quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

QUEM ERA JOSE DE ARIMATEIA?

  Parte 07

Muitas pessoas foram convidadas pelos seus servos,...mas todos recusaram o convite...Porque muitos serão chamados, e poucos os escolhidos. (Mateus 22:3,14).

Na parte 06 ficou claro que aquele que foi "chamado" passa por etapas que não pode ser quebradas para que haja um crescimento e amadurecimento espiritual, assim os escolhidos são provados e aprovados por Deus tornando-se "filhos amados." A vida do discípulo é uma jornada que começa dando os seus primeiros passos como um bebê, que se alimenta de leite e vai sendo ensinado para crescer e avançar até a idade adulta. O adulto pode comer alimento permanente, se alimentar constantemente à exemplo de Maria irmã de Marta que tirou seu tempo precioso para assentar-se aos pês de Jesus, ouvindo o que Ele desejava falar. Essa é a única coisa necessária com que devemos nos preocupar. E Maria descobriu o que é a melhor parte, e ninguém poderia tirar isso dela! Ler Lucas 10: 39, 42.

Jose de Arimatéia foi chamado, e andou com discípulos por pouco tempo, pois a Bíblia não relata que Jesus tenha andado ou falado com ele pessoalmente. O número dos discípulos cresceu, mas Jesus andava com os que foram chamados primeiro, os doze, e os companheiros inseparáveis e amigos mais íntimo era Pedro, Tiago e João. Havia outros entre os setenta (70), que andaram com eles por um tempo, depois já eram cento e vinte (120) que estavam no dia de Pentecostes, muitos expulsaram demônios e fizeram outras obras pela fé usando o Nome de Jesus, e Deus sabia quem era cada um deles, poucos haviam nascido de Novo, ainda não eram "filhos amados de Deus".  Por isso muitos no dia do juízo final lhes dirão: Senhor, Senhor,... Mas Jesus responderá: "Vocês nunca foram meus. Vão embora porque suas obras são más. Ler Mateus 7: 22. Jose de Arimatéia também tinha fé para fazer algumas obras no Nome de Jesus, mas não tinha uma fé viva, ativa, sobrenatural e salvadora que atua pelo amor e Espírito de Temor. A fé que nasce no intelecto é praticada através da inteligência da velha criatura, essa fé intelectualmente religiosa não vale nada, não gera Novo Nascimento nem Salvação. Herodes um homem tirano usou essa fé para reconstruir o Templo de Salomão, e Jesus chamou Herodes de "raposa", e ele morreu comido de bichos por ter tomado a gloria de Deus para si próprio. José de Arimatèia também usou essa fé intelectualmente religiosa para cumprir o proposito de sepultar o corpo de Jesus, mas na verdade na Nova Aliança a obra de sepultar o corpo de um morto é um serviço para os que estão mortos espiritualmente. Foi o que Jesus falou, havia um seguidor que estava sendo "chamado", mas ele queria antes sepultar seu pai, Jesus lhe disse: "Siga-me agora! Deixa que os mortos sepultem os seus próprios mortos" (Mateus 8:21,22). Não lembro que Jesus tenha sepultado um morto. Quando encontrou uma mãe que estava a caminho de sepultar seu filho, ele o ressuscitou! Quando seu amigo Lazaro já estava no tumulo cheirando mal, Jesus falou: "Sai pra fora! E o morto ressuscitou e saiu andado para alegria da família! 

José de Arimatéia sepultou o corpo, e Jesus ressuscitou para a alegria dos que se tornaram "filhos escolhidos!"  

Jose de Arimatéia ganhou fama de estar espiritualmente vivo. Foi o que aconteceu com o anjo responsável pelo povo da igreja de Sardes, ele também tinha fama de ter uma fé viva e ativa, mas estava espiritualmente morto. As suas obras estavam longe de ser corretas e integras aos olhos de Deus. Ler Apocalipse 3:1, 2.

Jesus conhecia a fé e as obras de Jose de Arimatéia assim como também conhecia muito bem a fé e as obras do anjo líder responsável pelo povo da igreja de Laudicéia. Jesus lhe disse: "Sei que você não é quente nem frio; Eu desejaria que você fosse ou uma coisa ou outra!... Você diz: "Eu sou rico, tenho tudo o que necessito; não preciso de coisa alguma. E não percebe que espiritualmente você é um desgraçado, um miserável, um pobre, cego e nu." (Apocalipse 3:15,17).

Enquanto Jose de Arimatéia ficou vacilando e se inclinando mais para o lado do poder politico, seguindo os costumes da religião judaica e se enriquecendo com o sucesso comercial deste mundo longe da presença de Deus, Pedro, João, Tiago e outros discípulos escolhidos, seguiram os passos de Jesus, e nessa caminhada para o Reino de Deus influenciaram e arrastaram multidões com o poder da Palavra. Como está escrito:

"Nisso, Pedro deu um passo à frente com os onze apóstolos e dirigiu-se a multidão em alta voz: "Ouçam todos vocês...e aqueles que acreditaram na mensagem que Pedro anunciou foram batizados, e naquele dia  se uniram aos seguidores de Jesus cerca de três mil (3.000) pessoas! ...todo o povo tinha simpatia por eles, cada dia o SENHOR Jesus acrescentava à igreja todos os que estavam sendo salvos. (Atos 2:14, 41, 47). Assim a igreja era fortalecida na fé e crescia em número a cada dia" (Atos 16:5).

Os escolhidos semearam a Palavra com ousadia e coragem e frutificaram. A semente morreu, nasceu de novo, cresceu, floresceu, e deu muitos frutos para fazer expandir o Reino de Deus. Como está escrito:

"Depois disto, eu vi uma imensa multidão grande demais para ser contada...e estavam gritando com um grande clamor: " A salvação vem do nosso Deus que está assentado no trono, e do Cordeiro" (Apocalipse 7: 9,10). 

Jose de Arimatéia não foi longe na sua vida cristã, ele não sabia a diferença entre um servo que vive na religiosidade e um "filho amado que serve o Pai", ainda que tivesse uma fé sincera, não sabia diferenciar o certo do errado, com uma fé sem amor que não tem Espírito de temor, ele poderia ser facilmente enganado pelo sistema politico, religioso e comercial judaico. Paulo alerta que a fé religiosa seria aniquilada no fim dos tempos juntamente com a inteligência e sabedoria humana, desaparecerá  como a neblina desaparece quando o sol resplandece de manhã. O próprio Deus destruirá o que é imperfeito, para estabelecer a Fé a Esperança e o Amor, que é um presente perfeito para os filhos escolhidos. "Há três coisas que permanecem: A fé, a esperança e o amor. estas três, e a maior destas é o amor". Que o amor seja o maior alvo de vocês..." ( I Coríntios 13: 13; - 14:1).

Então haverá um avivamento espiritual na vida do povo de Deus, é uma promessa gloriosa que se cumprirá antes do Fim. A promessa é que a terra se encherá do conhecimento e entendimento da Palavra e da glória de Deus. Como está escrito: "Vai chegar o dia em que a terra ficará cheia do conhecimento da glória de Deus, tal como as aguas cobrem o mar" (Habacuque 2:14). Quando essa Palavra se cumprir no fim dos tempos, os perversos que rejeitaram Jesus e não se arrependeram serão destruídos. Como está escrito: "Pois os perversos serão destruídos, mas os que confiam no SENHOR possuirão a terra" (Salmo 37:9). Ou seja, possuirão a terra prometida e a vida eterna!

Os perversos do sistema religioso deste mundo desaparecerão porque a fé, a inteligência e a sabedoria deles será destruída. como está escrito:  " Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes" ( I Coríntios 1:19).

Mas antes Jesus deseja falar, e os filhos de Deus precisam ouvir com atenção o que o Espírito Santo diz às Igrejas. " Eu (Jesus) ainda tenho muitas verdades que desejo vos dizer, mas seria demais para o vosso entendimento"(João 16:12).Ou seja, uma pessoa que tem a mentalidade de quem não nasceu de novo, não consegue entender as coisas do Espírito de Deus, alguns ensinamentos é demais para o entendimento dela. 

Quando os discípulos ainda não haviam nascido de novo iam no templo e ficavam admirados olhando a construção com fachadas imponentes, se impressionavam com a beleza das pedras preciosíssimas. Enquanto eles perdiam tempo com isso, Jesus olhava a situação daquele povo que estava vivendo em estado de miséria financeira e espiritual, Ele via aquela gente sendo enganada pela religião do judaísmo farisaico. Naquele mesmo dia, Jesus viu uma viúva muito pobre dando tudo o que ela tinha para o seu sustento, via também os ricos depositar grande quantia mas era o resto que lhes sobrava. Jesus deixou claro que a moedinha da viúva foi maior do que os grandes valores que os ricos davam.  Os discípulos precisavam saber que as pedras belas e valorosas iriam virar pó, e as coisas preciosas do templo iria virar um montão de lixo. Ler Mateus 24:1, 2; - Lucas 21:1-6.

Estava sendo difícil de fazer os discípulos entender que aquele povo era iludido por mentiras do judaísmo religioso. Paulo queria ensinar outras coisas, mas eles ainda se alimentavam de leite, não haviam crescido na vida espiritual, eram servos de Cristo há muito tempo, mas não tinham nascido de novo, eram servos mas ainda não eram filhos que fazem a vontade do Pai. Está escrito:

"Quanto a isso, existe muito mais coisas que eu gostaria de falar, mas vocês parece não prestar atenção, portanto é difícil fazê-los compreender a Palavra de Deus. vocês são servos de Cristo há tanto tempo e já deviam estar ensinando os outros, mas em vez disso vocês estão regredindo, voltando para trás" (Hebreus 5:11,12). "Não deixe que ninguém engane vocês" (Mateus 24:4).

                                                                 FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário