, também pode FALAR (Mateus 18: 17); ela tem TEMOR de Deus (Atos 5: 11); sofre perseguição (Atos 8: 1); mas, na verdade, ela tem PAZ, e cresce em número (Atos 9: 31); a Igreja construída com ouro puro, ora sem cessar a Deus (Atos 12: 5); ela é um corpo composto de membros VIVOS, cheios do Espirito Santo (Romanos 12: 5; - I Coríntios 12: 12 a 31).
...Atentai por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a Igreja de Deus, a qual Ele COMPROU COM O SEU PRÓPRIO SANGUE. Ou seja, Ele comprou com o seu próprio SACRIFÍCIO (Atos 20: 28).
Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, COMO DEUS QUER; NEM POR SÓRDIDA GANÂNCIA, MAS DE BOA VONTADE ; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, TORNAI-VOS MODELO (EXEMPLO) DO REBANHO (I Pedro 5: 2, 3).
Porque as ovelhas que Deus colocou aos nossos cuidados, se forem de fato, cuidadas como Jesus cuidou, JAMAIS PERECERÃO, e ninguém, (nem o diabo, nem falsos pastores) as arrebatará da nossa mão. Porque elas estão sendo cuidadas com o alimento que receberam do Senhor Jesus, estão nos pastos verdejantes (João 10: 27 a 30).
Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e CUIDA DOS TEUS REBANHOS (segundo o exemplo do Senhor Jesus), PORQUE AS RIQUEZAS NÃO DURAM PARA SEMPRE... (Provérbios 27: 23 a 27).
APASCENTA O TEU POVO com o teu bordão, o rebanho da tua herança, que mora a sós no bosque, no meio da terra fértil; apascentem-se..., COMO NOS DIAS DE OUTRORA (como no teu primeiro amor).
"Volta a prática das primeiras obras!...Eu, diz o Senhor, lhe mostrarei MARAVILHAS, como nos dias da tua saída da terra do Egito (Miqueias 7: 14, 15; - Apocalipse 2: 4, 5).
Ananias e Safira deixaram de ouvir a palavra de Deus. Será que eles não sabiam que, chegar-se para OUVIR é melhor do que oferecer sacríficios de tolos?
"...Pois não sabem que fazem mal!" 
    "Quem se aproxima de Deus para OUVIR é melhor do que os tolos que oferecem sacrifícios sem saber que estão agindo mal."
(Eclesiastes 5: 1).
A falta do Espirito de Deus tira a visão espiritual, e, quando falta visão e não manifesta o Espírito do Senhor; Sabedoria; entendimento; conselho; fortaleza; conhecimento e temor do Senhor a pessoa comete erros graves, por isso, Jesus argumentou: "Vocês colocam fardos pesados no ombro dos fracos," exigem sacrifício, julgam, condenam, ferem, e dão sentença de morte, lançam almas no inferno.
O mesmo acontece quando falta os nove frutos do Espirito Santo (Amor; alegria; paz; longanimidade; benignidade; bondade; fidelidade; mansidão; domínio próprio (Gálatas 5: 22, 23).
Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no TEMOR de Deus (II Coríntios 7:1,2).
Deus instruiu Moisés a falar a pedra - e não FERÍ-LA. Embora fosse o homem mais manso da terra, naquele momento Moisés pecou por falta de paciência (longanimidade). A falta de paciência tirou-lhe a visão! No momento de ira, Moisés perdeu o domínio próprio e ficou espiritualmente CEGO, deixou de acreditar no milagre, questionou a palavra de Deus. Por isso, o Espirito Santo nos alerta: Irai-vos e não pequeis..., NEM DEIS LUGAR AO DIABO (Efésios 4: 26, 27).
Se um líder não vigia e deixa brotar e desenvolver seu próprio EGO, ainda que tenha sido o homem mais manso da terra, FRACASSARÁ no seu ministério de ganhar o maior número de almas. E, NÃO SÃO POUCOS OS QUE JÁ FRACASSARAM NO CAMPO ESPIRITUAL.
Pedro não fracassou, mas teve dificuldade para aprender sobre a verdade do evangelho da NOVA aliança.  Embora no princípio tenha resistido a autoridade espiritual de Paulo, Pedro não rejeitou o conhecimento da verdade.
"Meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento..." (Oseias 4:6).
Ananias e Safira foram destruídos, sofreram a pena de morte por não colocarem em prática a palavra de Deus? Faltou-lhes sabedoria e entendimento, Espírito de conhecimento e de Temor do Senhor para colocarem em prática a verdade?
Teriam eles consciência do que estavam fazendo? 
Sabiam que o nome de Jesus estava sendo blasfemado entre os demais cristãos e incrédulos por causa deles? (Romanos 2:24).
O que faltou da parte de Pedro na hora de dar a sentença de morte?
Teria ele dado oportunidade de arrependimento e tempo para que o casal clamasse a Deus pedindo perdão?
Pedro agiu com espírito de quem perdoa setenta vezes sete? Ele clamou a Deus por misericórdia pela alma do casal?
"MUITO PODE, POR SUA EFICÁCIA, A SÚPLICA DO JUSTO..." (Tiago 5: 16, 17).
O exemplo de Moisés:
...A ira do Senhor grandemente se acendeu contra o povo, e PARECEU MAL aos olhos de Moisés.
...E, ORANDO este ao Senhor, O FOGO SE APAGOU (Números 11: 1 a 15). (HOUVE LIVRAMENTO!).
Pareceu mal aos olhos de Pedro que o fogo do furor de Deus descesse sobre Ananias e Safira?
 A venda da propriedade de Ananias e Safira estava sendo motivada por amor aos necessitados, ou, por egoismo, inveja, orgulho e hipocrisia?
Era um voto ou, sacrifício movido pela fé para manter a união dos cristãos e suprir as necessidades dos mais pobres, ou, reinava a indiferença, falta de santificação, ausência de compaixão e comunhão com Deus, pecado contrário ao Espirito que reinava no ministério de Jesus e Paulo?
Não há duvida que a fé de Barnabé foi movida pela compaixão dos necessitados, ele sacrificou para ajudar os pobres, e, oprimidos que viviam espiritualmente na miséria, mas o fato de muitos elogiarem a sua fé, exaltando um espírito generoso, induziu Ananias e Safira e alimentou neles a inveja, foram movidos pelo impulso de querer fazer o mesmo sacrifício para aparecer diante dos apóstolos, demostraram também diante dos demais cristãos uma falsa fé. Eles queriam ser reconhecidos diante dos apóstolos, ser honrados como alguém que usa a fé e faz sacrifício para ajudar os necessitados. Tentaram construir uma falsa imagem perante a Igreja, o voto ou sacrifício não era verdadeiro, por trás da falsidade estava o amor ao dinheiro.
Pedro expôs Ananias diante dos demais cristãos, fazendo com que houvesse temor na Igreja, a palavra do homem de Deus tem poder e, através da palavra de Pedro, Ananias caiu morto aos seus pés. Pedro teve mais três horas para refletir no que havia ocorrido, houve tempo para clamar a Deus por misericórdia, mas as horas se passaram e ao chegar Safira, Pedro deixou claro que estava decepcionado e lançou-lhe o julgamento fazendo entender que ela também tinha escolhido o caminho da morte. O desejo de poder fazer parte do julgamento e da sentença de morte foi realizado!
Porventura a minha palavra não é como fogo, diz o Senhor Deus dos Exércitos, e como martelo que esmiúça a pedra? (Jeremias 23: 29).
Tudo é possível aquele que crê!
Jesus perguntou: Que queres que EU te faça? (Mateus 20:32).
Pedro queria que Jesus abrisse os olhos dos cristãos, e que Igreja tivesse TEMOR de Deus, por isso decretou a sentença de morte de Ananias e Safira. Eles mentiram ao Espirito Santo!
Jesus e Paulo teriam resolvido o problema da mesma forma?
Paulo condenou a conduta errada de Pedro, dizendo: Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas (Pedro) na presença de todos: ...O homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus... (PELA GRAÇA) e não por obras da lei, pois, por obras da lei, NINGUÉM SERÁ JUSTIFICADO (TODOS SERÃO MORTOS).
Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? (Gálatas 2: 14, 16, - 3: 3).
Quando você fizer um voto cumpra sem demora; pois os tolos desagradam a Deus. É melhor não fazer votos do que fazer e não cumprir (Eclesiastes 5: 1, 4, 5).
...Há um mal terrível que vi debaixo do sol: riquezas acumuladas para infelicidade do seu possuidor. Se as riquezas se perdem num mau negócio, nada ficará para o filho que nasceu (Eclesiastes 5:10 a 14).
O fruto dos votos, sacrifícios, dízimos e ofertas voluntárias que devem gerar riquezas para o reino de Deus, não podem acabar se perdendo em investimentos inúteis e vãos. No reino de imundícias, nada ficará para os filhos de Deus, restará apenas os ossos secos da multidão de mortos espalhados no campo espiritual.
A oração sincera de um homem que tem senso de JUSTIÇA pode livrar o pecador da morte. Se ele intercede pela VIDA do povo e clama por misericórdia, Deus ouve e atende.
A súplica de um justo tem grande poder e o resultado pode ser MARAVILHOSO!!!
O EXEMPLO de Moisés: ...Vós cometestes GRANDE pecado; agora, porém, SUBIREI AO SENHOR...
Tornou Moisés ao Senhor e disse: Ora, o povo cometeu GRANDE pecado... Agora, pois, PERDOA-LHE O PECADO...OU, SE NÃO, RISCA-ME, PEÇO-TE, DO LIVRO QUE ESCREVESTE...
Se não fosse a intercessão (Clamor) de Moisés, Deus não teria apenas ferido o povo, nem cairiam apenas milhares, mas, TODOS seriam consumidos (mortos), destruídos pelo exterminador. Disse o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, ...Sobe para uma terra que mana leite e mel; EU NÃO SUBIREI NO MEIO DE TI, porque és povo de dura cerviz, PARA QUE TE NÃO CONSUMA EU NO CAMINHO... (Êxodo 32: 30 a 35).
Disse mais o Senhor a Moisés: Farei também isto que disseste; porque ACHASTE GRAÇA AOS MEUS OLHOS, e Eu te conheço pelo teu nome...FAREI PASSAR TODA A MINHA BONDADE DIANTE DE TI...Terei misericórdia de quem Eu quiser ter misericórdia e me compadecerei de quem Eu me compadecer... (Êxodo 33: 17 a 23).
O papel do servo de Deus é orar, clamar, interceder e ter íntima compaixão pelo povo oprimido, livra-los da morte eterna.
O exemplo de Salomão: Ajoelhou-se, Salomão diante de todo o povo de Israel, estendeu as mãos para o céu e disse: ...CUMPRA-SE A TUA PALAVRA, que disseste ao teu servo Davi. ...Atenta, pois, para a oração de teu servo e para a sua súplica, ó Senhor, meu Deus, para ouvir o CLAMOR E A ORAÇÃO que faz o teu servo diante de ti. ...Ouve, pois, a súplica do teu povo quando orarem neste lugar; ouve do lugar da tua habitação, DOS CÉUS; OUVE E PERDOA. ...OUVE DOS CÉUS, AGE E JULGA A TEUS SERVOS. ...JUSTIFICA O JUSTO...
...Ouve dos céus e PERDOA O PECADO DO TEU POVO, ENSINA-LHES O BOM CAMINHO para que temam e andem nele todos os dias que viverem na terra, e dá chuva na tua terra que deste em herança ao teu povo. ...Faze tudo o que o estrangeiro te pedir nesta casa a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome. Ouve tu nos céus a oração do teu servo e a súplica do teu povo e faze-lhe justiça; PERDOA AO TEU POVO QUE HAVER PECADO CONTRA TI. ...Lembre-te das MISERICÓRDIAS que usastes para com Davi teu servo (II Crônicas 6: 12 a 42).
No caso do GRANDE PECADO de Ananias e Safira, Pedro agiu sem compaixão, não intercedeu, NÃO CLAMOU, nem orou pedindo livramento, houve tempo para suplicar a Deus por MISERICÓRDIA, quase três horas! Mas ele não buscou de todo coração a GRAÇA dos olhos de Deus.
A atitude de Pedro foi "olho por olho e dente por dente (MAL POR MAL).
Os discípulos ainda estavam apegados a tradição dos líderes religiosos que viviam sob a lei.
"...A ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles (Gálatas 2:13).
Pedro achava que não podia comer carne que segundo a lei era impura. Uma voz vinda do céu o mandou abater e comer os animais considerados impuros. Pedro ficou ABALADO! Ele nunca tinha comido nada que, aos seus olhos era impuro! Mas a voz lhe ordenou: Pará de chamar impuro o que Deus purificou (Atos 10:9 a 15).
Pedro tinha que aprender que os pensamentos dele não eram os pensamentos de Deus (Isaías 55: 8).
Pedro tinha que ter outra visão sobre os gentios, ele considerava-os impuros (Atos 10: 28, 34).
O EXEMPLO de Abraão: " ...Ouvindo Abrão que seu sobrinho estava preso, fez sair trezentos e dezoito homens DOS MAIS CAPAZES, NASCIDOS EM SUA CASA e os perseguiu... trouxe de novo todos os seus bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo (Gênesis 14:12 a 16).
"Se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai Celeste vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celeste não vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 10: 32, 33).
Embora o PECADO de Ananias e Safira seja considerado GRAVE, e o fato tenha causado grande temor à Igreja, Paulo nunca citou a morte deles como exemplo aos cristãos da NOVA aliança. Barnabé tinha espírito de líder, era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé, investia sua vida na vida de outras pessoas. Mas, o homem bom, teve dificuldade de aceitar com humildade a autoridade espiritual de Paulo. Marcos havia se afastado, e já não fazia mais parte do trabalho (Atos 15: 36 a 41).
A Igreja precisava voltar a prática das primeiras obras do Senhor Jesus. VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR!
Quando Jesus levantou o apóstolo Paulo os discípulos não estavam procedendo segundo a verdade do evangelho. Pedro teve que receber alimento espiritual das mãos de Paulo, aprendeu ter compaixão e misericórdia dos gentios e publicanos. Creio que não foi nada fácil fazer Pedro aceitar com humildade o evangelho da NOVA aliança (Gálatas 2: 14, 16, - 3: 3 ).
Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, PRODUZ FRUTOS pacífico aos que tem sido por ela exercitados, FRUTOS DE JUSTIÇA (Hebreus 12: 11).
Assim, (com o trabalho de Paulo, Timóteo e outros NOVOS servos de Deus) as Igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número (Atos 16: 5). Pedro foi batizado com fogo e, após receber a plenitude do Espírito Santo, aprendeu a lição! Ele não só aprendeu como também ensinou sobre a vida exemplar cristã (I Pedro 3: 8 a 12). E, passou a chamar Paulo de "irmão amado." Pedro reconheceu que a autoridade e sabedoria de Paulo vinha de Deus (II Pedro 3: 15 a 18).
Antes de sacrificar é preciso OBEDECER. Se um pastor das ovelhas de Deus abandonar o trabalho espiritual para se envolver com as imundícias desse mundo, e na obra que faz RELAXADAMENTE DANDO MAU EXEMPLO, deixar as ovelhas dispersarem do campo espiritual, ao tentar entrar no reino de Deus, o REI Jesus, não lhe permitirá a entrada e lhes dirá: Quando for RECUPERADO O REBANHO que lhe confiei, você entrará na casa de meu Pai. O bom pastor que é fiel e zeloso, jamais dará MAU EXEMPLO, não abandonará nem perderá de vista as ovelhinhas do rebanho, nem perde a paciência com o erro delas. Quando a Igreja tem problemas por falta de pão e água espiritual, servo algum, sobretudo bispos, pastores, homens mais espirituais, ou, líder que é considerado EXEMPLO, jamais devem perder a paciência com o povo de Deus. Deus ouviu Moisés bradar impacientemente: ESCUTA, Ó REBELDES!" Essa falta de paciência com o povo lhe custou a entrada na terra prometida. Quando a pessoa perde a paciência ela fica totalmente fora do Espirito, perde a fé, oprime as pessoas, maltrata, humilha, age por impulso, desabafa na carne, fala o que não deve, causa escândalo, entristece o Espirito Santo. Falta-lhe os frutos do Espirito Santo!
Deixa a ira, abandona o furor; NÃO TE IMPACIENTES; certamente, isso ACABARÁ MAL (Salmo 37: 8).
Foi o que aconteceu com Moisés, falou o que não devia falar e, ACABOU MAL!"
Quantos servos de Deus falaram e fizeram o que não deviam e ACABARAM MAL?!!!
Extrairemos, nós, portanto, água desta rocha para saciá-los?" (Números 20:10).
Não devemos agir como o falso profeta o qual permite que satanás encha o coração enganado e, por meio dos seus ensinos fraudulentos faz com que a Igreja concorde com sua mentira, e, assim, o povo vive no engano, mentindo e tentando a Deus. Andam espiritualmente mortos em suas transgressões, como são também os incrédulos antes de conhecer a  verdade (Efésios 2:1 a 9; - Romanos 6: 23). 
Guardai, pois, todos os mandamentos que HOJE vos ordeno, para que sejais fortes, e entreis, e possuais a terra para onde vos dirigis; para que prolongueis os dias na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar...terra que mana leite e mel (Deuteronômio 11: 8, 9). Evidentemente, e fora de qualquer dúvida que o inferior “povo de Deus” é abençoado pelo Superior “Jesus Cristo.”
Jesus, todavia, tem sido considerado digno de tanta MAIOR glória do que Moisés; ...Moisés era fiel em toda casa de Deus como SERVO...Cristo, porém, como FILHO, sim, PARA SEMPRE.
Para os hipócritas, Abraão e Moisés eram merecedores de maior honra (João 9: 28, 29).
Jesus repreendeu os fariseus hipócritas dizendo: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá. Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo (João 6: 32,33). Embora fiel, o servo corre o risco de perder a mordomia que tem na casa do REI. O FILHO É HERDEIRO DO REINO!
A terra prometida é dele PARA SEMPRE!!!
Na condição de servo impaciente, Moisés foi impedido de entrar na terra prometida.
O FILHO amado jamais será impedido de entrar na casa do Pai!
Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo (O Filho de Deus) vive em mim... (Gálatas 2: 20).
Por isso,"...Convém que Ele "Jesus" CRESÇA e que eu DIMINUA." (João 3: 30).


Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10).


"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria  e o ensino " (Provérbios 1: 7)

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas! (Apocalipse 3: 6).

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O sacrifício parte 03

4  -  Os sacerdotes jamais desprezariam a carne do animal sacrificado.



...Como geme o gado! As manadas de bois estão sobremodo inquietas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão perecendo (Joel 1:18).

Os bois gordos e outros animais perfeitos e sadios  eram TROCADOS POR ANIMAIS DEFEITUOSOS, coxos e enfermos que estavam no rebanho dos sacerdotes. Eles faziam a troca e ofereciam no ALTAR o defeituoso (Malaquias 1: 13, 14).
Hoje, também é feito a troca. O maior valor é investido nas transações comerciais, pagamentos à vista para obter lucro próprio e o menor (resto) é investido na divulgação do evangelho.
Os sacerdotes bajulavam os senhores de posse e, a razão do puxa-saquismo, estava no tamanho do boi gordo que era levado ao sacrifício. HOJE, a razão do puxa-saquismo está no tamanho da conta bancaria, nos favores e privilégios concedido pelos maiores empresários, no carro importado, nas grandes mansões, na ajuda do governo e no cargo político conquistado a preço de sangue, violência, corrupção e opressão.
Melhor é buscar o refúgio no Senhor do que confiar no homem. Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes. (Salmos 118: 8, 9).
Mas, ultimamente, como inimigos vocês atacam o meu povo. Além da tunica, arrancam a capa... dos seus filhos vocês removem a minha dignidade para sempre. Levantem-se, vão embora! Pois este não é lugar de descanso, porque ele está contaminado, e arruinado, sem que haja remédio... (Miqueias 2: 8 a 11).
“...E violaram a minha aliança, aquilo que Eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram...; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada" (Josué 7: 11, 12). 
... E o seu ouro lhe será como sujeira. Sua prata e seu ouro serão incapazes de livrá-los no dia da ira do Senhor. Eles não saciarão a sua fome, nem lhes encherão o estômago; porque isto lhes serviu apenas para fazê-los tropeçar para caírem em iniquidade (Ezequiel 7: 19).
Indignado, Deus AVISA as mulheres acomodadas e confiantes que o palácio e suas mansões seriam abandonados, iria acabar a mordomia e haveria tristeza em todas as casas, até que fosse derramado o Espírito que vem lá do alto: Levanta-vos, mulheres que viveis DESPREOCUPADAMENTE, e ouvi a minha voz; vós, filhas, que estais confiantes, inclinai os ouvidos às minhas palavras. ...Porque a vindima se acabará, e não haverá colheita. ...Sobre a terra do meu povo virão espinheiros e abrolhos, como também sobre todas as casas onde há alegria...  (Isaías 32: 9 a 16).
Mas, se tivessem estado no meu conselho, então, teriam feito ouvir as minhas palavras ao meu povo e o teriam feito voltar do seu mau caminho e da maldade das suas ações (Jeremias 23: 22).
As "VACAS DE BASÃ" ajudavam escravizar o povo e, assim, oprimiam as almas dos justos, colocavam fardos pesados nos ombros dos fracos e empurravam-nos para fora. As almas dos mais pobres que tinham apenas uma rolinha para oferecer eram oprimidas, e a alma dos perversos, homens riquíssimos, donos de rebanhos bem tratados, era preservada.
Por isso, Deus perguntou às mulheres: ...Querereis matar as almas do meu povo e preservar outras para vós mesmas?
vocês estão tirando proveito, não só da carne, mas também da sevada, do pão, bolos e outros manjares cozidas no forno, ofertas e sacrifícios que o povo oferece no altar.
...Vós me profanastes entre o meu povo, por punhado de sevada e por pedaço de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer...Arrancarei das vossas mãos as almas que vos caçais, soltarei livres como aves as almas que prendestes.
...Livrarei o meu povo das vossas mãos, nunca mais estará no vosso alcance para serem caçados; e sabereis que EU SOU O SENHOR.
Visto que com falsidade entristecestes o coração do justo, não o havendo EU entristecido, e fortalecestes as mãos do perverso para que não se desviasse do seu mau caminho e vivesse.
"Ah, se um de vocês fechasse as portas do templo! Assim ao menos não fariam sacrifício em vão, não acenderiam o fogo no meu altar inutilmente. Não tenho prazer em vocês, diz o Senhor dos Exércitos..." (Malaquias 1: 9,10).
O destino deles é a perdição... a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas (Filipenses 3: 19).
Os tais são murmuradores, são descontentes ...são aduladores dos outros, por motivos INTERESSEIROS (Judas 16).
Eles preservavam as almas, por interesse de obter lucro por meio delas.
Paulo deixou claro que no ministério de Jesus Cristo NÃO ERA ASSIM, ele diz:  ...Não foi assim que vocês aprenderam de Cristo. De fato, vocês ouviram falar Dele, e Nele foram instruídos de acordo com a verdade que está em Jesus... (Efésios 4: 20 a 24).
Sede meus imitadores como eu sou de Cristo, aconselhou Paulo.
(I Coríntios 11: 1).
É importante relembrar que, sacri-FICAR significa FICAR separado do pecado é manter-se de coração puro, não desanimar, perseverar na palavra da verdade, guardar o coração e não negligenciar a tão grande salvação, obedecer e fazer a vontade de Deus SEMPRE!
Isto é, fazer o que o Senhor Jesus fez por nós, Ele se manteve separado do pecado. As paixões carnais fazem guerra contra a alma. Por isso, a necessidade do sacrifício, esforço para se manter SEPARADO DA IMUNDÍCIA QUE O MUNDO NOS OFERECE.

“...Apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo a agradável a Deus...” ( Romanos 12:1, 2).
Grande é o pecado daqueles que usam a força da carne para incentivar e ensinar seus subordinados a oprimir e extorquir inocentes para ele e seus aliados tirar proveito do melhor de todos os sacrifícios.

Eles não se importavam com o Senhor;...estando-se cozendo a carne, o moço do sacerdote com um garfo de três dentes na mão, metia-o na panela e tudo quanto o garfo tirava O moço do sacerdote tomava para si;... Se o ofertante lhe respondia: Queima-se primeiro a gordura, e, depois tomarás a carne quanto quiserdes, então ele lhe dizia: Não, porém hás de ma dar agora; SENÃO, TOMÁ-LOS-EI À FORÇA. Era, pois mui grande o pecado destes moços perante o Senhor... (I Samuel 2: 12 a 17).
...Eu o escolhi...para ser o meu sacerdote, para subir ao meu altar... 
Por que pisais aos pés os meus sacrifícios...?

E tu por que honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel?... (I Samuel 2: 28 a 30).
Acaso, não vos basta a boa pastagem?...
Quanto às minhas ovelhas, elas pastarão o que haveis pisado com os pés e bebem o que haveis turvado com os pés. Por isso, assim lhes diz o Senhor Deus: Eis que eu mesmo julgarei entre ovelhas gordas e ovelhas magras (Ezequiel 34: 18, 19, 20).
Comerão, mas não se fartarão; ...porque ao Senhor DEIXARAM DE ADORAR (Oséias 4: 10).

Embora tivessem feito acumulação de ouro e prata em seus palácios, e, em seus celeiros tivessem armazenado muita fartura do alimento que perece, PASSAVAM FOME do alimento ESPIRITUAL. Eles mesmos cortaram os manjares espirituais e fizeram perecer o alimento que permanece para sempre.
...O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu o gafanhoto devorador, e o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor (Joel 1: 4).
...Nem a sua prata, nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do Senhor... (Ezequiel 7: 19).
Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água MAS DE OUVIR AS PALAVRAS DO SENHOR (Amós 8: 11).
O justo tem bastante para satisfazer o seu apetite, mas estômago do perverso PASSA FOME (Provérbios 13: 25).

...Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de TODA PALAVRA QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS (Mateus 4: 4).
Quer ser um sacerdote ou (Obreiro, pastor, esposa, discípolo, líder, profeta, SERVO) FILHO DE DEUS VENCEDOR?

Lembre-se da palavra do profeta ageu: Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas em quanto esta casa (a vida do povo de Deus) permanece em ruínas? (Ageu 1: 4).
Portanto, saiam para fora, deixem os seus cantinhos sofisticados e, VÃO A OLARIA.
Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouviras as minhas palavras, diz o Senhor (Jeremias 18: 1 a 17).
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvinte, enganando-vos a vós mesmos (Tiago 1: 22).
Por que me chamas Senhor, Senhor, e NÃO FAZEIS O QUE EU MANDO? (Lucas 6: 46).
Jesus mandou os discípulos fazer o quê?!
O que Jesus ensinou às sete Igrejas?!
O que João ensinou aos filhinhos de Deus?!
O que Paulo fez e ensinou por vontade de Deus aos bispos da Igreja em Éfeso?!
... “Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que obedecer é melhor do que o sacrificar, e atender “a vontade de Deus”, melhor do que a gordura de carneiros (I Samuel 15: 22).
Todo o caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações.
Exercitar a justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que o sacrifício (Provérbios 21: 2, 3)
...Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, o sacrifícios dos nossos lábios (Oseias 14: 2).
Foi o próprio Deus que rejeitou o sacrifício de animais, não solicitou por meio de requerimento, não pediu, nem quis mais. O Pai estava planejando uma NOVA aliança!
Deus já estava exigindo VERDADE, compaixão, graça, misericórdia e o exercer a Justiça, Davi entendeu e, obedeceu, ele disse: ...Proclamei as boas novas de justiça. ...Não ocultei no coração a tua JUSTIÇA; proclamei a tua FIDELIDADE e a tua SALVAÇÃO... Não escondi “dos filhos de Israel” a tua GRAÇA e a tua VERDADE... (Salmo 40: 6 a 11).
A mera multiplicação dos sacrifícios é vão e, totalmente inútil!
...Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios e comei carne. Porque nada falei... nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocausto ou sacrifícios. Mas isto lhe ordenei dizendo: DAI OUVIDOS A MINHA VOZ... (Jeremias 7: 21 a 28.
Além do sacrifício de animais e a fidelidade nas ofertas, se preocupavam em ser fiel até mesmo no dízimo da hortelã, do endro e do cominho, que apresentavam de três em três dias, ainda faziam longos jejuns, e diziam: Porque jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Porque afligimos nossa alma, e tu não levas em conta?
Deus responde dizendo: Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses... Jejuais para contenda e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto (Isaías 58: 3, 4; - Mateus 23: 23).

Sacrifícios a preço de sangue e opressão (fardo pesado) fidelidade no dízimo, jejum e longas orações do VELHO homem, muitas vezes não move o coração de Deus. O servo de Deus se regozija nas obras de justiça, na fé que atua pelo amor de I Coríntios 13 e no sacrificío de adoração do NOVO homem nascido do Espírito!
O objetivo do sacrifício do Senhor Jesus é salvar o maior numero de almas para o reino de Deus, e assim, poder conquistar a multidão e dar testemunho dos milagres e das obras maravilhosas de Deus, levar a salvação aos quatro cantos da terra com bom êxito. O que Jesus nos pede?
Com o que eu poderia comparecer diante de Deus...? Deveria oferecer holocaustos de bezerros de um ano? Ficaria o Senhor satisfeito com milhares de carneiros, de dez mil ribeiros de azeite?
...Devo oferecer...o fruto do meu corpo por causa do pecado que eu cometi? 
Ele  mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o  Senhor Deus pede:  pratique a justiça, ame a fidelidade e a misericórdia, e ande humildemente com o seu Deus (Miqueias 6: 7, 8).
De tempo em tempo o povo sacrificava, procuravam a Deus dia a dia, tinham prazer em se chegar a Deus,  cobravam as bençãos, se queixavam e exigiam, rasgavam as vestes e murmuravam, ansiosos esperavam o cumprimento da palavra, mas NADA DE EXTRAORDINÁRIO ACONTECIA!
Eles tocaram a trombeta e prepararam tudo, mas não havia valente que fosse à peleja, porque toda a ira ardente de Deus estava sobre toda a multidão deles (Ezequiel 7: 14).
...O vosso amor é como a nuvem da manhã e como orvalho da madrugada, que cedo passa... (Oseias 6: 4, 5, 6).
Davi exclama, dizendo: Socorro, Senhor! ...Cada um
fala com falsidade ao seu próximo, falam com lábios lisonjeiros. Ou seja, eram RELIGIOSOS que diziam uma coisa, mas a intenção do coração era outra. Por isso, a pregação da palavra não dava frutos.
Volta, ó Israel, para o Senhor, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído (Oseias 14: 1).
Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, Eu me levantarei agora, diz o Senhor, e, porei a salvo quem por isso suspira (Salmo 12: 5).

Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entendera, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10).

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria  e o ensino " (Provérbios 1: 7)

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas! (Apocalipse 3: 6).