O propósito de edificar a verdadeira igreja é a maior riqueza que esteve guardada e oculta em Deus desde antes da criação do mundo. A unidade da igreja é confirmada pela pregação do verdadeiro Evangelho. Como está escrito sobre o evangelho que Paulo anunciou, e sobre o que Jesus ensinou:
Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde os tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora, e foi dado a conhecer pelas Escrituras dos profetas,... (Romanos 16. 25,26).
Há muito engano e pouco conhecimento sobre a igreja de Jesus Cristo. Existe muitas denominações com seus diferentes ensinamentos religiosos, o que tem causado muita confusão na mente do povo que não têm entendimento da Palavra.
O que a Bíblia nos ensina sobre a verdadeira igreja de Deus?
A igreja é um projeto do céu, ela é o eterno propósito que Deus fez em Cristo Jesus, nosso SENHOR. Esse projeto de Deus começa com a graça de anunciar o Evangelho aos gentios. Feliz aquele que está incluído nesse propósito de anunciar as riquezas da salvação em Cristo aos que vivem angustiados e oprimidos. Como está escrito a respeito do ministério do apóstolo Paulo:
A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas insondáveis de Cristo [...] que desde os séculos esteve oculto em Deus, que a tudo criou. E foi assim para que agora, pela Igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nas regiões celestiais, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus, nosso SENHOR, pela fé nele (Efésios 3. 8 -12).
A Igreja nasceu com a união de todos os verdadeiros cristãos, os quais estavam esperando a promessa do Pai numa casa, estes foram batizados com o Espírito Santo no dia de Pentecostes.
Aproximando-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento forte, e encheu toda a casa onde estavam assentados [...] Todos foram cheios do Espírito Santo...” (Atos 2.1-4).
Após ser cheia do Espírito, a Igreja que era rejeitada pelos homens, tornou-se o corpo de Cristo, separada do sistema deste mundo, edificada sobre a Rocha viva, por um povo que alcançou a misericórdia de Deus, e foi chamado das trevas para a maravilhosa luz de Cristo. Os que se arrependeram e foram batizados tornaram-se “casa espiritual”, “Templo do Espírito Santo”, “pedra viva”, “geração eleita”, “povo de propriedade exclusiva do Deus vivo”. Como está escrito:
...vós também, como pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por Jesus Cristo [...] sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz [...] agora sois povo de Deus; antes não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançaste misericórdia (I Pedro 2.5,9,10).
Paulo chama os que representavam a Igreja de Deus de “santificados em Cristo Jesus”, chamados para serem santos. Estes, em tudo foram enriquecidos nele, em toda Palavra e em todo conhecimento, assim como o testemunho de Cristo foi confirmado entre eles. Ler I Coríntios 1.2, 5, 6.
Segundo Atos 2, após receber a promessa do Pai no dia de pentecoste, Pedro pregou a Palavra para a multidão que estava em Jerusalém, levando a mensagem de arrependimento e exortando-os a receberem a benção do batismo com o Espírito Santo para serem salvos, estes deviam viver uma vida separada das gerações iníquas, idólatras e perversas. Os que creram na Palavra foram batizados, e três mil almas se converteram. O próprio Deus uniu este povo “santificados em Cristo” àquela igreja.
Os verdadeiros cristãos amavam a Palavra e respeitavam uns aos outros, adoravam a Deus em Espírito e em verdade, e individualmente tornaram-se membros do corpo de Cristo servindo uns aos outros com temor, como está escrito:
Assim como em um só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros tem a mesma função, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. Temos diferentes dons, segundo a graça que nos tem dada... (Romanos 12. 4-6).
Embora multidões sigam a doutrina de suas denominações religiosas, existe entre estas multidões membros do corpo de Cristo que estão espalhados no mundo inteiro. Estes sendo um só pão formam um só corpo e um só Espírito, e todos participam de um só Pão que é Jesus Cristo. Como está escrito “Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, pois todos participamos do mesmo pão” (I Coríntios 10.17).
"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12.10).
O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1.7).
Somente os que fazem parte do corpo de Cristo habitam no esconderijo do Altíssimo, e descansam à sombra do Onipotente. Estes amam a Deus, conhecem o poder que há no nome de Jesus e terão a Sua recompensa: “Porque ele me ama, diz o SENHOR, Eu os livrarei; Eu o porei num alto refugio, pois conhece o meu nome. Ele me invocará, e Eu lhe responderei, estarei com ele na angustia [...] Eu lhe darei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação” (Salmo 91.14-16).
Assim é a Igreja de Jesus Cristo, constituída por verdadeiros filhos de Deus, que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo 2.19-21; - João 17.12).
"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12.10).
O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1.7).
"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às igrejas!" (Apocalipse 3.22).
Nenhum comentário:
Postar um comentário