Parte 02
Aquele cuja voz outrora abalou a terra, agora promete:
“ainda uma vez abalarei não apenas a terra, mas também o céu”... (Hebreus 12: 26).
Deus ordena e até os animais obedecem!
A palavra do SENHOR Deus veio a Elias dizendo: “ ...dei ordens aos corvos para o alimentarem lá”.
Ele fez o que o SENHOR tinha dito.
“...Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia a água do riacho” (I Reis 17: 2 a 5).
O homem de Deus fala e a palavra dele não cai no chão!
“Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos” (Tiago 5: 17).
Josué orou, Deus atendeu, e quando Deus fala o sol e a lua obedecem!
“O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos...o sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs” (Josué 10: 12 a 14).
Em Hebreus 12: 1, 2, 3, Deus diz que os filhos estão rodeados por uma grande nuvem de testemunhas. Porém, Jesus nos alerta que os filhos de Deus devem se livrar de tudo o que atrapalha o crescimento espiritual, e do pecado que quer nos fazer desviar do caminho da vida. Ou seja, devemos tomar muito cuidado com testemunhos de pessoas que estão espiritualmente caídas (não nasceram de novo).
A vida dos heróis do passado é exemplo de fé, e pelo verdadeiro testemunho deles (Abel, Enoque, Noé, Abraão, Moisés, e outros) ficou provado que tinham agradado a Deus, mas nenhum deles alcançou a promessa, porque lhes faltava o aperfeiçoamento espiritual. Ou seja, nenhum deles pode ser comparado ao Filho amado de Deus, Jesus é maior!
“...Todos estes viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido;...
...Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados” (Hebreus 11: 13, 39).
Devemos imitar o exemplo de Jesus, Ele não fez parte do reino deste mundo, perseverou em meio as provações, e permaneceu até o fim. O testemunho de Jesus é maior, Deus não aceita glória que vem dos homens.
Tóquio
Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor...
Nova Iorque
E lhe disse: “Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares”.
São Paulo
Jesus lhe disse: “Retira-se, satanás! Pois está escrito: Adore o SENHOR, o seu Deus, e só a Ele preste culto...” (Mateus 4: 8 a 11).
Por meio de Jesus o Espirito Santo opera na vida do povo oprimido e o Pai testemunha com Ele a favor da verdade.
Ao falar de João Batista, Jesus disse que ele havia testemunhado a verdade. Mas deixou claro que ao mencionar o testemunho de João não estava buscando testemunho humano.
“Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando...” (João 5: 36).
Jesus mandou que o testemunho de grandes milagres fosse anunciado a João Batista: “os cegos vêem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres” (Mateus 11: 4, 5).
Deus deu um ministério para Jesus concluir a obra, e ele realizou com justiça! O Filho amado obedeceu com temor, e investiu tudo na pregação do evangelho do reino do Pai!
Quanto ao testemunho dos escribas e fariseus, disse:
“Eu não aceito glória dos homens, mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus” (João 5: 41).
Deus reprova o testemunho que vem da religião materialista, quanto maior for o testemunho da pessoa egoísta, mais orgulhoso fica seu coração.
“Mediante a sua sabedoria e o seu entendimento, você granjeou riquezas e acumulou ouro e prata em seus tesouros. Por sua grande habilidade comercial você aumentou as suas riquezas e, por causa das suas riquezas, o seu coração ficou cada vez mais orgulhoso.” (Ezequiel 28: 4, 5).
Deus jamais esquece as obras de um coração orgulhoso. Ele declara:
“...Eu Sou aquele que sonda mente e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras”( Apocalipse 2: 23).
Há necessidade de sepultar o velho coração e nascer de novo.
Jurou o SENHOR contra o orgulho de Jacó: “Eu jamais me esquecerei de todas as suas obras, para sempre!
Por causa disto, não estremecerá a terra?...”
“Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre toda a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas fome e sede de ouvir as palavras do SENHOR Deus” (Amós 8: 7, 8, 11).
A consequência da falta da palavra de Deus é morte espiritual.
Jesus usou a palavra do Pai para ensinar, corrigir (alimentar), e instruir em justiça. A verdade sacudiu o reino dos fariseus, e até mesmo os próprios discípulos ficaram impressionados com as atitudes de Jesus, seus ensinamentos derrubou os costumes e regras religiosas dos fariseus hipócritas.
“Naquele momento os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher” (João 4: 27).

Segundo o costume daquela época um judeu (orgulhoso e preconceituoso) não podia conversar com uma mulher samaritana, na verdade era proibido a um homem judeu falar com uma mulher na rua, e muito menos se ele fosse sacerdote, ou, um mestre da lei, mas Jesus quebrou essas tradições religiosas que aos olhos de Deus é “dureza e brutalidade.”
“...Vocês tem dominado sobre elas com dureza e brutalidade. Por isso elas estão dispersas...” (Ezequiel 34: 4, 5).
No ministério de Jesus há diferença entre o justo e o perverso.
Enquanto isso, os discípulos insistiam com Ele:“Mestre, come alguma coisa” .
Mas Ele lhes disse: “Tenho algo para comer que vocês não conhecem”...
“A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra” (João 4: 31 a 34).
Na resposta aos discípulos Jesus deixa claro que Ele se sentia bem nutrido e espiritualmente fortalecido por fazer a vontade de Deus.
Fazer a vontade daquele que enviou Jesus para salvar a humanidade não significa obedecer uma doutrina religiosa, concluir a obra de Deus é anunciar o evangelho que transforma a mente e o coração (salva), edifica, e fortalece a vida espiritual. Fazer a vontade de Deus é manter uma comunhão íntima e pessoal com Ele, trabalhar no Espírito, crescer com o corpo saudável, e honrar Jesus como cabeça do corpo. Jesus Cristo vive em nós! Ler Galatas 2: 20, 21.
Doutrinas que não estão de acordo com a vontade de Deus servem apenas para oprimir, ofender, perturbar, destruir, espalhar o povo, e enfraquecer o corpo da Igreja.
Um cristão espiritualmente fraco quando ofendido pode se afastar da Igreja, e uma vez afastado torna-se mais difícil de conquista-lo para o reino de Deus.
“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês.
Ai de vocês guias cegos!...” (Mateus 23: 15, 16).
Uma doutrina religiosa aplicada sem consultar a vontade de Deus, pode dar lucro e durar anos, muitos anos, e até séculos, mas Jesus os vencerá!
“Guerrearão contra o Cordeiro (Jesus), mas o Cordeiro os vencerá, pois é o SENHOR dos senhores e o Rei dos reis;...” (Apocalipse 17: 14).
Satanás faz guerra contra os cristãos que fazem a vontade de Deus, e os religiosos materialistas se levantam contra a verdade porque desejam se manter na hipocrisia, de modo que até muitos que se dizem cristãos se deixam levar, mas cedo ou tarde, caso não entendam que deixaram de fazer a vontade do Pai para fazer aliança com os filhos de Sodoma e Gomorra, serão removidos pelo próprio Deus. Seus planos e ambições cairão por terra! Porque tudo o que não está de acordo com a vontade de Deus, fracassará.
“Você não apenas andou no caminho delas (filhas de Sodoma) e imitou suas praticas repugnantes, mas em todos os seus caminhos logo se tornou mais depravada do que elas” (Ezequiel 16: 47).
Muitos cristãos dos dias de hoje imitam as obras de Sodoma e Gomorra e dão espaço a homossexualidade, imoralidade, perversão sexual, bebedice, e outras obras repugnantes como a separação de casais, e destruição de famílias. Pois há muitos insubordinados que se tornaram grandes na terra, mas não se preocuparam em fazer a obra de acordo com a vontade de Deus.
“É necessário que eles sejam silenciados, pois estão arruinado famílias inteiras, ensinando coisas que não devem, e tudo por ganancia” (Tito 1: 11).
Ou seja, fazem tudo para satisfazer os prazeres da carne, desejam poder, liderança, audiência, dinheiro e fama.
“Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele” (Apocalipse 3: 5).
Quando Jesus diz: “Tirarei o candelabro do lugar dele” está se referindo à Igreja (povo de Deus). Ler Apocalipse 1: 20.
Ou seja, caso não haja arrependimento, Deus vai remover o povo oprimido para o lugar que Ele escolher.
Agora sim podemos entender porque muitas Igrejas ficam vazias de povo e do poder do Espírito Santo.
“Um dos seus próprios profetas chegou a dizer: Cretenses, sempre mentirosos, feras malignas, glutões preguiçosos. Tal testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé e não dêem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade ” (Tito 1: 12 a 14).
Isto é, não dêem atenção a doutrinas religiosas que pertencem aos homens, eles não obedecem a vontade de Deus. É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens! Ler Atos dos Apóstolos 5: 29.
Os que não obedecem a vontade de Deus cometem o mesmo pecado da antiga Jerusalém, a qual andou no caminho dos filhos de Sodoma e Gomorra.
A respeito dela Deus diz: “Filho do homem, confronte Jerusalém com suas praticas detestáveis” (Ezequiel 16: 1).
“Jerusalém cometeu graves pecados; por isso tornou-se impura. Todos os que a honravam agora a desprezam, porque viram a sua nudez; ela mesma geme e se desvia deles” (Lamentações 1: 8).
Ou seja, quando alguém que se diz cristão luta com todas as forças para fazer o gol que vai derrotar seu adversário, e não consegue, ele mesmo após ser derrotado se sente humilhado e desvia dos vencedores, se retira envergonhado.
“Jerusalém cometeu graves pecados; por isso tornou-se impura”.
Ora, este foi o pecado de Sodoma e Gomorra, a palavra diz que elas tinham fartura de comida e viviam despreocupadas não ajudavam os pobres e os necessitados. Eram altivas e cometeram práticas repugnantes diante de Deus. Por isso, Deus se desfez delas, conforme o mundo inteiro viu.
“Então o SENHOR, o próprio SENHOR Deus, fez chover do céu fogo e enxofre sob Sodoma e Gomorra. Assim Ele destruiu aquelas cidades...” (Gênesis 19: 24, 25).
Quando ouvimos a palavra de Deus no Espírito fica mais fácil de entender porque muitos projetos fracassam.
“Vocês mataram muita gente nesta cidade e encheram suas ruas de cadáveres [...], pois vocês se conformaram aos padrões das nações ao seu redor” (Ezequiel 11: 6, 12).
Se conformar com os padrões deste mundo significa investir naquilo que não edifica a vida espiritual, apostar naquilo que causa destruição de famílias inteiras, e até mesmo muitos cristãos são destruídos por não conhecer a verdade.
“Vocês comem a coalhada, vestem-se de lã e abatem os melhores animais, mas não tomam conta do rebanho. Vocês não fortaleceram a fraca...
Por isso elas estão dispersas...” (Ezequiel 34: 3, 4, 5).
“...E quando Eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que Eu Sou o SENHOR. Porei o Meu Espírito em vocês e vocês viverão, e Eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que Eu, o SENHOR, falei, e fiz. Palavra do SENHOR.” (Ezequiel 37: 13, 14).
Somente quem tem a mente de Cristo pode proporcionar a paz e tranquilidade que ninguém pode tirar, e apenas os de coração puro conseguem produzir a alegria que é fruto do Espírito.
E não são poucos os que receberão a benção da nova aliança.
...E lhes disse: “Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos” (Marcos 14: 24).
A nova aliança salvou, está salvando, e salvará muitas almas, de modo que ninguém pode contar!
“Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas em pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas” (Apocalipse 7: 9).
“Farei uma aliança de paz com elas...Eu as abençoarei...” (Ezequiel 34: 25, 26).
Os que fazem a vontade de Deus não rejeitam o sacrifício de Jesus, reconhecem que Ele não morreu em vão, sepultam a velha criatura e ressuscitam para vencer com Ele, vivem no Espírito e fazem a diferença na terra!
“Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo preciosos sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito” (I Pedro 1: 18).
Essa é a palavra anunciada por Jesus, pelos discípulos, pelo apóstolo Paulo e outros servos que nasceram de novo e viveram, e vivem no Espírito.
“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.
Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11: 27 a 30).
Os chamados, escolhidos e fiéis que fazem a vontade de Deus, e permanecem até o fim, vencerão e viverão com Jesus!
“...e vencerão com Ele os seus chamados, escolhidos e fiéis” (Apocalipse 17: 14).
Doutrinas e regras religiosas são como elementos desconhecidos no corpo de Cristo, eles vão contaminando os membros ao ponto de quase todos ficarem espiritualmente enfermos com inchaços e chagas inflamadas. Por isso, Jesus declara que esses costumes que nem mesmo os líderes religiosos podiam suportar (fardos pesados) estavam enfraquecendo a vida espiritual do povo. Caso isso aconteça hoje, certamente caminharão para a perdição, se tornarão morada de demônios, e levarão a culpa do sangue dos santos, e também serão culpados do sangue das verdadeiras testemunhas de Jesus.
Babilônia não se tornou habitação de demônios, e antro de todo espirito imundo?
“Vi que a mulher (Igreja) estava embriagada com o sangue dos santos, o sangue das testemunhas de Jesus...
E ele brandou com voz poderosa:“Caiu! Caiu a grande Babilônia! Ela se tornou habitação de demônios e antro de todo espírito imundo,...” (Apocalipse 17: 6; e 18: 2).
Doutrina religiosa gera fardo pesado, sofrimento, decepção, e invasão de limites (escravidão), ou, alguém que vive na carne respeita limites? Quando se impõe um costume religioso a mágoa e a ofensa é uma possibilidade, o que certamente vai acontecer, e quando acontece a Igreja perde almas que poderiam formar grandes feixes de trigo (poderosos instrumentos nas mãos de Deus). E serão! Porque Deus vai remover o povo daquele lugar que é habitação de demônios e antro de todo espirito imundo, e o Espirito Santo sabe como usá-los para honra e glória do Pai.
Porém, aqueles que Deus chamou de “povo meu” precisam obedecer o chamado para deixarem a religiosidade deste mundo, Deus quer um povo separado, santo como Ele é Santo.
“Saiam dela, vocês povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam!” (Apocalipse 18: 4).
Ou seja, que a mente de vocês seja transformada, limpem o coração para receber o Espírito Santo, conduzam a Igreja para o reino de Deus. Vocês são a Igreja. E o reino de Deus está dentro de vocês! Ler Lucas 17: 20, 21
A Igreja é o templo do Espírito Santo. Vocês são o templo do Espírito Santo!
“Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir;...
como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é Santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque Eu Sou Santo” (I Pedro 1: 13 a 16).
“Saiam da religiosidade, vocês povo de Deus, para que vocês não participem dos pecados da religião idólatra, para que as maldições que vai cair sobre ela não atinja o templo do Espirito Santo, ou vocês não sabem que o Espírito de Deus habita em vocês?
Jesus está avisando seu povo, e Ele não está brincando!
“Vejam que Eu os avisei antecipadamente” (Mateus 24: 25).
Os perversos serão punidos severamente, e o lugar deles será com os hipócritas.
“Os dois homens enviados de Deus perguntaram a Ló: “Você tem mais alguém na cidade- genro, filhos ou filhas ou qualquer outro parente? Tire-os daqui, porque estamos para destruir este lugar [...]. Saiam imediatamente deste lugar, porque o SENHOR está para destruir a cidade!” Mas eles pensavam que ele estava brincando.
Ao raiar do dia, os anjos insistiam com Ló, dizendo: “Depressa!...”
“Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não parem em lugar nenhum... ou você será morto!...” (Gênesis 19: 12 a 17).
Quando acontecerá estas coisas, perguntaram os discípulos:
Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane [...]. Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados” (Mateus 24: 4, 22).
Saiam da religiosidade, fujam da perversidade por amor a vida! E Deus cuidará de vocês!”.
“Tomarei conta delas numa boa pastagem,...
Eu mesmo tomarei conta das minhas ovelhas e as farei ditar-se e repousar” (Ezequiel 34: 14, 15).
Deus é longânimo e misericordioso, Ele não age segundo a mente do homem, Deus não se satisfaz só em falar a verdade aos que creem, Ele se preocupa em edificar a vida espiritual dos que não creem, Deus não desiste facilmente dos rebeldes, Ele manda uma palavra de transformações de vida para os que não acreditam, quer eles ouçam ou deixem de ouvir.
“O povo a quem vou enviá-lo é obstinado e rebelde [...]. E você, filho do homem, não tenha medo dessa gente nem das suas palavras [...]. Você falará as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes” (Ezequiel 2: 4 a 7).
Deus não tem prazer na morte do perverso, antes deseja que eles desviem dos seus maus caminhos e vivam.
Deus é cheio de compaixão e misericórdia!
“...Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos!...” Ler Ezequiel 33: 11.
Nunca devemos desistir de ganhar a alma dos rebeldes, pois a palavra viva tem poder para transformá-los em “filhos de Deus.”
“Meus irmãos, se alguém de vocês desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembre-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados” (Tiago 5: 19).
Portanto, os servos responsáveis pelo bom andamento da Igreja devem agir com prudência, cumprir com Espírito de temor o mandamento de ganhar o maior número de almas para o reino de Deus, devem tomar o exemplo de Jesus que se fez servo e imitou o Pai agindo com Espírito longânimo, Ele tinha compaixão e misericórdia, nunca condenou o povo oprimido, cuidou dos que são fracos na fé, abençoou os pobres e necessitados, e não desistiu dos rebeldes, pelo contrario, Jesus deixou as noventa e nove que já acreditavam na sua palavra e reconheciam o valor da sua obra, e foi em busca da ovelha rebelde que desistiu de viver, são as ovelhas rebeldes que precisam da nossa atenção, são elas que estão fracas na fé, você não foi escolhido para receber honras e glórias, Jesus morreu na cruz e te escolheu para honrar e glorificar o nome do Pai.
“Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos. Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou. Quem é você para julgar o servo alheio?...” (Romanos 14: 1 a 4).
Ou seja, quem é você para julgar quem crê, e quem não crê? Aceitem e cuidem do povo que não tem uma grande fé para fazer o que vocês desejam, abençoem os que são fracos na fé, e não amaldiçoem. Quem é você para julgar a fé do povo de Deus? Ele ficará de pé, pois o SENHOR Jesus fez um um sacrifício perfeito para sustenta-los espiritualmente, e desse povo fraco na fé e desprezado, Ele pode gerar filhos sábios e fortes, amados, vencedores que farão a diferença na terra!
O religioso pode ter zelo da lei, mas se uma pessoa materialmente idólatra pratica a fé sem conhecimento da vontade de Deus, e prega a palavra sem Espirito, sem saber o que significa “compaixão e misericórdia”, seus ensinamentos não servem para edificação espiritual, sua esperteza condena inocentes, e leva o povo desviar do caminho da vida.
“O pobre implora misericórdia, mas o rico responde com esperteza”.
“Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho...
A testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que deseja mentiras perecerá” (Provérbios 18: 23; - e 19: 2, 9).
O jugo pesado e a opressão espalha almas que a Igreja levou anos para conquistar para o reino de Deus.
A doutrina religiosa daqueles que não nasceram de novo é como fermento dos fariseus e dos saduceus, ela faz aumentar o tamanho do testemunho de conquistas materiais para convencer os que não conhecem a verdade, aparentemente parece mais abençoado, maior e mais rico, sua obra é magnifica aos olhos do homem, parece melhor e mais valiosa, mas é enganosa.
Por isso, devemos tomar muito cuidado com o testemunho dos religiosos hipócritas, pois não passa de aparência para conquistar os tolos que não conhecem a verdade.
Cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus dos dias de hoje!
“Como é que vocês não entendem que não é de pão que Eu estava lhes falando? Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus. Então entenderam que não estava lhes dizendo que tomassem cuidado com o fermento de pão mas com o o ensino dos fariseus e dos saduceus” (Mateus 16: 11,12).
Doutrinas e costumes de homens (ensinamentos que não estão de acordo com a vontade de Deus) enfraquece e paralisa a vida espiritual do cristão. Muitos começam bem, mas a tática manipuladora os impede de continuar obedecendo a verdade, e a estratégia de manter a doutrina religiosa (fermento dos fariseus e saduceus) atrapalha o crescimento espiritual. Tal persuasão não provém do Espirito Santo.
“Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.
Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo a verdade? Tal persuasão não provém daquele que os chama. “Um pouco de fermento leveda toda a massa” (Gálatas 5: 6 a 9).
Jesus contou duas parábola e apresentou o reino de Deus em duas situações.
Na primeira Ele usou a semente. A semente representa uma pequena fé, embora a menor de todas quando atua pelo amor atinge o objetivo.
Na segunda Jesus usou o fermento. O fermento bom representa a pregação da palavra de Deus, pois os ensinamentos de Jesus faz o reino de Deus crescer, e quando se espalha por toda a terra influencia nações do mundo inteiro. Ler Mateus 13: 31 a 35; e Lucas 13: 18 a 21.
Com doze anos de idade Jesus já tinha entendimento da palavra de Deus, seus pais o encontraram no templo anunciando a verdade aos mestres da lei.
“Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e com as suas respostas...

...Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lucas 2: 47, 52).
O Filho amado de Deus usufruiu das coisas simples da terra.
Embora seja o Leão da tribo de Judá, Jesus se compara a uma galinha que providencia alimento e protege seus pintinhos.
“Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram?” (Lucas 13: 34).
“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se [...]; por isso Deus o exaltou à mais alta posição (posição de Rei) e lhe deu o nome que está acima de todo o nome,...” (Filipenses 2: 5 a 10).
Os fariseus ficaram furiosos e começaram a discutir entre si o que poderiam fazer contra Jesus. Mas Jesus saia para os montes a fim de orar, e passava a noite orando a Deus, num daqueles dias ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles. Ler Lucas 6: 11 a 16.
Através do Espírito Santo, Jesus proclama a palavra às nações, e domina com poder para restaurar tudo em dobro.
Zacarias profetizou: “Ele destruirá os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém, e os arcos de batalha serão quebrados. Ele proclamará paz às nações e dominará [...]; pois hoje mesmo anuncio que restaurarei tudo em dobro para vocês”(Zacarias 9: 10, 11, 12).
A diferença entre Jesus, e os príncipes do reino deste mundo.
Desde os tempos de faraó, reis e príncipes sempre estimaram os belos e fortes cavalos, e hoje não é diferente.
“Salomão juntou carros e cavalos; possuía mil e quatrocentos carros e doze mil cavalos [...]. Os cavalos de Salomão eram importados do Egito e da Cilícia, onde os fornecedores do rei os compravam..” ( I Reis 10: 26 a 29).
Salomão desviou do caminho da vida, e por fazer coisas sem consultar a vontade de Deus, agiu com o mesmo espírito desobediente dos antepassados.
Atos 7: 39, diz: “...rejeitaram-o (não fizeram a vontade de Deus) e em seu coração voltaram para o Egito.”
Voltar para o Egito significa fazer planos para conquistar a glória do reino deste mundo, e usufruir dos prazeres da carne, refugiar-se sob a proteção dos governantes perversos, e adquirir riquezas sem consultar a vontade de Deus.
“Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, eles seguem um plano que não vem de mim...
Eles se voltam para o Egito sem me consultar, para refugiar-se sob a proteção do faraó, para abrigar-se à sombra do Egito. O apoio de faraó ser-vos-á decepção e o abrigo à sombra do Egito ignomínia.” (Isaías 30: 1 a 3).
Hoje não é diferente. A ambição do homem carnal torna-se decepção, e como a sua palavra não se cumpri, seu nome é escrito no chão (escândalo, humilhação, derrota, miséria e vergonha).
“Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem o Espírito Santo!” (Atos 17: 51).
Salomão casou-se com a filha de faraó rei do Egito, e conhecia bem os nobres animais do sogro.
“Comparo você, minha querida, a uma égua das carruagens do faraó” (Cantares 1: 9).
Jesus triunfou montado num jumentinho, transporte do povo simples naquela época. O Rei dos reis estava declarando publicamente que Ele veio para fazer a diferença!
“Alegrem-se muito, cidade de Sião!
Exulte, Jerusalém! Eis que o seu Rei (Jesus) vem a você, justo e vitorioso,
humilde e montado num jumento, um jumentinho cria de jumenta”(Zacarias 9: 9; ler também Mateus 21: 1 a 11).
Quando passou em meio a multidão montado num jumentinho Jesus desejava nos ensinar uma lição de simplicidade e humildade de espirito.
Os fariseus e os sumos sacerdotes injustos e orgulhosos, os chefes da sinagoga, e os líderes do povo, se agitavam, reagiam contra Jesus, e perseguiam os discípulos e seus seguidores. Ler Mateus 27: 1, 2, 11, 12; e Atos 17: 5 a 9).
No entanto, o povo pobre e oprimido se identificava com aquele servo simples, o Justo (Jesus).
O Rei dos reis está assentado no trono ao lado do Pai, e voltará sem misericórdia.
O verdadeiro Cristão segue o exemplo de Jesus.
Quando carregamos Jesus em nosso coração, Ele nos ensina uma lição de humildade, e o Pai nos honra com um banquete preparado para os filhos amados!
“Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice” (Salmos 23: 5).
Que privilégio é ter a experiência de deixar Jesus entrar em nossa vida e poder assentar-se com Ele no banquete espiritual!
“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” (Apocalipse 3: 20).
Quando passou em meio a multidão montado num jumentinho Jesus desejava nos ensinar uma lição de simplicidade e humildade de espirito.
Os fariseus e os sumos sacerdotes injustos e orgulhosos, os chefes da sinagoga, e os líderes do povo, se agitavam, reagiam contra Jesus, e perseguiam os discípulos e seus seguidores. Ler Mateus 27: 1, 2, 11, 12; e Atos 17: 5 a 9).
No entanto, o povo pobre e oprimido se identificava com aquele servo simples, o Justo (Jesus).
O Rei dos reis está assentado no trono ao lado do Pai, e voltará sem misericórdia.
O verdadeiro Cristão segue o exemplo de Jesus.
Quando carregamos Jesus em nosso coração, Ele nos ensina uma lição de humildade, e o Pai nos honra com um banquete preparado para os filhos amados!
“Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice” (Salmos 23: 5).
Que privilégio é ter a experiência de deixar Jesus entrar em nossa vida e poder assentar-se com Ele no banquete espiritual!
“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” (Apocalipse 3: 20).
Quando o
viver do cristão se torna verdadeiramente um exemplo de “Jesus”, o sistema deste mundo com suas “vaidades” não têm nenhum valor.
“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita do Pai. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Colossenses 3: 1, 2).
“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita do Pai. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Colossenses 3: 1, 2).
O reino
deste mundo é extremamente egoísta, e orgulhoso, mas os filhos do reino de Deus são simples, humildes de espirito e mansos como o bom Pastor.

O mundo
exalta os grandes da terra, mas Deus ama os pequeninos.
Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, SENHOR dos céus e da terra, porque escondestes estas coisas dos sábios e cultos, e as revelastes aos pequeninos. Sim Pai, pois assim foi do seu agrado” (Mateus 11: 25).
Deus já usou domésticos analfabetos para ajudar homens orgulhosos, cultos e sábios.
Exemplo:
A serva (empregada) de Naamã.
A jovem foi tirada do seu lar, perdeu o contato com os pais, e foi trabalhar no palácio de Naamã. A serva percebeu que seu senhor estava com lepra. O plano de Deus é perfeito! Ele usou uma simples serva para levar uma palavra de vida ao poderoso general de guerra, e o coração orgulhoso de Naamã foi quebrantado. A jovem obedeceu a voz de Deus, e certamente orou pelo seu senhor que estava leproso.
A jovem serva falou com autoridade de filha de Deus!
Um dia ela disse a sua senhora: “ Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria (Eliseu), ele o curaria da lepra”.
Naamã foi contar ao seu senhor (rei da Síria) o que a menina israelita dissera:... (II Reis 5: 1 a 19).
Deus honrou a atitude daquela humilde serva!
Naamã desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele ficou como a de uma criança.
Deus dispersa os soberbos, humilha os orgulhosos, derruba quem Ele quer derrubar, e exalta os humildes de espirito!
“Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração. Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes. Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos” ( Lucas 1: 51 a 53).
Deus já usou domésticos analfabetos para ajudar homens orgulhosos, cultos e sábios.
Exemplo:
A serva (empregada) de Naamã.
A jovem foi tirada do seu lar, perdeu o contato com os pais, e foi trabalhar no palácio de Naamã. A serva percebeu que seu senhor estava com lepra. O plano de Deus é perfeito! Ele usou uma simples serva para levar uma palavra de vida ao poderoso general de guerra, e o coração orgulhoso de Naamã foi quebrantado. A jovem obedeceu a voz de Deus, e certamente orou pelo seu senhor que estava leproso.
A jovem serva falou com autoridade de filha de Deus!
Um dia ela disse a sua senhora: “ Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria (Eliseu), ele o curaria da lepra”.
Naamã foi contar ao seu senhor (rei da Síria) o que a menina israelita dissera:... (II Reis 5: 1 a 19).
Deus honrou a atitude daquela humilde serva!
Naamã desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele ficou como a de uma criança.
Deus dispersa os soberbos, humilha os orgulhosos, derruba quem Ele quer derrubar, e exalta os humildes de espirito!
“Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração. Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes. Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos” ( Lucas 1: 51 a 53).
A pessoa
vaidosa sofre com problemas que nascem do orgulho egocêntrico, ela poderia deixar a soberba e fugir da vaidade, mas o pecado insiste em ficar para destruir sua vida espiritual.
A nova criatura produz frutos do Espírito, seu trabalho recebe a recompensa merecida, e suas obras são elogiadas no reino dos céus.
A nova criatura produz frutos do Espírito, seu trabalho recebe a recompensa merecida, e suas obras são elogiadas no reino dos céus.
“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o SENHOR será louvada” (Provérbios 31: 30).
A sabedoria humana é enganosa, e a riqueza do reino deste mundo é passageira, e o entendimento que não está de acordo com a vontade de Deus deixa o coração orgulhoso.
Paulo instruiu as mulheres vaidosas e aconselhou que elas não se entregassem aos costumes do reino deste mundo.
A sabedoria humana é enganosa, e a riqueza do reino deste mundo é passageira, e o entendimento que não está de acordo com a vontade de Deus deixa o coração orgulhoso.
Paulo instruiu as mulheres vaidosas e aconselhou que elas não se entregassem aos costumes do reino deste mundo.
“Da mesma forma, quero que as
mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando
com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras,
como convém a mulheres que declaram adorar a Deus” (I Timóteo 2: 9).
Há mulheres religiosas que se vestem modestamente, com decência e discrição, praticam boas obras e não se embelezam com tranças no cabelo, nem pecam no uso exagerado de ouro e pérolas, mas quase todas tropeçam na compra de sapatos, bolças e roupas caras, e gastam exageradamente com penteados, unhas e maquiagem.
Mais de 3 mil reais em penteados e maquiagem?!
Foi notícia:
Mais de 3 mil reais em penteados e maquiagem?!
Foi notícia:
A presidente Dilma Rousseff gasta mais de 3 mil reais em penteado e maquiagem para suas aparições em rede nacional de TV.
![[Imagem: dilma-visual.jpg]](http://www.g17.com.br/fotos5/dilma-visual.jpg)
A vaidade tem seu preço. Mas isso não é nada comparado aos gastos com os estádios da copa.
![[Imagem: dilma-visual.jpg]](http://www.g17.com.br/fotos5/dilma-visual.jpg)
A vaidade tem seu preço. Mas isso não é nada comparado aos gastos com os estádios da copa.
A maior parte dos gastos nas arenas são provenientes de cofres públicos. Os bilhões usados injustamente para satisfazer desejos fantasiosos poderiam diminuir o déficit na saúde, na educação e segurança.
“Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído de repente sem que haja cura.
Quando se multiplicar os justos, o povo se alegra; quando os perversos governam o povo geme” (Provérbios 29: 1, 2).
Confira abaixo quanto custou cada estádio:
Arena Amazônia (Manaus-AM) - R$ 583 milhões
“Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído de repente sem que haja cura.
Quando se multiplicar os justos, o povo se alegra; quando os perversos governam o povo geme” (Provérbios 29: 1, 2).
Confira abaixo quanto custou cada estádio:
Arena Amazônia (Manaus-AM) - R$ 583 milhões
Arena da Baixada (Curitiba-PR) - R$ 234
milhões
Arena das Dunas (Natal-RN) – R$ 417 milhões
Arena Pantanal (Cuiabá-MT) - R$ 525 milhões
Arena Pernambucano (Recife-PE) – R$ 532 milhões
Beira-Rio (Porto Alegre-RS) – R$ 330 milhões
Castelão (Fortaleza-CE) – R$ 519 milhões
Fonte Nova (Salvador-BA) – R$ 689,4 milhões
Itaquerão (São Paulo-SP) – R$ 820 milhões
Mané Garrincha (Brasília-DF) – R$ 1,566 bilhão
Maracanã (Rio de Janeiro-RJ) – R$ 1,2 bilhão
Mineirão (Belo Horizonte-MG) - R$ 695 milhões
Publicado em junho de 2013
Arena das Dunas (Natal-RN) – R$ 417 milhões
Arena Pantanal (Cuiabá-MT) - R$ 525 milhões
Arena Pernambucano (Recife-PE) – R$ 532 milhões
Beira-Rio (Porto Alegre-RS) – R$ 330 milhões
Castelão (Fortaleza-CE) – R$ 519 milhões
Fonte Nova (Salvador-BA) – R$ 689,4 milhões
Itaquerão (São Paulo-SP) – R$ 820 milhões
Mané Garrincha (Brasília-DF) – R$ 1,566 bilhão
Maracanã (Rio de Janeiro-RJ) – R$ 1,2 bilhão
Mineirão (Belo Horizonte-MG) - R$ 695 milhões
Publicado em junho de 2013
Devemos tomar muito cuidado com os lobos vestidos de ovelhas que aparecem com máscaras de ministros de justiça, enganosamente se apresentam como quem tem um espirito humilde, dócil e tranquilo, mas na verdade são feras que devoram o povo de Deus.
“Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres do seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo [...]. Que farão vocês no dia do castigo, quando a destruição vier de um lugar distante? Atrás de quem vocês correrão em busca de ajuda? Nada poderão fazer...” (Isaías 10: 1 a 4).
Pedro também instruiu as mulheres e alertou os cristãos contra a vaidade dizendo que a beleza devia ser demonstrada na atitude de uma pessoa que é dirigida pelo Espirito Santo, a beleza devia estar no interior, que não perece:
“Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres do seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo [...]. Que farão vocês no dia do castigo, quando a destruição vier de um lugar distante? Atrás de quem vocês correrão em busca de ajuda? Nada poderão fazer...” (Isaías 10: 1 a 4).
Pedro também instruiu as mulheres e alertou os cristãos contra a vaidade dizendo que a beleza devia ser demonstrada na atitude de uma pessoa que é dirigida pelo Espirito Santo, a beleza devia estar no interior, que não perece:
“A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, [...]. Ao contrario, esteja no seu interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus” ( I Pedro 3: 3, 4).
A vida da velha criatura é vazia, somente o Espirito Santo mantém o filho de Deus espiritualmente de pé.
O prazer de ser um filho amado e vencedor depende da comunhão íntima e pessoal com o Pai.
O prazer de ser um filho amado e vencedor depende da comunhão íntima e pessoal com o Pai.
“Portanto, como povo escolhido de
Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência” (Colossenses 3: 12).
Percebi ainda outra coisa debaixo do sol:
Percebi ainda outra coisa debaixo do sol:
“Os ligeiros nem sempre vencem a
corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm
comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm
prestigio; pois o tempo e o acaso afetam a todos” (Eclesiastes 9: 11).
Exemplo de Salomão:
Deus lhe
deu sabedoria para que pudesse julgar a causa do povo oprimido. Mas Salomão não
permaneceu na verdade até o fim.
Salomão esqueceu
dos conselhos de Deus, desviou do caminho da justiça, se envolveu com mulheres vaidosas, e idólatras, e se tornou um rei desobediente.
Salomão
se engrandeceu, e o seu “eu” deu brecha para o diabo entrar na sua vida espiritual. Suas mulheres vaidosas tinham orgulho de viver com o rei mais
sábio de Jerusalém. E o resultado final?
Frustrações, sofrimento, família destruída, escândalos, humilhação e miséria. A vida de Salomão tornou-se espiritualmente vazia. O rei estava angustiado e derrotado, totalmente afastado da presença de Deus.
Frustrações, sofrimento, família destruída, escândalos, humilhação e miséria. A vida de Salomão tornou-se espiritualmente vazia. O rei estava angustiado e derrotado, totalmente afastado da presença de Deus.
Com o
coração angustiado, Salomão convida sua alma para desfrutar dos prazeres do
reino deste mundo, dizendo: Venha. Experimente a alegria. Descubra as coisas
boas da vida!
O rei tentou descobrir o que realmente vale a pena na vida terrena, e achou
que poderia preencher seu vazio com o uso moderado de bebida alcoólica, e entregou-se
a loucura. Ler Eclesiastes 2: 1
a 4.
Quando ainda não havia terminado a construção do templo, Salomão aliou-se a faraó rei do Egito e casou-se com a filha dele. Ler I Reis 3: 1.
Salomão desobedeceu a Deus. O SENHOR tinha dito:
“Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses. No entanto Salomão apegou-se amorosamente a elas” (I Reis 11: 1, 2).
Espiritualmente derrotado, Salomão não tinha mais nada a perder, pois já havia perdido a coisa mais preciosa que é a comunhão com Deus, mesmo assim, tentou manter sua fama, e com a mente orientada pela sabedoria humana construiu grandes obras.
“Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim...” (Eclesiastes 2: 4 a 8).
Executar seus grandes projetos que colocava seu “eu” lá em cima, era a sua maior ambição. Depois de ter feito o que tanto desejava, percebeu que tudo era inútil. Nada preencheu o lugar da presença de Deus. Então Salomão desprezou a sabedoria humana.
“Aí fiquei pensando: O que acontece ao tolo também me acontecerá. Que proveito eu tive em ser sábio?...
Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo era inútil, foi correr atrás do vento;...” (Eclesiastes 2: 11, 15).
No fundo do poço Salomão reconheceu que a busca pelo poder e a ganância pela riqueza do reino deste mundo é pura tolice.
Salomão desobedeceu a Deus. O SENHOR tinha dito:
“Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses. No entanto Salomão apegou-se amorosamente a elas” (I Reis 11: 1, 2).
Espiritualmente derrotado, Salomão não tinha mais nada a perder, pois já havia perdido a coisa mais preciosa que é a comunhão com Deus, mesmo assim, tentou manter sua fama, e com a mente orientada pela sabedoria humana construiu grandes obras.
“Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim...” (Eclesiastes 2: 4 a 8).
Executar seus grandes projetos que colocava seu “eu” lá em cima, era a sua maior ambição. Depois de ter feito o que tanto desejava, percebeu que tudo era inútil. Nada preencheu o lugar da presença de Deus. Então Salomão desprezou a sabedoria humana.
“Aí fiquei pensando: O que acontece ao tolo também me acontecerá. Que proveito eu tive em ser sábio?...
Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo era inútil, foi correr atrás do vento;...” (Eclesiastes 2: 11, 15).
No fundo do poço Salomão reconheceu que a busca pelo poder e a ganância pela riqueza do reino deste mundo é pura tolice.
“Melhor é um jovem pobre e sábio,
do que um rei idoso e tolo, que já não aceita repreensão” (Eclesiastes 4: 13).
O homem que teme a Deus alimenta a vida espiritual, cuida do seu caráter, limpa sua mente, e também mantém seu nome limpo, santifica o altar do seu coração, e se
torna um filho honrado, vencedor.
O maior exemplo é Jesus. O Filho amado de Deus fez a diferença na terra!
“...Portanto Eu (Jesus) lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida [...]. Pois o mundo perverso é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, o Reino de Deus, e a sua justiça, e essas coisas lhes serão acrescentadas” (Lucas 12:
Deus não considera
a aparência do cristão.
“Não considere sua aparência nem
sua altura, pois Eu o rejeitei. O SENHOR não vê como o homem: o homem vê a aparência,
mas o SENHOR vê o coração” (I Samuel 16: 7).
“Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12: 10).
“Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12: 10).
“O temor do Senhor é o princípio do saber , mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1: 7).
“Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!” (Apocalipse 3: 22).
Nenhum comentário:
Postar um comentário