segunda-feira, 5 de agosto de 2019

MORTE E RESSURREIÇÃO: NOVO NASCIMENTO EM CRISTO

Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados...mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz. E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e das autoridades espirituais. Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória. Portanto, que ninguém faça para vocês leis... tudo isso (costume do judaísmo religioso) é apenas uma sombra daquilo que virá; a realidade é Cristo... Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espíritos maus que dominam o Universo. Então, porque é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo? Não obedeçam mais as regras como estas:...Todas essas proibições têm a ver com as coisas que se tornam inúteis depois de usadas. São apenas regras e ensinamentos que as pessoas inventam...Vocês foram ressuscitados com Cristo, portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não das que são aqui da terra. Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unida com Deus. Cristo é a verdadeira vida de vocês...portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês...Vocês são povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Não fiquem irritados uns com os outros... e perdoem uns aos outros...E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas...que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria...e tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em o nome do SENHOR Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai (Colossenses 2:13-23;- 3:1-17).

Paulo diz que eles estavam espiritualmente mortos e agora foram ressuscitados com Cristo. A morte veio por um homem (Adão), também por um homem veio a ressurreição dos mortos.
"Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificativos em Cristo" (I Coríntios 15:22).
Jesus desceu do céu e se fez homem, antes de tudo ser criado, antes de o mundo existir ele já estava com Deus. Ler Colossenses 1:17, -João 17: 5; ; Filipenses 2: 6-11. Cristo é a revelação visível do Deus invisível, andou aqui na terra e cumpriu sua missão de entregar o Reino ao Deus e Pai, como está escrito: "Eu revelei no mundo a tua natureza gloriosa (te glorifiquei na terra) terminei assim o trabalho que me deste para fazer (João 17:4). Cristo cumpriu fielmente sua missão de Salvador. "...Ele é o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível; ele é superior a todas as coisas criadas. Pois por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades..."(Colossenses 1:15-23).
Jesus destruiu todo principado, bem como todo potestade e poder, ele venceu o poder das trevas e colocou todos os seus inimigos debaixo dos seus pés, o último inimigo que ele destruiu foi a morte. 
"A morte está destruída! A vitória é completa! Onde está, ó morte, a sua vitória? ( I Coríntios 15: 54, 55). 

Como que a pessoa pode morrer espiritualmente? E como acontece a ressurreição, ou novo nascimento?


A morte está na condição humana, na velha criatura, na pessoa natural que não tem o Espírito de Cristo morando no seu corpo santificado pela Palavra, a morte está em quem rejeita Jesus como único SENHOR e Salvador, e também nos que não conhecem a verdade do Evangelho. Como está escrito: Não há uma só pessoa que faça o que é certo; não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus. Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo....Por onde passam, deixam a destruição e a desgraça. Não conhecem o caminho da paz e não aprendem a temer a Deus (Romanos 3:10-18). Essa é a situação da pessoa  nascida de Adão. O ser humano sem a direção do Espírito de Cristo não consegue fazer a vontade do Pai, está espiritualmente morto. As pessoas mortas (que não nasceram de novo) praticam obras infrutíferas, dizem que estão vivas, mas estão mortas.  Como está escrito: "...Vocês dizem que estão vivos, mas, de fato, estão mortos.. pois sei que o que vocês fizeram não está ainda de acordo com aquilo que o meu Deus exige. Portanto, lembrem do que aprenderam e ouviram. Obedeçam e se arrependam..." (Apocalipse 3:1-3). Essa mensagem é daquele que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas na palma da sua mão direita, Jesus Cristo. Ele está falando a verdade, está dizendo que é possível que uma pessoa acredite enganosamente que está viva, sendo que na verdade ela está morta. Nesse caso é necessário se arrepender e nascer de novo. "Portanto, lembrem do que aprenderam e ouviram. Obedeçam e se arrependam. Se não acordarem, eu os atacarei de surpresa, como um ladrão, e vocês não ficarão sabendo nem mesmo a hora da minha vinda" (Apocalipse 3:3).

"Lembrem do que aprenderam e ouviram." Eles já tinham ouvido e aprendido a verdade do Evangelho. Mas não nasceram de novo, andavam com roupas sujas da velha criatura,  preocupados em conquistar as coisas desta vida terrena, viviam ansiosos, com desejo de conquistar riquezas, fama e poder, não praticaram a Palavra: "Buscai, pois em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça", tornaram-se amigos do mundo e aos poucos foram morrendo espiritualmente. Mas alguns haviam nascidos de novo, estavam espiritualmente vivos, andavam de acordo com a Palavra, faziam a vontade de Deus, eles tinham a mente de Cristo e andavam com ele com roupas brancas, estes mereciam a honra de ter seus nomes escritos no Livro da Vida.

Mas alguns de vocês de Sardes têm conservado limpas as suas roupas. Vocês andarão comigo vestidos de roupas brancas, pois merecem esta honra... Eu não tirarei o nome dessas pessoas do Livro da Vida. Eu declararei abertamente, na presença do meu Pai e dos seus anjos, que elas pertencem a mim. Portanto, se vocês tem ouvido para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas (Apocalipse 3: 4-6).


 Paulo também estava cuidando de pessoas que já tinham ouvido o Evangelho que ele anunciou na igreja de Corinto, ele já havia falado sobre a ressurreição e o novo nascimento, mas os que ouviram não estavam praticando de acordo com a vontade de Deus, estes estavam correndo o risco de enfraquecer na fé e perder a salvação. Se isso acontecesse, Paulo teria pregado inutilmente, e eles mesmos poderiam ter crido em vão. A Palavra de Paulo em I Coríntios capítulos 13, 14, 15 e 16, era para os que já conheciam a verdade mas estavam falhando na prática do amor de uns para com os outros, ele queria que essas pessoas (as quais ele chamou de"irmãos") refletissem no que já sabiam a respeito da ressurreição de Cristo. Como está  escrito:
Agora, irmãos, quero que lembrem do evangelho que eu anunciei a vocês, o qual vocês aceitaram e no qual continuam firmes. A mensagem que anunciei a vocês é o evangelho, por meio do qual vocês são salvos, se continuarem firmes nele. A não ser que não tenha adiantado nada vocês crerem nele. Eu passei para vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados,...No entanto não sou eu quem tem feito isso, e sim a graça de Deus que está comigo...o importante é que foi isso que todos nós anunciamos, e foi nisso que vocês creram (I Coríntios 15:1-11).

É exatamente esse mesmo problema que a igreja hoje tem enfrentado. Na teoria ela é cristã, mas na prática a fé que a maioria das pessoas têm é uma ilusão, serve para correr atrás de coisas inúteis que não duram para sempre como riqueza, fama e poder, mesmo recebendo o que desejam, continuam perdidos nos seus pecados, pelos frutos logo se vê que não nasceram de novo. Pensam que estão vivos, mas estão espiritualmente mortos. Contudo, se orgulham de ser fiel nos dízimos e nas ofertas. Estes pensam que por ser fiel nos dízimos e nas ofertas podem entrar no Reino de Deus. Estão completamente enganados. Se não nascer de novo não podem entrar no Reino de Deus. Como está escrito: "...ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo" (João 3:3). Outra vez diz: ..."Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito" (João 3:5). Assim também ninguém pode ter fé e autoridade do Espírito Santo se não for gerado da Palavra, portanto, é necessário nascer de novo para se tornar filho de Deus. Primeiro veio a criatura terrena, o homem mortal feito do pó da terra, este vive no pecado e é parecido com Adão. O segundo é espiritual, nascido do Espirito, este veio do céu, tornou-se parecido com o Filho de Deus. "Meus irmãos, o que eu quero dizer é isto: o que é feito de carne e de sangue não pode ter parte no Reino de Deus,..." (I Coríntios 15: 50).  "Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi Pai deles" (João 1:12,13). 
Os que não nasceram de novo estão espiritualmente mortos, alguns não aceitaram os ensinamentos de Jesus e nunca estiveram do lado da verdade, como foi o caso dos judeus farisaicos, eles eram mentirosos e enganavam o povo de Deus, fizeram o que o pai deles queria: mataram Jesus. "Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; porém estão tentando me matar porque não aceitam meus ensinamentos... Nosso pai é Abraão! Responderam eles...temos um Pai, que é Deus! Jesus disse a eles: Se Deus fosse, de fato, o pai de vocês, então vocês me amariam...Vocês são filhos do diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer...A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus. Vocês não escutam a Palavra de Deus porque vocês não são dele. (João 8:37-47). 

Paulo deixou claro aos irmãos da igreja de Corinto que se eles não tivessem amor eles não seriam nada (I Coríntios 13:1-13). Nas palavras finais, ele diz: "Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes. que tudo o que vocês fizerem seja feito com amor...Quem não ama o SENHOR Jesus que seja amaldiçoado!...Que o meu amor esteja com vocês " (I Coríntios 16:13,14, 22,23).

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12.


Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" ( Daniel 12:10). 

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino"( Provérbios 1:7).

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas!" ( Apocalipse 3:22).


Nenhum comentário:

Postar um comentário