O protestantismo é um dos principais ramos ligados à Igreja Católica e a Igreja ortodoxa, esse movimento iniciou-se na Europa central no inicio do século XV, com uma reação contra as doutrinas do catolicismo romano Medieval. Embora o protestantismo seja conhecido pelo mundo religioso como “Evangélicos”, no entanto no contesto brasileiro o termo “protestante” se refere à Igrejas de origem Luterana, Presbiteriana, a Anglicana, a Metodista, a Batista congregacional. O termo “Evangélicos” só é correto quando usado para se referir aos pentecostais àqueles que acreditam no batismo com o Espírito Santo, e buscam esse batismo com o novo nascimento.
Os “reformadores” protestaram contra “algumas” doutrinas e crenças pagãs da Igreja católica, mas não protestaram contra toda mentira do Império Religioso. Foi o que aconteceu com Martinho Lutero.
Os reformadores, inclusive “Martinho Lutero” foram pessoas de vasta cultura teológica, Lutero foi monge, professor da Bíblia e sacerdote católico. Lutero comandou um movimento em favor da valorização do ser humano, com sua capacidade intelectual se tornou um religioso bem-sucedido. Lutero se dizia cristão, mas não se tornou um verdadeiro cristão. Para se tornar verdadeiro ele precisava nascer de novo. Lutero fez uma reforma para uma renovação religiosa. Retornou à Igreja católica, fez alianças com o papa e padres mais influentes, e juntos firmaram uma aliança com aperto de mão em favor da religiosidade. Embora tenha descoberto uma nova visão de fé, Martinho Lutero não honrou Jesus como Ùnico Mediador entre Deus e os homens, dizia que considerava Cristo como centro da história do Universo.
Por que Martinho Lutero não pregou contra a idolatria da Igreja católica, não protestou contra o catecismo que o papa colocou no lugar da Bíblia Sagrada e não condenou o ensino do purgatório?
Porque ele não amou a verdade.
O protestantismo religioso se disseminou principalmente no meio da nobreza. Somente os intelectuais tinham acesso á leitura da Bíblia Sagrada.
O Catecismo católico tirou o mandamento “Não fará para ti imagem de escultura”.
Lutero não conseguiu acabar com a supremacia papal, as orações pelos mortos, a intercessão dos santos, a adoração a Maria, a veneração dos santos, o culto às imagens e outras doutrinas, como o batismo de crianças.
Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR Jesus! Repito: Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).
A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo 2.19-21; - João 17.12.
Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10).
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino " (Provérbios 1: 7)"
"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas! " (Apocalipse 3: 22).
Nenhum comentário:
Postar um comentário