sábado, 20 de novembro de 2021

O REI SALOMÃO E O JUÍZO DE DEUS

 Parte 01

A bondade de Deus tem a finalidade de levar as pessoas ao arrependimento.

Mas, você não quer ouvir; assim, você está guardando um castigo terrível para si mesmo, devido a teimosia em recusar-se a abandonar seus pecados; pois vira o dia da ira, quando Deus será o Justo Juiz do mundo inteiro. Ele dará a cada um o que suas obras merecem [...] Porém, haverá ira e indignação para aqueles que são egoístas e lutam contra a verdade de Deus e andam em maus caminhos [...] Deus punirá o pecado em qualquer situação ele castigará os pagãos quando pecarem, embora eles nunca tenham ouvido a respeito da Lei. E Deus castigará aqueles que pecaram sob a Lei; pela Lei eles serão julgados. Porque não são aqueles que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem a Lei, estes são considerados justos [...] Não há dúvida alguma de que chegará o dia quando Deus, por meio de Jesus Cristo, julgará a vida íntima de todos, seus pensamentos e seus motivos mais secretos, de acordo com o grande plano de Deus que eu anuncio (Romanos 2: 5-16).

Salomão era um conhecedor da Lei de Deus, os conhecedores da Lei serão julgados como todos que cometeram pecados sob a Lei. Mas os que não conheciam a Lei, como é o caso dos gentios? Estes mostram pela sua maneira de agir, que no fundo de seus corações sabem fazer a diferença entre o certo e o errado. A Lei está escrito dentro deles; a sua própria consciência e os seus pensamentos mostram que a Palavra de Deus é a verdade. 

Os tolos, loucos e insensatos, sabem que suas vidas ficaram cheias de toda espécie de maldade e pecado, eles não fazem a vontade de Deus, quebram a aliança que tem com Ele, e tornam-se criaturas que não tem amor pela família, vivem sem nenhuma compaixão. Estes que vivem no pecado são perfeitamente sabedores de que são dignos de morte eterna. 

Antes de morrer Davi foi avisado que não poderia realizar o seu sonho pessoal de construir o templo porque tinha derramado muito sangue. Deus mandou a mensagem por meio do profeta Natã dizendo: " [...] Será você que vai construir uma casa para Eu morar? [....] Nunca me queixei aos líderes de israel, aos pastores do meu povo. Nunca pedi que me construísse um templo de cedro! [...] Eu escolhi você para ser o guia do meu povo [...]" (II Samuel 7: 5, 8). 

Será você que vai construir uma casa para Eu morar?

Davi não entendeu que Deus estava falando da construção do Templo do Espírito Santo que o único Filho de Deus iria construir, e que o Seu Reino permaneceria para sempre. Nem o profeta Natã entendeu os planos de Deus a respeito do templo, ele achava que Davi poderia executar o que ele tinha em mente. Ler II Samuel 7: 3,4. Mas Deus mostrou que não estaria com Davi no propósito de ele mesmo construir o templo. Natã sabia que Deus era com Davi, eles estavam pensando na obra da construção do templo de tijolo, madeira, ouro, prata e pedras preciosas, mas os pensamentos deles não era os de Deus. "Pois os meus pensamentos são muito diferente dos seus; a minha maneira de agir é muito diferente da sua, declara o SENHOR" (Isaías 55:8). Davi entregou a missão de construir o templo a Salomão, filho que ele teve com Bate- Seba, este devia realizar o desejo que Davi tinha de construir o templo. Porém, antes de morrer Davi fez um pedido a Salomão que envolvia mortes e derramamento de sangue, e a ordem devia ser executado no reinado de Salomão. Ele ordenou que Joabe, o general e comandante do seu exército devia ser morto. Ou seja, ele não queria que Joabe morresse de morte natural e com paz. Como está escrito: "Você é um homem sábio e saberá o que deve fazer. Não deixe que ele morra em paz" (I Reis 2: 6). Davi também pediu que Salomão derramasse o sangue de Simei, mas Davi já havia prometido diante do SENHOR seu Deus que não iria matar Simei. Pois Simei já havia confessado seu erro pedindo-lhe perdão, e Davi prometeu que a vida dele estava salva da morte. Ler II Samuel 19: 18 - 23. Agora já no fim da vida o rei certamente ainda estava sofrendo as consequências dos seus pecados, com o coração amargurado ele deseja eliminar Simei, o homem que um dia fez ele se sentir amaldiçoado, mas na época Davi tinha esperança de que Deus transformaria a maldição em benção. Contudo, ele não recebeu a benção de uma vida longa, morreu antes de completar cem (100) anos. Simei o amaldiçoou quando viu o rei fugindo com medo do seu filho Absalão. Ler II Samuel 16: 5-10; - 19: 21. Agora Davi já esta velho, doente, e não conseguia mais sair da cama, com o coração amargurado e cheio de tristeza desejava fazer justiça com as próprias mãos, mas não teve coragem, deixou essa missão sangrenta para seu filho Salomão. Davi deu ordem a respeito de Simei à Salomão dizendo: "...Não o considere inocente! Você é um homem sábio e o saberá como arrumar uma morte sangrenta para ele. Apesar de ele já ser idoso, faça-o descer a sepultura ensanguentado" (I Reis 2: 8, 9). Salomão ainda vai derramar o sangue de seu próprio irmão Adonias, ele eliminou seu irmão com medo de perder o trono que era de seu pai Davi (I Reis 2: 25). 

Salomão mandou matar seu irmão Adonias ( I Reis 2: 25). O rei deu ordem para matar Joabe, comandante do exército de Davi (I Reis 2:28-34).Também mandou matar Simei (I Reis 2: 46. Assim Salomão se estabeleceu como rei (I Reis 2:46).

Agora Salomão começa fazer alianças politicas. Ele associou-se a faraó rei do Egito, e mesmo sabendo que não era a vontade de Deus, se casou com a filha desse rei perverso (I Reis 3:1). Salomão começa fazer coisas que não está de acordo com a Palavra que ele já conhecia. Ele se deixou levar pelo sonho de sentar no trono do seu pai Davi para julgar e governar o povo de israel e se tornar conhecido no mundo inteiro. Ansioso e movido por esse desejo, Salomão teve um sonho. No sonho ele pedia um coração compreensivo de modo que ele tivesse capacidade de governar bem o seu povo e prudentemente discernir entre o que é certo e o que é errado. Ele na verdade era um jovem muito sábio, mas não se sentia capaz de governar aquela multidão. Ler I Reis 3:9, ele ainda precisava comandar um grande exército de guerreiros que estavam acostumados derramar sangue, sendo que o seu reino devia ser de paz. Salomão adquiriu sabedoria e conhecimento quando ainda era menino com estudos e esforço intelectual. Quando ficou velho ele reconheceu que sua sabedoria foi adquirida com estudo da velha natureza humana. Como está escrito: "Bem eu sou muito mais educado que todos os reis que governaram Jerusalém. Na verdade adquiri muita sabedoria e conhecimento, por isso me esforcei bastante para ser sábio..." (Eclesiastes 1:16,17). Davi também sabia que Salomão era um homem sábio. Ler I Reis 2: 6, 9.  Salomão também sonhou que Deus havia ficado contente com seu pedido e prometeu responder, mas com uma condição: Se ele guardasse no coração as suas Leis e praticasse com Espírito de temor e tremor os seus mandamentos. Ler I Reis 3:5-14. Salomão sonhou que Deus havia aparecido para falar com ele (I Reis 3:5). Acredito que foi apenas um sonho que Deus fez ele lembrar com temor e tremor da sua Palavra para não se desviar do caminho. Mas Salomão começou fazer as coisas de acordo com os desejos do seu próprio coração enganoso.

"Então Salomão acordou e percebeu que tinha sido um sonho" ( I Reis 3:15).

Salomão já tinha o desejo no seu coração de experimentar os prazeres deste mundo, e desfrutou de tudo o que seu coração enganoso pediu, cedendo os desejos da velha natureza tornou-se tolo, louco e insensato. Contudo, conseguiu o que desejava. Ele se tornou famoso quando usou o bom senso de um juiz justo para julgar a causa de duas mulheres. Ler I Reis 3:16-28. Salomão teve discernimento e inteligência de um juiz que o levou conhecer e saber quem era a verdadeira mãe. Ele cumpriu a missão de quem deve defender a causa do inocente. Assim Salomão devolveu o filho nos braços da verdadeira mãe. A noticia da decisão do rei se espalhou depressa por todo o país, e todas as pessoas ficaram admiradas e passaram a respeitá-lo, porque reconheceram a grande sabedoria que Deus pode dar quando se faz justiça na vida de uma verdadeira mãe que poderia perder seu filho. Salomão conseguiu mexer com a emoção do povo. 

Sonho realizado! O povo já estava convencido de que Deus tinha dado sabedoria a Salomão. De fato, o mundo até hoje acredita que a voz do povo é a voz de Deus. No principio Salomão fez de tudo para agradar o povo, no seu reino havia riqueza e fartura. Todos estavam bem alimentados e tinham segurança de uma ponta do país até a outra, e cada família tinha suas videiras e figueiras. Seus administradores cuidavam para que não faltasse nada" (I Reis 4: 20 - 27). Assim Salomão se tornou conhecido por todas as famílias, recebeu honras e gloria dos reis da terra, e foi adorado por mulheres famosas e ricas no mundo inteiro. Na verdade Salomão se tornou um deus, que não era nada mais que um ídolo do povo. O povo vivia oprimido e estava perecendo por falta de conhecimento espiritual. Pois o reino estava caminhando para a divisão e destruição. 

Jesus anunciou a vinda de um Reino que é extremamente maior que todos os reinos da terra, maior que o reino de Salomão. O apostolo Paulo recebeu Sabedoria que vem do Reino dos céus, este escolhido de Deus não se gloriou da sua própria sabedoria, nem do seu conhecimento e entendimento religioso, embora sendo um doutor da lei de Moisés, e entendido na sabedoria humana, ele considerou tudo como lixo deste mundo para ganhar o conhecimento e entendimento do Evangelho da Nova Aliança. Paulo tinha a mente de Jesus Cristo, a sabedoria do Reino dos céus, a paz, a fé a esperança o amor e a alegria do Espírito Santo.

Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR Jesus! Repito:Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).

A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo  2.19-21; - João 17.12. 

Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10). 

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria  e o ensino " (Provérbios 1: 7)"

"Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas! " (Apocalipse 3: 22).


Nenhum comentário:

Postar um comentário