segunda-feira, 19 de agosto de 2019

HABITOS ALIMENTARES QUE HONRAM O CORPO (TEMPLO DO ESPIRITO SANTO), E GLORIFICAM O DEUS SANTO, SANTO, SANTO.

PARTE 02


"Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus [...] Alguém vai dizer: "Eu posso fazer tudo o que quero." Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: "Posso fazer qualquer coisa." Mas não vou deixar que nada me escravize. Outro vai dizer: "O alimento existe para o estômago, e o estomago existe para o alimento." Sim, mas Deus acabará com os dois. O nosso corpo não existe para praticar a imoralidade, mas para servir o SENHOR; e o SENHOR cuida do nosso corpo [...] Será que vocês não sabem que o corpo de vocês faz parte do corpo de Cristo? [...] Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois Ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória de Deus" (I Coríntios 6: 9-20).

O Templo do Espírito Santo é um corpo disciplinado e educado para fazer a vontade de Deus. Portanto, é necessário ensinar as pessoas por meio da Palavra de Cristo de modo que não faça elas tropeçar e caírem em pecado. Não deixe que por falta de disciplina e conhecimento espiritual os seus filhos, servos, irmãos e outros venham perecer. "Se você faz com que um irmão fique triste por causa do que você come, então você não está agindo com amor. Não deixe que a pessoa por quem Cristo morreu se perca por causa da comida que você come"(Romanos 14:15). Ou seja, se você acha que não é pecado beber vinho, e que você pode beber uma bebida que passou pelo processo de fermentação para atingir o grau alcoólico, não de motivo para os outros falarem mal daquilo que você acha bom, o que é bom aos teus olhos pode não ser bom para edificação espiritual da sua família  e de outros que estão aos seus cuidados, tome cuidado para não fazer o que não é aprovado por Deus. Não de motivos para ser envergonhado diante da sua família, amigos e outros, porque se você faz com que as pessoas fiquem escandalizadas por causa do que você come ou bebe, então você não está praticando o amor a Deus e ao próximo como Jesus praticou. O verdadeiro cristão é luz não só diante de Deus mas também diante dos homens, ele é aprovado por Deus e também aprovado por todos, isso é possível se procurarmos sempre fazer as coisas que não escandalizam os outros, que não causam tropeço, mas trazem a paz e nos ajudam a amar uns aos outros com uma fé pura que edifica a vida espiritual. É errado comer ou beber alguma coisa que faz  com que a outra pessoa caia em pecado.
     
Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com alegria que o Espírito Santo dá. E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos. Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que ajudam a fortalecer uns aos outros na fé [...] O que está certo é não comer carne, não beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve um irmão a cair em pecado. Mas guarde entre você mesmo e Deus o que você crê a respeito desse assunto. Feliz a pessoa que não é condenada pela consciência quando faz o que acha que deve fazer! [...] (Romanos 14:17-23).


Considere o mandamento que é contra a glutonaria: "Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais" (Provérbios 23:20). O glutão bebe e come sem controle e acaba com enfermidades, sendo assim, perde o animo. "Porque tanto os beberrões como os comilões vivem com sono e acabam, na pobreza vestindo trapos (Provérbios 23:21). Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver [...] não sejam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o SENHOR quer que vocês façam. Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês a desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus" (Efésios 5:18). Resista as porções exageradas com alimentos gordurosos que podem acrescentar alguns quilos a mais. Apesar de ter o direito de comer e beber o que deseja, se recuse ser dominado por qualquer coisa, que embora seja lícita, venha destruir seu corpo com doenças, problemas psicológicos, depressão, brigas e falta de paz que também pode prejudicar outras pessoas que estão aos seus cuidados. Uma das recomendações do apóstolo Paulo para os bispos, é que eles têm que ser homens que ninguém possa culpar de nada: "Não pode ser chegado ao vinho nem briguento, mas deve ser pacifico e calmo. Não deve amar o dinheiro. Deve ser um bom líder da sua própria família e saber educar seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo respeito" (I Timóteo 3:3,4). Nos conselhos para um rei a Palavra de Deus diz: Os reis não devem beber vinho nem outras bebidas alcoólicas. Quando eles bebem, não lembram das leis e esquecem os direitos dos que são explorados...Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados. Fale por eles e seja um juiz justo. Proteja o direito dos pobres e dos necessitados (Provérbios 314-8).

A moderação no alimento, exercício físico e a disciplina em tudo o que a pessoa faz melhora o animo, a produtividade e a saúde emocional, físico e espiritual. "O pai de filhos sem juízo só tem tristezas e sofrimentos. A alegre faz bem a saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos" (Provérbios 17: 21,22). 

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12.


Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" ( Daniel 12:10). 

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino"( Provérbios 1:7).

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" ( Apocalipse 3:22).



Nenhum comentário:

Postar um comentário