Esse blog foi feito com objetivo de abençoar a vida espiritual e incentivar a leitura.
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem á justiça, como estrelas, sempre e eternamente (Daniel 12: 3).
A pratica da leitura é de extrema importância em nossas vidas, principalmente a partir do momento em que começamos “entender” a palavra de Deus. Aqueles que amam a verdade e têm desejo ardente de receber o conhecimento que vem do alto querem praticar a palavra, fazer a vontade de Deus e viver os ensinamentos do Senhor Jesus. Estes devem saber que, a repreensão e a disciplina é para os filhos amados de Deus (Apocalipse 3: 19).
Se a pessoa não gosta de ler e nunca arrumou tempo nem tem paciência para se dedicar à leitura, essa é uma grande oportunidade para manter um contato “intimidade” com Deus por meio da palavra viva.
“Pois a terra se enchera do conhecimento da glória de Deus, como as águas cobrem o mar” (Habacuque 2: 14).
O propósito é abençoar as pessoas humildes de espírito, e aos quebrantados de coração (Isaias 61: 1; - Mateus 5: 3).
Se o leitor se acha perfeito, pensa que já sabe tudo, é sábio aos seus próprios olhos. Os religiosos que eram mestres da lei não aceitavam a disciplina, e nem gostavam de ser repreendidos, amavam elogios, odiavam críticas ainda que fossem construtivas e saudáveis, eram arrogantes, prepotentes, orgulhosos, não gostavam de ouvir a verdade, às vezes até ouviam, mas não obedeciam o Espírito diz às Igrejas (Apocalipse 3: 22).
Estes Precisam nascer de novo.
O novo nascimento é o tema do nosso primeiro estudo.
“Para que a tua confiança esteja no Senhor Deus, quero dar-te hoje a instrução a ti mesmo” (Provérbios 22: 19).
O homem é honrado pelo entendimento da verdade, mas os perversos que rejeitam a palavra serão desprezados por Deus. O que peca contra a vontade de Deus violenta a própria alma (Provérbios 8: 36; - 12: 8).
Antes de ler o estudo sobre "O NOVO NASCIMENTO" fale com Deus em oração: Pai, quebra a minha vida e a faça de novo, assim como o vaso de barro que o oleiro fazia e se lhes estragou na mão, e tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu, Pai, faça isso em o nome do Senhor Jesus, amém.
Antes de ler o estudo sobre "O NOVO NASCIMENTO" fale com Deus em oração: Pai, quebra a minha vida e a faça de novo, assim como o vaso de barro que o oleiro fazia e se lhes estragou na mão, e tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu, Pai, faça isso em o nome do Senhor Jesus, amém.
“Não poderei Eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – diz o Senhor Deus; eis que, como barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel” (Jeremias 18: 4, 5, 6).
É preciso abrir a porta do coração para ouvir a voz do Senhor Jesus: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa “coração” e cearei com ele, e ele comigo (Apocalipse 3: 20).
A leitura da bíblia não significa apenas ler para conhecer a história, a “letra morta” sem revelação de Deus, não vale nada!
“...Porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus” (Mateus 16: 16, 17).
É preciso entender a palavra que dá vida espiritual. “Revelação de Jesus Cristo que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer”... (Apocalipse 1:1, 2).
Na palavra viva está toda sabedoria, inteligência, e conhecimento de Deus. “ELA É A TUA VIDA!!!" (Provérbios 4: 6, 8, 13).
Ame a palavra de Deus e ela te protegerá; estima-a, e ela te exaltará se abraçares, ela te honrará. Ela dá vida! (Eclesiastes 7: 12).
O conhecimento e a sabedoria divina é o próprio Espírito de Deus em nós! (Provérbios 8: 1, 12, 14).
O conhecimento e a sabedoria divina é o próprio Espírito de Deus em nós! (Provérbios 8: 1, 12, 14).
No principio era o verbo “palavra de Deus”, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Ele “Jesus” estava no principio com Deus. E o verbo “palavra” se fez carne e “Jesus” habitou entre nós, cheio de graça e de verdade... (João 1: 1, 2, 14).
Jesus esteve com o Pai antes que houvesse mundo, Ele é a Sabedoria que estava com Deus desde o principio! (João 17: 5; - Provérbios 8: 22 a 32).
Jesus esteve com o Pai antes que houvesse mundo, Ele é a Sabedoria que estava com Deus desde o principio! (João 17: 5; - Provérbios 8: 22 a 32).
O mundo moderno com suas inovações tecnológicas e a globalização no mundo dos negócios competitivos, fez com que os cristãos deixassem a leitura da bíblia de lado. Muitos até lêem alguns versículos antes de dormir, já se acostumaram fazer todos os dias um ritual religioso que não edifica nem alimenta a vida espiritual. Outros já leram varias vezes a bíblia toda, começaram por Gêneses “2 ou 3” capitulo por dia até chegar em Apocalipse, mas não receberam a revelação do Pai, nem o Espírito de Conhecimento que abençoa os filhos de Deus; tem também aqueles religiosos que conhecem a bíblia de tal maneira que sabem onde encontrar cada versículo e falam como mestre da lei. Estes, quase sempre, usam a palavra para favorecer a si próprio. Essa pratica religiosa resultou em cristãos cada vez mais acomodados, tornaram-se mais pobres, fracos e infelizes na vida espiritual.
Durante a leitura da bíblia descobrimos o “novo”, coisas que nossos olhos nunca viram e nem nossos ouvidos ouviram ( I Corintios 2: 9).
Bem- aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram (Mateus 13: 16, 17).
Aquele que extrai o Espírito da palavra viva, adquire inteligência espiritual e, por meio dela, vê o que ninguém vê, faz o que ninguém faz. Temos o exemplo de Davi, enquanto todos viam o gigante Golias e o temiam com grande pavor, Davi via apenas um homem perverso o qual não tinha temor de Deus.Visto que Davi tinha temor e uma aliança com o Pai, acreditava com absoluta certeza que iria derrotá-lo em o nome do Senhor dos Exércitos. E, DERROTOU!!!
(I Samuel l7: 24 a 58 ).
O contato “intimidade” com a palavra viva do evangelho de Cristo, pode mudar o futuro dos nossos filhos da fé. Os pais que são responsáveis pelo crescimento “avivamento” espiritual dos filhos de Deus devem ensiná-los a buscarem o conhecimento da verdade que liberta. Eu sou a verdade, disse Jesus!
Os justos serão libertados pelo conhecimento da palavra de Deus. (Provérbios 11: 9).
(I Samuel l7: 24 a 58 ).
O contato “intimidade” com a palavra viva do evangelho de Cristo, pode mudar o futuro dos nossos filhos da fé. Os pais que são responsáveis pelo crescimento “avivamento” espiritual dos filhos de Deus devem ensiná-los a buscarem o conhecimento da verdade que liberta. Eu sou a verdade, disse Jesus!
Os justos serão libertados pelo conhecimento da palavra de Deus. (Provérbios 11: 9).
Muitos já ouviram falar de Moises, conhecem a fé de Abraão, mas não sabem o valor do sacrifício de Jesus e nem entendem o que é vida eterna. A vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus cristo a quem enviaste (João 17: 3).
O nosso primeiro estudo é o genuíno leite espiritual, que por meio dele nos seja dado crescimento para salvação (I Pedro 2: 2).
Os próximos estudos é o alimento solido preparado para os que já saíram da fase de menino (I Coríntios 13: 11).
Muitos dirão: Ah, lá vem mais um estudo, igual a todos os outros, não vou perder meu tempo, não tenho paciência de ler, ainda mais um assunto que já conheço.
Se você ler no espirito, Deus vai falar com você!!!
É importante saber que, aqueles que abandonaram o primeiro amor precisam voltar a pratica das primeiras obras e aprender tudo de novo! (Hebreus 5: 11 a 14).
O NOVO NASCIMENTO
E
MINHA VIDA ESPIRITUAL
(PARTE 01)
“... Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3: 3).
O Novo Nascimento acontece após a conversão. Mas, para se converter, a pessoa precisa arrepender-se do pecado, pedir perdão do que fez ou pensou contra a vontade de Deus e, aceitar a pregação do Evangelho, ou seja, é preciso crer e praticar “exercer fé” nos ensinamentos do Senhor Jesus. Os que não aceitaram o Senhor Jesus como único e suficiente Salvador não podem ser chamados de filhos de Deus. “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantem rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3: 36). Porque o nosso Deus é fogo consumidor! (Hebreus 12: 29. – Apocalipse 2: 18 ).
O velho homem anda segundo a inclinação da carne e não entende as coisas do Espírito de Deus. Antes de nascer de novo éramos por natureza filhos da ira e vitimas do espírito que atuam nos filhos da desobediência (Efesios 2: 1 a 10).
O evangelho é pregado para toda criatura de Deus: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Marcos 16: 15, 16)
A criatura de Deus precisa crê no evangelho e, praticar a palavra da Nova Aliança, Isto é, Nascer de Novo!
O novo homem nascido do Espírito é filho de Deus! Todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem em seu nome (João 1: 12; 13). E, assim, a fé "a capacidade de crer" vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Jesus Cristo.
Todo aquele que conhece a verdade e acredita que, o Senhor Jesus entregou sua própria vida para todo o que Nele crê não pereça, mas tenha vida “nova vida”, consegue dar o primeiro passo em direção ao Reino de Deus, mas é preciso perseverar, exercer fé na verdade do evangelho, obedecer e renunciar o pecado! (João 3: 16, 17).
O sangue do sacrifício do Senhor Jesus é superior ao sangue do sacrifício de Abel. Portanto, façamos parceria com o Mediador da Nova Aliança! Tendo cuidado, para não recusar “desobedecer” ao que fala... Por isso, recebendo nós um reino inabalável retenhamos a Graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverencia e santo temor! (Hebreus 12:24, 25, 28).
“Quem quiser vir após mim, toma a tua cruz e siga-me” (Marcos 8: 34).
Tomar a cruz de Jesus significa ter fé para sacrificar a sua própria vontade e determinação para renunciar os desejos e ambições do VELHO homem. O NOVO homem passa andar no caminho sobremodo excelente o qual Jesus andou (I João 2: 6; - I Coríntios 13: 1).
Embora caído, aquele que deseja realmente se converter, deve pegar todo o sofrimento, pecado e maldições que pesa nos ombros do velho homem e, crucificá-lo com Cristo, Deus nos incluiu na morte de Jesus para que na sua ressurreição pudéssemos nascer de novo. Jesus se fez maldição em nosso lugar, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro” (Gálatas 3: 13). Assim, Ele nos atraiu para o reino de Deus (João 12: 32). Assim também devemos Crer que Deus encerrou tudo sob o pecado, para que mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem (Isaias 53: 4 a 7; - Gálatas 3: 22). O novo homem nascido do Espírito deve ter absoluta certeza “crê” que já foi achado por Ele na graça! (Romanos 10: 4, 11). Logo, já não é mais o velho homem que vive. Mas Cristo passa viver no coração do Novo homem! Deus forma um novo coração e esse viver que, o Novo homem tem na carne, vive pela fé no Filho de Deus, que por amor se entregou para salvar todo aquele que nele crê ( Mateus 11: 28 a 30; - Romanos 5: 18 a 21; - Gálatas 2:19, 20; - Salmo 33:15; - Ezequiel 36:26). E, assim, se alguém está em Cristo, é NOVA CRIATURA!... As coisas antigas já passaram; eis que se fizeram NOVAS! (II Corintios 5: 17). Ora, as obras da carne daqueles que vivem no pecado são conhecidas: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizade, porfias, ciúmes, ira, discórdia, dissensões, facções, inveja, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas impedem a entrada no reino dos céus (Gálatas 5: 19 a 21; - Mateus 7: 23; - Apocalipse 21:8). Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade”.... Nisto sabemos que estamos Nele: Aquele que diz que permanece Nele, este deve também andar como Ele andou (I João 2: 4, 5, 6). Ser achado em Cristo é ter fé nos ensinamentos Dele, é praticar o evangelho pregado por Ele. As palavras do Senhor Jesus são Espírito e vida! (João 6: 63).
Isaias comparou a palavra de Deus com a água que rega a nossa vida espiritual: Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao que semeia e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: Não voltara vazia, mas fará o que me apraz e prosperara naquilo para que a designei (Isaias 55: 10, 11).
Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós.... (João 15: 3 a 7).
Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10).
Somente os tolos se recusam ser ensinados e desprezam a sabedoria divina (Provérbios 1: 7).
Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas (Apocalipse 3: 22).
O NOVO NASCIMENTO
E
MINHA VIDA ESPIRITUAL
(PARTE 02)
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho?...
Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
(João 3: 4, 5).
A água “verdade” purifica e torna a Igreja gloriosa, sem macula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém, santa e sem defeito.
(Efésios 5: 26, 27).
Quem não for purificado por meio da lavagem da água pela palavra, não pode entrar no reino dos céus.
Portanto, é necessário que o novo convertido seja lavado purificado “liberto” e santificado pela palavra da verdade (João 17: 17, 19).
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara! (João 8: 32).
Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade... Pois fostes regenerados..., mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada (I Pedro 1: 22 a 25).
“Pois segundo o seu querer, Ele nos gerou (Novo Nascimento) pela palavra da verdade...” (Tiago 1: 18).
“Mantem o padrão das sãs palavras que de mim ouvistes com fé e com amor que está em Cristo Jesus” (II Timóteo 1: 13).
Nascer de novo não é submeter-se a uma religião que leve o homem usar uma fé contaminada para conquistar algo por interesse próprio, senão a “pratica do evangelho” que é mediante a fé em Cristo Jesus. Paulo disse: Longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz do nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo. Quanto ao mais ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus. (Gálatas 6: 14, 17).
“Mantem o padrão das sãs palavras que de mim ouvistes com fé e com amor que está em Cristo Jesus” (II Timóteo 1: 13).
Nascer de novo não é submeter-se a uma religião que leve o homem usar uma fé contaminada para conquistar algo por interesse próprio, senão a “pratica do evangelho” que é mediante a fé em Cristo Jesus. Paulo disse: Longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz do nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo. Quanto ao mais ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus. (Gálatas 6: 14, 17).
O velho homem “homem natural” não aceita nem entende as coisas do Espírito de Deus (I Coríntios 2: 14).
“Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que esta nos céus” (Mateus 7: 21,22; - João 8: 44).
Se a Igreja não ensina sobre o novo nascimento, não gera filhos do Espírito e, ainda corre o risco de gerar muitos filhos do diabo! (João 8: 47).
Na palavra do joio e do trigo Jesus deixa claro que, há filhos de Deus e filhos do diabo (Mateus 13: 36 a 39).
A Igreja é edificada pela união dos membros que fazem a vontade do Pai “filhos de Deus” os quais formam o corpo de Cristo (I Corintios 12: 27; - João 17: 21, 22, 23). Porém, entre os filhos de Deus estão também os filhos do diabo (Jó 1: 6; - Salmo 55: 12, 13, 14; - Lucas 22: 3,21).
Falar sobre o novo nascimento é o mesmo que anunciar o Evangelho da salvação. Após nascer de novo, começa o processo do crescimento espiritual, todo o novo convertido fica aos cuidados da mãe “Igreja” e do seu tutor ou baba espiritual que são os obreiros e pastores responsáveis pela vida dos filhos de Deus. Após nascer de novo e, receber o Espírito Santo o cristão passa a exercer a fé que atua pelo amor e se torna espiritualmente independente!
O Novo Nascimento é a vida de Jesus em nós!
Se a Igreja não tem o mesmo cuidado que Jesus e seus discípulos tiveram com os novos convertidos, deixa de praticar o mandamento de amar ao próximo, não leva os fracos na fé ao novo nascimento nem ao batismo com o Espírito Santo, os membros são ensinados a praticar uma fé contaminada e, assim, exige um crêr inoperante “hipócrita”, certamente, estes, “que são deficientes na fé” não permanecerão na Igreja e, se nesse estado de fraqueza espiritual não buscam a verdade nem obedecem ao mandamento de ouvir o que o Espírito diz às Igrejas não se humilham nem se arrependem, serão arruinados e sofrerão o furor da ira de Deus! (Deuteronômio 28: 15 a 68).
“Não entrarão no meu descanso!” (Hebreus 4: 3, 5; - Isaias 1: 15, 16, 17; Apocalipse 2: 23; - 3: 2, 3).
O Novo nascimento é um milagre que ocorre na Igreja!
Porém, se a Igreja não ensina a verdade, ou ensina de modo parcial, como os novos convertidos poderão receber o milagre do Novo Nascimento? (Isaias 64: 6, 7).
Deus está convidando seu povo para entrar no Reino dos Céus! Ele quer seus filhos mais perto, Jesus se coloca a nossa disposição para nos ensinar e nos aconselhar de acordo com a vontade do Pai. O Deus e Pai nos recebe e nos aceita como amigos. Se praticarmos a sua vontade com temor, ele se alegrará e, se achegara a nós, assim podemos ter algo realmente precioso: “Comunhão intima e pessoal com Deus!” (Salmo 25: 14).
Pelo poder da palavra, Deus nos cria de novo! Ele concede um novo coração e nos da um novo espírito! Quando Pedro falou de regeneração, estava se referindo ao novo nascimento. Ele deixa claro que o milagre do novo nascimento acontece mediante a palavra de Deus (I Pedro 1: 23 a 25). O novo convertido precisa Nascer de Novo por meio da lavagem da água pela palavra porque todos nós “velha criatura” somos como o imundo, e todas as nossas injustiças, como trapo de imundícia; todos nós “velho homem” murchamos como uma folha, e as nossas iniqüidades como um vento, nos arrebatam (Isaias 64:6; - Efesios 5: 26).
O velho homem não sabe fazer o bem, ele já está acostumado praticar o mal. (Jeremias 13: 23).
O velho homem não sabe fazer o bem, ele já está acostumado praticar o mal. (Jeremias 13: 23).
O novo nascimento provêm da graça e da misericórdia de Deus. Não é por amor de vós que Eu faço isto... disse Deus, Mas pelo meu Santo nome, que profanaste... Vindicarei a Santidade do meu grande nome... e saberão todos que Eu Sou o Senhor... Então, aspergirei água pura sobre vós e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias... Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vos espírito novo... Porei dentro de vos o meu Espírito... (Ezequiel 36: 22 a 38). Convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso e compassivo,... Quem sabe se não se voltará, e se arrependerá do mal, e deixará após si uma benção,...? (Joel 2: 12, 13, 14).
E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, ...Até sobre as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias. ...E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo;... (Joel 2: 28 a 32; -Apocalipse 21: 7). Porém, os que não aceitaram o Senhor Jesus como único e suficiente Salvador, os que rejeitaram a verdade, padecerão nas mãos dos inimigos e, na vida eterna, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte (Apocalipse 21: 8)
E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, ...Até sobre as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias. ...E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo;... (Joel 2: 28 a 32; -Apocalipse 21: 7). Porém, os que não aceitaram o Senhor Jesus como único e suficiente Salvador, os que rejeitaram a verdade, padecerão nas mãos dos inimigos e, na vida eterna, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte (Apocalipse 21: 8)
Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12: 10).
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1: 7).
Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas (Apocalipse 3: 22).
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1: 7).
Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas (Apocalipse 3: 22).
Nenhum comentário:
Postar um comentário