PARTE 01
"Sedes vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está no Céu" (Mateus 5: 48).
"...Eu Sou o Todo-Poderoso, anda na minha presença e sê perfeito" (Genesis 17: 1, 2).
Como posso não ser enganado por aqueles que enganam a esse respeito?
O miserável pecador precisa ser crucificado com Cristo, crucificado e sepultando, assim a sua velha natureza morre, e não é mais ele que vive, mas é o SENHOR Jesus Cristo ressuscitado que vive nele pela fé, pela fé no Filho de Deus. O Espírito do SENHOR Jesus que vive nele é perfeito.
"Assim não sou mais eu quem vive, mas o SENHOR Jesus Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim. Eu me recuso a rejeitar a graça de Deus. Pois, se é por meio da lei que as pessoas são aceitas por Deus, então a morte de Cristo não adiantou nada!" (Gálatas 2:20, 21).
No termo hebraico a palavra "perfeição" significa conservar a fé na boa agradável e perfeita vontade de Deus, significa ser honesto, digno, completo, espiritualmente maduro, inteiro, correto, cheio da paz de Deus e da graça do SENHOR Jesus, sadio na fé no Filho de Deus, sem mancha de pecado não confessado, bendito, bem-aventurado, abençoado, que atingiu o proposito na sua vida para que se torne íntegro, reto e temente a Deus, que tem Espirito de Temor e se desvia do mal. No Grego a palavra "perfeito" tem significado parecido com do hebraico, completamente desenvolvido, que atingiu a meta e deixou um LEGADO. Foi o que aconteceu com o Apóstolo Paulo. Primeiro ele diz que alguns entenderam claramente e começaram correr atrás para amadurecer espiritualmente e fazer o que é perfeitamente correto, andar e permanecer na presença do Pai, abandonar as coisas que não tem nenhum valor, correr atrás daquilo que tem muito valor aos olhos de Deus.
O que é que tem muito valor aos olhos de Deus?
Conhecer completamente o SENHOR Jesus Cristo, o nosso Único Salvador e Rei, sem o SENHOR Jesus não somos nada, e não podemos fazer coisa alguma. Ler João 15:5. Estar unido com Ele é seguir os seus passos, guardar e praticar os seus mandamentos. Se alguns não intenderam ainda, ou pensam de maneira diferente, Deus vai revelar na Sua Palavra e vai deixar as coisas bem claras assim como deixou muito bem claro para o Apostolo Paulo.
"...Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e estar unido com Ele. Eu já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à lei (não procuro mais ser aceito pela obediência à religião hipócrita). Pois agora é por minha fé em Cristo que eu sou aceito;...tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição...( Filipenses 3:7-10).
No começo da sua carreira Paulo foi bem modesto guando falou a respeito da "perfeição aos olhos de Deus". Ele diz:
"Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus. É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o premio da vitória. Esse premio é a Nova Vida (Novo Nascimento) para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. Todos nós que somos espiritualmente maduros devemos ter essa mesma maneira de pensar. Porém se alguns de vocês pensam de maneira diferente, Deus vai tornar as coisas claras para vocês. Portanto, vamos em frente, na mesma direção que temos seguido até agora. Meus irmão, continuem a ser meus imitadores..." (Filipenses 3: 12-21).
No fim da sua carreira Paulo falou que já tinha feito tudo o que pode, e que ele tinha chegado no fim, e conservou a fé, o seu prêmio da vitória já estava bem guardado, porque ele tinha absoluta certeza que havia feito o bem e vivido uma Nova Vida honesta e correta em Cristo até o fim.
"Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé. E agora está me esperando o premio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o premio que o SENHOR, o Justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda" (II Timóteo 4: 7,8).
A estes será anunciado a verdade de Palavra, como aconteceu com muitos que foram admoestados ou repreendidos para que fossem perfeitamente capacitados, provados e aprovados por Deus. Como está escrito:
"A quem anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda sabedoria, para que apresentemos todo o homem "Perfeito" em Jesus Cristo" (Colossenses 1: 28).
DEPENDE DO QUÊ?
Em primeiro lugar depende da pessoa mesmo se humilhar na presença do Pai e se arrepender, amar a Deus acima de tudo de todo coração, alma espirito e mente, honra-lo como único que é Todo-Poderoso, querer nascer de novo e andar na presença do Pai sem se desviar do Caminho, nem para a direita nem para a esquerda.
Para Abraão essa era a condição: reconhecer o Deus Todo-Poderoso e andar na Sua presença. "...Eu Sou o Todo-Poderoso, anda na minha presença e sê perfeito" (Genesis 17: 1, 2).
Com Espírito de Temor Abraão devia fazer a vontade de Deus e seguir para o alvo!
Crescer, amadurecer e se santificar na Verdade da Palavra de Deus.
Jesus não deu nenhum mandamento que fosse impossível de praticar para fazer a vontade do Pai. Ele disse para os seus discípulos:
"Sedes vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está no Céu" (Mateus 5: 48).
Que filho não quer imitar o Pai e fazer as mesmas coisas que o Pai faz?
Então todo filho de Deus que julga não ter alcançado, deve seguir para o alvo. Sabendo que Todo-Poderoso só existe um que é Deus.
A perfeição está no agir do Espírito Santo na vida daqueles que nasceram de novo, estes vivem em unidade com O SENHOR Jesus Cristo. Jesus Cristo é perfeito e Ele habita em nós por meio do Espírito de Deus.
O filho de Deus foi feito a imagem e semelhança do Pai, e tem o caráter e a perfeição do Espírito do Pai que está no Céu.
A condição de todo o ser humano "criatura" é um pecador miserável, espiritualmente pobre cego, nu, injusto, imperfeito e infeliz. Jesus nos mostrou o modelo de uma criatura miserável. Este era o anjo-líder ou responsável pelo bom andamento da igreja de Laudicéia.
O que esse líder devia fazer para mudar a sua própria vida e aquela situação miserável na vida espiritual da igreja? Qual foi o conselho de Jesus?
Ele devia se humilhar e se arrepender, nascer de novo e investir naquilo que tem maior valor aos olhos de Deus, enriquecer a sua vida espiritual e santificar na verdade o ministério da igreja, andar na presença de Deus, entrar no propósito que o Pai tem para os seus filhos.
Há uma gloriosa promessa para os filhos amados. Os escolhidos herdarão a riqueza da glória de Deus preparada desde a fundação do mundo, estes são "Vasos de Honra".
"Peço que Deus abra a mente e ilumine os olhos do coração de vocês, para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual Ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que Ele prometeu ao seu povo, e como é grande o seu poder que age em nós, os que cremos nele. Esse poder que age em nós é a mesma força poderosa que ele usou quando ressuscitou Jesus Cristo e fez com que ele se sentasse ao lado direito no mundo celestial. Jesus Cristo reina sobre todos os governos celestiais, autoridades, forças e poderes. Ele tem um Nome que está acima de todos os títulos das autoridades que existem neste mundo e no mundo que há de vir. Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Jesus Cristo à igreja como Único SENHOR de tudo. A igreja é o corpo de Cristo..." (Efésios 1:18-23).
Jesus conhecia bem a igreja de Laudicéia, mostrou qual era a condição espiritual daquele anjo e falou o que já estava para fazer caso ele não se arrependesse, e o repreendeu dizendo:
"Como dizes: "Rico sou e estou enriquecido, e de nada tenho falta, não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre e cego e nu; portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam de fato rico. E comprem roupas (espirituais) brancas para se vestir e não apareça a vergonha da sua nudez; e que unjas os teus olhos (espirituais) com colírio, para que vejas. Eu (Jesus) repreendo e castigo a todos quanto amo; sê pois zeloso, e arrepende-te" (Apocalipse 3:17,18,19).
"Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam" (I João 2: 26).
"Filhinhos, guardai-vos dos ídolos (mentira e engano). Amém" (I João 5:21).
Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo como Evangelho de Jesus Cristo...Não tenham medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles de que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus que dá a vitória a vocês. Pois ele tem dado a vocês o privilegio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por Ele. Agora vocês podem tomar parte comigo na luta. Como vocês sabem, a luta que vocês viram no passado é a mesma que ainda continua hoje. Ler Filipenses 1:27 -30.
Tenham sempre alegria, unidos com o SENHOR Jesus! Repito: Tenham alegria! Sejam amáveis com todos [...]. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus [...]. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minha palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês (Filipenses 4: 4-9). A paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Os filhos nascidos do Espírito Santo entendem a mensagem da verdadeira paz e os escolhidos são enviados para anunciar a Palavra do Reino de Deus. "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21).
A Igreja de Jesus Cristo é constituída por verdadeiros filhos de Deus que nasceram do Espírito Santo e são vasos de honra nas mãos do SENHOR. O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo. O SENHOR Jesus conhece os que são Seus, e também sabe quem são os que se perderam. Ler II Timóteo 2.19-21; - João 17.12.
"Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12: 10)
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1: 7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário